(CHIAVENATO) "Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança. O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Kurt Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein et al., e que é aplicável a pessoas, grupos e organizações. O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento."
O modelo de Kurt Lewin, se baseia em três estágio de mudança, conhecidos como Descongelar – Mudar – Recongelar.
Descongelar - mostrar o “por que” que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.
Mudar - Procura realizar as mudanças necessárias e buscar a aceitação de todos.
Recongelar - Quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalha.
Fonte: Comentários de alunos do Qc.
MUDANÇA É A TRANSIÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PARA OUTRA DIFERENTE, IMPLICANDO RUPTURA, TRANSFORMAÇÃO, PERTURBAÇÃO.
FASES DA MUDANÇA:
1) DESCONGELAMENTO: significa que as velhas práticas serão derretidas e desprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.
2) MUDANÇA: Surge quando ocorre a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, sendo a fase em que novas ideias e práticas sçao aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.
3) RECONGELAMENTO: Incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido, foi integrado á prática atual.
FONTE: CHIAVENATO