- ID
- 1136473
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Órgão
- EMAP
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Assuntos
Na sala de máquinas de um navio, após o superaquecimento no sistema de alimentação de combustível do gerador, houve um princípio de incêndio devido ao vazamento de óleo diesel das mangueiras. Além do óleo diesel, parte da fiação elétrica também entrou em chama; um trabalhador foi socorrido com parada respiratória e dois sofreram queimaduras. O fogo foi combatido com extintores e a ventilação foi melhorada. Considerando-se a situação hipotética acima, avalie os itens abaixo.
I. Se o fogo no óleo diesel tiver sido combatido com extintor de dióxido de carbono pode se assegurar que esse é o procedimento preferencialmente adequado.
II. O fogo no gerador elétrico energizado é classificado como de classe B.
III. Ao trabalhador acometido de parada respiratória é recomendada a respiração artificial, em que o socorrista deve fechar as narinas da vítima, cobrir toda a boca da vítima com sua boca e sugar 2 vezes o ar da vítima.
IV. Se as queimaduras dos dois trabalhadores tiverem sido de 1º grau, conclui-se que houve formação de bolhas, contendo líquido gelatinoso e amarelado. Essas queimaduras costumam ser dolorosas e podem infectar-se, caso as bolhas se rompam.
V. Sabendo-se que, na situação em apreço, houve liberação de gases tóxicos, a ventilação por diluição teria sido uma escolha acertada para melhoria do ar respirável.
Está CORRETO o que se afirma em :