-
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Letra B, o gabarito.
-
b) uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
Bom, em poucas palavras:
Eficiência: Voltada para qualidade.
Eficácia: Voltada para quantidade(números)
As demais alternativas podemos considerar como o conceito de Eficácia!
Fonte: Comportamento organizacional de Chiavenato
Video aula de Giovanna Carranza
Tenho este livro em pdf do Chiavenato quem quiser é só entrar em contato. Ah! é free.
-
O modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho constitui‐se das dimensões de esforço e de resultado desdobradas em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.
Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.
Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.
Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.
Execução refere‐se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos. Indicadores de execução podem ser encontrados no monitoramento das ações do PPA.
Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.
Economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.
-
Grau de alcance, grau de satisfação = vai te dar um valor, então não é eficiência.
Eficiência é FAZER BEM a coisa. Processo.
Eficácia é FAZER A COISA bem. Produto.
-
uso racional = produtividade ;
e econômico = redução de custos;
igual a eficiência!
-
Eficiência é a adequação racional (palavra-chave, outra é relacionado a econômica, economia) entre os recursos disponíveis e os fins desejados, sendo que a busca de eficiência é um dos principais objetivos da nova gestão pública.
-
Relevante o comentário do Angel Silva
-
a) grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração. (EFICÁCIA)
b) uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços. (EFICIÊNCIA)
c) impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização. (EFETIVIDADE)
d) grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização. (EFICÁCIA)
e) resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados. (EFETIVIDADE)
-
GABARITO ITEM B
OBSERVE O PADRÃO DA FCC EM COLOCAR A MESMA FRASE...
SEGUE ABAIXO OUTRAS QUESTÕES:
Q525192
Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração pública, considere:
(...)
II. A atuação da Administração mostra-se eficiente quando se verifica o uso racional e econômico dos insumos na produção do correspondente bem ou serviço.
Q613531
A atuação da Administração pública vem sendo, cada vez mais, pautada e avaliada por critérios de eficiência, eficácia e efetividade. Nesse contexto, considere:
I. Uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.
(...)
-
EFICÁCIA ( O QUE FAZER)
----> FAZER O PROPOSTO
---->ALCANCE DE OBJETIVOS E METAS
----> É RÁPIDO
EFICIÊNCIA (COMO FAZER)
--->USO, RACIONALIDADE E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS.
OU SEJA É FAZER BEM ALGUMA TAREFA UTILIZAR DA MELHOR FORMA TODOS OS RECURSOS RELACIONADO AO MODO E MEIO DE SE FAZER.
EFETIVIDADE ( RESULTADOS OBTIDOS)
---->IMPACTO DAS AÇÕES
---> MUDAR A REALIDADE
-
GABARITO: B
EFICIÊNCIA: utilização do capital público da melhor forma. E como resultado: reduzir os custos e melhoria da qualidade na prestação do serviço. CIÊNCIA do custo.
EFICÁCIA: atingimento dos resultados (satisfação do cidadão). Satisfação de CÁCIA
EFETIVIDADE: impacto na sociedade (resultado positivo para população, desenvolvida da melhor forma com eficiência, eficácia e teve o resultado com a efetividade.