SóProvas


ID
1139767
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a Ordem Econômica e Financeira tratada pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Estado absenteísta é aquele em que há ausência do Estado no domínio econômico.

    Já no caso do Brasil, a própria CF/88 prevê a participação do Estado neste setor, como por exemplo no artigo 173, que em caso de  "imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo" haverá "exploração direta de atividade econômica pelo Estado".

    Sem contar o fato do Estado assumir a função de "agente normativo e regulador da atividade econômica", onde o mesmo "exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado" (art. 174, caput da CF).

  • O Brasil é um estado absurdamente intervencionista. A mão do Estado está em todos os setores da economia, prejudicando a livre concorrência. Logo, a alternativa a encontra-se incorreta, pois diz que o constituinte privilegiou o modelo capitalista e é um Estado absenteísta nos moldes do liberalismo.

  • A redação da alternativa III é digna dos melhores ecômios, por denotar o caráter anfótero (e hipócrita) do Estado brasileiro, sob o bafejo e pertinácia da CR/88.

     

    Realmente, se o Estado empreende ATUAÇÃO DIRETA, pode titularizar determinado monopólio, em dado setor do mercado, mas, noutro vértice, caso desempenhe ATUAÇÃO INDIRETA, combate cartéis.

     

    Ora, MONOPÓLIO (do próprio Estado ou da iniciativa privada) é muito mais draconiano do que CARTÉIS.

     

    Ainda assim, o povo brasileiro vive passivamente o mito de reputar "estratégico" que o Estado monopolize determinados setores do mercado.

  • questão totalmente passível de anulação, fora da realidade.

  • Banco "FUMARc" totalmente FUMADA em suas questões, ela faz páreo com "Quadrix" e "Ináz do Pará", uma pior que a outra.