SóProvas


ID
1135654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará.

Em razão de seus conhecimentos técnicos, um tenente-coronel que estava na reserva remunerada foi convocado pela PMCE. Nessa situação, o referido oficial passará, durante o período de convocação, à situação de militar da ativa.

Alternativas
Comentários
  • O militar da Reserva remunera poderá ser convocado para voltar para o serviço militar ativo, porém o mesmo não concorrerá a promoção mais, ou seja o mesmo passará pela Reversão.

    Art.174

     

    Gabarito: Correto

  • O policial ao ser convidado para o serviços ativo ele aceitará ou não o convite do governador do estado. cabendo ele escolher!!

  • O ato de reversão é de competência do governador do estado, não da pm como afirma a questão,logo,a questão está com o gabarito incorreto.

  • Acredito que haja um equívoco no gabarito, pois o mesmo poderá decidir não aceitar seu retorno. E sua convocação não se dará através da PMCE e sim por ato do Governador do Estado.

     

    EM minha opinião, GAB: ERRADO.

  • Questão está certa, ele foi convocado e não designado 

  • O ato de reversão se dá tanto por ato do Governador ( Inativo -> Ativa), quanto por ato do Comandante Geral ( Agregado -> Ativa).
    Os militares da Reserva poderão ser convocados, já os Reformados, NÃO!
    Os componentes da Reserva remunerada QUANDO CONVOCADOS, serão considerados miilitares da Ativa. (O que dá a entender que ele já está na ativa).

    O que me causa estranheza na questão, é afirmar que oficial passará, durante o período de convocação, à situação de militar da ativa. :/

  • Lei N° 13.729/06 - Estatuto dos Militares

    Art. 6° Os militares estaduais da reserva remunerada poderão ser convocados para o serviço ativo e poderão também ser para este, designados, em caráter transitório e mediante aceitação voluntária, por ato do Governador do Estado, quando:

    I - se fizer necessário o aproveitamento dos conhecimentos técnicos e especializados do militar estadual;

    (CERTO)

  • Vejamos o que dizem os arts.

    185. Por aceitação voluntária, o militar estadual da reserva remunerada poderá ser designado para o serviço ativo, em caráter transitório, por ato do Governador do Estado, desde que aprovado nos exames laboratoriais e em inspeção médica de saúde aos quais será previamente submetido, quando se fizer necessário o aproveitamento de conhecimentos técnicos e especializados do militar estadual.

    e

    Art.3º Os militares estaduais somente poderão estar em uma das seguintes situações:

    I - na ativa:

    a) os militares estaduais de carreira;

    b) os Cadetes e Alunos-Soldados de órgãos de formação de militares estaduais;

    c) os alunos dos cursos específicos de Saúde, Capelania e Complementar, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, conforme dispuser esta Lei e regulamento específico;

    d) os componentes da reserva remunerada, quando convocados;

  • em caso transitório e por convocação do governador não dá PM
  • Art. 185. Por aceitação voluntária, o militar estadual da reserva remunerada poderá ser designado para o ser�viço ativo, em caráter transitório, por ato do Governador do Estado, desde que aprovado nos exames laboratoriais e em inspeção médica de saúde aos quais será previamente submetido, quando se fizer necessário o aproveitamento de conhecimentos técnicos e especializados do militar es�tadual.