SóProvas


ID
1137352
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CBM-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            TEXTO A

“Cada homem é uma raça.” A frase, título de um livro do escritor moçambicano Mia Couto, sintetiza a ideia de que cada indivíduo tem sua história, seu repertório cultural, seus desejos, suas preferências pessoais e, é claro, uma aparência física própria que, no conjunto, fazem dele um ser único. Rótulos raciais são, portanto, arbitrários e injustos. Mia Couto, com sua concepção universalista da humanidade, é citado algumas vezes em Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial (Contexto; 400 páginas; 49,90 reais), do sociólogo paulistano Demétrio Magnoli, recém-chegado às livrarias. Trata-se de uma dessas obras ambiciosas, raras no Brasil, que partem de um esforço de pesquisa histórica monumental para elucidar um tema da atualidade. Magnoli estava intrigado com o avanço das cotas para negros no Brasil e resolveu investigar a raiz dessas medidas afirmativas. O resultado é uma análise meticulosa da evolução do conceito racial no mundo. Descobre-se em Uma Gota de Sangue que as atuais políticas de cotas derivam dos mesmos pressupostos clássicos sobre raça que embasaram, num passado não tão distante, a segregação oficial de negros e outros grupos. A diferença é que, agora, esse velho pensamento assume o nome de multiculturalismo - a ideia de que uma nação é uma colcha de retalhos de etnias que formam um conjunto, mas não se misturam. É o racismo com nova pele.
Em todos os povos ou períodos da história, a sensação de pertencimento a uma comunidade sempre foi construída com base nas diferenças em relação aos que estão de fora, “os outros”.

            Diogo Schelp IN: Revista Veja, 2 set 2009.


A voz passiva é a construção que faz do paciente o assunto da frase. Sua escolha pode ser motivada pela irrelevância da identidade do agente do processo verbal.

Qual das passagens do texto A, considerando o contexto, serve adequadamente, de acordo com a norma padrão, de exemplo à afirmação acima?

Alternativas
Comentários
  • Alguem p/ esplicar,,

  • Gabarito Letra C .

    Descobre-se em Uma Gota de Sangue que as atuais políticas de cotas derivam dos mesmos pressupostos clássicos...”

    Em uma gota de sangue é descoberto que as atuais políticas de cotas derivam dos mesmos pressupostos clássicos.

  • Há dois tipos de voz passiva,a analítica e a sintética.Eliminando-se as alternativas B,D e E que não apresentam voz passiva,mas sim voz ativa,sobram apenas A e C.Ambas estão na voz passiva sinstética(Sintética,particula "Se",BIZU:SINSE(Sintética,partícula Se).Para descobrir se é "Se" é partícula apassivadora ou índice de indeterminação de sujeito,basta olhar pro verbo e relembrar que

    V.T.D/V.L/V.T.D.I-->Partícula apassivadora

    V.I/V.T.I---:Indeterminação do sujeito

    Na Letra A ,"Tratar" tem complemento verbal iniciado por preposição,logo,não é partícula apassivadora

    Na Letra C Descobrir é um verbo transitivo direto,logo é uma partícula apassivadora,tornando a frase em voz passiva.

    Gab.Letra C)