SóProvas


ID
1138621
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade” (CHIAVENATO, 2008, p. 251). Dessa forma, no processo de mudança, para que haja a ruptura do padrão atual de comportamento, visando à substituição por um novo padrão, é necessário que ocorra a (o)

Alternativas
Comentários
  • (CHIAVENATO) "Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança. O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Kurt Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein et al., e que é aplicável a pessoas, grupos e organizações. O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento."

     

    O modelo de Kurt Lewin, se baseia em três estágio de mudança,  conhecidos como Descongelar – Mudar – Recongelar.  


     Descongelar - mostrar o “por que” que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.   
    Mudar - Procura realizar as mudanças necessárias e buscar a aceitação de todos.    
    Recongelar - Quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalha.

     

    Fonte: Comentários de alunos do Qc.

  • MUDANÇA É A TRANSIÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PARA OUTRA DIFERENTE, IMPLICANDO RUPTURA, TRANSFORMAÇÃO, PERTURBAÇÃO.

    FASES DA MUDANÇA:

     

    1) DESCONGELAMENTO: significa que as velhas práticas serão derretidas e desprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.

    2) MUDANÇA: Surge quando ocorre a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, sendo a fase em que novas ideias e práticas sçao aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.

    3) RECONGELAMENTO: Incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido, foi integrado á prática atual.

     

    FONTE: CHIAVENATO