SóProvas



Questões de NR 23 - Norma Regulamentadora nº 23 - Proteção Contra Incêndio


ID
6802
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

A NR-23 estabelece medidas obrigatórias usadas na proteção e combate contra incêndios nos locais de trabalho, exceto:

Alternativas
Comentários
  • 23.11 Extintores.
    23.11.1 Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, garantindo essa exigência pela aposição nos aparelhos de identificação de conformidade de órgãos de certificação credenciados pelo INMETRO. (123.037-9 / I2)
    23.12 Extintores portáteis.
    23.12.1 Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir. (123.038-7 / I3)
    23.13 Tipos de extintores portáteis.
    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B. (123.039-5 / I2)
    23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. (123.040-9 / I2)
    23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material. (123.041-7 / I2)
    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros. (123.042-5 / I2)
    23.13.5 Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho. (123.043-3 / I2)
    23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D. (123.044-1/ I2)
    23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D. (123.045-0 /I2)

  • item 23.12.1

    TODOS OS ESTABELECIMENTOS , mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início.


  • Desde 06.05.2011 a NR 23 foi alterada e a questão tornou-se desatualizada.  NR 23 ficou pequena, passando ao empregador a responsabilidade de se adequar à legislação estadual, conforme abaixo transcrevo:

    23.1. Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.



ID
6805
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Visando à proteção contra incêndios, são estabelecidas características específicas para os diversos tipos ou posicionamentos das portas (NR-23). Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.

I. Durante o horário de trabalho as portas de saída de um estabelecimento ou local de trabalho só poderão ser fechadas com ferrolhos, nunca com chaves.

II. As portas de emergência só poderão ser fechadas pelo lado externo após o término do expediente e a certificação de que não há trabalhador na área interna do prédio.

III. As portas de saída devem ser necessariamente do tipo corrediças horizontais, exceto quando homologadas pela autoridade competente.

IV. Todas as portas de batente de comunicação interna deverão abrir no sentido da saída.

Alternativas
Comentários
  • Somente a IV está correta!

    23.3 Portas.
    23.3.1 As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do
    trabalho. (123.010-7 / I2)
    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas. (123.011-5 / I3)
    23.3.3 Todas as portas de batente, tanto as de saída como as de comunicações internas, devem:
    a) abrir no sentido da saída; (123.012-3 / I2)
    b) situar-se de tal modo que, ao se abrirem, não impeçam as vias de passagem. (123.013-1 / I2)
    23.3.4 As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas escadas.(123.014-0 / I2)
    23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
    23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2)
    23.3.7 Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (123.017-4 / I2)
    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.(123.018-2 / I3)
  • I. Durante o horário de trabalho as portas de saída de um estabelecimento ou local de trabalho só poderão ser fechadas com ferrolhos, nunca com chaves. Errado, nenhuma porta de entrada, saída ou de emergência deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho.

    II. As portas de emergência só poderão ser fechadas pelo lado externo após o término do expediente e a certificação de que não há trabalhador na área interna do prédio. Errado, em nehuma hipótese as saídas de emergencia deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    III. As portas de saída devem ser necessariamente do tipo corrediças horizontais, exceto quando homologadas pela autoridade competente. Errado, podem ser portas de batente ou corrediças horizontais.

    IV. Todas as portas de batente de comunicação interna deverão abrir no sentido da saída. Correta.

  • 23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

  • dezatualizada que nem concurseiro que não pratica exercicios

     

  • O cara estudando para concurso e escreve '' dezatualizada¨, e para acabar mesmo. kkkkkkk

     

  • dezatualizada ? escrevendo assim, espero que seja o mesmo nível dos meus concorrentes. kkkk


ID
79345
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando for detectado início de incêndio, o técnico judi ciário?segurança deverá realizar ações de urgência, visando proteger as pessoas e o patrimônio. Dentre tais ações, deve, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver esta questão está errada, pois não está em acordo com a norme que diz:

    NR 23

    23.7 Combate ao fogo

    23.7.1 Tão cedo o fogo se manifeste, cabe;

    a) acionar o sistema de alarme;

    b) chamar imediatamente o corpo de bombeiros;

    c) dessligar máquinas e aparelhos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
     
    d) ataca-ló, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.

     
  •  Concordo com você Anderson, porém a prova foi de 2008 e em 2011 ocorreram alterações na norma 26. Uma dessas foi a que você citou. Logo, o gabarito está desatualizado.

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 (Redação alterada pela Portaria SIT n.º 221/2011

    Bom estudo!!!
  • Evacuar o prédio será com o acionamento do alarme ;)

  • QUESTÃO DESTUALIZADA: GAB ATUAL CORRETO ATUAL SERIA LETRA "E", UMA VEZ QUE A LETRA "A" DIZ "POLICIA E BOMBEIROS" SENDO CERTO QUE APENAS OS "BOMBEIROS", SÃO PREVISTOS NA NR-23 !!!!

  • ALTERNATIVAS ERRADAS, CUIDADO AO ESTUDAREM POR ESSA QUESTÃO!

     

    Tão cedo o fogo se manifeste, cabe:

    a) acionar o sistema de alarme;

    b) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros;

    c) desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;

    d) atacá-lo o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.


ID
97039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe A quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc.

Alternativas
Comentários
  • Incêndio classe A é o que ocorre em combustíveis sólidos que queimam na superfície e em profundidade e que deixam resíduos. ex: madeira, papel, tecido.

ID
97042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Fogo classe B ocorre em materiais considerados inflamáveis, tais como óleo, graxa, verniz, tinta e gasolina, que queimam somente em sua superfície, sem deixar resíduos.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIOSClasse A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

ID
97045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe C são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeiras, papel, fibra etc.

Alternativas
Comentários
  • Classe C: equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.9 Classes de fogo.
    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:
    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;
    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    (...)


ID
97048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio, podem causar fogo classe D.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIO
    O incêndio caracteriza-se pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem cinco classes de incêndio, indentificadas pelas letras A,B,C,D e K.
     
     
     
    Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.
     
    Classe B - Ocorre quando a queima acontece e líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.
     
    Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
     
    Classe D - Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.
     
    Classe K - Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

     


ID
97051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

A água nunca deve ser empregada no combate aos fogos classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina; nem nos de classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; ou nos de classe D.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.10.4 A água nunca será empregada: (Alterado pela Portaria SIT n.º 24, de 09 de outubro de 2001)
    a) nos fogos da Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
    b) nos fogos da Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e
    c) nos fogos da Classe D.

    (...)

  • A NR 23 foi atualizada em 06/05/2011 e não constam mais essas disposições.

    Vejam:

    23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação 
    estadual e as normas técnicas aplicáveis.
    23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
    a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
    b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
    c) dispositivos de alarme existentes.
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de emergência devem ser fechadas pelo lado externo, fora do horário de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    (...)

  • 23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.
  • De acordo com a nova redação dada pela portaria SIT 221/2011
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correto, conforme o item 23.3.1 da NR 23
  • Questão desatualizada. NR 23 não possui mais esse texto.

  • DESATUALIZADA

  • CORRETA, conforme a NR. ao citar normas técnicas vigentes, ela aborda TODAS NT DO CORPO DE BOMBEIROS E NBR.

    de desatualizado só ta a pessoa.


ID
97090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Em comunicações internas, é permitido o uso de portas verticais, de enrolar e giratórias.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas.

    (...)

  • Questão desatualizada.

  • As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho


ID
97093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, sendo proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

Alternativas
Comentários
  •                                                     23.3.5
    As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
  • Questão desatualizada conforme NR-23.

    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se
    encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.


ID
97096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Durante as horas de trabalho, as portas poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente a partir do interior do estabelecimento ou do local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  NR-23

    23.3 Portas.
    23.3.1 As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho. (123.010-7 / I2)
    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas. (123.011-5 / I3)
    23.3.3 Todas as portas de batente, tanto as de saída como as de comunicações internas, devem:
    a) abrir no sentido da saída; (123.012-3 / I2)
    b) situar-se de tal modo que, ao se abrirem, não impeçam as vias de passagem. (123.013-1 / I2)
    23.3.4 As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas escadas. (123.014-0 / I2)
    23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
    23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2)
    23.3.7 Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (123.017-4 / I2)
    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho. (123.018-2 / I3)

     

  • Novo texto da NR 23:

    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


ID
193561
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com a NR-23, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) Correta. NR 23 (...) 23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.
    D) Correta. NR 23 (...) 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:
    (...) b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
    A NR-23 dedicou um capítulo inteiro às Saídas.
    23.2.7 As saídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus; as passagens serão bem iluminadas.
    E) Correta.

  • A) NR 23 (...) 23.13 Tipos de extintores portáteis.
    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.
    23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.
    23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.
    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.
    23.13.5 Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.
    23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.
    23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D.
    B) Correta. NR 23 (...) 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:
    (...) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

  • d) A referida norma limitou as Classes de Incêndio em A, B, C, D e os agentes extintores (que podem compor extintores portáteis ou outro equipamento) em água pressurizada (água-gás), espuma, gás-carbônico (dióxido de carbono), químico seco (pó químico seco), limalha de ferro e areia.

    23.9.1. Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:Incorreta
  • o erro da letra "D" está na ausência do agente extitor da classe "D" que é o "Quimico especial" e ainda outro erro foi por a limalha de ferro e a areia como agentes extintores, quando na verdade são métodos de abafamento.... o balde de areia para as classes C e D e a limalha de ferro fundido para a classe D

    ;D
  •         Na minha humilde interpretação, ao dizer: A referida norma LIMITOU  a classe de incêndio e agentes extintores
    A norma limitou duas coisas: 1) a classe de incêndio em A,B,C,D  2) os agentes extintores em água-gás,espuma,gás-carbônico,PQS,limalha de ferro e areia.  

     Será adotado, por efeito de facilidade, na aplicação...   A norma está limitando as classe em A,B,C e D. 
    agora, a parte 2:  os agentes extintores( opção não citou os splinklers ou chuveiros automáticos). por isso estaria incorreta.
    Só fiquei em dúvida em relação aos comentários anteriores: 
     agente extintor é sinônimo de extintor de incêncio???

    A norma não limitou as classe em A,B,C,D aos dizer: Será adotado, por efeito de facilidade, ... as classes A,B,C,D ???

    Quem desconcordar ou concordar comigo, pode comentar, Grato.

                                                           
  • outra dúvida:  pó químico seco especial não seria espécie de PQS, ou seja, PQS abrange PQ especial, e teria sido sim citada na questão.
    PQS seria gênero e PQ especial espécie.  
  • Retificação do 4º comentário postado acima:

    23.13.6
    Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.

    23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe

    D.

    Resumindo:
    Areia, B e D;
    Limalha de Ferro, apenas D.

  • Na minha opinião, o erro da alternativa D está na limitação dos agentes extintores.
    A norma deixa em aberto a possibilidade da aplicação de outros tipos de extintores portáteis quando diz:

    NR-23:
    23.13.5
    Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.

     Ou seja, ao que parece, a norma deixa em aberto porque um novo tipo de agente extintor pode vir a ser fabricado e passar a ter a sua comercialização autorizada - ex. um pó químico específico para um certo tipo de combustível -, após os testes necessários e certificação (INMETRO), porém a inclusão na norma pode vir depois com o tempo.

    Desta forma, no caso de uma autoridade competente tenha conhecimento do uso viável deste possível novo agente extintor para as necessidades do seu local de trabalho, ele poderá autorizar a aquisição e aplicação em suas instalações.

    Esta é minha concepção como leigo estudante do tema.
    Caso algum colega deseje complementar ou discordar, fique à vontade.

    Eita domingão sem televisão! Que beleza! Isso é que é vontade de passar!

  • A questão não tem o que se discutir.
    A FCC é objetiva, trata limalha de ferro e areia como (Método de abafamento).
    Como consta na Nr 23 .
    São também chamados de Agentes improvisados. Em outros livros.
    Onde diz :e os agentes extintores (que podem compor extintores portáteis ou outro equipamento)   ...extintor Sobre rodas.

    23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.
    23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D.

    Os Aparelhos Extintores são os vasilhames, fabricados com dispositivos que possibilitam a aplicação do Agente Extintor sobre os focos de incêndio. Normalmente, recebem o nome do Agente que neles contém (pó químico, espuma...) destinam-se ao combate imediato de pequenos focos, pois acondicionam pouco volume de Agente Extintor para manterem a condição de fácil transporte.
  • A norma regulamenta que outros tipos de extintores portáteis poderão
    existir, mas SÓ SERÃO ADMITIDOS com a prévia autorização da
    autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.
  • A letra "b" está incorreta!!! Quando que a nr-23 fala de iluminação??
  • A limalha de ferro e areia não são agentes extintores de incêndio? são o que então propagadores???

  • Extintor: aquele que extingue.


    dicionário aurélio.

  • O erro da questão está em afirmar que o bande de areia e a limalha de ferro são agentes extintores. 

     

    Em relação aos métodos variantes (opcionais) de combate a incêndio, assim dispõe a norma regulamentadora Nº 23:

    · O método de abafamento por meio de areia (balde de areia) poderá ser usado como variante nos incêndios das Classes “B” e ”D”;

    · O método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos incêndios Classe “D”.

     

     

  • O erro da questão está em afirmar que limalha de ferro e areia são agentes extintores, haja vista que, os mesmos constituem métodos de abafamento que poderão ser usados como variantes nos fogos Classe D e Classes B e D, respectivamente.


ID
218998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

O princípio de incêndio em material elétrico energizado deve ser combatido com extintor de espuma.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Nr 23:
    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

  • Questao no lugar errado, hein ! Deveria estar em NR-23! 
    Eletronicos sao caracterizados como incendios CLASSE C ! Para apagar os incendios dessa classe somente podem ser usados Gas Carbonico, Po quimico e agua pulverizada! 
  • COMPLEMENTANDO OS ENSINAMENTOS DOS COLEGAS

    Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

    # Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

    # Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

    # Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.;

    # Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    # Classe K -  Incêndios que envolvem meios de cozinhar com banha, gordura e óleo. 


    EXTINTORES PORTÁTEIS APLICÁVEIS A CADA CLASSE ACIMA:

    Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir. 

    O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

    # O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

    # O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

    # O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos da Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

    OBS.: Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.

    OBS2.: Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos da Classe D.



  • Espuma A e B.


ID
225874
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em se tratando de Proteção Contra Incêndios, NR-23,em que caso a água nunca deverá ser empregada

Alternativas
Comentários
  • A questão tem duas respostas. Pois, de acordo com a NR-23 a água nunca deverá ser usada nos fogos de classe D."23.10.4 A água nunca será empregada:a) nos fogos de Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;b) nos fogos de Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e,c) nos fogos de Classe D.

    Os itens B e C estão corretos.

  • A questao tem apenas uma resposta correta: Letra E

    A letra B e C não estão corretas visto que trazem exceções para a aplicação de água nos fogos de classe D e conforme o item 23.10.4, a agua NUNCA será empregada nos fogos de classe D, sem exceções

  • Questão um pouco complicada mas é só prestar atenção que conseguimos achar a  resposta correta.
    ótimo comentario do colega acima.
  • A questão está desatualizada, tendo em vista que a NR-23 não aborda mais estes conceitos. Abaixo consta o uso de cada tipo de agente extintor, achei bem objetivo.

    Cada extintor é usado em situações distintas

    ÁGUA

    Como funciona - Resfria o material. O vapor abafa as chamas e evita o contato com o ar

    Prós - É o mais eficiente para incêndios do tipo A, já que penetra no material e consegue evitar que o fogo recomece

    Contra - Não pode ser usado para as classes B e C

    DIÓXIDO DE CARBONO(CO2)

    Como funciona - Remove o oxigênio dos focos de incêndio. Em menor grau, ajuda a resfriar

    Prós - Funciona para o tipo A e é ideal para as classes B e C. Não reage com a eletricidade e não deixa resíduos no local

    Contra - O gás se dispersa com muita facilidade

    PÓ QUÍMICO

    Como funciona - Usa substâncias como o bicarbonato de sódio para resfriar e abafar o fogo

    Prós - Pode ser usado nas classes A, B e C. O pó não se dispersa, como o CO2. Penetra no material e impede que o fogo volte

    Contra - O jato de pó deixa grande quantidade de resquícios

    PÓ QUÍMICO ESPECIAL

    Como funciona - Usa substâncias como o cloreto de sódio para abafar fogo em metais inflamáveis

    Prós - São os únicos capazes de apagar incêndios da classe D. Criam uma crosta sobre o metal flamejante e evitam seu contato com o oxigênio

    Contra - Também deixa um rastro enorme de resíduos

    Fonte: 
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-cada-tipo-de-incendio-deve-ser-apagado-com-um-extintor-diferente

  • A questão foi aplicada em 2010 e a norma foi alterada em 2011, logo ela não está desatualizada!!


ID
225958
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os incêndios em que o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc., são classificados como incêndios classe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

  • 23.9 Classes de fogos:

    Classe A - materiais de facil combustão com  propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra.

    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

    Classe D -  elementos pirofóricos como magnésio, zirconio, titanio.

ID
225964
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O extintor de água pressurizada deve ser usado em fogos Classe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23

     
    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.
  • Pressurizada ≠ Pulverizada


ID
225991
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 23, Proteção Contra Incêndios, todas as empresas deverão possuir largura mínima das aberturas de saída de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23
     
    PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    23.2.1 A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
  • NR 23 - Proteção Contra Incêndios 


    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011


  • Desatualizada !


ID
225994
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR 23, Proteção Contra Incêndios, na quantidade de extintores, independente da área ocupada, deverá(ão) existir para cada pavimento pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Item D correto.

    23.15.1.1 Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento. (123.053-0 / I2)
  • 23.15.1.1- Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.


ID
228100
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A cada classe de incêndio corresponde pelo menos um tipo de agente de extinção. Assim,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA:  B

    letra A : o CO2 é preferencialmente nas classes B e C, mas pode ser utilizado na classe A (início)
    letra C: A água é indicada na classe A apenas. Pode ser utilizada também na classe B e C quando pulverizada.
    letra D: O pó quimico especial é indicado apenas para classe D. (elementos pirofóticos)
    letra E: classe C é sim de equipamentos eletrônicos, mas a espuma é usada apenas na classe A e B.
  • Completando a informação ref a letra "e": para a extinção de fogo oriundo de equipamentos elétricos energizados, típico fogo de classe C, para esta classe deve ser utilizado apenas os extintores contendo dióxido de carbono e pó químico. Já espuma é usada apenas na classe A e B.
  • Questão mal-elaborada,

    CO2 é recomendada para Classe C, por não danificar equipamentos elétricos, Mas PODE ser utilizado em Classe B;

    A espuma e o pó químico têm maior eficácia para a Classe B.


ID
228103
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os projetos de sistemas de prevenção e combate a incêndios devem contemplar, entre outros aspectos, a detecção e o alarme, as situações de emergência e a brigada de incêndio.
A respeito é correto afirmar que

Alternativas

ID
232405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As instalações de combate a incêndio são fundamentais para a segurança dos moradores de prédios residenciais e comerciais. No que se refere a essas instalações, assinale a opção que apresenta um componente de caixas de incêndio típicas de prédios residenciais.

Alternativas
Comentários
  • As caixas de incêndio devem conter: esguicho regulável, chave de mangueira, mangueiras de incêndio, adaptador (se necessário).

  • ´´Caixa de incendio´´ : hidrante.


ID
244588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

Um sistema de detecção e alarme no edifício evitaria a ignição do fogo e, conseqüentemente, a propagação do incêndio.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois como o nome já bem diz: detecta.
  • detecta, não evita!
  • ele em conjunto com um sistema sprinkler, sim.


ID
244591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

O sistema de hidrantes possibilita o acionamento simultâneo de, no máximo, dois hidrantes.

Alternativas
Comentários
  • Errado, todos os hidrantes devem ter autonomia para o seu funcionamento!
  • Errado. Imagine uma edificação com 5 hidrantes e apenas 2 foram dimensionados para uso simultâneo?

     

     

    Segundo o livro do Telmo Brentano, diz que:

    "considerar no dimensionamento sempre o uso simultâneo de 2 jatos de água, no mínimo, nas tomadas de incêndio mais desfavoráveis na instalação, para qualquer tipo de sistema adotado ( mangotinhos ou hidrantes), considerando as vazões mínimas...."

     

    Tem um trecho da NBR 13714 (2000) que diz que:

    c) vazão mínima de 130 L/min no esguicho mais desfavorável hidraulicamente, considerando o funcionamento simultâneo
    dos hidrantes mais desfavoráveis hidraulicamente, conforme especificados a seguir:
    - um hidrante quando instalado um hidrante;
    - dois hidrantes quando instalados dois, três ou quatro hidrantes;
    - três hidrantes quando instalados cinco ou seis hidrantes;
    - quatro hidrantes quando instalados mais de seis hidrantes

     

     


ID
244594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

O acionamento dos hidrantes no combate ao fogo baseia-se no princípio do resfriamento para apagar as chamas.

Alternativas
Comentários
  • Correto................o que sai do hidrante???? sai água. A água é o meio de se extinguir o fogo por resfriamento, diminuido sua temperatura de calor.

ID
244597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

Caso o fogo esteja bloqueando o acesso a um hidrante, o sistema deve prever que outro hidrante seja capaz de combater o fogo naquele local.

Alternativas
Comentários
  • uns dos requisitos para localização do hidrante, é em local que em caso de incêndio, tenha facilidade em chegar até o mesmo.


ID
244600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

O fato de o restaurante utilizar gás liquefeito de petróleo (GLP) para preparar as refeições faz supor que o fogo pertença à classe B, devendo-se, então, utilizar pó químico seco em seu combate.

Alternativas
Comentários
  • Os extintores são carregados com agentes extintores que ajudam a combater um incêndio. Diferentes agentes combatem incêndios usando suas diferentes propriedades, podendo ser mais ou menos eficazes dependendo do material que está em combustão.


    • Água pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e borracha.
    • Bicarbonato de sódio, também chamado de Pó Químico.
    • Dióxido de Carbono, também chamado de Gás Carbônico, que extingue o fogo por retirar o oxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica.
    • Halon, utilizado em equipamentos elétricos por apagar incêndios sem deixar resíduos. Foi banido pelo Protocolo de Montreal por ser nocivo a camada de ozônio.
    • NAF, indicado para extinção em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. É considerado um Agente Limpo, pois não é residual, possui baixa toxicidade e não prejudica a camada de ozônio. Também não conduz eletricidade e é eficaz, substituindo o uso do Halon.
    • Não entendi! O item 23.13.3 da NR 23 diz que o extintor tipo "químico seco"  usar-se-á  nos fogos das Classes B e C.
    • A questão te induz a achar que o fogo é da classe B só porque o restaurante utiliza gás GLP ( leia a questão: faz supor que o fogo seja da classe B ). A questão não te afirma que o fogo é classe B, No restaurante o maioria dos focos de incêndio serão da classe A.

    • Na verdade, como se trata de um retaurante, portanto trabalho na cozinha batante intenso, eu creio que é mais importante o extintor de incendio classe K, utilizado em oleos e gorduras de cozinha.

    • A classe B, seria uma gasolina, uma tinta, uma graxa, um líquido que se queimaria na superfície, por mais que o gás ai seja líquido, na atmosfera ele age como um gás, causando uma explosão, devido a sua pressão.

      ele está falando do gás de cozinha, o butijão ou o gás canalizado.


    ID
    244603
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    INSS
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
    restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
    andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
    contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
    automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
    de incêndio.

    Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
    a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

    Caso o incêndio atinja fornos elétricos que estejam em funcionamento, o fogo passa a pertencer à classe C e a água não deve ser utilizada em seu combate.

    Alternativas
    Comentários
    • É curiosa essa questão julgar certa que a água não deve ser utilizada em combate ao fogo de classe C, pois na NR 23 em seu item 23.10.4 diz que:

      23.10.4. A água nunca será empregada:
      (...)

      b) Nos fogos de classe C, SALVO QUANDO SE TRATAR DE ÁGUA PULVERIZADA.

    ID
    244606
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    INSS
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
    restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
    andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
    contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
    automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
    de incêndio.

    Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
    a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

    O Corpo de Bombeiros Militar tem como prioridade o combate ao fogo. A evacuação do prédio e o isolamento da área são responsabilidades exclusivas da Polícia Militar.

    Alternativas
    Comentários
    • A brigada de incêndio da empresa pode iniciar os procedimentos de evacuação do local e de combate ao fogo, desde que devidamente treinada.
    • prioridade seria salvar vidas.


    ID
    261247
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 1ª REGIÃO
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação às Classes de Fogo descritas na NR-23, é INCORRETO afirmar:

    Alternativas
    Comentários
    • Discordo do gabarito.
      A Classe A é a que admite maior variedade de emprego de agentes extintores.
      A Classe B não admite água, e a A, a princípio, admite todas!
      A resposta correta é a E

    • A Classe A é a que admite maior variedade de emprego de agentes extintores.
      Incêndio em certos materiais sólidos como, madeira por exemplo, não é aconselhavel utilizar o CO2, o certo é utilizar água mesmo, o fogo penetra nas fibras da madeira e o co2 não é eficaz neste caso.
      A Classe B não admite água, e a A, a princípio, admite todas!
      Apenas fazendo uma ressalva ao comentário anterior, os incêndios da classe B admitem água sim porem em forma de Neblina, a água em jato sólido nos fogos desta classe causam um efeito chamado turbilhonamento(Termo não encontrado na NR) que pode fazer com que o fogo se alastre.

       
    • Concordo com o gabarito.
      A discusão travada é que em princípio a classe A  teria mais variante que a classe B, pois bem, não sei na prática ,mas utilizando a NR-23 e somente ela  temos:
      Classe A: extintores de água pressurizada,Gás carbônico e Espuma. A Nr não fala de PQS em classe A,ou seja, temos 03 agentes extintores.
      Classe B: extintores Gás carbônico, espuma, PQs, água pulverizada na forma de neblina e balde de areia.  05 agentes extintores. Não devemos confundir agente extintores com extintores, ou seja, agente extintores é o gênero e extintores espécie.
       
      Todos os estabelecimentos,mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Observe que a Nr não dispensou o extintores portáteis, pois no início do incendio, os chuveiros não são "tão"eficazes, pois é preciso que o fogo "certa dimensão" para acionar os chuveiros, já o homem pode rapidamente no início, mesmo ainda, não perceptivel ao sensores, indentificar e eliminar o fogo.
    • Caros colegas,
      Vou postar uma tabela para que todos copiem. Com isso jamais irão errar uma questão de extintores. EXPERIMENTEM!
       
        H20 ESPUMA CO2 PQ AREIA LIMALHA
      A Sim Sim Início Sim *** Posso --------
      B Nunca * Sim Pref. Sim Variante --------
      C Nunca ** Não Pref. Sim ------ --------
      D Nunca Não ------ Especial Variante Variante
       
      • *Quando pulverizada em forma de neblina - Sim
      • **Quando pulverizada - Sim
      • *** Em último caso
      • Discordo também do gabarito, pela tabela a opção certa seria B, se encaixa perfeitamente, e já testei esta tabela com diversas questões e nunca errei!!!

    • Caros colegas, a questão está pedindo a questão INCORRETA. 

      A - Os chuveiros automáticos, por possuírem um aprovisionamento conveniente de água sob pressão, destinam-se a extinguir exclusivamente fogo Classe A, a qualquer momento, em seu início ou não. (este aprisionamento é para extinguir o fogo no de classe A NO SEU COMEÇO)

      Fonte: NR23   23.10.1

    • Letra C - correta

      23.10.4 A água nunca será empregada:
      a) nos fogos de Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
      b) nos fogos de Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e,
      c) nos fotos de Classe D

      23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada" ou "Água-Gás" deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 e 18 litros.

      Letra D - correta
      Os extintores do tipo Espuma, Dióxido de Carbono e Químico Seco poderá ser usado no combate ao fogo tipo B
    • Comentado por JULIANO há 8 dias.
      Letra C - correta


      Concordo com JULIANO a NR 23 no ITEM 23.10.4 diz claramente que existem excessões conforme demonstrado por nosso colega.
    • 23.10.1 Nos estabelecimentos industriais de 50 (cinquenta) ou mais empregados, deve haver um aprisionamento conveniente de água sob pressão, a fim de, a qualquer tempo, extinguir os começos de fogo de Classe A. (123.032-8 / I2)


    • fiquei em dúvida tb qto a letra C,foi a que marquei, pq diz q não há exceções mas há.
    • Fundamentação para Letra C:

      Extintor de Água Pressurizada: esse tipo de extintor é indicado para fogo de classe "A" (madeira, papel, tecido, fibras, etc.). Este tipo de extintor tem como forma de combater o fogo, o método de resfriamento.

      IMPORTANTE: esse tipo de agente extintor é contra indicado para as outras classes de incêndio pelos seguintes motivos:
      • no da classe "B", aumenta a área de incêndio;
      • no da classe "C"; conduz eletricidade;
      • no da classe "D", provoca explosão.
      Abraços, espero ter ajudado.
      http://www.rpereira.com.br/produtos.htm (FONTE)
    • FCC TRT 4 considerou essa afirmativa erra:

      O elemento água pode ser usado apenas na extinção de fogos Classe A, ou na forma de espuma, para extinção dos fogos Classe A e B.

      Questão erra pq FCC considerou que água possui suas variantes (
      pulverizada sob a forma de neblina 'B'  e água pulverizada 'C'), ou seja, há exceção.
      Já nessa questão não há!
      Está difícil entender o raciocínio fa FCC. 
    • Colegas,

      Discordo do gabarito da questão, pois segundo a própria tabela da NR -23 os extintores de agua pressurizada, são aceitos contra
      fogos Classe D, em ultimo caso quando nao houver o PQS, sendo assim a a letra C estaria incompleta.
    • letra D correta:

      23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B. (123.039-5 / I2)
      23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. (123.040-9 / I2)
      23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas.
    • A questão pede alternativa incorreta.

      Letra ´C` estaria de acordo com a questão se não fosse o peguinha de

      ÁGUA PRESSURIZADA --------------PARA--------------------ÁGUA PULVERIZADA
    • Não sabia que "água pulverizada" deixava de ser "água" e virava outro elemento. Essa FCC é maluca nas questões sobre contra-incêndio.
    • E eu que pensava que os combustíveis sólidos queimavam apenas superficialmente, sendo o fogo corretamente combatido com o extintor de Dióxido de Carbono, Espuma ou Químico Seco, mormente, Espuma no estágio inicial. Além disso, eu pensavam também que a água sob pressão destinava a extinção de fogos de classe A, mas pelo visto, segundo os nobres examinadores do FCC também a ÁGUA sob pressão poderá combater incêndios do tipo B C e até D, que coisa, acho que preciso estudar mais!!!

    • Só questão de literalidade, pois a letra A tem haver com reservatório de água sob pressão ou aprisionamento de água e não o springer ( chuveiro automático) por mais que o springer tenha água sob pressão.
    • GABARITO A

       

      Os chuveiros automáticos são capazes de combater o incêndio em sua fase inicial, apenas. 

    • Água Pressurizada ou Água Sob Pressão ----- SOMENTE fogo Classe A (Sólidos que queimam em superfície e profundidade)

      Os líquidos inflamáveis podem ser apagados por extintores portáteis do tipo “dióxido de carbono”, “químico seco”, ou “espuma”.

      (leia-se: podem ser apagados por abafamento)

      Dentre as classes de fogo e agentes extintores elencados na NR-23, Classe B é a que admite a maior variedade de emprego de agentes extintores.

      (leia-se: Líquidos Inflamáveis podem ser utilizados os seguintes extintores: dióxido de carbono”, “químico seco”, ou “espuma”, além de balde de areia e água pulverizada sob a forma de neblina.)

    • Discordo, o Manual Básico de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal diz o seguinte:

      "Apesar de a água não ser adequada para o combate a

      incêndios da Classe C, pode ser que seja o único agente extintor

      disponível na cena do incêndio, obrigando os bombeiros a utilizá-la.

      Devido à alta constante dielétrica, que oferece certa “resistência” à

      passagem da corrente elétrica conforme a distância e o potencial

      elétrico emitido, pode-se utilizar esse agente nesses tipos de incêndio,

      com as seguintes restrições:

      • desde que respeitadas as distâncias de 3 metros para jato neblinado, 6 ou 10 metros para sólido/compacto

      • desde que em fontes de baixa tensão – até 600 volts."

      Como se vê, existe exceção para usar água em incêndio Classe C. Notadamente, a contraindicação do uso é devido ao risco de eletrochoque, e não porque o fogo não vai apagar, logo, se o risco do incêndio for maior que o eletrochoque e a água for o único recurso disponível, ela poderá ser usada.


    ID
    261250
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 1ª REGIÃO
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Ao fazer o reconhecimento de segurança física e patrimonial de uma empresa classificada como de risco grande, um técnico constatou que:

    I. A distância mensurada entre qualquer local de trabalho e as saídas era de 13 metros e que as portas de acesso às salas de primeiros socorros e de saídas de emergência estavam sinalizadas nas cores verde e vermelho, respectivamente.

    II. Havia sinalização indicativa, em local próximo das respectivas chaves de interrupção de energia, em máquinas e equipamentos elétricos que não podem ser desligados, mesmo em caso de incêndio.

    III. Os extintores de incêndio são inspecionados de forma visual mensalmente. Havia mais de um extintor por pavimento e estavam distribuídos a 20 metros um do outro.

    Em conformidade com as normas regulamentadoras pertinentes, está correto o que consta em:

    Alternativas
    Comentários
    • NR23

      As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que:  15,00m (quinze metros) nas de risco grande 

      As máquinas e aparelhos elétricos que não devam ser desligados em caso de incêndio deverão conter placa com aviso referente
      a este fato, próximo à chave de interrupção. 

      Inspeção dos extintores.
      Todo extintor deverá ter 1 (uma) ficha de controle de inspeção (ver modelo no anexo).
      Cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres, os
      manômetros, quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos.

      Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois)extintores para cada pavimento. 
    • o curioso é que a fcc gosta de colocar questões em que todas as opçoes estão corretas,quase toda prova tem uma
    • o curioso é que a questao esta errada pois os extintores neste caso tem que estar a cada 15 m .
    • Em relação ao comentário do colega Daniel, a distância a se percorrer em áreas de empresas de risco grande é de até 15m portanto 13m é menos do que isto, atendendendo as normas da NR-26

      Bons estudos!
    • Complementando o Daniel:
      Risco Pequeno = 20 mts
      Quanto a alternativa I , está correta pois a distancia mínima a ser percorrer é 15 mts, logo se tem 13 mts está no padrão.
    • Atenção à PEGADINHA da assertiva "III. Os extintores de incêndio são inspecionados de forma visual mensalmente. Havia mais de um extintor por pavimento e estavam distribuídos a 20 metros um do outro." !!!

      O item 23.15.1 da NR-23 diz que, nas áreas de grande risco de fogo, a distância máxima a ser percorrida até um extintor é de 10 metros.

      Ora, se tivermos extintores a cada 20 metros e se uma pessoa estiver exatamente no meio do caminho entre eles, a distância máxima que ela irá percorrer é de 10 metros, atendendo à norma regulamentadora.

      Calma e atenção!!! Muita gente preparada caiu nessa...
    • Olha, acho que a respeito da III nem seria isso, porque assim fica muuuuuuuito subjetivo. E simplesmente porque ha lugares em que a distancia entre um extintor e outro pode ser de 20 metros, entao isso pode ser levado em conta ja que o enunciado nao diz nada a respeito do tamanho do local. 
      NR-23: 

      Area 500 m² 

      Risco: pequeno - 

      Classe "A" - 01 e 02

      Distancia 20 metros

       
      Entao porque estaria errado dizer que 20 mestros? Certo!!! 
      Bons estudos!!! 
    • Análise da assertiva "III", no que tange à distância entre os extintores, conforme a NR 23:
      EM RISCO DE FOGO GRANDE, A DISTÂNCIA ENTRE OS EXTINTORES DEVERÁ SER NO MÁXIMO DE 10 METROS, E NÃO DE 20 MEWTROS COMO AFIRMA A ASSERTIVA III (VER TABELA EM 23.15.1). Postei este comentário por ter notado que alguns colegas estão confundindo a distância de deslocamento até a saída-que não deve ser maior que 15 metros-, com a distância entre os extintores. Assim, considero que a questão deveria ter sido alterada para a letra "A" , pois a assertiva III está incorreta.
    • galera a NR 23 quanto a distância para o EXTINTOR, fala de distancia a ser percorrida...

      ÁREA COBERTA P/ UNIDADE DE EXTINTORES

      RISCO DE FOGO

      CLASSE DE OCUPAÇÃO* Segundo Tarifa de Seguro Incêndio do Brasil - IRB(*)

      DISTÂNCIA MÁXIMA A SER PERCORRIDA

      500 m²

      pequeno

      "A" - 01 e 02

      20 metros

      250 m²

      médio

      "B" - 02, 04, 05 e 06

      10 metros

      150 m²

      grande

      "C" - 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13

      10 metros



      A interpretação do colega ACIMA é cabível, pois como os extintores estão à uma distancia de 20m um do outro, em qualquer ponto que você estiver nesse meio estará a menos de 10m do extintor (distancia a ser percorrida exigida nas areas de risco grande)!
    • Com relação a acertiva III a NR 23 informa ser a distancia maxima de 10 metros para areas de grande risco de fogo. Area de grande  risco de fogo é diferente de empresa classifica como de risco grande. Existiram locais e ambientes nessa empresa classificada como de risco grande que nao haverá grande risco de fogo, por tanto como na acertiva ele nao mencionou se havia grande ou pequeno risco, fica subentendido que é pequeno pois é o mais comum e frequente.
    • Em relação à afirmação do colega de que se uma pessoa estiver "exatamente no meio" de extintores colocados a 20 metros um do outro satisfaria a norma, que coisa de louco gente, como alguém iria pensar numa coisa dessas na hora da prova.
    • SEGUNDO A NR-23 :

       

      COBERTURA DE CADA “UNIDADE EXTINTORA” (extintor portátil)

       

      RISCO GRANDE                 -           cobre 150M2 (distância entre elas 10 metros)

      RISCO MÉDIO                    -           cobre 250M2 (distância entre elas 10 metros)

      RISCO PEQUENO               -           cobre 500M2 (distância entre elas 20 metros)

       

      A QUESTÃO TROUXE A INFORMAÇÃO QUE SE TRATAVA DE "RISCO GRANDE"... FALOU AINDA QUE OS EXTINTORES ESTAVAM A 20 METROS UM DO OUTRO.... 

       

      A NR-23 DIZ QUE O MÁXIMO , EM RISCO GRANDE, É DISTÂNCIA DE 10 METROS DE UM EXTINTOR PARA OUTRO... COMO ESSE GABARITO ESTÁ CERTO ???

       

      PASSAR NUM CONCURSO, NÃO BASTA TER SÓ CONHECIMENTO...

    • NR-23

      Nas ocupações ou locais de trabalho, a quantidade de extintores será determinada pelas condições seguintes, estabelecidas para uma unidade extintora conforme o item 23.16.
      ÁREA COBERTA P/UNIDADE DE EXTINTORES

      500 m²

      250 m²

      150 m²


      RISCO DE FOGO

      pequeno

      médio

      grande


      CLASSE DE OCUPAÇÃO * Segundo Tarifa de Seguro Incêndio do Brasil - IRB(*)

      "A" - 01 e 02

      "B" - 02, 04, 05 e 06

      "C" - 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13


      DISTÂNCIA MÁXIMA A SER PERCORRIDA
      20 metros
      10 metros
      10 metros

    •  As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno.

    • Eu achei a questão bem confusa! Principalmente o 3º (III) Afirmação pois quando se trata de extintor de pressão injetada deverão ser pesados semestralmente, conforme a NR-23.

      23.14.4 Os cilindros dos extintores de pressão injetada deverão ser pesados semestralmente. Se a perda de peso for além de 10% (dez por cento) do peso original, deverá ser providenciada a sua recarga.

    • desatualizada 

    • VERMELHO  - PONTOS IMPORTANTES PARA ESTUDAR

      PRETO - TEXTO ORIGINAL

      AZUL - ESCRITA DO ESTUDANTE

       

      Questão boa para estudo

      Ao fazer o reconhecimento de segurança física e patrimonial de uma empresa classificada como de risco grande, um técnico constatou que:.

       - Com essa informação precisamos saber o básico, para que não perdemos nenhuma questão, a diferença do risco grande, medio e pequeno.

       

      I. A distância mensurada entre qualquer local de trabalho e as saídas era de 13 metros (para risco grande, pode ser até 15 metros, podendo ser aumentada com a utilização de chuveiros automáticos) e que as portas de acesso às salas de primeiros socorros e de saídas de emergência estavam sinalizadas nas cores verde e vermelho, (vermelho é a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência) ( verde É a cor usada para caracterizar “segurança”. É empregada para identificar: a) localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros;g) sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência;) respectivamente. 

      II. Havia sinalização indicativa, em local próximo das respectivas chaves de interrupção de energia, em máquinas e equipamentos elétricos que não podem ser desligados, mesmo em caso de incêndio.​ (As máquinas e aparelhos elétricos que não devam ser desligados em caso de incêndio deverão conter placa com aviso referente a este fato, próximo à chave de interrupção. desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;)

      III. Os extintores de incêndio são inspecionados de forma visual mensalmente(Cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, não pode ser feito por amostragem, cuidado!). Havia mais de um extintor por pavimento e estavam distribuídos a 20 metros um do outro.(Em um estabelecimento, o funcionário ou a pessoinha que está  no local, não pode ficar com uma distância maior do que 20 metros para atacar o fogo inicialmente, logo se os extintores estiverem  com a distância inferior a 20 metros, em todo lugar do prédio a pessoa também estará com essa distância assegurada)

      ótima questão, aborda NR 23, NR 26, NBR 7195... VALE MUITO A PENA DEIXAR ANOTADA NO SEU CADERNO!!!

       

       

       


    ID
    264658
    Banca
    FGV
    Órgão
    TRE-PA
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A respeito das classes de incêndio e os tipos de extintores, analise as afirmativas a seguir:
    I. A água pressurizada é de grande eficiência na classe de incêndio C.
    II. O pó químico seco deve ser usado primordialmente na classe de incêndio A.
    III. O gás carbônico é inútil na classe de incêndio B.

    Assinale

    Alternativas
    Comentários
    • Existem 6 classes de incêndio:
      Classe A: Materiais Sólidos
      Classe B: Líquidos Inflamáveis
      Classe C: Materiais elétricos energizados
      Classe D: Metais pirofóricos (magnésio e alumínio em pó por exemplo)
      Classe E: Materiais radioativos
      Classe K: Óleos e gordura.

      Existem extintores para 5 classes, sendo:
      Classe A: Extintor de Água Pressurizada, extintor de Espuma Mecânica (ou química, que ainda há raros extintores por aí...) e Pó ABC;
      Classe B: Extintor de Pó Químico Seco (PQS), Espuma Mecânica, CO2 e Pó ABC;
      Classe C: Extintor de CO2, Halogenados (FM200 por exemplo), PQS e Pó ABC;
      Classe D: Extintor de PQS especial (o pó é mais puro) ou grafite;
      Classe K: Extintor de PQS.

      Particularidades dos Extintores:
      Água Pressurizada: Ideal para classe A pois resfria a superfície e a profundidade. É condutora de eletricidade, portanto proibida para classe C. Em alta pressão ela pode espalhar líquidos inflamáveis, portanto proibida para classe B.

      Espuma: Além das propriedades da água, é ideal também para classe B, pois a espuma ocupa a superfície do líquido inflamável, impedindo o contato com o oxigênio.

      Pó Químico: Age por abafamento, impedindo o contato com o oxigênio. É corrosivo em materiais sensíveis (placas eletrônicas por exemplo).

      CO2: Age por abafamento, pois o dióxido de carbono ocupa o local do oxigênio. O gás é expelido em baixa temperatura, o que ajuda no resfriamento.

      Halogenados: Mesma ação do CO2, porém mais eficiente.

      PQS especiais: Possuem mais pureza do agente extintor, age por abafamento. . É corrosivo em materiais sensíveis (placas eletrônicas por exemplo).

      Grafite: Age por abafamento

      ABC: Age por abafamento, pó que pode ser utilizado nas 3 classes de incêndio (A, B e C).

       
    • Obrigado por compartilhar do teu conhecimento Solano, é o melhor comentário que já vi até hoje sobre classes de incêndio e extintores. Li diversas apostilas e a melhor delas apotnava cinco classes, mas sequer mencionava qual era a quinta classe. Por isso eu não sabia sobre os extintores halógenos e pensava que óleo e gordura fazia parte da classe 2 sendo q na verdade é classe 6. Muito obrigado mesmo pelo compartilhamento de informações tão valorosas. Um forte abraço.
    • Complementando o excelente comentário do colega...

      Segundo a resolução nº 157 de 22/04/04 do CONTRAN:

      Art. 3º.
      Parágrafo único. A partir da data constante do caput, os veículos de que trata esta Resolução poderão circular com extintor de incêndio com carga de pó ABC ou outro tipo de agente extintor, desde que o agente utilizado seja adequado às três classes de fogo e que sejam atendidos os requisitos de capacidade extintora mínima previstos na tabela 2 do Anexo desta Resolução.

      Art. 7º
      § 1º. Serão aceitos extintores de incêndio com outro tipo de agente extintor, desde que o agente utilizado seja adequado às três classes de fogo (A, B e C), e que sejam atendidos os requisitos de capacidade extintora mínima previstos na tabela 2 do Anexo desta Resolução.

      ou seja, os veículos começaram a sair de fábrica com extintor de pó ABC a partir de 01/01/05,
      enquanto os antigos tiveram que realizar a troca do pó BC pelo o ABC.


      Sobre o Pó ABC, mais informações:

      Extintores pó ABC Os extintores de uso múltiplo para as classes A, B e C utilizam Monofosfato de Amônia siliconizado como agente extintor. O agente pó ABC isola quimicamente os materiais combustíveis de classe A , derretendo e aderindo à superfície do material em combustão. Atua abafando e interrompendo e reação em cadeia de incêndios da classe B. Não é condutor de eletricidade. Devido à sua fácil operação e uso universal, os extintores ABC são indicados para proteção residencial e comercial, com aplicações para a indústria.

      Fonte: http://www.protege.ind.br/subProdutos.php?titulo=Produtos&titulo_esquerdo=Categorias&CategoriaID=3


    ID
    282928
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-BA
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    No que se refere a prevenção e combate a incêndio, julgue os
    próximos itens.

    Em caso de incêndio em materiais combustíveis da classe C, o agente de segurança deve utilizar água ou espuma como extintor de incêndio.

    Alternativas
    Comentários
    • Errado!
      Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

      Se você apagar um fogo classe C com água, você receberá um belo de um choque!!

    • "23.10.4 A água nunca será empregada:

      a) nos fogos de Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;

      b) nos fogos de Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e,

      c) nos fogos de Classe D.

      23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B. (123.039-5 / I2)

      Entao esta errado pois nao se trata de agua pulverizada. E nunca espuma em C

    • Para os tipos de incêndio citados na questão deverão ser usados  extintores à base de gás carbônico ou químico seco.

      Bons estudos!!!
    • A água NUNCA sera empregada:
       
      * Nos fogos da Classe B,
      •  Salvo quando pulverizada sob forma de NEBLINA
       
      * Nos fogos da Clase C,
      •  Salvo quando se tratar de água PULVERIZADA; e 
       
      * Nos fogos da Classe D (Sem exceção!)
    • Para encerrar fogos de classe C, que ocorrem em equipamentos elétricos energizados (se não forem energizados, passam para a classe A!), os agentes extintores mais adequados são o CO2 (gás carbônico/ dióxido de carbono) ou o pó químico.

    • Categoriasde incêndios:

      • ClasseA - Materiais sólidos inflamáveis de combustão na superfície. Os combustíveisda classe “A” são identificados por um triângulo verde com a letra “A” nocentro. Exemplos: Madeira, papel, plástico, etc. Método de extinção:resfriamento. Agente extintor: água ou água pressurizada.

      • ClasseB - Líquidos inflamáveis. Os combustíveis da classe “B” são identificadospor um quadrado vermelho com a letra “B” no centro. Exemplos:Gasolina, álcool, etc. Método de extinção: resfriamento. Agenteextintor: Espuma ou água em neblina de alta velocidade.

      • ClasseC - Equipamentos elétricos energizados. Os combustíveis da classe “C”são identificados por um círculo azul com a letra “C” nocentro. Exemplos: Quadros elétricos, motores elétricos, computadoresligados, etc. Método de extinção: abafamento. Agente extintor:CO2 - Gás carbônico (preferencialmente) e pó químico.

      • Classe D- Metais combustíveis. Os combustíveis da classe “D” são identificados poruma estrela amarela de cinco pontas com a letra “D” nocentro. Exemplos: Magnésio, titânio, etc. Método de extinção:abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químico especial. ATENÇÃO:Não usar água em nenhuma hipótese --> RISCO DE EXPLOSÃO.

      • ClasseK - Fogo em cozinha doméstica, industrial ou com óleo de cozinha. Métodode extinção: abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químicoespecial. ATENÇÃO: Não usar água --> RISCO DE EXPLOSÃO.

      Valelembrar que em qualquer situação de fogo, a retirada de um dos elementos dotetraedro do fogo (Reação em cadeia, Combustível, Comburente e calor) ésuficiente para que ele seja apagado


      Bons estudos!!

    • pó quimico e co2

    • água vc pode até usar para incêndio classe C, porém na forma PULVERIZADA

       

      ESPUMA só nas classes A ou B 

    • Classe C - Equipamentos elétricos energizados.

      Não se deve utilizar água ou espuma por serem condutores de eletricidade. O mais indicado é utilizar:

      CO - Gás carbônico (preferencialmente)

      Pó químico.


    ID
    282934
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-BA
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    No que se refere a prevenção e combate a incêndio, julgue os
    próximos itens.

    O pó químico seco é um agente extintor que atua por abafamento, mas, ao utilizá-lo deve-se considerar que ele é corrosivo e pode danificar equipamentos eletroeletrônicos.

    Alternativas
    Comentários
    • O agente extintor que NÃO É CORROSIVO e é indicado para combater incêndio em equipamentos energizados SEM QUE OS DANIFIQUEM é o gás carbonico presente no extintor tipo DIOXIDO DE CARBONO, e não o pó quimico especial presente no extintor tipo QUIMICO SECO (esse ultimo pode ser usado em fogo classe C, porém, como é altamente corrosivo, pode danificar os equipamentos).
    • O tipo Pó-Químico age por abafamento e pela quebra da reação química em cadeia.
    • Agente Extintor com pó químico seco (BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO)

      Indicado para incêndio de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado, também, em incêndios de classes A e C.

      .

      Geralmente é o agente extintor que vem nos veículos.

    • Eu curtir o Alex Lacerda sem querer mas agora terei q explicar e isso me tira o meu tempo de estudo.  O PQS ( pó químico seco ) ou químico seco , será ESPECIAL para cada material ao ser utilizado para classe D meu caro ALEX LACERDA e ele é ABAFAMENTO. ele não pode ser utilizado na classe A como vc disse, sua explicação está equivocada para o fomento no assunto.

       Pó químico seco - BC D - esse último tem q ser especial para cada tipo de material

      A - água

      B - espuma 

      C - dióxido de carbono ( CO2 )

      D - pó químico seco

      Agora o esqueminha 

      A ----------------- ÁGUA

      AB --------------- ESPUMA

      BC - A* ---------- DIÓXIDO DE CABONO ( CO²) - em seu início*

      BC - D* ---------- PÓ QUÍMICO SECO ou QUÍMICO SECO - especial para cada material*

      BD --------------- BALDE DE AREIA  por meio de ABAFAMENTO

      D ----------------- LIMALHA DE FERRO FUNDIDO

      Água nunca será empregada: MUITO CUIDADO AQUI!

      B ----------------- SALVO quanrdo PULVERIZADA em forma de NEBLINA

      C ----------------- SALVO forma PULVERIZADA

      D ----------------- NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA , pelo Amor de Deus!!! NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA...

      Só pra esclarece, o q vale é o q está na NR - 23 e não o q as pessoas vão achar, para prova será isso se quiser acertar a questão.

       

       

       

       

       

       

       

    • QUANDO FALAMOS DE ABAFAMENTO,  QUE ELE ESTÁ AGINDO EM REDUZIR O OXIGÊNIO DO LUGAR,  JÁ QUE PODEMOS AGIR CONTRA O FOGO NOS TRÊS TIPOS, RETIRANDO O OXIGÊNIO,  RETIRANDO O COMBUSTÍVEL, OU REDUZINDO O CALOR.

      EM UMA SALA DE AULA, COM 20 CADEIRAS, VOCÊ CONSEGUE APAGAR O FOGO RETIRANDO TODAS AS CADEIRAS, QUE SERIA O COMBUSTÍVEL, MAS É BEM COMPLICADO DE FAZER ISSO NA HORA, PELO TEMPO. PODEMOS AGIR  REFRESCANDO O AMBIENTE, JOGANDO ÁGUA ETC, OU PODEMOS AGIR RETIRANDO OXIGÊNIO DO LUGAR, O CO2 FAZ ISSO BEM.

    • Métodos de extinção de fogo

      Tendo em vista que o fogo surge a partir da existência conjunta das condições necessárias para a combustão, comburente, combustível, temperatura de ignição e calor, para a extinção do fogo é necessário retirar um desses elementos. Existem os seguintes métodos de extinção: por resfriamento, por abafamento ou pela retirada do material.

      Extinção pela retirada do material – Isolamento

      Esse método de extinção atua na base do fogo. Um dos componentes necessários é retirado, de forma que a chama se extingue, pode ser retirado o combustível (que queima) ou os combustíveis próximos ao fogo e que ainda não queimam.

      Extinção pela retirada do comburente – Abafamento

      Sem comburente não a chama, dessa forma no abafamento o contato do oxigênio com o combustível é reduzido ao mínimo ou impedido completamente.

      Extinção pela retirada do calor – Resfriamento

      Para apagar o fogo através do método de resfriamento a temperatura precisa ser reduzida para reduzir a emissão de calor (responsável pela temperatura de ignição), fazendo com que o combustível pare de gerar gases e vapores.

      Extinção Química

      Esse método de extinção faz uso de produtos externos à combustão que, ao serem lançados no fogo, tem suas moléculas desassociadas pela ação do calor. A partir disso, elas se misturam com os componentes do fogo de forma que o resultado seja uma mistura não inflamável.

      Extintores de incêndio

      Os extintores são destinados ao combate rápido e imediato dos focos de incêndio, de preferência em seu ponto de origem. Eles não devem ser considerados como substitutos dos sistemas de extinção de incêndios, como mangueiras e sprinklers, uma vez que são equipamentos adicionais e limitados.

      A instalação dos extintores deve ser feita sobre suportes na parede ou no piso, sempre em locais visíveis, sinalizados e de faço acesso e que não impossibilitem a passagem nas rotas de fuga.


    ID
    294916
    Banca
    UNIRIO
    Órgão
    UNIRIO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A NR23 estabelece critérios para medidas de proteção contra incêndios que devem dispor os locais de trabalho. Em relação a esta NR, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra B.

      Porém, a questão esta desatualizada devido a portaria da nº 221 da SIT de 06/05/2011.

      Foco e fé!
    • 23.2 Os locaisde trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


    ID
    294937
    Banca
    UNIRIO
    Órgão
    UNIRIO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Segundo a NR 23 (Proteção contra Incêndio), os materiais de fácil combustão com a propriedade de queimar em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, se enquadram na classificação de fogo do tipo

    Alternativas
    Comentários
    • A questão está correta para a época da prova (2008), mas a NR 23 foi atualizada em 2011 e esse critério não é mais contemplado.
    • Hoje temos as classes de incêndios, que são iguais às classes de fogo que preconiza a NR-23:

      CLASSE A
      • Caracteriza-se por fogo em materiais sólidos;
      • Queimam em superfície e profundidade;
      • Após a queima deixam resíduos, brasas e cinzas; • Esse tipo de incêndio é extinto principalmente pelo método de resfriamento,
      e as vezes por abafamento através de jato pulverizado.


      CLASSE B
      • Caracteriza-se por fogo em combustíveis líquidos inflamáveis;
      • Queimam em superfície;
      • Após a queima, não deixam resíduos;
      • Esse tipo de incêndio é extinto pelo método de abafamento.


      CLASSE C
      • Caracteriza–se por fogo em materiais/equipamentos energizados (geralmente
      equipamentos elétricos);
      • A extinção só pode ser realizada com agente extintor não condutor de eletricidade,
      nunca com extintores de água ou espuma;
      • O primeiro passo num incêndio de classe C, é desligar o quadro de força,
      pois assim ele se tornará um incêndio de classe A ou B.


      CLASSE D
      • Caracteriza-se por fogo em metais pirofóricos (aluminio, antimônio, magnésio, etc.)
      • São difíceis de serem apagados;
      • Esse tipo de incêndio é extinto pelo método de abafamento;
      • Nunca utilizar extintores de água ou espuma para extinção do fogo.







    ID
    294949
    Banca
    UNIRIO
    Órgão
    UNIRIO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Segundo determina a NR-23, as “Classes de Fogo” = A, B, C, D devem ser associadas ao tipo de extintor de incêndio (indicado na tabela), para o qual deva ser utilizado.

    Tabela de Tipo de extintor

    I – Espuma

    II - Dióxido de Carbono

    III - Químico Seco

    IV - Água Pressurizada ou Água-Gás


    A opção que apresenta somente associações corretas da classe de incêndio e do tipo de extintor, é

    Alternativas
    Comentários
    • A questão está correta para a época da prova (2008), mas a NR 23 foi atualizada em 2011 e esse critério não é mais contemplado.

    ID
    294952
    Banca
    UNIRIO
    Órgão
    UNIRIO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Segundo a NR 23 (Proteção contra Incêndio), na classificação do fogo, os materiais/produtos considerados inflamáveis são

    Alternativas
    Comentários
    • A questão está correta para a época da prova (2008), mas a NR 23 foi atualizada em 2011 e esse critério não é mais contemplado.
    • Conforme NR 23 - Proteção contra incêndios


      23.9 Classes de fogo.

      23.9.1 Será adotada, p ara efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

      Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;

      Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente e m sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

      Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

      23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.


    ID
    294982
    Banca
    UNIRIO
    Órgão
    UNIRIO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Segundo a NR 23 (Proteção contra Incêndio), independente da área ocupada, a quantidade de extintores que deverá existir é

    Alternativas
    Comentários
    • Questão desatualizada. A Nova NR 23 não discursa sobre isso.

      (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011)
       
      23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação
      estadual e as normas técnicas aplicáveis.
       
      23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:  
      a)  utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
      b)  procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;  
      c)  dispositivos de alarme existentes.  
       
      23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se
      encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
       
      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos,
      indicando a direção da saída.
       
      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.  
       
      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do
      interior do estabelecimento.

    ID
    311470
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-ES
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação a segurança do trabalho, julgue o próximo item.

    Se, em função do material combustível em determinado local de trabalho em que ocorra um princípio de incêndio, o fogo for classificado como fogo de classe A, então será recomendado o agente extintor gás carbônico (CO2) para o primeiro combate a esse fogo.

    Alternativas
    Comentários
    • O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", é o recomendado em fogos Classe A.

    • CORRETO

       

      EXTINTOR DE ÁGUA --- INCÊNDIOS CLASSE A

      EXTINTOR DE CO2 ------ INCÊNCIA CLASSE B/C

    • CO2 pode ser utilizado, porém não é o mais recomendado.


    ID
    318304
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    STM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Ao se vistoriar um automóvel, é necessário priorizar alguns sistemas ou componentes visando liberar o veículo para o uso em condições de segurança. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

    Entre os equipamentos obrigatórios, o extintor de incêndio automotivo deve ser do tipo ABC, pois esse tipo extingue incêndios em materiais sólidos combustíveis, líquidos combustíveis e materiais elétricos energizados.

    Alternativas
    Comentários
    • A = Materiais que queimam em superfício e profundidade. Deixam resíduos. Ex: Papel
      B = Materiais que queimam apenas em superfício e não deixam resíduos. Ex: gasolina
      C = Materiais energizados. Ex: transformadores
    • O extintor tipo "PÓ QUÍMICO - ABC”

      O  novo  tipo  de  extintor,  com  pó  ABC apaga  os  três  tipos  de 
      incêndio. Com  ele,  você  não  precisa  identificar  a  classe  do  fogo  antes  de 
      utilizar o equipamento. 


      O pó  ABC,  largamente  utilizado  na  Europa  e  nos  EUA,  não  é  nocivo  à 
      saúde.  Seu  principal  componente,  o fosfato  monoamônico,  é  um  produto 
      muito  utilizado  na  produção  de  fertilizante  agrícola.  Após  a  utilização  de  um 
      extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e as áreas atingidas.
    • Interessante questão, pois eu achei que as três classes não se misturavam em um extintor, e no caso de um automóvel seria usado o tipo A. Mas bom saber. beleza de coments. 

    • Diego, procurei e realmente o extintor tipo ABC é um pó químico, mas na NR23 diz que extinguir fogo de classe A somente extintores tipo espuma, água e dióxido de carbono. E aí?

    • A regra - extintor do tipo ABC - vale em todo o Brasil para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Quem não se adequar, pode ser multado em R$ 127,69 e ganhar cinco pontos na CNH, além de ficar com o veículo retido para regularização. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem o extintor, com o equipamento com prazo de validade vencido, vazio ou com lacre rompido é infração grave.

    • NA MINHA OPINIÃO A QUETÃO ESTÁ ERRADA POR FALAR EM COMBATER INCÊNDIO!!! NO CASO, SERIA PRINCÍPIO E INCÊNDIO!!!!

    • O gabarito deve ser trocado, atualizado pois  questão menciona o estintor como equipamento obrigatório, ou seja,não é mais equipamento obrigatório!  

    • GABARITO A

       

      Na época da prova o extintor de incendio do tipo ABC era equipamento obrigatório nos veículos, hoje o uso de extintor de incêndios nos veículos é de uso facultativo.

      A prova foi aplicada em 2011. 


    ID
    318826
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    Para se evitar roubos e furtos, as portas de emergência de um refeitório utilizado por empregado de uma grande indústria podem ser fechadas pelo lado externo em horário contrário ao do funcionamento desse refeitório.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de

      trabalho.

    • NR 23 após atualização em 2011.
      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho. 
      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

    ID
    318829
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    As caixas de escadas devem ser providas de portas corta-fogo com sistema de fechamento automático.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.6.1 As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser

      abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.

    • A NR 23 foi alterada em 2011 e não trata mais disso

    ID
    318832
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    Nas construções de mais de dois pavimentos, os poços e os respectivos monta-cargas devem ser de material resistente ao fogo.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.5.1 Os poços e monta-cargas respectivos, nas construções de mais de 2 (dois) pavimentos, devem ser inteiramente de

      material resistente ao fogo.

    • A NR 23 foi alterada em 2011 e não trata mais disso
    • Questão desatualizada!.


    ID
    318835
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, devem ser providos de extintores portáteis adequados.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.12.1 Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores

      portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir.

    • A NR 23 foi alterada em 2011 e não trata mais disso
    • Questão desatualizada.


    ID
    318838
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    Caso um funcionário treinado para o combate ao fogo observe princípio de incêndio em um quadro de distribuição de energia elétrica energizado, ele deverá usar um equipamento da classe C para combater esse princípio de incêndio.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.9 Classes de fogo.

      23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

      Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que

      deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;

      Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos,

      como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

      Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de

      distribuição, fios, etc.

      23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    • NÃO CONSTA MAIS NA NR 23

      Aplica-se ao disposto a NBR 12693/93

       

      4.1.1 Dos fogos

       

      A natureza do fogo, em função do material combustível, está compreendida numa das quatro classes:


      a) fogo classe A:
      - fogo envolvendo materiais combustíveis sólidos, tais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e outras fibras orgânicas,que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos;

       

      b) fogo classe B:
      - fogo envolvendo líquidos e/ou gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície;

       

      c) fogo classe C:
      - fogo envolvendo equipamentos e instalações elétricas energizados;

       

      d) fogo classe D:
      - fogo em metais combustíveis, tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio.


    ID
    318841
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IFB
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir proteção
    contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
    em serviço em caso de incêndio, equipamentos suficientes para o
    combate ao fogo em seu início e pessoas adestradas ao uso correto
    desses equipamentos. Considerando essas informações, julgue os
    itens que se seguem.

    Considere que a administração de uma instituição de ensino possua doze empregados e que, para acessar o corredor de saída de emergência — que tem 110 cm de largura — eles tenham de percorrer 15 m. Nessa situação, a instituição cumpre os requisitos da legislação.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.2.1 A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
       

      23.2.3 Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, em caráter permanente e completamente

      desobstruídos, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de 1,20m (um

      metro e vinte centímetros).

      23.2.4 Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de

      passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente

      desobstruídos.

      23.2.6 As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer

      distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno

    •  
      NR 23 - Proteção Contra Incêndios, atualizada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011:
      23.2
       
      Os locaisde trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se
      encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
       
    • Questão desatualizada informar ao site.

    • Desatualizada

    • A atual NR 23 (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011) não trata sobre Distância Máxima a Percorrer (DMP) e tão pouco aborda sobre a largura mínima das rotas de fugas. Cabe ao Corpo de Bombeiro Local e, na falta deste, a NBR 9077:2011 (Saídas de emergência em edifícios). Portanto, a questão está desatualizada!


    ID
    320263
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    INMETRO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A inspeção de segurança, via de regra, é levada a efeito a partir de listas de verificação (checklists) segundo as quais o profissional de segurança do trabalho atesta a conformidade dos equipamentos, processos, estruturas e procedimentos às especificações, aos projetos, às prescrições e aos conteúdos legais e normativos.
    Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta com referência à inspeção de segurança de proteção contra incêndio.


    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: B


    ID
    322630
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    As portas de entrada, de saída ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho devem ser fechadas a chave, aferrolhadas ou presas durante as horas de trabalho.

    Alternativas
    Comentários
    • ERRADA.

      NR -23

      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

    • 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

      23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

      a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

      b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

      c) dispositivos de alarme existentes.

      23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


    ID
    322633
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    Os locais de trabalho devem dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que as pessoas que estejam nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em situações de emergência.

    Alternativas
    Comentários
    • 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

      23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

      a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

      b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

      c) dispositivos de alarme existentes.

      23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


    ID
    322636
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    Caso um incêndio se inicie, cabe, acionar o sistema de alarme; chamar imediatamente o corpo de bombeiros; desligar máquinas e aparelhos elétricos, se a operação de desligamento não envolver riscos adicionais; e combater o fogo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.

    Alternativas
    Comentários
    • Depende muito pq se houver pessoas no local tem que fazer a retiradapo pessoas treinada no caso os brigadistas, enqanto as pessoas treinadas façam o procedimento adequado de acionar os orgão competentes.


    ID
    322639
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    Os exercícios de combate ao fogo devem ser feitos periodicamente, para garantir que o pessoal grave o significado do sinal de alarme, que a evacuação do local se faça em boa ordem, que seja evitado o pânico, que sejam atribuídas tarefas e responsabilidades específicas aos empregados, e que seja verificado se a sirene de alarme foi ouvida em todas as áreas.

    Alternativas

    ID
    322642
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    Os planos de exercício de alerta de combate ao fogo não devem ser preparados como se fossem para um caso real de incêndio.

    Alternativas
    Comentários
    • Na NR 28.
      23.8.3 Os planos de exercício de alerta deverão ser preparados como se fossem para um caso real de incêndio. 

    ID
    322645
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A proteção contra incêndios consiste em um conjunto de medidas
    a serem adotadas a fim de se evitar que os sinistros ocorram;
    contudo, caso isso não seja possível, os riscos de incêndio devem
    ser ao menos controlados, por meio da adoção de medidas de
    combate ao fogo e de contenção de sua propagação. Acerca desse
    assunto, julgue os itens .

    Fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros não necessitam ter membros do pessoal operário, guardas e vigias aptos a manejar e utilizar corretamente o material de combate ao fogo.

    Alternativas
    Comentários
    • NR 23
       
      23.8.5 As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham  equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do 
      pessoal operário, bem como os guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra 
      o fogo e o seu emprego. 
    • Questão desatualizada!


    ID
    326731
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 4ª REGIÃO (RS)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Após uma vistoria nos equipamentos de proteção e segurança contra incêndio de uma instituição, um agente de segurança descreveu, em seu relatório, as situações encontradas e algumas explicações fornecidas por funcionários. Está de acordo com a NR-23 a situação apresentada em:

    Alternativas
    Comentários
    • No link abaixo o Prof sugere recurso para esta questão.

      http://profmarcosgirao.blogspot.com/2011/05/prova-trt-rs-4-regiao-questoes.html
       
      Também não concordo com o gabarito, Alguém pode comentar?

       

    • A alternativa "A" tem certo grau de razão:

      23.2.3 Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, em caráter permanente e completamente desobstruídos, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros). (123.004-2 / I2)

      23.2.4 Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos. (123.005-0 / I2)

      23.2.5 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída. (123.006-9 / I1)

      23.2.6 As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno. (123.007-7 / I2)

      23.2.6.1 Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros (sprinklers), automáticos, e segundo a natureza do risco.


      Fonte: NR 23

    • Questão ridícula esse tipo de questão não mede o nivel de conhecimento de ninguém....
    •  Gustavo Morozewsky Oliveira,

      Comentando o ítem A:

      Quanto à distância, realmente não há nenhum problema, apesar de ter sido mal formulada a questão. Para melhor entendimento, poderia ter informado o grau de risco.

      O erro da questão está em afirmar que os corredores e aberturas de saída teriam, no máximo, 1m. Essa discricionariedade de mudança de medidas, que depende da existência dos "chuveiros", é referente à metragem de deslocamento, somente.

      Bons estudos.
    • NR-23

      Erro do intem "B"

      23.17.5 Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas. (123.059-0 / I1)
    • a) A distância percorrida entre as saídas e locais de trabalho foi mensurada em 30 m e a largura máxima dos corredores e das aberturas de saída em 1 m. Segundo informação, tal situação poderá ser mantida devido à existência de chuveiros automáticos na edificação. Deve ser de 1,20 !!
      b) Os extintores portáteis de incêndio, devidamente identificados por uma seta larga vermelha com bordas amarelas, estão distribuídos em locais comuns e de circulação nos pavimentos, corredores e dentro das caixas de escadas, com sua parte superior até 1,60 m acima do nível do solo. Nao deve haver extintores nas escadas!
      c) Há chuveiros automáticos em todos os pavimentos. Os que se encontram nos pavimentos destinados exclusivamente a escritórios e a processamento de dados, possuem seus registros fechados durante o horário de funcionamento das atividades, a fim de preservar os equipamentos eletrônicos, mas são mantidos abertos nos períodos em que não há ninguém na edificação. Devem ser fechados somente em caso de manutencao ou inspecao!
      d) d) O sistema de alarme, também usado na segurança corporativa e na patrimonial, emite o mesmo som, na mesma tonalidade e em sinais receptivos, em todos os locais da edificação; é acionado, dentre outras formas, por botões em caixas lacradas com tampa de plástico, facilmente visíveis. As campainhas ou sirenes de alarme deverão emitir um som distinto em tonalidade e altura, de todos os outros dispositivos acústicos do estabelecimento.
      E - CERTA !

      BONS ESTUDOS ! AGORA VA AS ESTRELINHAS E DE SUA NOTA ! SE FOR DAR UMA NOTA FRACA DEIXE UM COMENTARIO MELHOR. =]

      TECLADO DESCONFIGURADO.
    • Erro da A - 1m
      B é o gabarito, esta dfe acordo com a NR23
      Erro da C - Registros sempre abertos, salvo manutenção
      Erro da D - facimente vísíveis e facilmente quebrável ele tem que ser, porém a NR23 termina com facilmente quebravéis, o que gera a dúvido no erro. Além do fato que, na "mesma tonalidade", a NR23 diz sobre distinto de todos os outros. Mas a questão não faz referência a mesma tonalidade dos outros. Outra dúvida?
      Erro da E - Eles ficam durante o dia e a noite. A segurança física e patrimonial opera 24hs.
      gabarito correto B
    • Item B - também errado
      dentro da caixa das escadas
      então,
      Questão Anulada????


    • NR-23:

      23.17.5 Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas.

      então nas caixas de escadas estaria correto.

      Correto B.
    • Questão polêmica, mas acredito que a letra "a" seja a correta dentro dos preceitos da NR-23 ,justificativa segundo professor Marcos Girão: 
      23.2.4Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos.
      ....

      23.2.6.1 Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros (sprinklers), automáticos, e segundo a natureza do risco.
      23.1 DISPOSIÇÕES GERAIS.
      23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:
      a) proteção contra incêndio;
      b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
      c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
      d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

      23.8.5 As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do pessoal operário, bem como os guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra o fogo e o seu emprego.
      RSRS... Exagerei um pouco, mas é pra não passar despercebido
      COPIEI AQUI PRA MOSTRAR O EQUIVOCO DO COLEGA ACIMA, QUE JUSTIFICOU AS OUTRAS E APENAS COLOCOU A LETRA "E" COMO CORRETA,SEM FUNDAMENTOS.
      BONS ESTUDOS A TODOS!
    • Até agora ninguém falou porque a letra E está correta o erro das outras é notório mas o pessoal deve permanecer diuturnamente na repartição!!!!
    • LETRA E CORRETA

      A questão diz em seu enunciado:
      " Está de acordo com a NR-23 a situação apresentada em: "

      A NR em questão "
      estabelece as medidas de proteção contra incêndio que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. "

      A referida NR diz:
      "23.8.5. As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do pessoal operário, bem como os guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra o fogo e o seu emprego."

      É claro que, levando em conta a Segurança Patrimonial, se faria necessária a permanência de guardas ou vigias devidamente capacitados durante 24hs. Mas aqui devemos nos ater à NR23.

    • "O sistema de alarme, também usado na segurança corporativa e na patrimonial, emite o mesmo som, na mesma tonalidade e em sinais receptivos, em todos os locais da edificação". Dá-se a entender com a frase, que o som e tonalidade emitidos é o mesmo em todos os locais da edificação ( mas é o mesmo sinal específico), e não que é igual aos demais sinais sonoros que existem na edificação.
    • A afirmação sobre alarmes na alternativa D não está errada. O erro é que a caixa dos alarmes devem ser facilmente QUEBRADAS e não facilmente VISÍVEIS, como afirma a questão.

       

    • Vamos indicar para comentário guerreiros...

    • GABARITO E

       

      Após o término das atividades (expediente) e a edificação permanecendo vazia não terá ninguém responsável pelo combate a incêndio. Algumas edificações não possuem vigilantes 24h por dia em turnos de revezamento e muitos órgãos e entidades públicas, também, não.

       

      O erro da alternativa D está em afirmar que os sinais sonoros de alarmes de incêndio e segurança patrimonial são os mesmos.Mandarini em sua obra "Segurança Corporativa Estratégica" cita que os sinais sonoros de alarmes deverão ser diferentes para que haja uma distinção entre uma emergência e outra, sabendo como proceder de forma mais rápida e eficaz. 


    ID
    326734
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 4ª REGIÃO (RS)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação às formas de extinção de incêndio previstas na NR-23, é correto afirmar:

    Alternativas
    Comentários
    • Comentando...
      A) Apenas as empresas ou estabelecimentos que não possuírem sistemas automatizados de alarme e extinção de incêndio, como os chuveiros automáticos, devem possuir em seu quadro pessoas habilitadas no manejo de equipamentos de extinção e combate ao fogo. (errada) 
      23.1.1 Todas as empresas deverão possuir:

      a) proteção contra incêndio;
      b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
      c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
      d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

      B) O elemento água pode ser usado apenas na extinção de fogos Classe A, ou na forma de espuma, para extinção dos fogos Classe A e B. (errada)
      "23.10.4 A água nunca será empregada:
      a) nos fogos de Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
      b) nos fogos de Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e,
      c) nos fogos de Classe D.

      C) A Classe C de incêndio, além de ser uma das mais perigosas, é a que admite a maior gama de agentes extintores para seu combate, como o dióxido de carbono, pó químico seco, balde de areia e limalha de ferro fundido. (errada)
      23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.
      D) Para combater o início dos fogos Classes A, B e C, todos os estabelecimentos, mesmos os dotados de chuveiros automáticos, devem possuir extintores de incêndio portáteis do tipo água pressurizada ou espuma, em conjunto com os extintores do tipo químico seco ou gás carbônico. (certa)
      23.12.1 Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir.
      E) Para garantir o correto funcionamento dos sistemas de extinção de princípios de incêndio, os extintores portáteis devem ser inspecionados visualmente, no mínimo, uma vez a cada semestre. (errada)
      23.14.2 Cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres, os manômetros, quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos.
    • Não consegui visualizar o erro da alternativa B. Alguém pode explicar melhor?!
       
      b) O elemento água pode ser usado apenas na extinção de fogos Classe A, ou na forma de espuma, para extinção dos fogos Classe A e B.

      NR 23- 23.13.1--> o extintor tipo ESPUMA será usado nos fogos de classe A e B.
      NR 23-23.13.4 o extintor tipo AGUA PRESSURIZADA, ou AGUA-GAS deve ser usado em fogos classe A, com capacidade variável entre10 e 18 litros.

       
    • a) Apenas as empresas ou estabelecimentos que não possuírem sistemas automatizados de alarme e extinção de incêndio, como os chuveiros automáticos, devem possuir em seu quadro pessoas habilitadas no manejo de equipamentos de extinção e combate ao fogo. TODAS AS EMPRESAS DEVEM POSSUIR!!!
      b) O elemento água pode ser usado apenas na extinção de fogos Classe A, ou na forma de espuma, para extinção dos fogos Classe A e B. adminito que errei! Mas a explicacao e a seguinte! A agua PULVERIZADA COMO NEBLINA pode ser usada nos incendios classe B e PULVERIZADA nos classe C!
      c) A Classe C de incêndio, além de ser uma das mais perigosas, é a que admite a maior gama de agentes extintores para seu combate, como o dióxido de carbono, pó químico seco, balde de areia e limalha de ferro fundido. Para apagar incendios classe C pode ser usado Po quimico seco e Gas carbonico! AREIA pode ser usada nos tipos B e D, e a LIMALHA DE FERRO FUNDIDO nos tipo D!
      d) CORRETA!
      e) Para garantir o correto funcionamento dos sistemas de extinção de princípios de incêndio, os extintores portáteis devem ser inspecionados visualmente, no mínimo, uma vez a cada semestre.  A inspensao deve ser mensal!!

      Bons estudos !
    • O erro da assertiva "B" reside na afirmativa de que o extintor à base de água pode ser usado apenas nos fogos de classe "A", sendo que este também pode ser usado  nos fogos da Classe B,  sob a forma de neblina; ou nos fogos da Classe C, sob forma de água pulverizada. Também errei essa.

      Bons estudos.
    • Água é somente para classe A, para as outras classes tem que ser neblina e pulverizada, a alternativa está corretíssima pois não me é recomendado usar água normal , água, o que diz a questão.
      Já o gabarito correto diz químico seco OU gás carbonico. Necessariamente gás carbonico pois não existem materiais de classe D,
      Gabarito correto B, e a banca não alterou o resultado

       

    • A questão fala água na forma espuma, não sei como a banca consegue fazer a água virar espuma, enfim... está errada tb, ok
      Mas e a alternativa D? Eu poderia fazer conjunto com Químico ou(e não) com o CO2, onde não tenho classe D.
      ????
    • Alternativa "b" 
      ELEMENTO ÁGUA ( que pode assumir além da água outras formas) 
      Q É diferente
       EXTINTOR PORTÁTIL (DE ÁGUA PRESSURIZADA OU ÁGUA-GÁS).
      ÁGUA SÓ poderá ser usado na classe "A", 
      ÁGUA na FORMA de neBlina usa-se na classe "B";
      NA FORMA PULVERIZADA usa-se na classe "C";
      E NUNCA USA ÁGUA, EM NENHUMA FORMA, NA CLASSE "D".

      EXTINTOR PORTÁTIL (de água pressurizada ou água-gás)  é admitido na classe "A".
      Espero ter ajudado.
      Bons estudos a todos!
    • a classe b é a que admite maior gama de agentes extintores

    • concordo...

      ...mas a ESPUMA pode ser:

      QUÍMICA = sulfato de aluminio ou bicarbonato de sódio.

      Mecânica = BATIMENTO DA ÁGUA.

      NORMA CONTUNDENTE...

    • INSPEÇÃO VISUAL______________     Mensal

       

      PESAGEM: __________________Semestralmente.           Se a perda de peso for além de 10%, deverá ser providenciado sua recarga.

       

      ESTINTOR TIPO "EXPUMA": Deverá ser recarregado ANUALMENTE.

       

      obs: "expuma" é o único que terá que ser recarregado anualmente.

       


    ID
    326737
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 4ª REGIÃO (RS)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação às regulamentações de saídas de emergência previstas na NR-23, é correto afirmar que as

    Alternativas
    Comentários
    • Comentando...
      a) escadas em espiral, de mão, ou as externas de madeira são consideradas partes de uma saída, desde que iluminadas e com equipamentos de proteção contra incêndio, uma vez que as escadas devem possuir resistência ao fogo. (errado)
      23.2.9 Escadas em espiral, de mãos ou externas de madeira, não serão consideradas partes de uma saída.
      b) vias de passagem e corredores de acesso às saídas devem possuir largura de 1,20 m, sendo permitido, no máximo, 0,40 m de obstrução, de tal forma que a largura mínima livre permaneça igual à das portas convencionais, ou seja, 0,80 m. (errado)
      23.2.4 Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos.
      c) caixas de escada devem ser providas de portas corta-fogo, as quais devem fechar-se automaticamente e poderão ser abertas não apenas pelo lado do sentido de rota de saída para fuga, mas também pelo sentido contrário.(certo)
      23.6.1 As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.
    • continuando...
      d) portas verticais, as de enrolar e as giratórias não são permitidas nas saídas, somente em comunicações internas; as portas de batentes, quando utilizadas, em ambos os casos, devem sempre abrir no sentido de saída. (errado)
      23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas.
      e) portas de emergência poderão ser fechadas pelo lado externo, desde que fora do horário de trabalho, e assegurada a não permanência de ninguém no interior da edificação. (errado)
      23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho. Deus abençõe.
    • Comentários como o do colega Antonio é que nos proporcionam aprendizagem eficiente.
      Sejam breves, e coloquem comentários que de fato possam ajudar os concurseiros.
      Valeuuu Antonio, seus comentáios são de grande relevância para meus estudos.

    ID
    353947
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os
    itens de 66 a 71.

    Algumas propriedades físicas da água, como, por exemplo, alta tensão superficial, baixa viscosidade e densidade relativamente alta, constituem desvantagens para o combate a incêndios.

    Alternativas
    Comentários
    • Assertiva correta. 

      A alta tensão superficial dificulta sua penetração e aderência a determinados produtos. Assim caso tivessemos um material com densidade menor teria mais eficiência. Quando à baixa viscosidade segue praticamente a mesma linha, material mais viscoso teria mais aderência. E a densidade, se pode verificar quando no combate à combustíveis leves como gasolina que a água tende a se depositar em uma linha abaixo do combustível. Caso a água tivesse densidade menor formaria uma camada superficial sobre o combustível. 

    ID
    353950
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os
    itens de 66 a 71.

    Para a instalação de um extintor portátil, deve-se observar as seguintes exigências: o dispositivo deve ser fixado em parede ou coluna; o suporte deve resistir a um peso três vezes maior que o do extintor; a posição da alça de manuseio do extintor não deve exceder 1,60 m em relação ao piso acabado; a parte inferior do extintor deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m em relação ao piso acabado; não deve haver obstrução do extintor por pilhas de mercadorias, matérias-primas ou qualquer outro material; deve-se priorizar a instalação do extintor em escadas, para facilitar a sua utilização.

    Alternativas
    Comentários
    • Assertiva incorreta. 

      Estava indo bem, agora fixar extintores nas escadas sem chance. Matou a questão. Em hipótese alguma se colocará um extintor em uma escada, ela tem uma função bem definida, que é circulação, ponto!
    • Segundo ANEXO XVI AO DECRETO No 3.950, de 25 de janeiro de 2010 - NORMA TÉCNICA No 16 (SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO)

      Sobre os extintores Portáteis e relativo ao mencionado na questão:

      - O suporte de fixação dos extintores em paredes, divisórias ou colunas, devem resistir a três vezes a massa total do extintor.
      - Para a fixação em colunas, paredes ou divisórias, a alça de suporte de manuseio deve variar, no máximo, até 1,60m do piso, de forma que a parte inferior do extintor permaneça no mínimo 0,20m do piso acabado.
      - Os extintores NÃO devem ser instalados em escadas.   Logo, a assertiva esta INCORRETA.
    • 2 ERROS:
      A distância mínima do extintor para o piso é de 60 centímetro e não de 20 centimetros
      Os extintores não devem ser instalados em escadas
    • NBR 12693/1993

      5.1.3.3 O extintor deve ser instalado de maneira que:

      g) não fique instalado em escadas.


    ID
    353953
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os
    itens de 66 a 71.

    Considere que Paulo, funcionário de determinada organização, seja surpreendido por incêndio e não consiga sair do prédio. Nessa situação, a primeira providência a ser tomada por Paulo deve ser a de procurar uma área não atingida pelo fogo e fechar as portas para o restante da edificação, vedando, se possível, as frestas com papéis, fitas adesivas, tecidos ou outros materiais disponíveis.

    Alternativas
    Comentários
    • Assertiva correta. 

      Questão extremista mas está correta. A situação imaginada é coisa de filme, porém o que se descreve seria o mais adequado para a situação. Logicamente, procurar por um local não afetado pelo incêndio. A vedação da porta permitirá que o estoque de oxigênio permaneça por mais tempo, ou no caso de uma sala com janela, que a fumaça tóxica dos outros ambientes não entre para esse. Outras importantes condutas são caso exista necessidade de caminhar em áreas tomadas pela fumaça, fazê-lo engatinhando, próximo ao chão, o ar estará menos saturado por fumaça. E no caso de ficar isalado em algum ambiente, procurar por alguma fonte de água para resfriar paredes e portas, prolongando a resistência do material às chamas. 
    • Só não entendi  a parte "vedando, se possível, as frestas com papéis, fitas adesivas, tecidos ou outros materiais disponíveis", pois, são materiais extremamente combustíveis, alguém poderia me explicar? onde isso é dito?
    • Primeira conduta seria caminhar agachado, tipica questão Certa e Errada. Se ignoramos este primeiro procedimento em caso de estar em um lugar em chamas - Certo, se não - Errado. CESPE e suas brincadeiras de mau gosto.


    ID
    353956
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os
    itens de 66 a 71.

    Considere que, ao sinal de alarme de incêndio de determinada edificação, o agente de segurança responsável pela evacuação do prédio tenha orientado os usuários a sair, em fila, somente pelo lado direito da saída de emergência. Nessa situação, a estratégia utilizada pelo agente permite que as guarnições de socorro adentrem o prédio pelo outro lado, sem maiores complicações.

    Alternativas
    Comentários
    • Assertiva correta. 

      O plano de evacuação é primordial para a resilência à emergências. Todos os deslocamentos de pessoas devem ser considerados e estudados para o melhor aproveitamento das saídas de emergência. 
    • – Ao sair fechar portas e janelas. Isso diminui o oxigênio no local e podeevitar que a propagação evolua; 

      – Não utilize o elevador

      – Desça sempre pelo lado direito da escada. Isso ajudará na organização da descida, e a facilitará o trabalho de quem precisa subir para combater o fogo.

      – Se o calor estiver insuportável, procure molhar a roupa. Isso irá manter sua pele úmida e prolongará a hidratação; 

      – Se precisar abrir uma porta, fazer isso bem devagar e com atenção. Se ela estiver quente não abra!  Lembre-se que o oxigênio alimenta a chama, se abrir a porta de uma sala em chamas a chance delas aumentarem é grande; 

      – Se ficar preso em algum ambiente, procure molhar o local o máximo que conseguir. Isso evitará que as chamas o alcance; 

      – Se o local estiver coberto por fumaçatente molhar o chão e sair rastejando. Esse é o jeito mais seguro para sair de um local assim; 


    ID
    353959
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação às ações de prevenção e combate a incêndio, julgue os
    itens de 66 a 71.

    Considere que uma panela cheia de óleo seja deixada sobre a chama do fogão, o que ocasiona um princípio de incêndio. Nessa situação, deve-se imediatamente jogar água sobre a panela para resfriar o líquido em chamas e fechar a saída de gás para evitar a propagação do incêndio.

    Alternativas
    Comentários
    • O óleo é um líquido inflamável (Incêndios classe B ).

      CLASSE B - Incêndios que ocorrem em líquidos inflamáveis, tais como óleo, gasolina, álcool, etc. Para sua extinção, utilize agentes abafadores tais como CO2, Pó Químico ou Espuma.

      Nunca utilizar água para apagar incêndio em tanques de óleo pois, os riscos deaumento das chamas serão ainda maiores devido à pulverização do óleo quenteprovocada pela água.
    • Assertiva incorreta. 

      Procedimento incorreto, caso você fizer isso ou vai atear fogo na sua casa ou em você mesmo. O procedimento correto é fechar a saída de gás, caso seja possível em segurança. Após encharcar uma toalha, com água, e cuidadosamente depositá-la sobre a panela, cobrindo toda ela. O óleo quando em chamas estará em temperatura de combustão, jogar água apenas fará com que o óleo se espalhe e tenha uma superfície maior de contato com o comburente, aumentanto a dimensão do incêndio. 
      Pode-se ver com mais facilidade o procedimento no vídeo do link abaixo:
      http://www.youtube.com/watch?v=kco5E06lMXQ
    • discordando da colega, penso se tratar de um incendio classe K, e não B...

    • Para combater incêndios da classe K (e não B, como a colega disse), utiliza-se bicarbonato de sódio.

    • Incêndio em Cozinha - Classe K (Kitchen).... Agente Saponificante!!! (Bicarbonato de sódio + Agente Úmido)


    ID
    355120
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    Corresponde à classe A o incêndio provocado por ponta de cigarro acesa sobre folhas secas.

    Alternativas
    Comentários
    • Para facilitar a maneira de se combater os incêndios, vamos dividi-los

      em quatro classes:

      CLASSE “A”- Combustíveis sólidos (exs.: papel, madeira, pano, borracha, etc)

      CLASSE “B”- Combustíveis Líquidos (líquidos inflamáveis - graxas e combustíveis)

      CLASSE “C”- Equipamentos Energizados;

      CLASSE “D”- Materiais Pirofóricos (magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio

      fragmentado, zinco, titânio, sódio, zircônio).

    • A água remove a fonte de combustível ao torná-la totalmente úmida e o vapor gerado diminui a concentração de oxigênio disponível naquele local. No momento em que os bombeiros chegarem ao incêndio, deverão interligar suas mangueiras à fonte de água mais próxima, ou, ainda, o combate pode ser feito através de caminhão ou helicóptero. Caso você esteja sozinho com a sua família, sem o auxílio de profissionais, faça todo esforço para controlar o fogo com água disponível afim de impedir a propagação das chamas. Porém, se o incêndio atingir níveis maiores, chame o corpo de bombeiros e deixe o local, imediatamente;


    ID
    355123
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    O comburente dos incêndios pode originar-se da estrutura molecular de pólvora de fogos de artifícios.

    Alternativas
    Comentários
    • Comburente é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão na presença de uma fonte de calor inicial (o oxigênio é o principal comburente). Em resumo, é a substância que alimenta a combustão.Por exemplo: a madeira é um combustível e na presença de oxigênio (comburente) não reage por si só, necessita de uma fonte de calor externa para iniciar a combustão. Desta forma o triângulo do fogo se completa. O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química.
    • Não consegui achar nada que me explicasse de fomar mais clara essa assertiva. Pelo que entendi, pode ser que haja na pólvora dos fogos de artifício oxigênio suficiente para a combustão, não sob forma gasosa, mas sob forma de compostos químicos.

    • ????
      não entendi mesmo, até onde estou cansado de ler combustível seria o material a ser oxidado; e o comburente, o agente oxidador, sendo o mais comum o oxigênio. Pólvora não é comburente, um outro comburente que me lembrei é o flúor, que de qualquer jeito não se enquadra nessa questão.....

    • o comburente, o combustível e a temperatura de ignição (calor). Os três elementos reunidos constituem o chamado triangulo do fogo. O comburente é o oxigênio da atmosfera. Pode ser dito que é ele que faz queimar. Já o combustível é aquilo que entra em combustão. Pode ser dito que é aquilo que queima. Gravem que a temperatura de ignição é aquele calor que começa o fogo.  

    • Questão muito difícil, a CESPE apela. Uma questão desta não mede conhecimento de nada, é meramente para excluir os candidatos, ou favorecer um certo grupo, porém, para entender esta questão necessitamos unir dois conceitos:

       

      O fogo é um processo químico de transformação, também chamado combustão, de materiais combustíveis e inflamáveis, que, se forem sólidos ou líquidos, serão primeiramente transformados em gases para se combinarem com o comburente (geralmente o oxigênio), pois existem combustíveis que queimam sem a presença dele, como o antimônio em atmosfera de cloro, e, ativados por uma fonte de calor e desenvolvendo uma reação em cadeia. O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Porém, há casos isolados de combustões em que o comburente é o CLORO, onde o BROMO produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o ENXOFRE que produz chama amarela. O FLUOR também é um comburente e seu manuseio é muito perigoso.

       

       A pólvora "clássica" é chamada de pólvora negra e é fabricada com a mesma fórmula há milênios: 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre.

       

      Logo, conforme o entendimento da Cespe, o Engenheiro de Segurança, que estava fazendo esta prova, deveria ter o conhecimento da composição química de todos os elementos existentes no Planeta Terra, para saber que em sua estrutura molecular existem elementos que atuam como o comburente para o início da combustão.

    • 1. "Convencionou-se chamar de pólvora negra no ocidente: esse primeiro explosivo químico conhecido, consiste em uma mistura de enxofre (S), carvão (C) e nitrato de potássio (KNO3). O enxofre e o carvão atuam como combustíveis, enquanto o salitre (nitrato de potássio) é um oxidante."

      2. "O comburente mais comum é o oxigênio do ar, por estar disponível prontamente, mas pode ser qualquer substância oxidante. Na pólvora, o comburente é o nitrato de potássio (KNO3), que é um sólido."

      Um blaster certamente acertaria essa questão. Gabarito: Correto.


    ID
    355126
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    Dados os elementos essenciais do fogo, considera-se a fogueira das festas juninas fonte de calor.

    Alternativas

    ID
    355129
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    Considere que um balão de festa junina tenha provocado incêndio em uma mata e, momentos depois, uma forte chuva caiu na região, extinguindo o fogo. Nessa situação, é correto concluir que o incêndio foi debelado pelo método do abafamento.

    Alternativas
    Comentários
    • Conhecido o triângulo, o fogo só existirá quando estiverem presentes os três elementos básicos e essenciais do fogo. Calcado neste conhecimento é que se determinam os métodos modernos de combate ao fogo. Portanto para extinguir o fogo, basta  desfazer o triângulo (combustível, Oxigênio e Calor), isto é, retirar um dos seus lados, logo extinguiremos o fogo.

      Foi acrescentado um quarto método, conseqüente da evolução dos estudos neste campo, extinção química do fogo:

      1. Retirada do material, quando se retira o combustível;
      2. Abafamento, quando se retira o oxigênio;
      3. Resfriamento, quando se retira o calor; e,
      4. Extinção química, quanto se interfere na Reação em Cadeia do fogo através do lançamento dos agentes extintores de hallon e de Pó Químico Seco.

      Primeiro Método – Retirada do Material Combustível, é o método de extinção mais simples na sua realização, pois, é executado com a força física e com os meios de fortuna, não exige aparelhos especializados, consiste na retirada, diminuição ou interrupção com suficiente margem de segurança no campo de propagação do fogo. Como por exemplo, do emprego deste tipo de extinção em combustíveis sólidos, citamos o aceiro praticado nos casos de incêndios, em matas, facultando seu domínio. Tipo de extinção em líquidos e gases citamos o fechamento de registros de paragem de fluxo. As donas de casas são bombeiras e não sabem: quando apaga o fogo do fogão fecho o registro de vazão médio e alto, apagando o fogo pela retirada do combustível líquido ou de gasoso do fogo.

      Segundo Método – Abafamento ou Retirada do Oxigênio. O Abafamento ou controle do comburente é dos métodos de extinção mais difíceis, pois, a não ser em pequenos incêndios, podem ser abafados com tampas de vasilhas, panos, cobertores, espumação químicas, espumação mecânica, etc.

      Terceiro Método – Resfriamento. O Resfriamento é o processo de absorção e o controle do calor, é o método de extinção mais usado. Consiste em roubar calor do material incendiado. O agente extintor mais usado para combater incêndios por resfriamento é a água. A água alem de existir em abundância na natureza e usada pelos bombeiros e tem a maior capacidade de absorção de calor.

      Quarto Método – Extinção Química.   No plano didático, o triângulo do fogo e os três métodos de extinção de incêndio já vistos, ainda que consideremos o básico no ensino preliminar de Prevenção e Combate a Incêndio, verificamos o fenômeno da combustão do fogo e a importância da Reação em Cadeia, processo químico e físico, contínuo e progressivo do fogo, onde concluímos ser o quarto elemento de extinção de incêndio.

    • No caso em questão, a água da chuva atuou no resfriamento da vegetação e assim extinguiu o fogo.

    ID
    355132
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    Um princípio de incêndio provocado por ponta de cigarro acesa pode ser adequadamente combatido com extintor de espuma.

    Alternativas
    Comentários
    • CORRETA.

      ESPUMA

      Existem dois tipos: química e mecânica.


      A espuma química (formada por bolhas e CO2)é produzida juntando-se soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio (com alcaçuz, como estabilizador). Sua razão média de expansão é de 1:10.


      A espuma mecânica (formada por bolhas de ar) é produzida pelo batimento mecânico de água com extrato proteínico, uma espécie de sabão líquido concentrado. Sua razão de expansão é de 1:6. A espuma mecânica de alta expansão chega a 1:1000. A espuma mecânica é um agente extintor empregado no combate a incêndio da classe "B" (líquidos inflamáveis). A espuma mecânica deve ser aplicada contra um anteparo, para que possa ir cobrindo lentamente a superfície da área incendiada.


      Tanto a espuma química como a mecânica têm dupla ação. Agem por resfriamento, devido a água e por abafamento, devido a própria espuma. Portanto, são úteis nos incêndios de Classe A e B.

      A espuma é condutora de eletricidade. Portanto, jatos plenos de espuma não devem ser aplicados em incêndios de equipamentos elétricos energizados, ou seja em incêndios de Classe C, porque contêm água.; também não é considerada agente adequado para incêndios que envolvam gases de petróleo.

      Fonte: 
      http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/fogo.html

    • "A espuma é condutora de eletricidade. Portanto, jatos plenos de espuma não devem ser aplicados em incêndios de equipamentos elétricos energizados, ou seja em incêndios de Classe C, porque contêm água.; também não é considerada agente adequado para incêndios que envolvam gases de petróleo."


      Um princípio de incêndio provocado por ponta de cigarro acesa pode ser adequadamente combatido com extintor de espuma.


      E se o incêndio atingir alguma parte elétrica?

    • Certo

      O princípio de incêndio provocado por ponta de cigarro pode ser combatido com extintor de Espuma Mecânica (EM-2A:10B) como por extintor de Água Pressurizada (AP-2A), uma vez que ambos os extintores atuam em Natureza de Fogo Classe A, conforme ABNT NBR 12693.


    ID
    355141
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
    Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
    florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
    motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
    ações da própria população, sendo os maiores causadores de
    incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
    seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
    desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
    fogueiras, balões e fogos de artifícios.


    Internet: (com adaptações).

    Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
    legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
    próximos itens.

    Caso um balão em chamas caia sobre folhas secas, estas se sujeitam ao fenômeno denominado pirólise.

    Alternativas
    Comentários
    • A pirólise constitui uma reação de decomposição por meio do calor.

    • Pela definição, pirólise ocorre com pouco ou nenhum oxigênio, sendo utilizada por exemplo para produção de combustíveis a partir da decomposição de resíduos.

      Um balão sobre folhas contém oxigênio disponível, como pode ser pirólise? a definição a partir da simples decomposição dos radicais gregos (pyros + lyses) está incompleta.

      Alguém pode ajudar?
      Ou simplesmente ninguém recorreu do gabarito e ficou por isso mesmo?
    • Também não consegui entender o que fundamenta essa questão estar correta, no entanto esse foi o gabarito definitivo da banca.
    • A resposta desta questão não condiz com o conceito de Pirólise.

    • A questão está correta.

      Pirólise é a decomposição de uma substância (apenas materiais sólidos) através do calor (reação química).

    • Não condiz, não encontrei coerência com a literatura técnica. Pirólise ocorre na ausência de oxigênio.

    • 1. A palavra pirólise possui origem grega e significa "decomposição pelo calor", ou seja, a degradação de um material por energia térmica.

      2. A pirólise no incêndio é uma transformação química que acontece por aquecimento de um material sólido combustível, sem a formação de chamas. Gabarito: Certo.


    ID
    365050
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação aos equipamentos de proteção e combate a incêndios citados na NR-23, é correto afirmar:

    Alternativas
    Comentários
    • o exercício de alerta:
      os exercício de combate ao fogo deverão ser feitos períodicamente, objetivando:
      a) que o pessoal grave o significado do sinal de alarme.
      b) que a evacuação se faça em boa ordem;
      c) que seja evitado qualquer pânico;
      d) que sejam atribuídas tarefas e responsabilidades específicas aos empregados.
      e) que seja verificado se a sirene de alarme foi ouvida em todas as areas.



    • Em que a alternativa B está errada??? Alguém poderia me explicar?

      Flw
    • Pois é! Tbm gostaria de saber.  Ao meu ver tem duas respostas certas.  B e E.
    • O erro da assertiva "B" reside na afirmativa de que todas as edificações deverão possuir sistemas de alarme e extintores portáteis, sendo que não se faz necessário em todas as edificações, e sim naquelas em que haja risco baixo, médio ou alto de ocorrência de incêncio.
      Bons estudos!!
    • Na verdade o erro da alternativa B é dizer que estar em todas as edificações, ao invés de dizer que deveria
      estar em locais de fácil acesso nas edificações... Tem que marcar a mais correta dentre as outras menos corretas ou sem erros.. digamos assim..  

      Nessa Banca pode se esperar de tudo, inclusive nada!!!



      abçss
    • Me indigna essas questões! A "b" tá mais que certa! Qual é o erro?
    • A resposta do porquê de a letra B estar errada encontra-se na própria NR23:

      "23.18.1 Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção."
                                               
       Logo, nos estabelecimentos de risco baixo, não se torna obrigatória a existência de um sistema de alarme.







    • Vejo a alternativa B como errada por conta do que já foi dito e também por "extintores portáteis" não fazerem parte do "sistema de alarme de incêndio", mas sim por serem um meio de combate ao fogo.
    • a) Pilhas de materiais em almoxarifados e mobílias como armários devem deixar um espaço mínimo de 0,10 m abaixo e ao redor dos chuveiros automáticos para assegurar a saída e dispersão da água desses equipamentos.  não há nada na norma a respeito de posição de mobílias, portanto, errada b) O sistema de alarme de incêndio, tal como os extintores portáteis, devem estar presentes em todas as edificações.  Segundo a norma, Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento, sendo em locais de fácil acesso e visualização exceto em escadas. Errada
      c) As portas corta-fogo das caixas de escada devem fechar-se automaticamente, podendo ser abertas apenas no sentido de fuga dos ocupantes. As porta corta-fogos devem fechar-se automaticamente e ser aberta nos dois lados, externo ou interno. Errada d) Não são admitidos para uso outros tipos de extintores portáteis além dos citados pela norma: “espuma”, “dióxido de carbo- no”, “químico seco” e “água pressurizada” ou “água-gás”.  Não vi nada a respeito na norma, tampouco outros tipos de extintores. Errada e) Um dos objetivos dos exercícios de alerta e combate ao fogo, além de que a evacuação da edificação se faça de forma ordena- da, é que também sejam atribuídas responsabilidades específicas aos empregados.  O treinamento dos empregados em razão de eventuais riscos de incêndio é de suma importância para a corporação e o sendo de forma ordenada, cada empregado desempenha um tipo de ação específica, ,mediante treinamentos em situações reais. Correta

    • 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: 

      a) proteção contra incêndio; 

      Não são todas as EDIFICAÇÕES, e sim todas as EMPRESAS!

      23.18 Sistemas de alarme. 

      23.18.1 Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção. (123.062-0 / I3) 


      Letra B incorreta/errada

    • "23.18.1 Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção."
                                               
      Portanto, nos estabelecimentos de risco baixo, não se torna obrigatória a existência de um sistema de alarme.

    • Eu queria saber o que gabarito tem a ver com a questao ? 

    • A questão fala de equipamento, e não procedimento, onde treinamento é algo fisico como um objeto ?

    • GABARITO E

       

      A FCC, infelizmente, trabalha assim: as 5 alternativas são sem lógica nenhuma, a que estiver menos errada vai ser considerada a certa. Acertei por eliminação mesmo. 

    • A)Pilhas de materiais em almoxarifados e mobílias como armários devem deixar um espaço mínimo de 0,10 m abaixo e ao redor dos chuveiros automáticos para assegurar a saída e dispersão da água desses equipamentos.

      Os extintores não poderão ser cobertos por pilhas de materiais.

      B)O sistema de alarme de incêndio, tal como os extintores portáteis, devem estar presentes em todas as edificações.

      Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção.

      C)As portas corta-fogo das caixas de escada devem fechar-se automaticamente, podendo ser abertas apenas no sentido de fuga dos ocupantes.

      As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados

      D)Não são admitidos para uso outros tipos de extintores portáteis além dos citados pela norma: “espuma”, “dióxido de carbo- no”, “químico seco” e “água pressurizada” ou “água-gás”.

      Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.

      E)Um dos objetivos dos exercícios de alerta e combate ao fogo, além de que a evacuação da edificação se faça de forma ordena- da, é que também sejam atribuídas responsabilidades específicas aos empregados.

      CORRETO


    ID
    365053
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Após percorrer e vistoriar as rotas de fuga e saídas de emergência de uma edificação, um agente de segurança constatou as se- guintes situações:

    I. No interior das caixas de escada, os corrimãos e espelhos nos degraus estão pintados na cor amarela, os extintores portáteis lá existentes estão pintados na cor vermelha e sinalizados por uma seta larga vermelha com bordas amarelas.

    II. Os corredores, com largura de 1,30 m, possuem sinais de direção e circulação na cor branca e portas de saída de emergência na cor vermelha.

    III. Na saída para o exterior, mesmo durante o horário em que há pessoas trabalhando no interior da edificação, as portas são fechadas com dispositivo de trava automática, que permite sua abertura simples e normal pelos ocupantes do lado interno da edificação.

    Está de acordo com as normas regulamentadoras as situações descritas em

    Alternativas
    Comentários
    • A assertiva I está FALSA, visto que o ítem 23.17.5 da NR 23, diz que: "os extintores não deverão ser colocados nas paredes das escadas", ou seja, em escadas não pode ter extintor.
    • As questões estão muito subjetivas, assim ao lermos o item III e compararmos com 23.6.1 As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados. (123.021-2 / I3) acharimos que estar errado, mas o item III é correto 
       

    • Jose, o "segredo" da afirmativa III está no início da frase(Na saída para o exterior), não citando as portas das caixas de escada. A porta que sai para o exterior do edifício, pode ter dispositivo que abre-a somente pelo lado interno, evitando assim uma eventual entrada de pessoas não autorizadas.
    • O item III menciona PORTAS DE SAIDA, nada tem a ver com PORTAS CORTA-FOGO! Item ERRADO

    • Porta dentro do local de trabalho não pode ser fechada a chave... porém admite-se fechamento por dispositivo de segurança que permita a qualquer pessoa abrí-las facilmente do interior do estabelecimento.


    ID
    394438
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, devem ser providos de extintores portáteis, permitindo-se, em caso de necessidade, o combate ao fogo em seu início. Esses extintores devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir.

    Alternativas
    Comentários
    • NR-23, todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir.

    • Existem estabelecimentos que não precisarão de extintores de incêndio necessariamente............ Há de se relevar o texto desatualizado da NR23.

    • que momento ele citou a nr 23?!!! quem fez isso foi o QC.

      em TODO prédio, pelo menos 50% das unidades extintoras deverá ser através de extintores portáteis!

      NT ESTADUAL!


    ID
    394441
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    Todas as empresas devem possuir, em seu local de funcionamento, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio. A largura mínima recomendada das aberturas de saída deve ser de 2,5 m.

    Alternativas
    Comentários
    • Item errado de acordo com a NR 23 - Proteção Contra Incêndios
      23.2.1 A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte
      centímetros)
    • A NR 23 sofreu uma revisão (portaria SIT n 221, de 06 de maio de 2011) que extinguiu esta medida mínima.
    • De acordo com a N.R. 23 não há mais largura mínima:

      23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se 

      encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência. 

      fonte: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A2E7311D1012FE5B554845302/nr_23_atualizada_2011.pdf

    • 23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


    ID
    394444
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    As portas de emergência devem, fora do horário de trabalho, ser fechadas pelo lado externo.

    Alternativas
    Comentários

    • Item errado de acordo com a NR 23 - Proteção Contra Incêndios
      23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo,
      mesmo fora do horário de trabalho.
    • A NR 23 sofreu revisão (Portaria SIT n 221, de 06 de maio de 2011) e este item foi eliminado. No entanto, a orientação é válida. A norma prevê, em seu item 23.5: As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
    • QUESTÃO DE LÓGICA: E se alguém estiver limpando após o expediente. Nas empresas grandes é o que geralmente ocorre.

    • 23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


    ID
    394447
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    Máquinas e aparelhos elétricos que devem permanecer ligados mesmo em caso de incêndio devem conter, próximo à chave de interrupção, placa com aviso referente a esse fato.

    Alternativas
    Comentários
    • Item correto de acordo com NR 23 - Proteção Contra Incêndios
      23.7.2 As máquinas e aparelhos elétricos que não devam ser desligados em caso de incêndio
      deverão conter placa com aviso referente a este fato, próximo à chave de interrupção
    • Item revogado questão desatualizada


    ID
    394450
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    Nos estabelecimentos industriais com cinquenta ou mais empregados, é obrigatório haver aprisionamento conveniente de água sob pressão, a fim de ser possível, a qualquer tempo, extinguir, em seu início, fogo de classe B.

    Alternativas
    Comentários
    • Item 23.10.1 da NR-23 - Nos estabelecimentos industriais de 50 (cinquenta) ou mais empregados, deve haver um aprisionamento conveniente de água sob pressão, a fim de, a qualquer tempo, extinguir os começos de fogo de Classe A.

      E, não Classe B.

      Portanto, item está ERRADO.
    • A NR 23 sofreu revisão (Portaria SIT n 221, de 06 de maio de 2011) e este item foi eliminado. No entanto, a orientação é válida.
    • Questão desatualizada!

      Essa NR foi atualizada em 2011 e hoje só possui 5 itens, portanto não contempla mais esse dispositivo.

      Bons estudos!
    • Classes de incêndio:


      B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso NÃO se pode usar água;


    • NR 23 Proteção  Contra Incêndios

       

      23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis

       

      As Normas ABNT - Incêndio, dão suporte para o texto da NR 23. Portanto, devemos estudar estas normas e quando possível a legislação estadual.

       

       

    • Ele está se referindo a NT. o Qc que está vinculando a nr 23, por ter esse texto na antiga NR... porém esse texto continua firme e forte nas NT.


    ID
    394453
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Acerca de proteção contra incêndios, julgue os itens subsecutivos.

    Fogos da classe D incluem os elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    Alternativas
    Comentários
    • CLASSE A:
      Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.


      CLASSE B:
      Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.

      CLASSE C:
      Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.

      CLASSE D:
      Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.

      CLASSE K:
      Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.


      http://www.casaolivetti.com.br/classes.html
    • Piroforicidade é a tendência que um determinado material tem de reagir com o ambiente e entrar em combustão quando ele se encontra na forma de partículas finas. Tal propriedade faz com que esses materiais entrem em combustão mesmo sem que haja uma fonte clara de ignição.

      Os metais são alguns dos materiais que apresentam maior piroforicidade, com a mesma podendo ocorrer com elementos como sódio, lítio, magnésio, urânio, potássio, césio, alumínio, dentre outros.

      Por conta da particularidade desses elementos, incêndios de classe D são extremamente perigosos e difíceis de controlar, devendo-se lidar com o mesmo por meio do uso de material apropriado


    ID
    407962
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    O duto de uma prensa hidráulica de um laboratório de
    conformação mecânica se rompe e derrama óleo na motobomba
    e no piso. O aquecimento e o atrito do motor provocam um
    princípio de incêndio. O operador desliga imediatamente a
    energia elétrica e joga areia fina sobre o fogo. A brigada de
    incêndio presta o socorro necessário e o fogo é debelado.

    Com referência à situação hipotética acima, julgue os itens a
    seguir.

    O fogo de classe A é caracterizado por deixar resíduos e pode ser combatido pelo método do resfriamento com aplicação de água.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: Certo

      Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

      O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos da Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

      Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr23.htm

    ID
    407965
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    O duto de uma prensa hidráulica de um laboratório de
    conformação mecânica se rompe e derrama óleo na motobomba
    e no piso. O aquecimento e o atrito do motor provocam um
    princípio de incêndio. O operador desliga imediatamente a
    energia elétrica e joga areia fina sobre o fogo. A brigada de
    incêndio presta o socorro necessário e o fogo é debelado.

    Com referência à situação hipotética acima, julgue os itens a
    seguir.

    O fogo no motor elétrico energizado é denominado de classe B.

    Alternativas
    Comentários
    • Classe A: incêndios causados que deixam brasa, como os à base de celulose (madeiras, lonas, papéis, palhas, serragens, lixos), os materiais carbonáceos (carvão e coque), e os materiais a base de nitrocelulose (filmes, material fotográfico).

      Classe B: incêndios causados por óleos minerais (petróleo, gasolina, querosene, graxa, verniz, tinta), por óleos vegetais(alcoóis, acetona, éter, óleo de linhaça), e por óleos de animais (banha, peixe, etc).

      Classe C: incêndios em equipamentos elétricos (motor, transformador, reator), quando eletrificados. Caso contrário serão incêndios classe A.


      QUESTÃO ERRADA!!
    • CLASSES DE INCÊNDIO

      Classe A: fogo em combustíveis comuns que deixam resíduos, o resfriamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em papel, madeira, tecidos, etc.

      Classe B: fogo em líquidos inflamáveis, o abafamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em gasolina, óleo e querosene, etc.

      Classe C: fogo em equipamentos elétricos energizados, agente extintor ideal é o pó químico e o gás carbônico. Exemplo: Fogo em motores transformadores, geradores, etc.

      Classe D: fogo em metais combustíveis, agente extintor ideal é o pó químico especial. Exemplo: Fogo em zinco, alumínio, magnésio, etc.

    • Se tem Energia Elétrica é sempre C

      C de CURTO CIRCUITO

    • Classe A, pois o operador desligou a rede elétrica.


    ID
    540982
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A NR-23 define diversos procedimentos sobre proteção contra incêndio, EXCETO

    Alternativas
    Comentários
    • Pra quem se confundiu na letra A.

      Obs: texto da NR 23 antiga, mas que serve pra esse caso.

       

      23.10.4 A água nunca será empregada: (Alterado pela Portaria SIT n.º 24, de 09 de outubro de 2001)
       

      a) nos fogos da Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
      b) nos fogos da Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e
      c) nos fogos da Classe D.


    ID
    541045
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Com relação aos recursos a serem empregados no Sistema de Comando de Incidentes, considere as afirmativas a seguir.
    I - Recursos são equipamentos e/ou pessoal prontos para serem utilizados taticamente em um incidente.
    II - A única pessoa que pode solicitar recursos no incidente é o Comandante do Incidente.
    III - Os recursos operacionais em um incidente apresentarão uma das três condições de estado possíveis: designados, disponíveis e indisponíveis.
    IV - Existem três categorias de recursos: único, equipe de intervenção e força-tarefa.

    Está correto APENAS o que se afirma em

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta: d)

      A II está errada porque:

      II – recursos: equipamento e/ou pessoal pronto para ser utilizado taticamente em incidente, que pode ser pedido, somente, pelo Comandante do Incidente, Chefe da Seção de Operações, Chefe da Seção de Planejamento e Chefe da Seção de Logística;


    ID
    541702
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    O conhecimento dos equipamentos de combate a incêndios, sua destinação e utilização são de responsabilidade da CIPA, o que inclui os extintores de incêndio. Nessa perspectiva, qual dos extintores NÃO é adequado à classe de incêndio direcionada?

    Alternativas
    Comentários
    • acertei, mas está incompleta a questão AP , pode ser pressurizada ou pulverizada 

    • Questão D

    • Resposta: Letra D

      Os principais tipos de extintores são os seguintes:

      1. Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);

      2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;

      3. Extintor de Gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), Nitrogênio, Vapor d´água;
       
      4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.

      Classes de incêndio:

      A - Materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;

      B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso NÃO se pode usar extintores à base de água;

      C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e de Gases são os permitidos para esse tipo de incêndio.

    • a) CO2 , para incêndios classe B => SIM, Boa eficiência

       b) CO2 , para incêndios classe C => SIM, Boa eficiência

       c) PQS, para incêndios classe C => SIM, Boa eficiência, contudo, pode causar danos em equipamentos delicados.

       d) AP, para incêndios classe C => NÃO. Não tem eficiência, EXCEÇÃO: SE PULVERIZADA

       e) AP, para incêndios classe A => SIM, Excelente eficiência.

      GABARITO : D

      Porém, passível de anulação. AP pode ser tanto Água pressurizada como pulverizada.

       

    • RESPOSTA: C

      Água em equipamentos elétricos NNNÂÂÂOOOOO......

    • O fogo é um processo químico que obedece rigorosamente as Leis das Proporções Definidas ou Leis de Proust, ou seja, a configuração desordenada desses três elementos não produzirá o fogo. Se suprimirmos desse triângulo, um dos seus lados, eliminaremos o fogo.

      Extintor de água:

      A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe CNão deve ser usados em painéis de relés e contatos elétricos, como centrais telefônicas, computadores, etc.


    ID
    541711
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A NR-23, que dispõe sobre proteção contra incêndios, estabelece medidas e procedimentos que deverão estar à disposição de todas as empresas. Observando a referida Norma, considere as afirmativas abaixo.
    I - Todas as empresas deverão possuir equipamentos em número suficiente para combater o fogo em seu início.
    II - Todas as empresas deverão implantar brigadas de incêndio.
    III - Todas as empresas deverão ter pessoas adestradas no uso correto dos equipamentos.
    IV - Todas as empresas deverão dispor de saídas suficientes para a retirada rápida das pessoas em serviço, no caso de incêndio.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas
    Comentários
    • Questão desatualizada.

       

      NR 23

      23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. 
       
      23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:  a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;  c) dispositivos de alarme existentes.  
       
      23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência. 
       
      23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída. 
       
      23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.  
       
      23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento. 

    • No ano em que a questão foi aplicada a NR-23 ainda não tinha sofrido alterações, portando se fosse aplicada nos dias de hoje, aí sim estaria desatualizada

       

    • QUESTÃO DESATUALIZADA !


    ID
    541738
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em instalações onde ocorra um incêndio, como em um depósito de óleo diesel, é possível que determinado tanque de estocagem venha a inflamar-se sem que haja contato direto com o fogo.
    Para que esse tanque não atinja a temperatura de ignição, a brigada, utilizando mangueiras de incêndio, atuará sobre ele empregando o método de

    Alternativas
    Comentários
    • Ótima Questão!!!!

    • óleo diesel é classe B que eh melhor extinto pelo método de abafamento, não?


    ID
    541741
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Nas medidas preventivas de combate a incêndios, os extintores devem ser distribuídos de acordo com os materiais combustíveis existentes no local, sendo classificados em:

    Alternativas
    Comentários
    • Tintas são de classe B.

    • a) Classe A – madeiras, papéis, tintas e borrachas (Classe B)

      b) Classe B – gasolina, tíner, nafta, óleo cru e álcool (OK!)

      c) Classe C – materiais elétricos, mesmo quando não energizados

      d) Classe D – sódio, lítio, magnésio, cobre e potássio

      e) Classe E – urânio, plutônio, cobalto, zircônio e antimônio

    • Existem inúmeros metais que podem ser afetados pela piroforicidade, entre eles: Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Ca), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) e Titânio (Ti).

      Fonte:https://www.planfire.com.br/o-que-sao-metais-piroforicos/#:~:text=Existem%20in%C3%BAmeros%20metais%20que%20podem,)%20e%20Tit%C3%A2nio%20(Ti).


    ID
    541771
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Estabelece a NR-23, em regras gerais, que todas as empresas, independentes do tamanho ou do número de empregados, devam possuir

    Alternativas
    Comentários
    • 23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:


       utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; 


       procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; 


      dispositivos de alarme existentes.  

    •  

      pessoas treinadas para o correto uso dos equipamentos de combate a incêndios


    ID
    542740
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 23ª REGIÃO (MT)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em relação à proteção contra incêndios, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA B
      Na antiga NR-23 - ou seja, antes da alteração pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011 - lemos no item 23.2.6: "As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno". Atualmente, este critério é definido pela ABNT NBR 9077.
    • a) os fogos classe (A) são provenientes de materiais de fácil combustão, tem a propriedade de queimar em sua superfície e profundidade e deixar resíduos, como os líquidos inflamáveis em geral ou os gases combustíveis sob pressão. 

       b) GABARITO

      as saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00 m nas áreas de risco grande e 30,00 m nas áreas de risco médio ou pequeno. 

       c) a água nunca deverá ser empregada no combate ao fogo de classes C, a não ser quando tiver sido pulverizada sob pressão com gás inerte, especialmente o dióxido de carbono, eficaz no combate a essa classe de fogo. (CLASSE D NUNCA, JAMAIS)

       d) os cilindros dos extintores de pressão injetada deverão ser pesados semestralmente para verificar se a perda de peso for além de 10% do peso original, o que exigirá sua imediata recarga. (ESPUMA É RECARREGADO ANUALMENTE)

       e) a distância máxima a ser percorrida para se atingir o local do extintor não deve exceder a 15,00 m na horizontal e 5,00 m na vertical, em caso de áreas de cobertura por unidade extintora de até 250 m², sob risco de incêndio de médio a grande. (ALGUÉM AJUDA?)

    • Na E , a DISTÂNCIA MÁXIMA A SER PERCORRIDA será de 20 m para ÁREA COBERTA P/ UNIDADE DE EXTINTORES de até 500 m2. E de 10m para areas de 250 e 150m2.


    ID
    544987
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 14ª Região (RO e AC)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Num programa de proteção contra incêndio baseado na NR-23, a área a ser protegida é de 50 m × 60 m, classificada como risco de fogo grande, com área coberta por unidade de extintores de 150 m2, não levando em consideração a distância máxima a ser percorrida. Para o atendimento destas condições, a quantidade de unidades extintoras e o número de extintores de gás carbônico de 2 quilos necessários são, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários

    ID
    544990
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 14ª Região (RO e AC)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A Proteção contra incêndios (NR-23), estabelece que

    Alternativas
    Comentários
    • A) Deverão ficar a uma altura de 1,60 do piso. (Sua Parte Superior)
      B) Certa
      C) Devem ser inspecionados a cada mês e recarregados anualmente.
      D) O método de abafamento com areia deve ser alternativa para fogos tipo B e D.
      E) a recarga deve ser providenciada a perda de peso seja além de 10%.
    • A redação da NR 23 foi alterada em maio/2011

    ID
    544993
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 14ª Região (RO e AC)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Um ambiente de trabalho onde o telhado está sujeito a uma temperatura em torno de 150 °C exige a utilização de sistema de combate a incêndio dotado de splinkers da classe de temperatura muito alta, que tem a especificação do limite de temperatura e a cor do líquido termo-sensível constante da ampola, respectivamente, conforme norma vigente, correspondente a

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA D
      As cores da ampolas são (NBR 6135, Tabela 3):
      Temperatura nominal (°C)----Coloração do líquido
      ------------57---------------------------------Laranja
      ------------68---------------------------------Vermelha
      ------------79---------------------------------Amarela
      ------------93---------------------------------Verde
      ------------141-------------------------------Azul
      ------------182-------------------------------Roxa
      -------183 a 260---------------------------Preta
    • GABARITO D

      º C / Cor da AMPOLA

      57   Laranja

      68   Vermelha

      79   Amarela

      93   Verde

      141  Azul

      182  Roxa

      183 a 260   Preta

    • 57 - 77 vermelho/laranja

      79 - 107 amarelo/verde

      121 - 149 azul

      163 - 191 roxo

      204 - 343 preto


    ID
    545284
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    PETROQUÍMICA SUAPE
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Tendo como base o fato de que, para a extinção de um incêndio, basta eliminar um dos elementos que formam o triângulo do fogo, NÃO constitui uma técnica de extinção de incêndio a(o)

    Alternativas

    ID
    545788
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Os extintores identificados por meio de uma estrela de cinco pontas, na cor amarela, destinam-se ao combate a incêndios em metais piróforos, entre os quais,

    Alternativas
    Comentários
    • Pirofóriocos: magnésio, zircônio e titânio

    • Existem inúmeros metais que podem ser afetados pela piroforicidade, entre eles: Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Ca), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) e Titânio (Ti).

      Fonte:https://www.planfire.com.br/o-que-sao-metais-piroforicos/#:~:text=Existem%20in%C3%BAmeros%20metais%20que%20podem,)%20e%20Tit%C3%A2nio%20(Ti).


    ID
    546550
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Os materiais fibrosos ou sólidos, que formam brasa deixando resíduos, após queimar, dão origem a incêndio de

    Alternativas
    Comentários
    • Água (H2O) –  Age por resfriamento e, em alguns casos, por abafamento devido à sua capacidade de se transformar em vapor. É indicado para combate de fogo classe A.

      Espuma – A espuma tipo AFFF forma um filme aquoso na superfície do combustível, agindo por abafamento e, em seguida resfriamento, o que dificulta a reignição. Mais indicado para combate a fogo classe B, mas também pode ser usado para classe A.

      Gases carbônico (CO2) – O gás age por abafamento e, depois, resfriamento. Não é condutor de eletricidade, mas pode ser asfixiante e seu uso deve ser evitado em ambiente pequenos. Recomendado para combate de fogo classe B e C.

      Pó químico – Age por abafamento, quebrando a reação em cadeia e interrompendo a combustão. Possui vários tipos de composição em grupos BC, ABC e D.

      Compostos halogenados – Provocam a quebra da reação em cadeia e também agem por abafamento. Têm como característica não danificar equipamentos eletrônicos sensíveis. São aplicáveis em classes A, B e C.


    ID
    546553
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Quanto à portabilidade, os aparelhos extintores de incêndio são classificados em portáteis e

    Alternativas
    Comentários
    • Extintores de incêndio sobre rodas, tipo carreta


    ID
    546556
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    O extintor de incêndio cujo agente extintor é a água deve ser

    Alternativas
    Comentários
    • EXTINTORES DE ÁGUA

      Extintor de incêndio do tipo carga de água é aquele cujo agente é a água expelida por meio de um gás. Quanto à operação eles podem ser:

      Água Pressurizada

      É aquele que possui apenas um cilindro para a água e o gás expelente. Sua carga é mantida sob pressão permanente.

      Água-gás

      É aquele que possui uma câmara, um recipiente de água e um cilindro de alta pressão, contendo o gás expelente. A pressurização só se dá no momento da operação


    ID
    546559
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Um exemplo de agente extintor mau condutor de eletricidade, cuja ação característica sobre o fogo de um princípio de incêndio é o abafamento gerado pelo envolvimento do corpo em chamas, em uma atmosfera pobre em oxigênio, é a(o)

    Alternativas

    ID
    546562
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Uma caixa de lixo ao lado da mesa de trabalho estava repleta de papel rasgado, pedaços de lápis, canetas inúteis e um estojo de madeira quebrado. Ao retornar do almoço, um funcionário percebe que está saindo fumaça daquela caixa e se surpreende com a formação de uma pequena labareda. Treinado para combate a início de fogo, o funcionário toma a iniciativa de evitar que o fogo fuja de controle. Para esse princípio de incêndio, o agente extintor deve ser

    Alternativas

    ID
    546565
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Caso apareça um pequeno foco de fogo na parte elétrica da bomba de um posto de combustível, durante uma operação de abastecimento de um veículo, os agentes extintores mais indicados para uso imediato, até que seja providenciado o total desligamento do equipamento da rede elétrica, são

    Alternativas
    Comentários
    • Gab: C

      Obs:no comentário abaixo utilizei o texto da NR 23 antiga, mas que para esse caso ainda se aplica perfeitamente.

       

      23.13 Tipos de extintores portáteis.


      23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.


      23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.


      23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.


      23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.


      23.13.5 Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho.


      23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.


      23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D.

       

      23.9 Classes de fogo.


      23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:


      Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;


      Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;


      Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

       

      23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.


    ID
    546688
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em um incêndio em metais como magnésio, zinco e titânio, utiliza-se como agente extintor o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • Magnésio, zinco e titânio são elementos pirofosfóricos -> Incêndio Tipo D -> Pó Químico

    • O certo não seria pó químico especial?


    ID
    547060
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    Em um incêndio em equipamentos ou instalações elétricas energizadas, utiliza-se como agente extintor o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • Água e eletricidade não combinam ! (*espuma possui água em sua composição).

      *A espuma mecânica, que é formada por bolhas de ar, é produzida através do batimento mecânico da água com o líquido gerador de espuma