SóProvas



Questões de Soluções Emergentes


ID
423136
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É característica geral da teoria Y:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
    A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Por exemplo, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_X_e_Y

  • Da série: forçando a barra. 

    Com a devida vênia, mas que gabarito "forçado" da Fundação Copia e Cola. A premissa da Teoria Y não é a que a letra E assinala. Respondendo aquele  colega que diz "banca optou pela 'menos errada'". Veja bem, meu caro (a), o gabarito é incoerente.  


    CHIAVENATO (2009) — Teoria Y: É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana, a saber: • As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certos condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físíco ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar. • As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às Necessidades da empresa: elas podem tornar-se assim, como resultado de sua experiência negativa em outras empresas. • As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O funcionário deve exercitar autodireção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e o esforço de alcançar os objetivos empresariais. • O homem médio aprende sob certas condições a aceitar, mas também a procurar responsabilidade. A fuga à responsabilidade, a falta de ambição e a Preocupação exagerada com a segurança pessoal são conseqüências da experiência insatisfatória de cada pessoa, e não uma característica humana inerente a todas as pessoas. Tal comportamento não é causa: é efeito de experiência negativa em alguma empresa. • A capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente - e não escassamente - distribuída entre as pessoas. Na vida moderna, as potencialidades intelectuais das pessoas são apenas parcialmente utilizadas. 

  • Hoje falaremos de um tema altamente ensinado nos cursos de Administração do Brasil inteiro, e que provoca algumas dúvidas e discussões por parte dos estudiosos: as Teorias X e Y. Dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores. Auxiliando as demais teorias sobre liderança de pessoas em uma empresa.

     

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

    O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;

    O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.

    Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

    Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;

    O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.

  • Assassinou a Teoria de McGregor.

  • A Teoria X e Y foca nas PESSOAS e não na administração! Nem mesmo a alternativa B poderia ser o gabarito, pois está mais para Teoria das Relações Humanas (foco no grupo, no social).

    Com o gabarito na mão ainda não é possível enquadrar essa resposta em nenhuma teoria.


ID
491878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Adotar ações que promovam o desenvolvimento no presente sem comprometer as necessidades de desenvolvimento das futuras gerações é uma prática de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Constituição Federal de 1988 está CERTA a questão.

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
  • CORRETO
    Complementando...

    O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do
    presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem
    a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chaves:
    1 – o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres
    do mundo, que devem receber a máxima prioridade;
    2 – a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao
    meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras
    (CMMAD, 1998, p. 46).

ID
736258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos do Instituto Tavistock de Londres serviram como base para o modelo de produção volvista. Essa abordagem era também denominada de:

Alternativas
Comentários
  • investigadores ligados ao Tavistock Institute de Londres fizeram alguns desenvolvimentos teóricos da corrente sociotécnica, levando ao que hoje conhecemos como sistemas sociotécnicos. Estes sistemas centram as suas análises nas implicações da mudança tecnológica no que respeita à relação entre o subsistema técnico e o subsistema social. O primeiro comporta o grau de automatização e de mecanização, a unidade de operações, a escala espácio-temporal do processo produtivo, as características da matéria-prima, o grau decentralização das tarefas e as características do espaço físico. O segundo refere-se às características das tarefas e das funções, aos sistemas de recompensa, às relações de supervisão e às características da cultura organizacional.


ID
766162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à evolução, às principais abordagens e a aspectos
diversos da administração no Brasil, julgue os itens a seguir.

As diferentes abordagens da administração surgiram em suas respectivas épocas como respostas aos problemas organizacionais mais relevantes.

Alternativas
Comentários
  • ABORDAGEM CLASSICA: FOCO NA PRODUÇÃO. MOTIVO: DEVIDO ÀS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

    ABORDAGEM HUMANÍSTICA: FOCO NOS ASPECTOS EMOCIONAIS DO SER HUMANO...

    ABORDAGEM NEOCLASSICA: FOCO NA MOTIVAÇÃO DO SER HUMANO E NA PRODUÇÃO...

    ABORDAGEM ESTRUTURALISTA: FOCO NO NEPOTISMO E NA CORRUPÇÃO (PARA EVITÁ-LOS)...

    ABORDAGEM COMPORTAMENTAL: FOCO NO COMPORTAMENTO HUMANO...

    ABORDAGEM DA CONTIGENCIA: FOCO NO AMBIENTE...

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Gabarito C

    Com pouco mais de 120 anos, a ciência da administração é o resultado cumulativo de uma ampla variedade de abordagens, que surgiram em razão de determinados contextos, com vistas a solucionar problemas e atender as demandas individuais, organizacionais e sociais, próprias de cada época.

    (ELISABETE MOREIRA)


ID
766225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de
excelência gerencial.

A matriz taxonômica do Modelo de Excelência da Gestão evidencia a forma como os resultados dos serviços públicos geram valor para a sociedade por meio do princípio da aprendizagem organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Conforme o proprio site da FNQ:

    "A relação entre os 11 Fundamentos e os 8 Critérios do MEG pode ser compreendida na Matriz Taxonomia = Fundamentos x Critérios de Excelência.

     A matriz taxonômica é basicamente um gráfico relacionando os 11 fundamentos com os 8 critérios.

     

  • Gab: Errado

    1 Pensamento sistêmico

    Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2 Aprendizado organizacional e inovação

    Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3 Liderança transformadora

    Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4 Compromisso com as partes interessadas

    Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

    5 Adaptabilidade

    Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6 Desenvolvimento sustentável

    Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7 Orientação por processos

    Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8 Geração de valor

    Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.


ID
803329
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Será possível planejar organizações de tal forma que tenham a capacidade de ser tão flexíveis e engenhosas ao mesmo tempo?”. Com essa frase pode ser caracterizada a visão metafórica da organização como:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as possobilidades, ao se mencionar em flexíveis pode-se pensar em organismos vivos, porém quando se coloca engenhosa, já está trabalhando, além da adaptação, com a inteligência aí entra o cérebro.


ID
803386
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de aprendizagem proposto no modelo Pós-Industrial (informacional) que envolve a percepção e exploração das possibilidades do ambiente é denominado de aprendizagem:

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem em circuito simples costuma ser associada ao modelo “Industrial” e a aprendizagem de circuito duplo ao modelo “Pós-Industrial” ou Informacional.

     

    - A aprendizagem de circuito simples refere-se ao indivíduo que incorpora novas práticas à medida que elas não contradigam os seus pressupostos e valores de base.

    - A aprendizagem de circuito duplo envolve um processo de percepção e exploração das possibilidades do ambiente.

     

    Fonte: Motta e Vasconcelos; Teoria Geral da Administração.

     

    Gabarito: C


ID
1013635
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Gitman (2011) define que, embora a maximização da riqueza do acionista seja o principal objetivo, muitas empresas ampliam seu foco para que contemple outros grupos de interesse, além dos acionistas. Essas partes interessadas que se compõem de funcionários, clientes, fornecedores, credores e outros que têm ligação econômica direta com o negócio são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. 
    É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


    Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:

    • Acionistas
    • Donos
    • Investidores
    • Empregados
    • Fornecedores/subministradores da empresa
    • Sindicatos
    • Associações empresariais, revolucionais ou profissionais
    • Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos
    • Grupos Normativos
    • Governos municipais
    • Governos estatais
    • Governo federal
    • ONGs
    • Concorrentes
  • Alternativa D.
    O conceito mais comumente utilizado para stakeholder é: “qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela obtenção de um propósito corporativo” (Freeman et al, 2008).

ID
1034347
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as proposições a seguir, referentes à forma lícita de terceirização dos serviços continuados. Com base em Vieira e Furtado (2007), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A administração deve observar para que não haja subordinação direta do pessoal da empresa à contratante
( ) A administração deve observar a pessoalidade com empregados da empresa.
( ) A administração poderá contratar os serviços para as áreas-fim e meio.
( ) A administração deve observar que a contratação deve ser para cargos extintos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Poderia explicar a questão Lima?
  • ESSE LIMA NÃO SABE NEM O QUE ELE TAH FAZENDO AQUI.. TODA QUESTÃO ELE SOH POSTA O GABARITO.. AFFE
  • É cediço que não se pode terceirizar serviços relacionados à área fim, logo, alternativa A.

  • Sobre a Terceirizaçãos de Serviços!

    Atualmente, a lei permite a contratação de terceirização de serviços para todas as atividades-meio da empresa. Mas proíbe-se a terceirização da atividade-fim.Que é aquela que somente a empresa pode realizar. No caso de um hospital pode contratar terceiros para manutenção de ar condicionado ,mas não para atender um paciente.


ID
1034365
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, marque a alternativa CORRETA para definição do "órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, entre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico e tecnológico":

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.973,

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - instituição de apoio - fundação criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das IFES e demais ICTs, registrada e credenciada nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

     I - agência de fomento: órgão ou instituição de natureza pública ou privada que tenha entre os seus objetivos o financiamento de ações que visem a estimular e promover o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação;

     VI - núcleo de inovação tecnológica: núcleo ou órgão constituído por uma ou mais ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação.

    V - Instituição Científica e Tecnológica - ICT: órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico;


ID
1100764
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No âmbito da Administração Empresarial, inovação é :

Alternativas
Comentários
  • Meio óbvio. Letra E


ID
1120333
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com os conceitos modernos de administração, a inovação leva as organizações e (ou) a nação a uma situação de

Alternativas
Comentários
  • Gab. (B)

    Acho que essa da para responder tranquilamente, poderia rolar uma pequena duvida quanto a (E) se o candidato pautasse sua resposta no conceito de ''inovação organizacional'', que ocorre quando a empresa estabelece formas mais produtivas para realizar o trabalho, seja com o auxilio de novos aparatos tecnológicos ou somente com a capacidade das pessoas de se reorganizar para melhorar seu rendimento, com isso os processos são aprimorados e a empresa obtem melhora na competitividade.


ID
1120450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de teorias das organizações.

O gestor que visa a inserção da instituição no novo contexto das organizações, marcado pela disputa acirrada de mercado, deve fomentar a inovação constante e buscar a quebra de paradigmas, a despeito da reação inicial dos colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • Corretíssima


    O gestor que visa a inserção da instituição no novo contexto das organizações, marcado pela disputa acirrada de mercado, deve fomentar a inovação constante e buscar a quebra de paradigmas (padrão), a despeito da reação inicial dos colaboradores.

  • Jovem, faz isso comigo não. Ajude-me aí.

  • FOMENTAR É INVESTIR. OU SEJA: PARA A ATUAÇÃO EM UM AMBIENTE INSTÁVEL, O GESTOR DEVE INVESTIR NA INOVAÇÃO E QUEBRAR OS PADRÕES SEGUIDOS. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É O SEU FOCO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)

     

    Sabemos que no contexto de uma mudança planejada, o ponto de partida é a alta gerência – o agente central.

     

    Nesse aspecto, a direção do processo deve ter a preocupação de manter a unidade de informação, ou seja, estarão presentes as incertezas, muitas vezes conflitantes e dispersivas entre os atores. Portanto, todo esse ciclo, cercado de explicações insatisfatórias, passa a oferecer resistência e negação à mudança. Essa é a reação inicial a que sugere o item: a resistência dos colaboradores, algo normal no processo de mudança.

     

    Então, a gestão de mudança requer capacidade de saber escutar e comunicar-se, "a despeito" da reação inicial. A expressão "a despeito" não é sinônimo de "ignorar"; logo, toda reação inicial à mudança deve ser considerada e discutida por aqueles que planejam a mudança proposta.

     

    Item certo.


ID
1138621
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade” (CHIAVENATO, 2008, p. 251). Dessa forma, no processo de mudança, para que haja a ruptura do padrão atual de comportamento, visando à substituição por um novo padrão, é necessário que ocorra a (o)

Alternativas
Comentários
  • (CHIAVENATO) "Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança. O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Kurt Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein et al., e que é aplicável a pessoas, grupos e organizações. O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento."

     

    O modelo de Kurt Lewin, se baseia em três estágio de mudança,  conhecidos como Descongelar – Mudar – Recongelar.  


     Descongelar - mostrar o “por que” que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.   
    Mudar - Procura realizar as mudanças necessárias e buscar a aceitação de todos.    
    Recongelar - Quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalha.

     

    Fonte: Comentários de alunos do Qc.

  • MUDANÇA É A TRANSIÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PARA OUTRA DIFERENTE, IMPLICANDO RUPTURA, TRANSFORMAÇÃO, PERTURBAÇÃO.

    FASES DA MUDANÇA:

     

    1) DESCONGELAMENTO: significa que as velhas práticas serão derretidas e desprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.

    2) MUDANÇA: Surge quando ocorre a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, sendo a fase em que novas ideias e práticas sçao aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.

    3) RECONGELAMENTO: Incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido, foi integrado á prática atual.

     

    FONTE: CHIAVENATO


ID
1166965
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Antes de se iniciar o desenvolvimento eficiente de um formulário ou de um relatório ou listagem, seja ele qual for, é necessário que se saiba, claramente,

Alternativas
Comentários
  • Letra C por que e para que aquela informação específica é necessária.


ID
1170490
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com exceção das atividades centrais do negócio, as organizações podem executar melhor, mais rapidamente e com menores custos, terceirizando todas as atividades restantes a fornecedores e especialistas externos. Esses tipos de organizações são denominados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    As características supracitadas não atendem os institutos propostos pelas assertivas, podemos ir pela exclusão. Não há conceito em duas obras que pesquisei — Administração Geral e Pública do autor Chiavenato tampouco Administração Geral do autor Rodrigo Rennó — portanto acredito que a banca possar ter usado um trabalho acadêmico para corroborar o pedido. 


    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0110_1285.pdf

  • Gabarito E

    A estrutura modular pode ser descrita como um tipo de estrutura de redes no qual, segundo Dess et al. (1995) apud Wood & Zuffo (1998), “a organização mantém as atividades essenciais da cadeia de valores e terceiriza as atividades de suporte, continuando, entretanto, a exercer controle sobre elas”

  • Organizações modulares com exceção das atividades centrais do negócio que elas podem executar melhor, mais rapidamente e com menores custos, as organizações modulares terceirizam todas as atividades comerciais restantes a empresas, fornecedores, especialistas-ou-consultores-externos.

  • modular = em rede

  • Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.

    A departamentalização matricial ou organização matricial é um tipo híbrido de departamentalização no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades têm como objetivo realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da departamentalização funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da matemática conhecidos como "teoria das Matrizes".

    A departamentalização por projeto representa a estratégia que permite um elevado grau de coordenação entre as partes envolvidas, que deixam suas posições anteriores para se fixarem temporariamente em um determinado projeto que passa a envolvê-las totalmente.

    Organizações virtuais. As organizações virtuais foram criadas devido ao impacto provocado pelo crescente desenvolvimento tecnológico e da moderna tecnologia da informação, que é um conjunto de atividades e soluções fornecidas pelos recursos da computação. Nesse tipo de organização, não existe a necessidade de possuir escritórios, prédios ou instalações convencionais com funcionários. As pessoas trabalham em suas casas, interagindo com o sistema de informação da organização através de computadores conectados a internet. Possui flexibilidade e é simples e ágil. O campo de atuação pode ser facilmente alterado e com rapidez, pois não possui uma fronteira definida. Essas organizações podem também ser chamadas de não-territoriais ou não-físicas.

    Estrutura em rede ou modular: É a desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente. Esse tipo de estrutura impossibilita saber onde a organização está nos termos tradicionais, pois cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente. Seu organograma é diferenciado em sua forma circular ou estrelado, sendo a unidade central, no centro do organograma, interligado às demais unidades.

    Fonte: https://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • ORGANIZAÇÃO LINEAR.

    A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga.

    Origem:

    • Organização dos antigos exércitos ;

    • Organização eclesiástica dos tempos medievais.

    Características:

    • Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados.

    • Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, as linhas de

    comunicações são rigidamente estabelecidas.

    • Centralização das decisões.

    • Formato piramidal.

    Vantagens:

    • Estrutura simples e de fácil compreensão.

    • Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e

    uma notável precisão de jurisdição.

    • Facilidade de implantação.

    • Estabilidade, Disciplina rígida

    • Indicada para pequenas empresas ou estágios iniciais

    das organizações.

    Desvantagens e limitações:

    • Estabilidade e constância das relações formais.

    • Autoridade linear baseada no comando único e direto.

    • A organização linear exagera a função de chefia e de

    comando.

    • A unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.

    • À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de

    comunicação

    • As comunicações tornam-se demoradas.

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

    A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio

    da especialização das funções.

    Com a organização funcional, o mestre de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção,

    deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.

    Característica:

    • Autoridade funcional ou dividida.

    • Linhas diretas de comunicação.

    • Descentralização das decisões

    • Ênfase na especialização.

    Vantagens:

    • Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos.

    • Permite a melhor supervisão técnica possível.

    • Desenvolve comunicação direta.

    • Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

    Desvantagens:

    • Perda de autoridade de comando.

    • Subordinação múltipla.

    • Tendência a concorrência entre especialistas.

    • Tendência a tensão e conflitos.

    Fonte: https://professorrobertocesar.files.wordpress.com/2011/03/16-organizac3a7c3a3o.pdf

  • ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF (CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR)

    linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional.

    Soma as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

    Na organização linha-staff, há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para

    proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo.

    Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de

    apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. 

    Características:

    • Fusão da estrutura linear com a funcional.

    • Existência de linhas formais e diretas de comunicação.

    • Separação entre órgãos operacionais e de apoio.

    • Hierarquia x Especialização

    Vantagens:

    • Assegura assessoria especializada e inovadora, mantendo o princípio da autoridade única.

    • Atividade Conjunta e coordenada dos órgãos de linha e staff.

    Desvantagens:

    • Existência de conflitos entre órgãos de linha e staff.

    • Dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff.

    Fonte: https://professorrobertocesar.files.wordpress.com/2011/03/16-organizac3a7c3a3o.pdf

  • Questão passível de anulação. VIRTUAL, REDE E MODULAR são sinônimos. Portanto, questão com 2 gabaritos.


ID
1181494
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um mundo em rápida transformação, funcionários permanentes limitam a flexibilidade da Organização. Um grande contingente de mão de obra permanente, por exemplo, restringe as opções gerenciais e aumenta os custos das organizações que sofrem os altos e baixos dos ciclos do mercado. Portanto__________________________________ é um expediente que vem sendo usado em Organizações do mundo inteiro na busca de melhor adequação dos seus quadros de pessoal.

A lacuna acima se preenche com a seguinte alternativa:

Alternativas

ID
1185298
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança é uma constante na organização e começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de alguma parte da organização. As forças impulsionadoras da mudança, denominadas exógenas, são originadas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Conceito a seguir do professor Rodrigo Rennó, página 56. 


    Dessa forma, o planejamento estratégico se refere à organização de modo global e é focado no longo prazo.9 Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo, ou seja, em como preparar a organização para os desafios do meio ambiente (economia, clientes, governos, concorrentes, fornecedores etc.). Os objetivos nesse nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados

  • EXÓGENA = EXTERNO

  • GABARITO: LETRA B

    Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

    FONTE: BLOG.LUZ.VC


ID
1202689
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à hierarquia e à autoridade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letrs C diz transferencia de autoridade???  Que eu saiba delegaçao presume se transferencia somente de responsabilidade. Quem puder me ajudar, agradeço. Luciane.

  • Luciane, a delegação envolve a transferência de uma atividade para alguém em nível hierárquico inferior. Por isso, é necessário que a autoridade e a responsabilidade do superior seja outorgada a essa pessoa para que a tarefa seja executada e realizada. ok??!

    #Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar


  • Sobre a letra "A", que me deixou muita dúvida, segundo a Tese de Peter - princípio da Incompetência - as organizações são fadadas à mediocridade e à incompetência. Além disso, o enunciado é: "em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência". 

    O ERRO está em afirmar que "não significa que as empresas estão fadadas à incompetência".  

    #Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar


  • quem tem autoridade tem responsabilidade tmb, elas não se separam.

  • autoridade e responsabilidade FUNCIONAL pela realização da tarefa.

  • Eu entendi que o erro da letra A está em dizer que: "TODO empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência."

    O correto é: em ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS ESTRUTURADAS os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu nível de incompetência.

    Alguém poderia dizer se estou certa ou errada?

  • Jurava que a letra A estava certa. :(

  • Letra C.

    Pessoal, esta questão veio com algumas pegadinhas. A maior, para mim, foi o conceito de delegação por Chiavenato em detrimento ao conceito de delegação do Direito Administrativo.

    Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. 

    No direito administrativo, a transferência é comum na execução da atividade e não na autoridade. Exemplo: Lei do Processo administrativo que proibe a delegação para edição de atos normativos, julgamento de recursos administrativos e atividade exclusiva do órgão ou autoridade.

     

  • competência  pode  ser delegada,  mas  a  responsabilidade  não. 

     

     

    Estrategia concusos - professor Carlos Chavier - página 16- aula 00 - PDF (CNJ)

     

    e agora!

  • Já eu achei que a alternativa D é que estava correta!

     

    D. Nos sistemas orgânicos, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.

    Alguém poderia me dizer o erro desta questão?

    Entendo que, de fato, a autoridade é atribuida ao cargo e na hierarquia no nível superior ou comando, não sendo necessariamente atribuida à capacidade de ter um conhecimento para tal.

     

     

  • GAB: C 

     

     a) O chamado princípio de incompetência de Peter afirma que em uma hierarquia, todo trabalhador tende a ser promovido até chegar a um nível no qual é incompetente.Em muitas organizações modernas, um bom trabalhador é recompensado com uma promoção, sem que ninguém tenha parado para pensar se essa pessoa está preparada para desempenhar outras funções diferentes. Dessa forma, a própria organização fica predestinada à incompetência.

     

     b) É claro que as organizações são capazes de influenciar o comportamento dos colaboradores. Ex: A organização influencia o líder, e este por sua vez, influencia os colaboradores.

     

     c) A delegação pode ser conceituada como o processo de transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores da hierarquia organizacional.

     

    d) Nos sistemas mecanicistas, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.

     

    e) As organizações rigidamente hierarquizadas eram eficientes e lucrativas no passado. Hoje em dia a realidade é outra. Muitas tiveram que se adaptar às mudanças para permanecer no mercado, por isso encontramos modelos mais enxutos atualmente.

     

     

    Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia. Muitas organizações encorajam os administradores a delegar autoridade aos níveis mais baixos da organização a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para atender às necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente mutável e dinâmico que as envolve.

     

    - Chiavenato, 2001.

  • Só pra fixar:

    Sistema mecânico: autoridade baseada na hierarquia e comando.

    Sistema orgânico: autoridade baseada no conhecimento e na cultura.

  • GABARITO C

    Eu errei pq confundi Adm. com Direito Adm.

    ADMINISTRAÇÃO = DELEGA AUTORIDADE E EXERCÍCIO

    DIREITO ADMINISTRATIVO = DELEGA SÓ EXERCÍCIO

    Lei 9784 nos diz:

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    OBS: O elemento "competência" do ato administrativo possui as seguintes características:

    1 - É DE EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO;

    2 - É IRRENUNCIÁVEL (ainda que se delegue o exercício da competência, não se delega a titularidade);

    3 - É INTRANSFERÍVEL OU INDERROGÁVEL (no máximo se delega o exercício, através de ato formal);

    4 - É IMODIFICÁVEL(só quem pode modificar competência primária é a lei ou a Constituição);

    5 - É IMPRESCRITÍVEL;

    6 - É IMPRORROGÁVEL;

    ... e para complementar:

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.


ID
1203193
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das abordagens mais utilizadas para compreender a competitividade das organizações é a visão baseada em recursos. O modelo VRIO, dela derivado, estabelece que, para gerar vantagem competitiva, um recurso deve ser

Alternativas
Comentários
  • VRIO

    Valor

    Raridade

    Imitabilidade

    Organização

  • Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.

    Chama-se VRIOValor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
    Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:

    1. A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
    2. A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?

    3.A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?

    4. A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

    Fonte: Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva; tradução Monica Rosemberg; revisão técnica Pedro Zanni. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

  • De acordo com Barney (1991) há dois tipos de recursos do ponto de vista estratégico:


    Os que não criam VCSs (vantagens  competitivas sustentáveis) por serem 
    abundantes, acessíveis a todos, substituíveis e relativamente fáceis de serem negociados no mercado.


    E os que permitem à firma adquirir VCSs pelo fato de serem
    valiosos, rarosimperfeitamente imitáveis e insubstituíveis,


  • A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva da estratégia que explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da firma.

    Vantagem competitiva diz respeito a situação na qual encontra-se uma empresa que implementa uma estratégia de criação de valor que não está sendo implementada por outros competidores, sejam eles atuais ou potenciais. Ela se torna sustentável quando há dificuldade para outras firmas replicarem os benefícios daquela que está em melhores condições estratégicas.

    Um dos autores principais desta escola é Jay Barney, que enumera quatro características que os recursos devem ter para que se tornem fonte de Bibliografia 1 vantagem competitiva sustentável.

    • Valor.
    • Raridade.
    • Dificuldade de imitar.
    • Dificuldade para substituir.

    Recursos valiosos são aqueles que capacitam a empresa a atuar em relação ao ambiente, explorando oportunidades e mitigando ameaças. Por conseguinte, melhoram a eficiência e eficácia da firma.

    Do ponto de vista da vantagem competitiva, de nada adianta ter um recurso valioso se todos o possuírem. O próprio conceito de vantagem competitiva diz respeito a uma firma que está implementando uma estratégia que cria valor que não está sendo implementada por outras firmas. Portanto, não deve ser comum, deve ser exclusivo, raro.

    Quando um recurso é difícil de imitar ele é raro a longo prazo. Também pode ser fonte de vantagem competitiva se não for fácil substituí-lo por um produto similar ou mesmo por um produto diferente que produza o mesmo efeito ou gere os mesmos benefícios estratégicos.


  • E

  • RIO Verde

    Raridade

    Imitabilidade

    Organização

    Valor


ID
1214617
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os Sistemas de Informação compreendem um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar o processo decisório nas organizações, além de coordenação e controle. Sobre esse assunto, analise as assertivas a seguir.

I - Esses sistemas são uma das principais ferramentas de que as organizações dispõem para criar novos modelos, processos, produtos e serviços.

II - Esses sistemas permitem maior relacionamento e envolvimento entre fornecedores e clientes.

III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações.

IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações.

V - As dimensões desses sistemas incluem a organização, as pessoas e as tecnologias (hardware e software).

Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Por quê?  O erro está na conceituação:

    III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações. 

    Comentário:  conceito de informação. Dado é bruto, não há contextualização e interpretação.

    IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações. 

    Comentário: Aqui ele trocou o conceito.  A resposta está no item III.

  • Também concordo, e a "3" ainda é a mais fácil de se perceber que está correta. Acredito que a resposta seria a letra A, A opção 5 está errada porque hardware (peças físicas) não tem a ver com o funcionamento dos sistemas de informação, só o software (programas). 

  • Usando a resposta da Vanessa IPD.

    "...dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa..."

    informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento.

    Dados -podem ser considerados como fatos brutos, ou seja, que não são apresentados de forma significativa e útil.

    Ou seja, a questão mencionou dados, mas quando fala em forma significativa, isso é conceito de informações e não de dados. Dados em si não apresentam significados. Isso é o que torna o item III incorreto.

    Eu acredito que foi isso que a Vanessa IPD quis dizer.

  • Letra D.

    A alternativa errada é a IV. 

    I - Esses sistemas são uma das principais ferramentas de que as organizações dispõem para criar novos modelos, processos, produtos e serviços. 

    II - Esses sistemas permitem maior relacionamento e envolvimento entre fornecedores e clientes. 

    III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações. 

    IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações. 

    V - As dimensões desses sistemas incluem a organização, as pessoas e as tecnologias (hardware e software).

     

    Dados Brutos como o nome já indica, são os dados iniciais obtidos a partir de um levantamento de estatística. Estes dados, por não terem grande organização, não fornecem muita informação sobre o objeto de estudo.

    Dados: informações necessárias para representar a estatística.

    Dados brutos: são os primeiros dados obtidos.

    Dados seriados: são dados organizados e apurados por uma série para que ele passe por uma análise e por fim a resolução de um problema


ID
1223566
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor petroquímico vem enfrentando diversos desafios para estabelecer um sistema que auxilie os gestores da empresa a tomarem decisões que contribuam positivamente para a sua sustentabilidade. No momento, os gestores estão analisando várias ações que possam demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa.

Para atingir esse objetivo, uma ação considerada imprescindível é a

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de energia renovável todo e qualquer tipo de energia que se origina de alguma fonte natural como a água (energia hidráulica), o Sol (energia solar), o vento (energia eólica), o movimento das ondas (energia maremotriz), a energia geotérmica e a energia da biomassa. Todos esses tipos de energia são renováveis, ou seja, não se esgotam e não liberam poluentes para a atmosfera

  • No mundo ideal a resposta é B, mas na realidade das grandes corporações que dominam o planeta a prática comum é a descrita na D...

  • Não a materialidade do fato, ou seja, precisa de uma sentença transitado em julgado para definir a "culpa".

    Imagina, o servidor tendo o direito de aposentar e, por um processo ao qual figure como réu, o impeça de aposentar, mesmo ele sendo inocente.


ID
1242781
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as abordagens de autores como Rua (2004), Jannuzzi (2005) e Ferreira, Cassiolato e Gonzalez (2009), pode-se separar as propriedades dos indicadores em dois grupos distintos. Com base no exposto é correto afirmar que essas propriedades são as

Alternativas
Comentários
  • Propriedades desejáveis dos indicadores
    Ainda de acordo com a literatura (JANNUZZI, 2003 e BRASIL, 2010a), os critérios de escolha dos indicadores podem ser divididos em dois grupos distintos:
    1.  Propriedades  essenciais  –  são  aquelas  que  qualquer  indicador  de  Programa  deve apresentar e sempre devem ser consideradas como critérios de escolha, independente da fase  do  ciclo  de  gestão  em  que  se  encontra  o  Programa  (Planejamento,  Execução, Avaliação etc.). São elas:
    a)  Validade – capacidade de representar a realidade que se deseja medir e modificar.
    b)  Confiabilidade  e  simplicidade  –  fácil  obtenção,  construção,  manutenção, comunicação e entendimento pelo público em geral, interno ou externo. 

    2.  Propriedades complementares:
    a)  Sensibilidade  –  capacidade  que  um  indicador  possui  de  refletir  tempestivamente  as mudanças decorrentes das intervenções realizadas.

    b)  Desagregabilidade  –  capacidade  de  representação  regionalizada  de  grupos sociodemográficos,  considerando  que  a  dimensão  territorial  se  apresenta  como  um componente essencial na implementação de políticas públicas.
    c)  Economicidade – capacidade do indicador de ser obtido a custos módicos.
    d)  Estabilidade  –  capacidade  de  estabelecimento  de  séries  históricas  estáveis  que
    permitam monitoramentos e comparações.
    e)  Mensurabilidade e auditabilidade.

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&uact=8&ved=0CEcQFjAF&url=http%3A%2F%2Fportal2.tcu.gov.br%2Fportal%2Fpls%2Fportal%2Fdocs%2F2055748.PDF&ei=llj-U6L3J6e88wGqpIHQAw&usg=AFQjCNEP_AVg2UYoM8pQgLhoZdqgeQcAng&sig2=n9BCBX9z87RJHW7qwoSyZQ&bvm=bv.74035653,d.b2U


  • Gab. B

    Propriedades Essenciais: são aquelas que qualquer indicador deve apresentar e sempre devem ser consideradas como critérios de seleção. São elas:

    validade

    - confiabilidade

    - simplicidade.

    Propriedades complementares: são também muito importantes, mas podem ser alvo de uma análise para avaliar sua adequação em situações distintas.

    - sensibilidade;
    - economicidade;
    - estabilidade; e

    - auditabilidade.


ID
1248067
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Vários teóricos dedicaram-se ao estudo das organizações com ênfase no ambiente. Alguns estudaram as condições sociais que afetam as taxas de surgimento, manutenção e desaparecimento de populações organizacionais. Marque a alternativa que aponta um teórico expoente da ecologia das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Ecologia organizacional

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ecologia Organizacional

    A teoria da ecologia organizacional teve como publicação seminal o artigo de Michael T. Hannan e John Freeman (1977), intitulado “The population ecology of organizations”, este aborda uma diferente análise organizacional que era a teoria da ecologia organizacional, que pretendia identificar o motivo da existência de tanta diversidade de organizações. Mas ao invés de focar na adequação das organizações, esta teoria destacou a questão da seleção natural.

    Para Hannan e Freeman (1977 apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2000) as organizações podem desenvolver uma capacidade de adaptação, porem com penalidade de desempenho. A sobrevivência de uma organização adaptada depende da natureza do ambiente e as situações competitivas. Para eles o conceito de seleção, aplicado à ecologia organizacional, significa que o ambiente seleciona as organizações, causando a morte de outras, a seleção leva à evolução, que é a seleção sistemática.

  • "Enquanto os teóricos da contingência permitem adaptações, os ecologistas da população, como Hannan e Freeman (1977), que publicaram a declaração mais citada desta visão em seu artigo 'A Ecologia da População das Organizações', expressam suas 'dúvidas de que as principais características do mundo das organizações surjam por meio de aprendizado ou adaptações' (957, ver também Hannan e Freeman, 1984)."

    Mintzberg

  • Essa só no "gabatiro", você acerta, se tiver sorte vai no gabarito.

    Mas dá para diminuir o nosso "espaço amostral", vejamos:

    A)é o cara das relações humanas

    B)é o cara da estrutura organizacional

    C)é o cara da burocracia

    Com isso, ficamos entre as D e E.

    Gabarito: D.

  • Ecología Organizacional

    A teoria da ecologia organizacional teve como publicação seminal o artigo de Michael T. Hannan e John Freeman (1977), intitulado “The population ecology of organizations”, este aborda uma diferente análise organizacional que era a teoria da ecologia organizacional, que pretendia identificar o motivo da existência de tanta diversidade de organizações. Mas ao invés de focar na adequação das organizações, esta teoria destacou a questão da seleção natural.

    Para Hannan e Freeman (1977 apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2000) as organizações podem desenvolver uma capacidade de adaptação, porem com penalidade de desempenho. A sobrevivência de uma organização adaptada depende da natureza do ambiente e as situações competitivas. Para eles o conceito de seleção, aplicado à ecologia organizacional, significa que o ambiente seleciona as organizações, causando a morte de outras, a seleção leva à evolução, que é a seleção sistemática.

    Até então a unidade de análise das teorias eram organizacionais.

    Na abordagem ecológica dos estudos organizacionais se utiliza três unidades de análise: o individuo, a população e a comunidade. Porém, na ecologia organizacional, são cinco as unidade analisadas:

    a) Membros de uma organização;

    b) Subunidades;

    c) Organizações individuais

    d) Populações de organizações; e

    e) Comunidades (populações) de organizações.

    O acréscimo de mais duas unidades de análise, quando comparada à ecologia biológica, deve-se a característica que as organizações podem ser compostas em mais partes do que organismos. Membros e subunidades podem se mover entre as organizações, fenômenos este só observado em organizações humanas.

    Hannan e Freeman apresentam por fim, um conceito importante para a teoria da ecologia organizacional. É noção de que, tal como na biologia, as espécies carregam com elas uma estrutura genética que contem as regras de transformação de energia em estrutura. Nas organizações, esta sua estrutura genética é representada por: a estrutura organizacional; padrões de ação e comportamento organizacional; e estrutura normativa que é a forma que as organizações são definidas e tratadas como corretas por seus membros e pela sociedade. Enfim, Hannan e Freeman propõem uma teoria de análise organizacional semelhante à teoria a análise biológica. Sendo assim a ecologia organizacional tem como objetivo identificar por que existem tantos tipos de organização.

    A ecologia organizacional procura explicar como os elementos políticos, sociais e econômicos afetam as organizações num dando período de tempo.[1]

  • Qualquer dia essas bancas vão perguntar qual altura do autor e o seu peso.

  • Exclui as 3 primeiras, marquei a E, e errei. rsrsrsrs


ID
1248103
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Uma vértice do conceito de Empowerment é justamente "a delegação, a confiança" nas pessoas. Ele pede a exceção. Gabarito E. 

  • Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.

    Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.

    Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.

    Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

  • Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

    O termo empowerment pode ter um vasto leque de significados, interpretações, definições. A psicologia e filosofia também abordam o tema doempowerment, que também é muito comum na indústria da auto-ajuda e ciências da motivação. .Em sua forma literal, o termo inglês empowerment significa "empoderamento", um neologismo que designa as relações de poder dentro de uma sociedade. 

    Com relação à administração de empresas, o empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.

    (Significados.com.br)

  • Empoderamento ou Empowerment  atribuir responsabilidades, delega-las.  Ou seja concentrar as responsabilidades é o oposto de descentralizar responsabilidades ( empoderamento) 

    Gabarito "E"

  • Letra A: Retroação = Feed Back

  • Retroação: Grau de informação de retorno que o ocupante recebe para poder avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados

  • nossa eu entendi o contrario rsrs viajei...entendi conentrar resposanbildiades como se o supervisor tivesse dando para outra pessoa a responsabilidade e concentrando naquela pessoa que ela delegou rsrs viajei.

  • “O empowerment significa dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma em que ele é desempenhado”

    (Slack, 1997) apud (Rodrigues & Santos, 2001)

    De acordo com Kanter40, existem nove princípios para o empowerment funcionar:

    1. Dar às pessoas um trabalho em que elas se sintam importantes;

    2. Dar às pessoas plena autoridade e responsabilidade, independência e autonomia em suas tarefas e recursos;

    3. Permitir que as pessoas tomem decisões a respeito de seu trabalho;

    4. Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento pelos seus esforços e resultados;

    5. Construir relacionamentos entre as pessoas, ligando-as com pessoas mais importantes e apoiando-as através de líderes e impulsionadores;

    6. Mover a informação em todos os níveis. Informação é poder e habilita as pessoas a penar e a agir melhor;

    7. Pedir a opinião das pessoas a respeito dos assuntos de trabalho. Fazer com que elas se sintam as donas dos processos de trabalho. Fazer com que elas tenham orgulho de pertencer à organização;

    8. Acentuar a colaboração e o espírito de equipe. Empoderar pessoas é empoderar equipes;

    9. Ajudar as pessoas empoderadas a empoderar as demais.

    (Kanter, 1983) apud (Chiavenato, Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004)

  • O empowerment, também chamado de empoderamento, é atribuir poderes a alguém. É uma ação que visa ao melhor aproveitamento do capital humano nas organizações por meio da DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO.


ID
1256485
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerenciamento da cadeia de valor pode ser entendido como o cumprimento de um ciclo de alinhamento contínuo, que orienta a qualidade para agregar valor, reflete sobre as competências organizacionais e orienta mudanças. O alinhamento é um ajuste mútuo entre as múltiplas dimensões configuradas na cadeia de valor. Sobre o alinhamento na direção do modelo de produção, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o alinhamento do gerenciamento da cadeia de valor na direção do modelo de produção signifique maximizar a cadeia

    de valor por meio do Balanced Scorecard (BSC) aliado aos preceitos do gerenciamento das cadeiras de suprimento. 

    O BSC está estruturado sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos, e do aprendizado

    e crescimento. Logo, é o ajuste entre essas múltiplas dimensões, que podem se referir, entre outras coisas, à tecnologia, ao perfil da mão de obra, ao sentido de flexibilidade e aos imperativos ecológicos e de sustentabilidade. O foco na maximização da criação de valor para a organização por meio do Balanced Scorecard, aliado aos preceitos do gerenciamento das cadeias de suprimento, pode contribuir no alinhamento entre os indicadores estratégicos e as metas operacionais, esses sim a base do alinhamento na direção do modelo de produção.

    Já os parâmetros estratégicos - missão, visão de futuro, valores - são instrumentos que auxiliam esse direcionamento entre indicadores estratégicos e as metas operacionais. Mas não são a base, ao contrário do que afirma a letra A.

  • GAB E

    Se apegue ao comando da questão:

    Sobre o alinhamento na direção do modelo de produção...

    E) Pode se referir à tecnologia (OK), ao perfil da mão de obra (OK), ao sentido de flexibilidade(OK) e aos imperativos ecológicos e de sustentabilidade (OK).

    Tudo isso está ligado diretamente à produção!

  • Acertei, mas vou ser sincera, fiquei em dúvida entre a (C) e a (E)! :/

    Porque "políticas operacionais" podem se referir à produção, MAS NÃO SOMENTE A ELA. Isso que me fez optar pela E.


  • As expectativas dos clientes e intervenientes não estão ligadas ao modelo de produção Maiara, mas sim ao modelo de marketing. O que torna a assertiva C incorreta.

  • As questões que passam certa obviedade ou possibilidade geralmente estão certas, não invente, não restrinja, não desacredite, confie na sua capacidade de discernimento.

    Caminhando com Fé!


ID
1256710
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Correlacione os tipos de descentralização às suas respectivas. características, e assinale a opção que apresenta a sequencia correta:

                           TIPOS
I - Descentralização de natureza estratégica.
II - Descentralização de natureza estrutural.
III- Descentralização de natureza comportamental.
IV - Descentralização de natureza mercadológica.

                    CARACTERÍSTICAS
( ) Ocorre quando os problemas de uma estrutura com base em função, fortemente centralizada, numa grande organização, altamente diversificada, em termos de produto e de mercado, provoca a descentralização por produtos.
( ) Traduz uma filosofia gerencial, com o objetivo de liber­tar o pessoal do estrito controle e dependência dos altos centros de decisão, dando, à força de trabalho, certo grau de liberdade para programar e dirigir suas próprias atividades.
( ) É o produto direto da departamentalização, ou seja, ocorre quando o trabalho geral da empresa é dividido.

Alternativas
Comentários
  • A descentralização pode ter três tipos de natureza:

    ESTRATÉGICA • Necessária em organizações muito diversificadas que precisam descentralizar seus produtos.

    ESTRUTURAL • Decorrência da departamentalização vista anteriormente.

    COMPORTAMENTAL • A alta gerência decide implementar uma organização mais flexível, com certo grau de liberdade para os seus colaboradores. Induz a uma maior responsabilização e riscos.

    PS: Não entendi o porquê da anulação. Resposta letra B


ID
1256773
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma característica das normas da ISO 9000.

Alternativas
Comentários
  • Normas ISO 9000 – versão 2000
    As normas ISO 9000/2000 têm os seguintes propósitos:
    • Resolver as dificuldades encontradas pelos pequenos negócios, que não dispõem de especialistas ou de departamentos de gestão da qualidade com conhecimento suficiente para interpretar os requisitos da norma e implementá-los adequadamente;
    • Adequar as normas às necessidades dos setores emergentes, mais especificamente os setores de serviços, como saúde, educação, tecnologia da informação, entre outros, uma vez que as normas da versão anterior, apesar de aplicáveis a esses setores, possuíam um viés de indústria;
    • Reduzir o número de diretrizes que foram surgindo, com o objetivo de esclarecer sua aplicação, quer para setores específicos, quer para diferentes portes de organizações ou para categorias de produtos;
    • Contemplar a evolução das necessidades dos usuários e clientes, as quais sofreram profundas modificações nas duas últimas décadas;
    • Adequar a estrutura da norma e o conteúdo dos requisitos à gestão orientada para processos, que modernamente orienta a estrutura da maioria das organizações;
    • Orientar a gestão das organizações, além da certificação ou do registro de seus sistemas de qualidade, na direção da melhoria de desempenho;
    • Possibilitar a implementação integrada de múltiplos sistemas gerenciais, notadamente dos sistemas de gestão ambiental, objeto das normas ISO 14000.


ID
1272835
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando as relações públicas de uma empresa consideram os funcionários como o público interno da organização, tem-se uma estratégia importante para potencializar o alcance dos resultados esperados. Considerando as relações públicas na organização para os públicos interno e externo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

  • A ALTERNATIVA "A" É FUNÇÃO DO MARKETING INSTITUCIONAL.


ID
1333567
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na década de 1980, a visão econômica liberal clássica, segundo a qual apenas os interesses dos proprietários de uma organização devem ser determinantes para a definição da estratégia de uma empresa, foi questionada por uma nova perspectiva teórica que propunha que todos os atores que influenciam ou são influenciados pelas ações de determinada empresa deveriam ser considerados, tais como os empregados, clientes, governos e sociedade. Trata-se de teoria:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B de Bola.  Podemos emprestar este conceito do PMBOK: 

    De acordo com o PMBOK,  as partes interessadas podem ser definidas como: Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente  envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas. 

    Esses stakeholders podem ser desde os patrocinadores do projeto como também comunidades locais que podem ser afetadas por alguma obra do projeto, por exemplo. Como essas partes interessadas podem infuenciar no andamento do projeto, deve existir um gerenciamento dessas influências para que o projeto seja bem-sucedido. 

    Além disso, as partes interessadas não são sempre as mesmas e nem se preocupam com os mesmos aspectos do projeto – um sindicato pode estar preocupado com as condições de trabalho, enquanto a associação de moradores pode reclamar da poluição ou de interrupções no trânsito de veículos, por exemplo. 

    A identi

  • Não é bem uma teoria, mas o conceito é esse! Bela questão.

  • Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim,stakeholder também significa parte interessada ouinterveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


    Fonte: http://www.significados.com.br/stakeholder/

    1. Interrelações = A ideia de que tudo está conectado.
    2. Stakeholders = Considera outros componentes da sociedade que devem ser considerados na tomada de decisão de uma empresa.
    3. Utilitarista = Teoria filosófica que diz que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.
    4. Bem comum = O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua sociedade
    5. Ação Coletiva = busca de um objetivo ou um conjunto de objetivos por mais de uma pessoa.


ID
1382416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o fim de alguns mecanismos de proteção do setor petroquímico em um determinado país, uma empresa local produtora de polietileno viu-se inevitavelmente obrigada a competir com poderosas empresas multinacionais. Os dirigentes perceberam que os modelos de produção e gestão estavam ultrapassados e, além disso, os seus clientes passavam a poder acessar produtos importados com qualidade superior. As opções colocadas ao conselho de administração da empresa eram duas: venda total da empresa para um competidor ou tornar-se parte de uma aliança com alguns dos competidores.
Dada a situação apresentada, a companhia local pode ser classificada como

Alternativas
Comentários
  • DODGER: no caso de pressão forte da globalização e caso haja disponibilidade de recursos apenas internamente, a ideia é

    efetuar uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas)

    com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

  • Dodger, em tradução literal, seria "esquivador(a)". Entendendo isso, podemos dizer que as opções apresentadas fazem com que a empresa se "esquive" da concorrência.

  • Resposta E

    Estratégias de Dawar e Frost
     

    Quando o tema é globalização, as empresas domésticas precisam adotar determinadas estratégias. É a classificação de Dawar e Frost. Vejamos os tipos:

     

    Defender: em um contexto de fraca pressão da globalização, é possível defender o mercado interno. A saída é focar nas vantagens competitivas próprias.

     

    Extender: é possível, nesse mesmo contexto, planejar a ampliação desse mercado para o exterior, caso haja recursos. A saída é expandir para mercados similares no exterior.

     

    Dodger: no caso de pressão forte da globalização e caso haja disponibilidade de recursos apenas internamente, a ideia é efetuar uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas) com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

     

    Contender: apesar da forte pressão da globalização, a empresa tem condições de melhorar a sua capacidade e seus recursos para fazer face às multinacionais. São as empresas competidoras.

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro e
    https://quizlet.com/7387883/global-chapter-6-flash-cards/
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4066/000407153.pdf?sequence=1

    Bons estudos !!!

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Letícia Chaves

    O enunciado trata das Estratégias de Dawar e Frost, e no caso específico retrata a estratégia DODGER em que há uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas) com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

    APROFUNDANDO!!!

    De acordo com a classificação de Dawar e Frost, as empresas domésticas precisam adotar determinadas estratégias, que são:

    • Defender: em um ambiente de fraca pressão da globalização, é possível defender o mercado interno. A saída é focar nas vantagens competitivas próprias.

    • Extender: é possível planejar a ampliação desse mercado para o exterior, caso haja recursos. A saída é expandir para mercados similares no exterior.

    • Dodger: havendo uma pressão forte da globalização e existindo disponibilidade de recursos apenas internamente, a ideia é efetuar uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas) com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

    • Contender: apesar da forte pressão da globalização, a empresa tem condições de melhorar a sua capacidade e seus recursos para fazer face às multinacionais.


ID
1825687
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações são difíceis de ser vistas. Veem-se alguns detalhes, como um elevado prédio ou uma estação de trabalho ou um empregado amistoso, mas a organização como um todo é vaga e abstrata e pode estar distribuída por diversas localizações. Sabe-se que as organizações estão lá porque afetam todos, todos os dias. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A —  CHIAVENATO (2009) = 

    O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança

    e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalízação de

    estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia

    do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática,

    à recompensa pelo desempenho e à capacitação permanente, que já eram características

    da boa administração burocrádca, acrescentam-se os princípios da orientação para o cí~

    dadão-diente, do controle por resultados, e da competição administrada.

    No presente momento, uma visão realista, da reconstrução do aparelho do Estado

    em bases gerências deve levar em conta a necessidade de equacionar as assimetrias de

    correntes da persistência de aspectos patrimonialistas na administração contemporânea,

    bem como dos excessos formais e anacronismos do modelo burocrático tradicional.

    Para isso, é fundamental ter clara a dinâmica da administração racíonal-legal ou

    burocrática. Não se trata simplesmente de descartá-la, mas sim de considerar os aspectos

    em que está superada e as características que ainda se mantêm válidas como formas

    de garantir efetividade à administração pública.

    O modelo gerencial tomou-se realidade no mundo desenvolvido quando, através

    da definição clara de objetivos para cada unidade da administração, da descentralização,

    da mudança de estruturas organizacionais e da adoção de valores e de comportamentos

    modernos no interior do Estado, se revelou mais capaz de promover o aumento

    da qualidade e da eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público. 

  • Erro da C?


ID
2190559
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Estamos vivendo em um mundo em constante mudança e mudança exige inovação. Com isso, serão administradores bem sucedidos aqueles que não se prenderam apenas a aspectos mecânicos do processo administrativo e aqueles que promoverem a mudança organizacional. Com base nessa afirmação, podemos afirmar que a criação da mudança passa por três processos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: B

    CAPITULO 1 - Natureza e Desafios Atuais da Administração

    ADMINISTRAÇÃO DE HOJE

    CONSTRUINDO TRÊS PROCESSOS FUNDAMENTAIS

    Estamos vivendo em um mundo em constante mudança. E mudança exige Inovação. Ghoshal e Bartlett mostram o lado humano da administração de organizações orientadas para a mudança e inovação. Segundo elos, os administradores bem-sucedidos não focalizam apenas os aspectos mecânicos da administração sobre como fazer planos ou desenhar esquemas de trabalho, mas se baseiam em três processos que levam as pessoas a focalizar sua atenção na criação da mudança, a saber:

    1. PROCESSO EMPREENDEDOR. O empreendedorismo se refere à atitude orientada para fora da organização no sentido de buscar oportunidades que motivem as pessoas a tocar suas operações como se fossem os proprietários delas. Os administradores bem-sucedidos aplicam seu tempo e energia em fazer as pessoas pensarem como empreendedores, aproveitarem as oportunidades, além de proporcionar a elas autoridade, apoio e recompensas que as tornem autodisciplinadas e autodirecionadas para realizar suas operações como se fossem donas delas.

    2. PROCESSO DE CONSTRUIR COMPETÊNCIAS. Em um mundo de tecnologias convergentes, as organizações precisam se tornar cada vez mais flexíveis e responsivas. Elas devem explorar as vantagens de economias de escala e, sobretudo, o talento e o conhecimento das pessoas que nelas trabalham. Administradores bem-sucedidos aplicam seus esforços para criar um ambiente que facilita o florescimento de competências, seja encorajando as pessoas a assumir maiores responsabilidades, investindo em sua educação e treinamento que necessitam para sua autoconfiança enquanto as impulsionam e as apoiam em aprender com seus erros. O processo de construir competências consiste em criar um ambiente de comportamento colaborativo. E isso é feito através do trabalho em equipe, em que as pessoas aprendem umas com as outras e conquistam confiança. A competência aumenta como uma equipe de futebol em que todos aprendem a se antecipar enquanto os outros se movimentam.

    3. PROCESSO DE RENOVAÇÃO. Os administradores bem-sucedidos se concentram hoje em um processo de renovação continuada. Eles lutam contra a complacência e a rotina e desenvolvem hábitos de questionar por que as coisas estão sendo feitas e como melhorá-las continuamente e tornar as pessoas criativas e inovadoras.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Nos Novos Tempos. Elsevier Brasil, 2005. https://books.google.com.br/books?id=go-2Ea1O1dQC&dq

  • criação da mudança passa por três processos:

    processo empreendedor;

    processo de construir competências;

    processo de renovação.

     

     

  • PROCESSOS PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO

     

    -  PROCESSO EMPREENDEDOR: Espírito empreendedor, a organização intiga seus membros a agir como se fossem os proprietários, assim terão uma visão para o ambiente externo a fim de buscar novas oportunidades para a organização. Dizem que o empreendedor está sempre de olho no interesse da sociedade; buscando, assim, melhorar e tornar mais facil e acessível. A moda pegou de vez depois que surgiram os aplicatrivos para celulares.

     

    -  PROCESSO DE CONSTRUIR COMPETÊNCIAS: Consiste em criar um ambiente de comportamento colaborativo, ou seja, através de trabalho em equipe em que cada um terá uma competência, assim um aprende com o outro.

     

    -  PROCESSO DE RENOVAÇÃO: Não parar no tempo, tornar os membros criativos e inovadores. Trata-se de um processo de renovação continuada.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • processo de uniformidade = fazer de uma forma só
    processo de introspecção = mecânicismo 

    muito fácil por exclusão

  • Essa questao nao esta no lugar errado nao? Esta falando de mudança na Adm e nao em planejamento.

  • Cinira Souza, muitas questões aqui estão no lugar errado, infelizmente. Você filtra o máximo que dá e, mesmo assim, ainda misturam assuntos. Eu também filtrei Planejamento.

  • CAPITULO 1 - Natureza e Desafios Atuais da Administração

    ADMINISTRAÇÃO DE HOJE

    CONSTRUINDO TRÊS PROCESSOS FUNDAMENTAIS

    Estamos vivendo em um mundo em constante mudança. E mudança exige Inovação. Ghoshal e Bartlett mostram o lado humano da administração de organizações orientadas para a mudança e inovação. Segundo elos, os administradores bem-sucedidos não focalizam apenas os aspectos mecânicos da administração sobre como fazer planos ou desenhar esquemas de trabalho, mas se baseiam em três processos que levam as pessoas a focalizar sua atenção na criação da mudança, a saber:

    1. PROCESSO EMPREENDEDOR. O empreendedorismo se refere à atitude orientada para fora da organização no sentido de buscar oportunidades que motivem as pessoas a tocar suas operações como se fossem os proprietários delas. Os administradores bem-sucedidos aplicam seu tempo e energia em fazer as pessoas pensarem como empreendedores, aproveitarem as oportunidades, além de proporcionar a elas autoridade, apoio e recompensas que as tornem autodisciplinadas e autodirecionadas para realizar suas operações como se fossem donas delas.

    2. PROCESSO DE CONSTRUIR COMPETÊNCIAS. Em um mundo de tecnologias convergentes, as organizações precisam se tornar cada vez mais flexíveis e responsivas. Elas devem explorar as vantagens de economias de escala e, sobretudo, o talento e o conhecimento das pessoas que nelas trabalham. Administradores bem-sucedidos aplicam seus esforços para criar um ambiente que facilita o florescimento de competências, seja encorajando as pessoas a assumir maiores responsabilidades, investindo em sua educação e treinamento que necessitam para sua autoconfiança enquanto as impulsionam e as apoiam em aprender com seus erros. O processo de construir competências consiste em criar um ambiente de comportamento colaborativo. E isso é feito através do trabalho em equipe, em que as pessoas aprendem umas com as outras e conquistam confiança. A competência aumenta como uma equipe de futebol em que todos aprendem a se antecipar enquanto os outros se movimentam.

    3. PROCESSO DE RENOVAÇÃO. Os administradores bem-sucedidos se concentram hoje em um processo de renovação continuada. Eles lutam contra a complacência e a rotina e desenvolvem hábitos de questionar por que as coisas estão sendo feitas e como melhorá-las continuamente e tornar as pessoas criativas e inovadoras.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Nos Novos Tempos. Elsevier Brasil, 2005. https://books.google.com.br/books?id=go-2Ea1O1dQC&dq

  • Acertei uma! Chupa, AOCP!

     

  • questão B 

     

  • meus amigos voltei,estava ficando doido!kkkkk

  • ACHO QUE VOU TER QUE COMPRAR "TODOS" OS LIVROS DO CHIAVENATO PRA PASSAR EM ALGUM CONCURSO DESSA BANCA. 

  • Em 17/02/19 às 12:54, você respondeu a opção A. !Você errou!

    Em 08/10/18 às 22:10, você respondeu a opção A. !Você errou!

    Em 26/09/18 às 13:16, você respondeu a opção A. !Você errou!

  • É revoltante!!! Essa banca, nas provas de nível superior, cobra questões bem mais razoáveis. Porém, para nível médio, bota pra lascar...

  • Morro de curiosidade de saber se as pessoas que colocam textões com as respostas aqui acertaram a questão ou só foram procurar ela no google mesmo.

  • Em 03/12/19 às 21:14, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 25/11/19 às 13:34, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 11/11/19 às 17:00, você respondeu a opção B.

    Você acertou!Em 11/11/19 às 17:00, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 11/11/19 às 17:00, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 11/11/19 às 17:00, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 10/11/19 às 18:31, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 11/10/17 às 16:25, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 11/10/17 às 04:05, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Traga um lenço favor não suporto mais, só me resta chorar.


ID
2420839
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Performance Prism é um modelo de medição de segunda geração, projetado para ajudar a selecionar medidas de desempenho - o processo vital de escolher as medidas corretas. É um modelo global de medição que aborda as questões-chave de negócios em uma grande variedade de organizações, lucrativas e sem fins lucrativos. O modelo Performance Prism consiste de cinco aspectos interrelacionados. Assinale a alternativa que apresenta a característica crítica e única deste modelo e que estabelece uma relação simbiótica com alguns destes aspectos.

Alternativas
Comentários
  • Se trata de um sistema de avaliação da competência gerencial de uma organização, sendo considerado uma medida da performance e um framework inovador, de segunda geração Atua de duas maneiras distintas: levando em consideração os objetivos e as necessidades dos stakeholders e os objetivos e as necessidades  da organização em relação aos stakeholds.

  • GAB. C

     

    PERFORMANCE PRISM ou PRISMA DE DESEMPENHO

     

    O performance prism é um referencial conceitual inovador, que busca realizar a gestão da organização e sua avaliação de duas maneiras: a partir dos desejos e necessidades dos stakeholders, e do que a organização quer e necessita dos seus stakeholders, permitindo um relacionamento com reciprocidade.

     

    A preocupação com os stakeholders é a mensagem principal do modelo.

    Essa nova visão é baseada na necessidade de sobrevivência da empresa no ambiente dinâmico, que aumenta sua dependência em relação aos stakeholders.

     

    O modelo é baseado em três premissas:

    1. Foco em todas as partes interessadas, não apenas em acionistas e clientes.

    2. Estratégias, processos e capacidades devem estar alinhados e integrados de forma a entregar valor aos stakeholders.

    3. Organizações e seus stakeholders devem reconhecer a reciprocidade em seus relacionamentos.

    A ideia é que a performance da organização pode ser apresentada em diferentes aspectos, como as laterais de um prisma refletem uma imagem.

     

    5 FACES DO PRISMA   

    Considera-se que o modelo possui cinco faces (do prisma) (MENDES, p.5):

    1. SATISFAÇÃO DOS STAKEHOLDERS => quem são os stakeholders da empresa e o que eles necessitam?

    2. ESTRATÉGIAS => quais estratégias a empresa precisa por em prática para satisfazer as necessidades dos stakeholders?

    3. PROCESSOS => Quais são os processos críticos requeridos paara realizar as estratégias?

    4. CAPACIDADES =>  que capacidades a empresa precisa para operar e melhorar esses processos?

    5. CONTRIBUIÇÕES DOS STAKEHOLDERS => que contribuições a empresa quer dos stakeholders se for manter e desenvolver essas capacidades?

     

    Bons estudos!

  • nunca nem vi

  • GABARITO: C.

    Se trata de um sistema de avaliação da competência gerencial de uma organização, sendo considerado uma medida da performance e um framework inovador, de segunda geração Atua de duas maneiras distintas: levando em consideração os objetivos e as necessidades dos stakeholders e os objetivos e as necessidades da organização em relação aos stakeholds.

  • Essa ferramenta apresenta excelentes critérios para realizar a avaliação de desempenho de uma organização. Para auxiliar essa avaliação, a ferramenta possui cinco perspectivas distintas, são elas:

    .

    Satisfação dos stakeholders;

    Estratégias;

    Processos;

    Capacidades;

    Contribuição dos stakeholders.

    .


ID
2496421
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As inovações no âmbito de uma organização não são aleatórias, ocorrendo em relação às condições passadas e presentes da organização. A respeito das formas de inovação, considere as seguintes afirmativas:


1. Inovações programadas são planejadas por meio de pesquisa e desenvolvimento do produto ou serviço.

2. Inovações não programadas ocorrem quando existe sobrecarga de trabalho na organização, isto é, encontram-se disponíveis menos recursos do que é presentemente necessário.

3. A inovação é problemática quando imposta à organização, como quando uma crise é percebida e novas ações são implementadas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    As inovações não acontecem de maneira ocasional, surgindo de acordo com o estado e necessidade da organização, podendo acontecer de três formas :

     

    A primeira é a programada, planejada por meio de pesquisa e desenvolvimento do produto ou serviço.

    Inovações não programadas ocorrem quando existe ociosidade na organização, isto é, mais recursos encontram-se disponíveis do que são presentemente necessários. 

    A inovação é problemática quando é imposta à força à organização, como quando uma crise é percebida e novas ações são implementadas.

     

    Fonte: HALL, Richard. Organizações – Estruturas, Processos e Resultados. 8ª Edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.


ID
2557867
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das mudanças recentes nas práticas administrativas, consiste na contratação de uma outra empresa para realizar atividades anteriormente feitas pela própria organização, visando aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais. Essa prática é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Para quem desconhece, Downsizing é uma técnica que surgiu nos EUA com o intuito de diferenciar a competitividade entre as organizações, diminuindo a burocracia corporativa desnecessária. Tem haver com redução de custos e pessoal.

  • a) Eficácia - "Fazer a coisa certa". O fim certo. Tem relação com o que fazer.

    b) Downsizing - enxugamento

    c) Terceirização - transferir a terceiros atividades meios

    d) Competência essencial - É um diferencial entre a empresa e os competidores e é sustentável no longo prazo.

    e) Responsabilidade Social - implica a obrigação da organização de responder pelas suas próprias ações junto à sociedade.

    Gabarito: C

  • C

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre temas diversos no estudo da administração. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta corretamente como chamamos a estratégia que consiste consiste na contratação de uma outra empresa para realizar atividades anteriormente feitas pela própria organização, visando aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais.

    A - incorreta. Eficácia: indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é.

    B - incorreta. Downsizing é uma estratégia que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização. As atividades de apoio são transferidas para terceiros (Outsourcing), implicando, por consequência, em um grande número de demissões. Ao fazer isso, a organização busca tornar sua estrutura e seus processos mais eficientes e flexíveis.

    C - correta. Outsourcing, ou terceirização, significa passar adiante, ou para terceiros, a responsabilidade pela execução de algumas atividades, com o intuito de concentrar os esforços nas principais atividades organizacionais. Podemos entender a terceirização como a transferência da gestão, parcial ou total, das atividades meio para outras organizações, de modo a direcionar os esforços e recursos para as atividades-fim da instituição.

    D - incorreta. As competências essenciais estão atreladas ao sucesso da empresa, por representar o seu diferencial competitivo

    E - incorreta. Responsabilidade Social reflete comportamentos que buscam promover o bem-estar do público interno e externo.

    Tendo visto as alternativas, podemos concluir que a opção "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GABARITO: LETRA C

    Terceirização (outsouring)

     

    É uma decorrência da filosofia da qualidade total. A terceirização ocorre quanto uma operação interna da organização é transferida para outra que consegue fazê-la melhor e mais barato. Tais atividades consistem em malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc.

    A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, é uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maio no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.280


ID
2744332
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de estratégias emergentes, difundido pelo professor canadense Henry Mintzberg, representa um contraponto à ideia dominante na década de 1990 de estratégias deliberadas.
As imagens ou metáforas que melhor exemplificam as ideias fundamentais das estratégias emergentes e deliberadas, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra C 

    ESTRATÉGIAS EMERGENTES

    - Elas representam o filtro entre o planejamento formal e os caminhos a serem trilhados no curto prazo e são fundamentais para as estratégias de longo prazo da organização.

    - Exemplificando com uma metáfora ilustrativa, o planejamento estratégico deve ser como uma larga estrada, traçando um caminho a ser seguido (consistência), mas não como um trilho, que não permitiria flexibilidade no curto prazo.

     

    http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n3/v40n3a05

  • Mintzberg e Waters (1982) afirmam que a estratégia de uma organização pode envolver tanto um processo deliberado de planejamento, o qual considera o cumprimento de um plano premeditado (TRILHO), quanto um processo estratégico emergente, o qual pode explorar as mudanças do ambiente e propor ações cujas intenções não existiam anteriormente (TRILHA). 

  • As estratégias deliberadas são as intenções que foram perfeitamente realizadas e as não realizadas são as estratégias irrealizadas. (trilho)

    Têm-se, ainda, as estratégias emergentes, isto é, a adaptação a eventos inesperados, que acontecem quando o padrão realizado não é o pretendido e que com o tempo convergiram para algum tipo de padrão ou consistência. (trilha)

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conceito-de-estrategia/28357/

     

    Para facilitar o entendimento, apresenta-se uma metáfora. Se a organização é um trem, tendo uma cidade X como destino, a estratégia é o caminho a ser percorrido até que se chegue à cidade. Dependendo da distância, para chegar até o destino você terá que parar em várias estações e se alimentar. As estações podem representar as unidades de negócio. Se houver algum problema técnico durante a viagem, como maquinista doente ou um percurso interditado, recursos ou trilhas alternativas terão de ser buscadas ou construídas. Os trilhos podem representar as estratégias funcionais, que viabilizam a estratégia corporativa e de negócio e podem ser escolhidas em função das contingências que podem acometer a organização. As ações estratégicas se adaptam para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

    http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1336

     

     

  • Será que ainda vou estar vivo quando chegar ao "final" do conteúdo de Administração e Informática ? =/

  • só os que nunca viu esse conceito online

  • nunca nem vi :(

  • Prazer em conhecer!

  • Estou pensando seriamente em criar minha teoria de Administração. Se é para falar asneira, vamos lá!

  • ENTENDI FOI NADA!

  • Questão diferenciada. Acerta uma dessa faz a diferença na classificação.

  • Trilha e Trilho.. se encaixava melhor em relação a "Imagem e Metáfora" Só por isso mesmo. rs

  • GAB: C

    Processo estratégico emergente (não premeditado) -> TRILHA

    Processo deliberado de planejamento (plano premeditado) -> TRILHO

  • Estratégia é uma linha de ação coerente que conduz a resultados importantes e desejáveis pela organização, tenha ela sido planejada com antecedência ou não. Tal linha de ação pode ser percebida por um observador externo como sendo resultado de um plano, mesmo nas ocasiões em que isso não ocorreu (Mintzberg, 1978)

    As estratégias emergentes (TRILHA) são espontâneas e variam de acordo com o perfil de cada empreendedor. Elas surgem quando mudanças bruscas afetam o ambiente que circunda a empresa e os gestores precisam de alternativas para contornar o problema.

    As estratégias deliberadas (TRILHO) têm foco no planejamento a longo prazo baseado em previsões futuras.

    Enquanto na estratégia deliberada os planos previamente estabelecidos devem ser cumpridos, na estratégia emergente o plano é reagir com rapidez aos acontecimentos do momento.

  • Só eu que nunca tinha estudado sobre isso?

  • Por que ela faz isso?? Se vai fazer, pelo menos avisa no edital quais são os livros que serão usados já que a quantidade de conteúdo e conceitos são de fato monstruosa. Nem vertente a gente consegue definir, já que em cada prova é usada uma.

    Falta de respeito.

  • Kkkkkkkkk kkkkkkkkk. Vai se fuder!

    LEI DOS CONCURSOS JÁ!!!

    PRECISAMOS DE PROTEÇÃO LEGAL, CONTRA ABUSOS E SUBJETIVIDADES DESSAS BANCAS!!

  • Colegas, quando comentarem favor incluir o link da fonte. Ajuda bastante saber que o que estamos lendo é de uma fonte confiável e com embasamento científico ou literário. Principalmente como um assunto como esse que é difícil de achar a teoria. Procurei nos livros de Adm. do Rennó, Augustinho e Chiavennato e não tem esse assunto. Achei no google fragmentos e retalhos, nada que ajude muito. Caso também tenha ficado na dúvida solicite o comentário do professor. Grato

  • Quanto mais estudo mais não sei

  • Henry Mintzberg traz o conceito de estratégia sobre duas perspectivas: 

    1) Estratégias deliberadas: considera o cumprimento de um plano premeditado. São as intenções que foram perfeitamente realizadas ou não realizadas. Também conhecida como TRILHO.

    1) Estratégias emergentes: estratégia que pode explorar as mudanças do ambiente e propor ações cujas intenções não existiam anteriormente ou o padrão não é realizado, e que acabaram convergindo para um tipo de padrão ou consistência. Também conhecido como TRILHA.

    Conforme exposto, alternativa C é a correta.

    Gabarito: C

  • Tem que rir para não chorar. Orar para uma dessa não cair, porque nunca nem vi kkkkkkkkkkkkkk

  • Trilha - mudança de direção

    Trilho - caminho definido, destino certo.

    a Escola do Aprendizado, explora o conceito da Estratégia Emergente, que descreve organizações que reajustam constantemente seu direcionamento através de um processo contínuo de avaliação do contexto, com reação rápida. Esse conceito se opõe ao da Estratégia Deliberada, que descreve organizações que buscam um planejamento de longo prazo a partir de uma visão de futuro bem estabelecida. Escola empreendedora (visionária)

  • Essa não sei nem errar !!!

  • Nunca nem tinha ouvido falar kkkkk

    Jesus tenha misericórdia.

  • Matei pelo termo "imagens ou metáforas"

    Lc 1:37

  • Acertei pela lógica.

    na emergente algo acontece no caminho (trilha)

    na deliberada algo já estava planejado no caminho (trilho)

    pensei assim ;)

  • Essa nunca q eu ia saber...

  • O Direção está de brincadeira. Muitas questões em que o conteúdo não foi dado na respectiva aula. Palhaçada. Melhorem aí meus amigos.

  • Misericórdia kkkkk

  • Como eu interpreto:

    a) Trilha: pode ser desbravada a partir de um olhar inovador, empreendedor, visionário;

    b) Trilho: é algo já definido, pronto, usual, sem chance de se ter um olhar diferente.

  • toma! kkkkkkkkkkkkkk

  • Pra conhecer mais: "Estratégias Deliberadas e Emergentes - Tipos de Estratégia Organizacional" do prof Rodrigo Rennó no YouTube.


ID
2753725
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um aspecto fundamental para a gestão da inovação é reconhecer que esta não resulta exclusivamente de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que ocorre em diferentes graus nas organizações.


As inovações que introduzem novos produtos, processos ou sistemas de equipamentos com grau de novidade para o mercado em que a organização atua, mas sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia, são conhecidas como inovações:

Alternativas
Comentários
  • "Gestão de Capacidade Tecnológica e Competitividade"

    Paulo N. FigueiredoProfessor Titular da Fundação Getulio Vargas (FGV)

     

    Tipos e Nìveis de Inovação Tipos/Níveis de Inovação 

    Inovação Incremental Avançada: introduz novos produtos, processos e/ou sistemas de equipamentos para o mercado local, sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia. Trata-se de novidade para o mercado onde a empresa opera.

      

    Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/53376/

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • "Diferindo em detalhes e contribuindo com novas classificações, Figueiredo (2009), destaca que é possível encontrar os seguintes níveis de inovação nas organizações:

     

    Inovação Radical: existe quando se aplica um novo conceito. Uma novidade para a sociedade, um produto que pode ser elaborado de forma diferente, composto por novos elementos e/ou entregue de maneira distinta do convencional. Ex.: walkman da Sony, sistema de produção Just-in-time;

     

    Inovação Arquitetural: quando um produto é entregue com alterações nas relações dos componentes que o formam sem que haja, contudo, alteração de tais elementos. Ex.: motores bicombustíveis;

     

    Inovação incremental avançada: introduz uma novidade para o mercado, seja um novo produto ou serviço, com novo processo sem alterar as relações entre os componentes da tecnologia. Ex.: post it;

     

    Inovação incremental intermediária: traz novidade para a empresa, pois agrega pequenas melhorias aos componentes da tecnologia existente, sem alterar as interrelações (arquitetura). Ex.: prestação de serviços adicionais para telefonia móvel;

     

    Inovação básica: outra novidade perceptível somente para a empresa, onde pequenas alterações, baseadas em cópia ou imitação de tecnologias existentes são empregadas em processo de produção ou em produtos. Ex.: evolução do mouse do computador pessoal.​"

     

    (Fonte: http://altec2015.nitec.co/altec/papers/734.pdf)

     

    Bons estudos!

  • Não estou entendendo muito bem isso, acho que teve alguma divergência de gabarito porque de acordo com a explicação em vídeo do professor ele afirmou que seria letra B - inovação de ruptura, já o gabarito dado pelo QC disse que a resposta é letra letra E - inovação incremental avançada, então se decidam aí para darem a resposta correta, pois agora fiquei na dúvida.

  • Gabarito é "E" mesmo, Marcio Sant'Anna

  • o Fred Alvin deu o gabarito letra B). Bé isso! Atrapalha mais que ajuda dando explicação erradamente! ¬¬

  • Questão sobre os tipos e níveis da inovação. O enunciado pede a inovação que introduz novos produtos, processos ou sistemas de equipamentos com grau de novidade para o mercado em que a organização atua, mas sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia. 

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A inovação em sentido essencial refere-se a busca, descoberta, experimentação e desenvolvimento de novos processos de produção e novos modelos de gestão organizacionais.

    Alternativa B. Errado. As inovações de rupturas são caracterizadas pela geração de um produto, processo, serviço novo para o mundo geralmente a partir do redesenho de inovações existentes. Nesse sentido, há uma tendência na abertura de novos segmentos de mercado a fim de popularizar ou democratizar inovações que antes eram de difícil acesso para a população. Exemplo: computador pessoal. Antigamente existiam os mainframes, eram mais caros e dominavam o mercado, até que a Apple começou a vender os primeiros computadores pessoais que possuíam pouco desempenho em relação aos Mainframes, mas ganhavam no baixo custo e na facilidade e uso.

    Alternativa C. Errado. As inovações arquiteturais compreendem o grau de modificação que a mudança promovida pela inovação tem relação ao bem, seja em produtos ou sistemas, sem que os componentes individuais sejam modificados. Por exemplo: a transformação de um ventilador de teto em ventilador de pé.

    Alternativa D. Errado. As inovações incrementais básicas são pequenas alterações em processos de produção, produtos, equipamentos e/ou tecnologia já existentes na organização.

    Alternativa E. Certo. As inovações incrementais avançadas introduzem no mercado novos produtos, processos e/ou sistemas de equipamentos com grau de novidade, sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia. Por exemplo, as lâmpadas do tipo LED. Para o consumidor, as inovações tecnológicas dessa lâmpada são “transparentes”, eles apenas compram e trocam a lâmpada antiga pela nova utilizando a mesma estrutura existente.

    Gabarito: E


ID
2951590
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à Gestão Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Visão economicista é pautado somente na redução de custos e nem sempre ocorrerá na opção mais sustentável. Um dos grandes problemas dessa pauta é quando fica mais barato criar o produto do zero do que reciclar ou reutilizar.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2951605
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem da Inovação Aberta (IA) está fundamentada na utilização de esforços internos ou externos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias. É necessário que as organizações adotem uma nova forma de pensar para utilização dessa abordagem, a qual possui inúmeras formas de aplicação. Essa mudança de paradigma atua na transição do modelo de inovação fechada para o modelo de inovação aberta. Com base no exposto, pode ser considerado um pensamento concernente à inovação aberta:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E - O P&D externo pode criar valores significativos e o P&D interno é necessário para se apropriar de parte desse valor.

  • Princípios da Inovação fechada

    • As pessoas competentes trabalham para nós;
    • Para ter lucro através de P&D, precisamos fazer descobertas, desenvolvê-las e comercializá-las nós mesmos;
    • Se nós mesmos fizermos as descobertas, teremos condições de sermos os primeiros a introduzir no Mercado;
    • Ganha aquela empresa que coloca primeiro uma inovação no Mercado;
    • Ganharemos se criarmos as melhores ideias na empresa;
    • Devemos controlar nossa PI (Propriedade Intelectual), de modo que nossos competidores não lucrem com nossas ideias.

    Princípios da Inovação aberta

    • Nem todas as pessoas competentes trabalham para nós. Precisamos trabalhar com pessoas competentes dentro e fora da empresa;
    • P&D externo pode criar valor significativo e o P&D interno pode reivindicar uma porção desse valor;
    • Não temos, necessariamente, que criar a Pesquisa para lucrarmos com ela;
    • Construir um modelo de negócio é melhor do que chegar primeiro ao Mercado;
    • Ganharemos se fizermos o melhor uso das ideias internas e externas;
    • Devemos lucrar com outros usos de nossas PI e devemos adquirir outras PI desde que contribuam para avançar nossos modelos de negócio.

    Fonte: https://www.ufrgs.br/icd/o-que-e-inovacao-aberta-open-innovation/


ID
2970823
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empresas de diferentes portes podem se servir de várias ferramentas isoladas de gestão que podem ter resultados apurados e verificados, de forma a constatar sua eficácia. Porém alguns autores da área de gestão alertam para o desenvolvimento integrado de ferramentas de gestão em função da qualidade.

Dessa forma, considerando um Modelo de Excelência em Gestão, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • OS resultados da aplicação das práticas são então arquivados, postergando a implementação de melhorias quanto às práticas adotadas, promovendo, assim, o ajuste e a integração do sistema gerencial como um todo ou em partes específicas.

    A parte em negrito , para mim, não fez sentido . Por isso marquei esta como sendo a INCORRETA


ID
2981092
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ética, enquanto processo administrativo, está ganhando cada vez mais espaço na abordagem organizacional. Organizações de grande, médio e pequeno porte buscam formas de se adequar a uma atuação pautada na ética. Trata-se de uma forma de garantir que as verbas sejam aplicadas com lisura desde o início. Até os editais públicos têm privilegiado a contratação de empresas com a presença de compliance ativo. O termo compliance, ou “estar em conformidade”, surgiu da busca pelo resgate da ética e significa

Alternativas
Comentários
  • Compliance = Cumprir Regras, lei.

    Cumprir a legislação e políticas/normas internas para prevenir ilícitos penais, administrativos e civis.

    Logo, letra B.

    #Rumo a NOMEAÇÃO, depois só mais 5 dias.

  • Estar em conformidade remete a cumprir a legislação/normas.

    ALTERNATIVA B

  • No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios.

  • GABARITO: LETRA B

    Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

    FONTE: ENDEAVOR.ORG.BR

  • Compliance é o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para seu efetivo cumprimento. Nas palavras de Marcos Assis (2013), é um sistema de controle interno que permite esclarecer e proporcionar maior segurança àqueles que utilizam a contabilidade e suas demonstrações financeiras para análise econômico-financeira.

    _______________________________________________________________

    ComplianceCumprimento das normas e regulamentos.

    Accountability: o nome por si só já é bem sugestivo, refere-se à prestação de CONTAS.


ID
3052459
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de inovação requer, como ponto de partida, novas ideias que representem algo novo ou uma melhoria significativa, capaz de gerar algum tipo de vantagem competitiva para a empresa. A rigor, não existe um caminho predeterminado para que uma nova ideia seja concebida. O método científico, ou seja, a experimentação tem sido um recurso adotado normalmente quando se trata da busca de soluções baseadas em pesquisa científica ou tecnológica. Com base no exposto, no que se refere ao conceito de ICT, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    os conceitos de empreendedorismo e inovação está associado à ideia de criar e de inovar; ou seja, de fazer coisas novas ou de fazer coisas velhas de novas maneiras. O capital intelectual e humano da organização está intimamente ligado à geração de ideias dentro de uma organização.O estímulo à geração de inovações é derivado de uma cultura organizacional bem estabelecida, gestores com visão de longo prazo, colaboradores bem preparados e comprometidos.

    Possíveis erros das outras (como eu descartei):

    A)restringem, na própria organização

    C) não requer um esforço 

    D) competência exclusiva de pessoas

    E) não é possível montar esquemas

    Erros, pfvr me avisem :)

  • GAB B

     

    A geração de ideias tem sido um recurso cada vez mais valioso de uma empresa no respectivo processo de inovação. 

     

    Fundamentando que as pressões externas exigem que a empresa adapte-se de forma cada vez mais criativa, reforçando seus valores de inovação, qualidade e agregando  resultados com indicadores de sucesso e impacto de forma eficiente, eficaz e efetivamente.

  • Os ICTs, ou Institutos de Ciência e Tecnologia, são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. A finalidade desses órgãos é desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora e tecnológica.

    gab- B

  • Os ICTs, ou Institutos de Ciência e Tecnologia, são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. A finalidade desses órgãos é desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora e tecnológica.

    gab- B


ID
3179839
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As inovações organizacionais referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • O manual de Oslo versa sobre quatro tipos de mudanças, ou de inovação que uma organização pode fazer em seu métodos de trabalho. A questão quer saber qual desses itens tem relação com as inovações "organizacionais". São tipos de inovações:

    ◾ Inovações de produto,

    ◾ Inovações de processo,

    ◾ Inovações organizacionais e

    ◾ Inovações de marketing.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A) INCORRETA. "Relação com fornecedores e clientes".

    A inovação organizacional não se relaciona diretamente com fornecedores e clientes.

    B) INCORRETA. "Organização fiscal e contábil da empresa".

    Mais uma alternativa descontextualizada.

    C) INCORRETA. "Implementação de sistemas de gestão ambiental e de controle de resíduos sólidos".

    Esse item está mais relacionado à inovações de processos que, por sua vez, representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.

    D) CORRETA. "Mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa".

    De acordo com o Manual de Oslo (1997):

    "As inovações organizacionais referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.

    Inovações de produto envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes.

    Inovações de processo representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.

    As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços."

    Fonte: Manual de Oslo, 3ª edição. 1997. (pág. 90)

    GABARITO: LETRA D.


ID
3179890
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à inovação radical, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Inovação Radical = Reengenharia

  • Inovação Disruptiva (ou Inovação Radical)

    ◙ Nos termos do Manual de Oslo (1997, 3ª Ed.), item 211, a inovação radical (ou inovação disruptiva) pode ser definida como aquela que causa um impacto significativo em um mercado e na atividade econômica das empresas nesse mercado;

    ◙ É um conceito centrado no impacto das inovações - em oposução a sua novidade; Exemplo: o impacto pode mudar a estrutura do mercado, criar novos mercados ou tornar produtos existentes em obsoletos.

    ◙ Frise-se, no entanto, pode não ser tão evidente se uma inovação é disruptiva até bem depois de sua introdução. Isso acaba dificultando a coleta de dados sobre inovações disruptivas dentro de um período de análise em uma pesquisa sobre inovação.

    Fonte: Manual de Oslo (1997)


ID
3179893
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É importante compreender a distinção entre “invenção” e “inovação”. A invenção é uma solução técnica de um problema técnico. Pode ser uma criação inovadora ou um modelo experimental ou protótipo. A inovação refere-se à capacidade de transformar uma invenção em um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização local de trabalho ou nas relações externas. Os objetivos elencados a seguir indicam algumas das principais razões pelas quais os empresários investem e/ou realizam inovação.


I – Evitar a dependência tecnológica de outros empresários.

II - Criar novos produtos para satisfazer as necessidades do cliente.

III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

IV - Conservar o avanço em relação aos concorrentes e/ou aumentar a participação mercadológica.

V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

    ◙ FALSO. Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e AUMENTAR a produtividade (e não reduzir como informa a questão);

    V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.

    ◙ FALSO. Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfação das necessidades existentes e emergentes dos empresários e dos seus clientes (e não dos concorrentes!)

    Fonte: Inventando o Futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013; p. 6.


ID
3179947
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Inovação Organizacional é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3179986
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Manual de Oslo define quatro tipos de inovações que encerram um amplo conjunto de mudanças nas atividades das empresas: inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3192784
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O filósofo pré-socrático Heráclito afirmava “que nada é permanente, exceto a mudança”. Para os administradores e dirigentes empresariais da atualidade, a mudança continua sendo a única constante, e o sucesso de uma organização é determinado por sua habilidade permanente de administrar a mudança. A mudança pode ser vista de duas formas, que são: a incremental ou a radical e os quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança. Esses estágios são:

Alternativas
Comentários
  • alguém para explicar essa questão?

  • Bizarra, achei que fosse a letra A, o gabarito.

  • quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança

    O enunciado traz um claro sentido de resistencia, oposição.

    logo, letra D.

    Na letra A, são as etapas do processo da mudança, as pessoas não enfrentam essas etapas, elas participam.

  • GABARITO: LETRA D

    Na maioria das vezes o processo de mudança incorre em etapas mais ou menos traumáticas ou, até se alcançar o resultado desejado. É preciso estar consciente de que nenhuma mudança ocorre de forma harmoniosa ou sem conflitos.

    Autores como Jaffe e Scott (2003) desenvolveram um modelo que exemplifica isso e que tem sido bastante difundido no mundo dos negócios, a curva de transição da mudança, que por sua vez, também é baseada em um modelo mais sofisticado de Elizabeth Kubler-Ross. Os autores afirmam que para que um processo de mudança ocorra, geralmente os seus envolvidos irão passar por quatro principais estágios ou etapas:

    1. Negação;

    2. Resistência;

    3. Exploração;

    4. Comprometimento;

    PASSEI DIRETO.

  • Os quatro estágios distintos que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança são:

    negação;

    resistência;

    exploração e;

    comprometimento.

  • Contextualizando a alternativa "a": os estágios citados dizem respeito ao processo de mudança proposto por Kurt e Lewin e envolvem três etapas:

    1. Descongelamento
    2. Mudança
    3. Recongelamento

    Contextualizando a alternativa "d": apesar de carecer de bibliografia, essas etapas, denominadas "estágio de luto", são de autoria da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. Subdividem-se em:

    1. Negação
    2. Resistência
    3. Exploração
    4. Aceitação

    • Como o enunciado foi taxativo ao solicitar os "quatro estágios distintos", e tendo em vista que, na primeira teoria são três estágios (o estágio "implementação" não existe), a alternativa "d" é a que melhor responde ao comando da questão.

    GABARITO: D)

  • A mudança pode ser vista de duas formas, que são: a incremental ou a radical e os quatro estágios distintos, que as pessoas passam ao enfrentarem a mudança. Esses estágios são: negação, resistência, exploração e comprometimento.


ID
3193420
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A International Organization for Standardization (ISO) tem elaborado e publicado uma série normas para a gestão da qualidade, entre elas as séries 9000 e 14000. A série 14000 trata

Alternativas
Comentários
  • ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).

  • C

    dos requisitos para um sistema de gestão ambiental.

  • A NBR ISO 9000 trata de questões conceituais e dos critérios de seleção das demais normas da série.

    A NBR ISO 9001 e 9003 são referências nas relações comerciais entre empresas e, por esta razão, são chamadas normas contratuais.

    - NBR ISO 9001: Especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e a garantia da conformidade.

    - NM ISO 9003: modelo de garantia de qualidade em inspeção e ensaios finais.

    - A NBR ISO 9004: é um instrumento para melhoria da qualidade das empresas além dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001, e fornece orientações para a melhoria de desempenho da organização.

    - ISO 14000 - Guia de orientação do conjunto de normas da série.

    - ISO 14001 (17 requisitos) - Sistema de Gestão Ambiental, apresenta as especificações.

    - ISO 14004 - Sistema de Gestão Ambiental, apresenta diretrizes para princípios, sistemas e técnicas de suporte.

    - ISO 14010 - Diretrizes para auditoria ambiental, princípios gerais.

    - ISO 14011 (Parte 1 e 2) - Diretrizes para auditoria ambiental, procedimentos de auditoria.

    - ISO 14012 - Diretrizes para auditoria ambiental, critérios para qualificação de auditores.

    Estas Normas são de aplicação voluntária.

  • Como estamos na era da conscientização da sustentabilidade, optei pela C, que é o gabarito.

  • ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela ISO que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro deempresas

  • A sério ISO 14000 refere-se a várias normas relacionadas ao sistema de gestão ambiental.

    Entre elas, podemos citar a ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a ISO 14010: Normas referentes às auditorias ambientais.

    A- INCORRETA. das relações entre fornecedores e compradores - ISO 9000.

    B- INCORRETA. das boas práticas de administração da qualidade ISO 9000.

    C- CORRETA. dos requisitos para um sistema de gestão ambiental - ISO 14000

    D- INCORRETA. dos processos de organização da produção ISO 9001

    Logo, a única alternativa que traz o referido tema é a letra "c".

    GABARITO LETRA C


ID
3199294
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos.

II. Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. Assim, é importante que o seu sistema de gestão seja dinâmico e capaz de contemplar a organização como um todo para rever e consolidar os seus objetivos e suas estratégias, observando o alinhamento e a interconexão dos seus componentes, ou seja, a consistência entre os seus objetivos, planos, processos, ações e as respectivas mensurações.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Macroprocessos: São os processos mais abrangentes da organização. Conjunto de processos relacionados aos objetivos táticos da organização.

    Processos: São as subdivisões dos macroprocessos. Atividades de rotina.

    Subprocessos: São as subdivisões dos processos

    Atividades: Conjunto de tarefas executadas por uma pessoa ou departamento dentro de um processo

    Tarefa: Etapa de uma atividade, qualquer trabalho manual ou intelectual que se faz dentro da organização. Decomposição de atividades em um conjunto de ações.

  • Alternativa a)

    I. Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos. CORRETO

    II. Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. Assim, é importante que o seu sistema de gestão seja dinâmico e capaz de contemplar a organização como um todo para rever e consolidar os seus objetivos e suas estratégias, observando o alinhamento e a interconexão dos seus componentes, ou seja, a consistência entre os seus objetivos, planos, processos, ações e as respectivas mensurações. CORRETO

  • Gabarito (A)

    O processo ele pode ser decomposto em:

    Macroprocesso: é um grande conjunto de processos, impacta diversas áreas. Ex: RH é um macroprocesso.

    Processo: atividade inter-relacionadas, recebem insumos e agregam valor ao produto.

    Subprocesso: atividades que executam uma parte específica do processo

    Atividade: decomposição detalhada, ocorrem dentro de um processo ou subprocesso, para seus respectivos funcionamentos

    Tarefas: menores elementos de um processo. Ex: lavar a mão antes de cozinhar.

  • A questão quer que julguemos os dois itens a seguir à luz da Administração Geral.

    I. CERTO. "Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos".

    De acordo com Rennó (2013, pág. 345), a decomposição de um processo segue esta lógica:

    1. Macroprocesso: gera um impacto maior na organização e envolve várias áreas.
    2. Processo: "é um conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor e produz saídas (produtos e serviços)".
    3. Subprocesso: processo menor contido em outro processo.
    4. Atividade: execução dos trabalhos visando alcançar o objetivo planejado.
    5. Tarefa: "é o menor “elemento” de um processo".

    II. CERTO. "Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. (...)"

    O item trouxe a visão das organizações públicas de acordo com a Abordagem sistêmica. Surgida no pós-guerra, com conceitos criados por cientistas, entre eles o biólogo Ludwig Von Bertalanffy, a abordagem sistêmica trouxe uma ideia de que as organizações são sistemas vivo, orgânicos, flexíveis e que tudo está relacionado, tudo é interdependente. Seus principais teóricos são: Katz, Kahn, Kast, Johnson, Burns e Trist. Palavras-chave: globalismo, holismo, sinergia, interdependência, entropia, homeostase, inputs (entradas), black box e outputs (saídas).

    Ambos os itens são verdadeiros.

    GABARITO LETRA A

    Fontes:

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral e Pública para concursos. Elsevier. Rio de Janeiro. 2013

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

  • Excelente fundamentação!


ID
3241789
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sustentabilidade aplicada ao contexto das organizações envolve relações múltiplas de troca entre o aspecto social, econômico e ambiental, almejando a seguridade e o bemestar das gerações presentes e futuras a partir do uso racional e consciente dos recursos disponíveis (BRUNSTEIN, SCARTEZINI e RODRIGUES, 2012). Sobre o que é possível compreender neste cenário, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio.
( ) A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente.
( ) O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Gab B !!

  • Estão corretas:

    As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio.

    A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente. 

    O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis. 

  • Questão mal formulada é essa!


ID
3241795
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações envolvidas ativamente no debate sobre a sustentabilidade buscam constantemente identificar maneiras pelas quais possam desenvolver novas formas de produção e de gestão de recursos que confluam para o aprimoramento de práticas relacionadas com cada um dos pilares que a fundamentam. Acerca da sustentabilidade nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O envolvimento das organizações em problemáticas de cunho socioambiental prejudica a oportunidade de negócios, embora discretamente contribua para a melhoria de qualidade de vida dos stakeholders e a sustentabilidade dos recursos naturais.
II. A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição, por exemplo, tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso gera grandes economias de recursos, que não seriam viabilizadas se elas não tivessem tratado dessa situação.
III. É possível compreender que o desenvolvimento sustentável de organizações produtivas esteja atrelado à busca de um equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e, ambientalmente sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O ITEM I JÁ ESTÁ ERRADO, ELIMINANDO 3 ALTERNATIVAS, RESPOSTA LETRA C

  • Estão corretas:

    II. A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição, por exemplo, tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso gera grandes economias de recursos, que não seriam viabilizadas se elas não tivessem tratado dessa situação. 

    III. É possível compreender que o desenvolvimento sustentável de organizações produtivas esteja atrelado à busca de um equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e, ambientalmente sustentável.


ID
3241798
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O entendimento do processo de desenvolvimento de competências para a inovação, orientada pelo direcionamento e foco em ações de sustentabilidade nas organizações envolve competências, portanto certas capacidades distintas e essenciais (KLEEF e ROOME,2007). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. Aprender e transformar a aprendizagem em ação, de modo a lidar efetivamente com exigências, valores, pressupostos e culturas dos diferentes atores que interagem em networks, visando a compreender e a executar com sucesso as ações inovadoras em rede.
II. Integrar negócios, ambiente e problemas sociais, perspectivas e informações, isto é, saber integrar perspectivas e conhecimentos de diferentes atores em rede, bem como critérios tradicionais de eficiência com eco e socioeficiência.
III. Desenvolver modelos de negócios alternativos, métodos e trajetórias dinâmicas e pragmáticas para promover inovação radical ou sistêmica.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Entendi nada! Rs

  • A) TODAS ESTÃO CORRETAS!

  • "O entendimento do processo de desenvolvimento de competências para a inovação, orientada pelo direcionamento e foco em ações de sustentabilidade nas organizações envolve competências....."

    Muito Latim para dizer nada...

  • Estão corretas:

    I. Aprender e transformar a aprendizagem em ação, de modo a lidar efetivamente com exigências, valores, pressupostos e culturas dos diferentes atores que interagem em networks, visando a compreender e a executar com sucesso as ações inovadoras em rede. 

    II. Integrar negócios, ambiente e problemas sociais, perspectivas e informações, isto é, saber integrar perspectivas e conhecimentos de diferentes atores em rede, bem como critérios tradicionais de eficiência com eco e socioeficiência. 

    III. Desenvolver modelos de negócios alternativos, métodos e trajetórias dinâmicas e pragmáticas para promover inovação radical ou sistêmica. 

  • Na dúvida nesses tipos de questões dessa banca vá naquela que ela aponta todas como certas kkkkkk isso agora. Deu certo. :B

    Gaba a


ID
3248887
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de aspectos da estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir.

1) Uma forma popular de organização é fazer com que os funcionários trabalhem no que eles queiram, seja qual for o departamento, de modo que a motivação e o entusiasmo se mantenham elevados.
2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas.
3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico.
4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais.
5) Manter controle organizacional sobre toda as atividades internas, além de proporcionar maior segurança, tem a vantagem extra de encorajar a flexibilidade.

Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • Forças-tarefas e comitês constituídos de membros de diferentes linhas departamentais são exemplos de equipes interfuncionais. Essas equipes agilizam a troca de ideias entre diversas áreas no interior da organização ou entre diferentes organizações, o desenvolvimento de novas ideias e a solução de problemas e a coordenação de projetos complexos. (rh portal.com.br).

    LETRA D

  • No meu material diz que as forças-tarefa são "Compostas por funcionários de um mesmo departamento, com o objetivo de melhorar ou resolver problemas em um processo ou método de trabalho".

    Por conta disso considerei a assertiva II como errada.

    Agora fiquei confuso.

  • Comitês interfuncionais, eufemismo para Mutirão!

  • Estão corretas, apenas:

    2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas.

    3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico. 

    4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais.

  • Equipes força tarefa = Resultado

    equipes virtuais= flexibilidade


ID
3248890
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o quadro abaixo, onde as colunas I e II listam aspectos dos tipos de equipes de trabalho comumente encontradas nas organizações e suas definições (misturados em ordem aleatória):

Coluna I
(1) Autogeridas
(2) Multifuncionais
(3) Virtuais

Coluna II
(A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
(B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes.
(C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
(D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.
(E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social
(F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada conceito (Coluna I) com sua respectiva definição (Coluna II).

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    1- Equipes AUTOGERIDAS: 

    (C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

    (D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.

    2 - Equipes MULTIFUNCIONAIS:

    (B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes.

    (F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.

    3 - Equipes VIRTUAIS:

    (A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.

    (E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social

     

     

  • A questão exigiu conhecimento sobre os tipos de equipes.

    De acordo com Robbins (2010. págs. 301 e 302- Adaptado), existem quatro tipos:

    1. Resolução de problemas: "Grupo de funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho"
    2. Auto gerenciada: "são grupos de funcionários que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores".
    3. Multifuncional: "Grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa".
    4. Virtual: "Grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum".

    Associando as colunas, temos que:

    (1) Autogeridas- Membros com responsabilidade dos antigos supervisores e supervisão com menos importância. C e D.

    (2) Multifuncionais - Mesmo nível hierárquico dos membros e diversidade. B e F

    (3) Virtuais - Tecnologia e menos interação social. - A e E.

    Portanto, a sequência será a seguinte: 1-C; 1-D; 2-B; 2-F; 3-A; 3-E

    Fonte: ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO LETRA D


ID
3255025
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A evolução do pensamento administrativo, normalmente apresentado ou reunido em escolas ou abordagens da Administração surgidas no decorrer do tempo, apresentou diferentes concepções acerca do trabalho, do Homem, das organizações. Acerca desse tema, analise as afirmações abaixo.

1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, ratificando a importância do “one best way” na gestão.
2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho.
3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário.
4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização.
5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.

Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • 1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, retificando a importância do “one best way” na gestão.

    a abordagem sistêmica veio corrigir a exclusividade de ambiente fechado

    5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.

    Na realidade, no Fordismo ocorria a produção em massa, a qualidade era feita através de inspeção.

  • 4) Segundo Chandler na teoria da Contingência - A alteração ambiental é o fator principal da alteração da estrutura. Em resumo, diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais. Uma coisa conduz à outra.

  • Não entendo como para McGregor "as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana", se a teoria famosa dele X e Y trata justamente dos diferentes tipos de natureza humana.

  • Estão corretas, apenas:

    2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho.

    3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário. 

    4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização. 

  • Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo!?


ID
3262657
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações de aprendizagem possuem várias características. Qual é a característica que requer a compreensão de como a empresa realmente funciona?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    A questão aborda o conceito das 5 Disciplinas de Peter Senge.

    São disciplinas que partem de uma visão mais individualizada (Controle Pessoal) para uma visão mais abrangente que é a 5° Disciplina (Pensamento Sistêmico). Assim, a compreensão de como a empresa realmente funciona ocorre na última disciplina Pensamento Sistêmico.

    Em suma, essas 5 disciplinas são:

    Domínio Pessoal: Consiste no autoconhecimento. Saber suas capacitações e limitações. Ou seja, está muito próximo do indivíduo e longe da empresa.

    Modelos Mentais: São os nossos padrões e percepções. São também nossos filtros de percepção que moldam nossas atitudes.

    Visão partilhada: São os objetivos em comum, o engajamento em grupo. Aqui já saímos do âmbito individual e estamos pensando no coletivo.

    Aprendizagem em equipe: Nesse ponto os grupos passam a se complementar. Passamos a desenvolver um sentido de equipe em que o todo é maior que a soma das partes. Sinergia e um bom fluxo de comunicação são encontrados aqui.

    Pensamento Sistêmico: Aqui é o topo, onde as relações sistêmicas são plenamente compreendidas. É o entendimento das inter-relações entre as diversas disciplinas. Ou seja, é a compreensão completa de como uma empresa funciona.

    http://as5disciplinas.blogspot.com/2010/10/o-que-sao-as-cinco-disciplinas.html

    https://nairamodelli.wordpress.com/2009/04/30/entrevista-as-5-disciplinas-de-peter-senge/

  • A questão cobrou conhecimento sobre as 5 disciplinas na ótica de Peter Senge.

    De acordo com Senge (apud Chiavenato, 2014. p. 583), as 5 disciplinas que agem em conjunto para construir a aprendizagem organizacional são as seguintes:

    1. Domínio Pessoal (disciplina de aspiração),
    2. Modelos Mentais (reflexão e habilidades de questionamento),
    3. Visão Compartilhada (disciplina coletiva),
    4. Aprendizagem de Equipes (interação grupal) e
    5. Pensamento Sistêmico (aprendizagem).

    A questão quer saber qual dessas disciplinas está relacionada à compreensão do funcionamento da empresa. Partiremos para a análise das alternativas:

    A- CORRETA. Pensamento sistêmico. De acordo com Chiavenato: "Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações". (CHIAVANETO, 2014)

    B- INCORRETA. Aprendizagem de equipe envolve a interação entre os grupos e está relacionada " utiliza técnicas como diálogo e discussão para desenvolver o pensamento coletivo, aprender a mobilizar energias e ações para alcançar objetivos comuns e desenvolver uma inteligência e uma capacidade maior do que a soma dos talentos individuais". (CHIAVANETO, 2014)

    C- INCORRETA. Visão partilhada tem relação com o senso de compromisso comum entre o grupo.

    D- INCORRETA. Controle pessoal, no caso da nomenclatura "Domínio Pessoal": "Envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos (sua visão pessoal) em um alinhamento realístico com o estado atual de suas vidas (sua realidade atual)" (CHIAVANETO, 2014)

    E- INCORRETA. Modelos mentais. "Focalizam o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas. Ao refletirem continuamente, falando a respeito e reconsiderando aspectos internos do mundo, as pessoas ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões". (CHIAVANETO, 2014)

    Portanto, a única disciplina que reflete o que o anunciado pede é a letra "a" Pensamento sistêmico

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. 9.ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA A

  • uma média de um tema novo a cada questão, ou seja, é uma matéria de conteúdo praticamente infinito. tenso...


ID
3363226
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas integrados de informação apontam que a gestão deve procurar desenvolver certa intimidade com o processo de tomada de decisão nos estamentos superiores da organização. Nas alternativas a seguir, estão listados corretamente objetivos de instalação de sistemas de informação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda os objetivos descritos por Araújo (2011) em relação ao objetivos da implantação dos sistemas de informação e solicitou a opção que não corresponde a esses objetivos, A EXCEÇÃO.

    Para Araujo (2001), são objetivos:

    1- "Estabelecer uma estrutura organizacional com delegação de autoridade e responsabilidade (processo decisório) bem definidas e objetivamente expostas."

    2- "Elaborar normas de conduta bem confeccionadas e concebidas adequadamente e que possam ser postas em prática sem maiores dificuldades, quando se tratar das diretrizes e políticas de desenvolvimento, ou ainda de planejamento e programas."

    3-" Criar uma filosofia e uma estrutura de comunicações e de treinamento que assegurem conhecimento adequado e pre- paração apropriada para o desempenho das tarefas a cargo do pessoal dos escalões superiores, em nível operacional."

    4-" Criar Subsistemas de Informação que incluam formulários, registros, análises, consultas e recomendações que possam fornecer rápida e eficientemente as correntes informativas necessárias à tomada de decisões."

    5- "Possibilitar a instalação de programas de auditoria, em condições de proporcionar à administração superior um Instrumento a mais de avaliação e controle, capaz de fomentar a integridade, o vigor e o ímpeto de crescimento de toda organização". 

    Fonte: ARAUJO. Luís C. G.: "Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional". Editora Atlas, 2001.

    A) CORRETA. de acordo com um dos objetivos definidos por Araújo.

    B) CORRETA. de acordo com um dos objetivos definidos por Araújo.

    C) INCORRETA. Não faz parte do rol de objetivos definidos pelo autor em questão.

    D) CORRETA. de acordo com um dos objetivos definidos por Araújo.

    E) CORRETA. de acordo com um dos objetivos definidos por Araújo.

    GABARITO: LETRA "C".

  • rumo a pmce


ID
3397057
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organização, julgue o item.


Organizações horizontalizadas tendem a desencorajar as pessoas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa.

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões. Neste modelo, grandes grupos de funcionários relatam a apenas um gerente. É um sistema mais informal, bastante comum em empresas menores.

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-gestao-horizontal-e-vertical-e-suas-principais-caracteristicas/

  • Gabarito: Errado

    O termo gestão horizontal vem sendo utilizado para descrever práticas que buscam eliminar completamente ou reduzir a hierarquia. As formas como isso acontece variam de empresa para empresa e são tão amplas quanto o termo.

  • Organizações horizontalizadas tendem a ENCORAJAR as pessoas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa.

  • Ao contrario

  • Muito pelo contrário, organizações horizontais propiciam com que as pessoas desenvolvem e coloquem em prática suas habilidades.

    GABA errado

  • Nesse tipo de estrutura, há uma maior delegação de autoridade. Em outras palavras, há uma

    maior transferência de autoridade e responsabilidade para os funcionários da empresa.

    Nesse tipo de organização também há um maior estímulo à autonomia dos subordinados.

  • Organizações horizontalizadas tendem a desencorajar as pessoas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa. errada

    Organizações horizontalizadas tendem a encorajar as pessoas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa. certa

  • A questão em análise nos faz refletir sobre a diferença entre as estruturas organizacionais verticalizadas e horizontalizadas. Antes disso, precisamos entender que a verticalização está relacionada a uma estratégia empresarial de produção de todos os insumos para a geração do produto final. Por outro lado, a horizontalização está relacionada à estratégia empresarial de comprar de terceiros o máximo possível dos insumos necessários à entrega do produto final. Assim, podemos entender como:
    Vantagens da Verticalização: Controle de todo o processo produtivo e domínio da produção; Independência de terceiros e maior autonomia; e Ganhos em escala.
    Desvantagens da Verticalização: Problemas de gestão devido ao elevado número de atividades realizadas pela empresa; Perda da eficiência, pois a empresa não possui um foco, o que também dificulta o estímulo à criatividade e à inovação; Ampliação do tamanho da estrutura organizacional e menor flexibilidade com uma possível perda de foco; e Aumento do custo de produção e dos investimentos.

    Vantagens da Horizontalização: A empresa volta sua atenção para um produto e esse foco estimula os empregados à criatividade e à inovação; Aumento da competitividade das empresas; Redução de custos; e Flexibilidade na definição dos volumes de produção.

    Desvantagens da Horizontalização: Menor controle da tecnologia de produção; Alta dependência de terceiros; A mudança de uma estrutura verticalizada para uma horizontalizada pode ocasionar demissões; e O vínculo com um colaborador vai se desfazendo ao longo do tempo.

    Em face do exposto, podemos entender que a alternativa em análise está errada, pois a desmotivação dos empregados e a menor iniciativa são tendências das estruturas verticalizadas, e não das horizontalizadas.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • Quanto mais vertical , mais medo.....

  • horizontal-----incentivar


ID
3458164
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os pilares de um modelo contemporâneo de administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Princípios da administração pública gerencial

    O Prof. Dr. Humberto Falcão Martins define as seguintes características:

    a) caráter estratégico ou orientado por resultado das decisões;

    b) descentralização;

    c) flexibilidade;

    d) desempenho crescente e pagamento por produtividade;

    e) competitividade interna e externa;f) direcionamento estratégico;

    g) transparência e cobrança de resultados (accountability);

    h) padrões diferenciados de delegação decisória;

    i) separação da política de sua gestão;

    j) desenvolvimento de habilidades gerenciais;

    k) terceirização;

    l) limitação da estabilidade de servidores e regimes temporários de emprego;

    m) estruturas diferenciadas

    Gab: C

  • Peçam pra o prof comentar please

  • Denominado também de NEOCLÁSSICO GAB.: C de PODC

  • Denominado também de NEOCLÁSSICO GAB.: C de PODC

  • O PDCA é um método de gerenciamento com foco na melhoria que tem como objetivo controlar e melhorar os processos e produtos de uma forma contínua.

    O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão:

    • Plan: Planejar
    • Do: Fazer, executar
    • Check: Checar, verificar, mensurar
    • Act: Agir.

  • Ciclo PDCA; administração estratégica; e fundamentos de excelência da gestão.


ID
3714529
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2011
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras para o intercâmbio econômico e competitivo, sejam elas sociais, culturais, ambientais, éticas, legais, financeiras ou políticas. Idalberto Chiavenato propõe alguns estágios distintos pelos quais este processo passa. No estágio multinacional, 

Alternativas
Comentários
  • A internacionalização de negócios e o aumento do fluxo de trocas comerciais no mundo são alguns dos efeitos da globalização, processo que atravessa séculos e que foi intensificado na década de 1990 com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
  • De acordo com Idalberto Chiavenato, no processo de globalização, a empresa passa por alguns estágios básicos:

    Estágio doméstico – no qual o mercado potencial é limitado ao território nacional, com todas as instalações de produção localizadas no país de origem e trabalho de marketing voltado ao mercado local;

    Estágio internacional – no qual as primeiras exportações começam a ser efetivadas, e a empresa quase sempre utiliza uma divisão específica para trabalhar seu marketing nos países em que começa a comercializar seus produtos ou serviços; geralmente ela busca os serviços de empresas especializadas para apoiá-la na questão da logística, do armazenamento e da assistência técnica que seu produto ou serviço necessite;

    Estágio multinacional – com o aumento da comercialização de seus produtos ou serviços e a necessidade de agilizar seus processos e baixar custos, a empresa se vê obrigada a instalar-se nos países onde tem negócios;

    Estágio global – que se dá no momento em que as organizações se transformam em corporações internacionais que ultrapassam a centralização em um determinado país.

    Fonte: http://antigo.univille.br/arquivos/3316_LVtecnologia_N1_2006.pdf


ID
5167723
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três categorias. Sob este ponto de vista, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Mesmo adotando a simplicidade imposta pela racionalidade limitada, os problemas e métodos de decisão precisam ser classificados e analisados com detalhe. “Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três Categorias: problemas estruturados, semi-estruturados e nãos estruturados” (SHIMIZU, 2001, p.29)

    FONTE: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Josimara-Alves-de-Lima.pdf

  • GAB B - Problemas estruturados, semi-estruturados e não-estruturados.

  • A questão versou sobre a classificação dos problemas em Sistema de Informações Gerenciais.

    Considerando que há dois tipos de decisões.

    • Decisões programadas: rotineiras, ambiente de certezas, há muitos dados e informações a respeito do problema/oportunidade, fazem parte do acervo da organização, geralmente se relacionam às decisões tomadas nos níveis mais baixos.
    • Decisões não programadas: relaciona-se a problemas novos ou que ocorrem com pouca frequência em ambientes com mais incertezas. Há informações novas, incompletas ou insuficientes. Geralmente, está associada às decisões estratégicas.

    Atenção: Essa classificação se referem aos extremos não mutuamente exclusivos de uma gama de decisões que podem ser consideradas de maneira intermediária entre esses, segundo Chiavenato. Ou seja, a decisão pode ser encaixa em qualquer lugar desse continuum, se aproximando do lado que mais a represente.

    Não Programadas __________________________________________________________________ Programadas

    De acordo com Moreira (2019), as decisões envolvem problemas estruturados e não-estruturados.

    • Problema não estruturado: não há um grau de confiança e certeza e nem definição clara em relação às soluções desse problema.
    • Problema estruturado: já há soluções conhecidas em procedimentos pré-definidos. Problema repetitivo.

    Em SIG, o problema pode ser chamado de semiestruturado quando parte da sua solução é conhecida, mas a outra parte não.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I Administração geral e pública. 2.ed. Elsevier, 2008.

    MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    GABARITO LETRA C