SóProvas


ID
1138075
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CRC-MA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tudo por dinheiro
Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”  
(IstoÉ – Agosto/2010)

Com relação aos aspectos semânticos e morfossintáticos do texto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O aposto é uma explicação. Na alternativa explica-se quem é Fernando Alonso, ou seja, companheiro de equipe de Felipe Massa.
  •  a)Em “Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos...", (1º parágrafo) há eufemismo, como figura de linguagem. Negativo, não há ideia de suavização. 

     b)Em “...para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse..." (3º parágrafo), o termo destacado representa, na oração, um aposto. Aposto explicativo, tá bem visível. portanto, alternativa correta!

     c)O termo destacado em “...para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse... (3º parágrafo) expressa uma ideia de proporção.  nunca no Brasil, tá bem explicitada que  expressa uma ideia de finalidade.

     d)A expressão “foi um tiro no pé", (último parágrafo) faz referência a uma conduta negativa do piloto Felipe Massa, que prejudicou os próprios companheiros de equipe.  Basta ler o texto, há uma citação ,  na qual a decisão de deixar o companheiro de equipe passar , decorrente de ordem dada pelo chefe de equipe prejudicou o Felipe Massa, de forma que deixou todos tristes, foi como se fosse um tiro no pé, de nós brasileiros, ou seja, felipe massa foi a vítima. 

     e)O termo “calou" (3º parágrafo), no contexto apresentado, foi usado denotativamente, no sentido de “não produzir som ou ruído".

     se leste 3° paragrafo , verificará que "calou"  foi usado no sentido conotativo, ou seja , sentido figurado.  A alma ficou calada, kkkk

     

     foco , força e fé!   Q ue Deus possa iluminar nossas vidas e nossas famílias, amém!

     

  • LETRA: B

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

    Por Exemplo:

    Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

    Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:

    Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.

    Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo segunda-feira assume a função de  adjunto adverbial de tempo.

    https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint22.php

     

  • A- Possante Ferrari -> uma Ferrari por si só é possante -> Pleonasmo e não Eufemismo

    B- Correta

    C-Para -> Finalidade

    D- O significado da questão está correto. No entanto, ele não prejudicou, mas sim beneficiou sua equipe.

    E- O termo "calou"foi usado no sentido figurado (conotativo).