Gab D
a) diversas espécies transportadas em água de lastro e de porão têm impactos sobre a saúde humana, incluindo espécies que causam tuberculose, febre amarela, malária e leishmaniose.( ERRADO. São doenças de contágio de cordados terrestres.)
b) uma vez que o ciclo de vida da maior parte das espécies marinhas inclui um estágio fitoplanctônico, estes organismos incluem exemplos apenas de táxons dos invertebrados.( ERRADO. Fitoplâncton não é animal).
c) foram estabelecidas diretrizes em 1993 (e revisadas em 1997) pela Organização Marítima Internacional (IMO) como esforço para limitar a transferência de espécies marinhas, entre elas a recomendação para a realização da troca da água de lastro apenas nas regiões dos portos. ( ERRADO. As regiões de portos são as mais problemáticas, pois tem organismos nocivos, exóticos e patogênicos. Recomenda-se troca em áreas profundas e de mar aberto ou se não for possivel, realizar tratamento mecânico/químico/físico para descarregar no porto)
e) entre as espécies com maior registro de invasão mundial causada pela transferência pela água de lastro está o caramujo-gigante-africano (Achatina fulica). Nativo do leste da África, agora está amplamente distribuído na América Latina, no sul e no leste da Ásia, bem como nas Ilhas da região do Indo-Pacífico. ( ERRADO. Espécie introduzida propositadamente pelo homem, através de criadouros, a fim de ampliar seus caprichos culinários, o conhecido escargot. Como não tiveram sucesso no mercado, abandoraram o bicho a sua própia sorte, mão não contavam com a sua astúcia! E hoje temos esse problema de longos anos...)