SóProvas


ID
1128442
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O barulho é um som de valor negativo, uma agressão ao silêncio ou simplesmente à tranquilidade necessária à vida em comum. Causa um incômodo àquele que o percebe como um entrave a seu sentimento de liberdade e se sente agredido por manifestações que não controla e lhe são impostas, impedindo- o de repousar e desfrutar sossegadamente de seu espaço. Traduz uma interferência dolorosa entre o mundo e o eu, uma distorção da comunicação em razão da qual as significações se perdem e são substituídas por uma informação parasita que provoca desagrado ou aborrecimento.

O sentimento do barulho surge quando as sonoridades do ambiente perdem sua dimensão de sentido e se impõem como uma agressão irritante, da qual não há como se defender. Mas esse sentimento põe em relevo um contexto social e a interpretação que o indivíduo faz do ambiente sonoro em que se encontra. Às vezes o mesmo som é inversamente percebido por outra pessoa como um invólucro que lhe é indiferente. No limite, o barulho constante das ruas acaba sendo abafado, ao passo que os excessos sonoros dos vizinhos são percebidos como indesejáveis e como violações da intimidade pessoal. Os barulhos produzidos por nós mesmos não são percebidos como incômodo: eles têm um sentido. Quem faz barulho são sempre os outros.

O sentimento do barulho se difundiu, sobretudo, com o nascimento da sociedade industrial - e a modernidade o intensificou de maneira desmesurada. O desenvolvimento técnico caminhou de mãos dadas com a penetração ampliada do barulho na vida cotidiana e com uma crescente impotência para controlar os excessos. À profusão de barulhos produzidos pela cidade, à circulação incessante dos automóveis, nossas socie- dades acrescentam novas fontes sonoras com os televisores ligados e a música ambiente que toca no interior das lojas, dos cafés, dos restaurantes, dos aeroportos, como se fosse preciso afogar permanentemente o silêncio. Nesses lugares troca-se a palavra por um universo de sons que ninguém escuta, que enervam às vezes, mas que teriam o benefício de emitir uma mensagem tranquilizante. Antídoto ao medo difuso de não se ter o que dizer, infusão acústica de segurança cuja súbita ruptura provoca um desconforto redobrado, a música ambiente tornou-se uma arma eficaz contra certa fobia do silêncio. Esse persistente universo sonoro isola as conversas particulares ou encobre os devaneios, confinando cada um em seu espaço próprio, equivalente fônico dos biombos que encerram os encontros em si mesmos, criando uma intimidade pela interferência sonora assim forjada em torno da pessoa.

Nossas cidades são particularmente vulneráveis às agressões sonoras; o barulho se propaga e atravessa grandes distâncias. As operações de liquidação do silêncio existem em abundância e sitiam os lugares ainda preservados, incultos, abandonados à pura gratuidade da meditação e do silêncio. A modernidade assinala uma tentativa difusa de saturação do espaço e do tempo por uma emissão sonora sem fim. Pois, aos olhos de uma lógica produtiva e comercial, o silêncio não serve para nada, ocupa um tempo e um espaço que poderiam se beneficiar de um uso mais rentável.

Pois, aos olhos de uma lógica produtiva e comercial, o silêncio não serve para nada, ocupa um tempo e um espaço que poderiam se beneficiar de um uso mais rentável. ( 4o parágrafo)

A afirmativa acima:

Alternativas
Comentários
  • Posso estar errado, mas acertei a questão pela conjunção coordenativa conclusiva "pois". 

  • Jesus ... achei óbvio demais e fiquei procurando "pêlo em ovo" como diria minha sábia vó. 

  • Gabarito. A.

    a conjunção pois no inicio da sentença indica valor de conclusão.

  • A frase não poderia ser reescrita (Aos olhos de uma lógica produtiva e comercial, o silêncio não serve para nada, porque ocupa um tempo e um espaço que poderiam se beneficiar de um uso mais rentável)? Pra mim teria valor explicativo. O pois, com nexo semântico conclusivo, poderia ser substituído por portanto, o que não me pareceu cabível na frase.

  • GABARITO: A


    Vejam mais um exemplo de pois com significado conclusivo:

    Você cumpriu sua palavra; terá, pois, sua recompensa. (= portanto; vem separada por vírgula(s), depois do verbo ou no fim da frase: Ele te protege; sê-lhe grato, pois).

  • Quando “pois” é explicativo e equivale a “porque”, a vírgula fica antes. Quando “pois” é conclusivo e equivale a “portanto, a vírgula fica antes e depois.  
    http://www.portuguesnarede.com/2009/11/virgula-de-pois.html
  • Na minha opinião, o "pois" do item "a" tem valor explicativo. Para ser conclusivo deveria estar logo após o verbo da sua oração, por conseguinte ele deveria estar entre parenteses. Não concordo com a veracidade do item "a".

  • Marcelo Garcia com cara de Minotauro,tu fez certo!

  • Túlio Silva,  Este "pois" (da maneira que vc escreveu) não deveria estar entre vírgulas? Acredito que o caminho para a solução da questão seria através da leitura do parágrafo do segmento, chegando-se a conclusão que a assertiva "a" é o gabarito, porque a conjunção "pois" tem valor conclusivo. Vide os comentários dos colegas PS MACHADO e Cristiane TRT!.  Portanto, como a conjunção está deslocada, se o seguimento for analisado, isoladamente, pode gerar dúvida como alguns colegas disseram.

  • (Pois) com valor de conjunção conclusiva (portanto) sem mistério essa...

  • troca de subordinada por coordenada...toda vez me ferro....

  • Conectivos conclusivos: Logo, pois (deslocado), portanto, por conseguinte,ssim, então, por isso.

    Portanto (conclusivo) gabarito letra A.

    Avante!

  • Esse pois pode ser substituído por portanto, mas também por PORQUE. E como ele ele está anteposto ao verbo, ele tá mais para explicativo do que para conclusivo. Questão merecia ser anulada.

  • Letra A.

    A conjunção, pois conclui à oração anterio.

  • Cuidado, o "pois" embora seja uma conjunção EXPLICATIVA, em alguns contextos tem valor CONCLUSIVO. 

    Bom frisar também que:

    a) [...] em que o autor aponta justificativa para a intensificação do barulho na sociedade moderna. 

     

    Nesse caso o verbo justificar tem como sinônimo explicar

     

    Fonte: https://www.sinonimos.com.br/justificar/