-
I - Errrado. Liderança, direção e gerência são conceitos distintos.Liderança - Comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivosDireção - Função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal com seus subordinadosGerência - É o exercício da direção no nível intermediário da empresa.II - Errado. Na liderança autocrática, o líder não possui papel de membro do grupo.III - Errado. A motivação envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos é apenas uma consequência da motivação humana.
-
I. errado: liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivos. Por outro lado, a direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.Por fim, a gerência é o desempenho da direção no nível intermediário da empresa (Chiavenato, 2007, p. 295). Assim, a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. Nesse ponto, os termos gerência e liderança se diferenciam. Nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.
II. errado: liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa as diretrizes, sem participação do grupo; determina qual tarefa que cada um deverá executar e qual a composição dos grupos de trabalho; o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Assim, o líder atua sempre, independentemente de solicitação, e não possui papel de membro do grupo.
III. errado: motivação é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. A motivação é um aspecto psicológico, interno ao indivíduo. Assim, envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos da organização é apenas consequência da motivação humana.
Gabarito: alternativa D.
-
No item III, acredito que estaria correto se citasse como 3 elementos: a intensidade, a direção e a persistência.
A intensidade diz respeito a quanto esforço a pessoa despende. É o conceito ao qual mais nos referimos. Ao mesmo tempo, esse esse esforço intenso não traz resultados favoráveis se não vier canalizado para uma direção favorável. Assim, o tipo de esforço que devemos buscar é aquele que vai em direção aos objetivos da organização e que é coerente com esses objetivos. Por fim, a motivação tem uma direção de persistência, sendo esta uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Assim, os indivíduos motivados mantêm-se na realização da tarefa até que os objetivos sejam atingidos.
-
"Resolução
I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.
Apesar
de estarem interligados de alguma maneira, não é correto que se diga
que deve ser desempenhado pelo administrador somente. A liderança, por
exemplo, pode ser exercida por um não líder. Pode ser que em dada
situação, seja exigido do funcionário liderar alguma tarefa, o que não o
torna um líder, muito menos o torna administrador. O mesmo ocorre com a
direção. Por isso é incorreta a afirmação.
II.
Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do
líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é
solicitado.
Essa é característica da liderança por laissez faire. Na autocrática o líder é mais impositivo. Afirmação errada.
III.
A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao
comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de
decisão.
A
motivação está ligada a diversos aspectos. Uma das teorias mais
aceitas, a de Herzberg, nos diz que a motivação está ligada a aspectos
higiênicos e motivacionais. Os motivacionais seriam os elementos de
Associação , Estima e Auto Realização. Afirmação errada.
Gabarito letra (d)."
Fonte: https://pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=11484&prof=%20Prof%20Bernardo%20Conrado&foto=bernardo&disc=Administra%E7%E3o%20Geral
-
Comentários
por Adriel Monteiro em 13/05/2014
I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.
INCORRETA.
Segundo COVEY (2003), liderança difere de gerenciamento.
Gerenciamento é uma visão dos métodos, o melhor modo de se conseguir
determinadas coisas. Liderança trabalha com objetivos e metas
concentrando-se em conseguir coisas desejadas, e deve vir primeiro que o
gerenciamento. Enquanto os gerentes têm foco em sistemas, processos e
tecnologia, procurando dirigir os trabalhadores, os líderes estão
orientados para as pessoas, contexto e cultura, procurando servir os
colaboradores da organização (CHIAVENATO, 2004).
Chiavenato (2004) também destaca que a direção é a função
administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do
administrador com seus subordinados.
Em suma, são termos distintos entre si.
COVEY, S. R. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. São Paulo: Best Seller, 2003.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.
INCORRETA.
Na liderança autocrática, o líder não assume papel de membro do grupo; em sentido contrário, coloca-se numa posição independente, atuando de forma autoritária.
Nesse modelo de liderança, é ele quem estabelece e fixa as metas e
diretrizes, além de determinar o responsável por cada tarefa.
III. A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.
INCORRETA.
A motivação é o resultado dos estímulos que impulsionam os
indivíduos, levando-os a agir com algum propósito. Sempre se faz
necessário que algum estimulo seja implantado para haver uma ação,
podendo ser decorrente de estimulo externo ou interno. No entanto, a
liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão são
fatores influentes entre si, mas não relacionados diretamente ao
comportamento.
fonte:https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-e-publica-comentarios-afrfb-2014
-
Gab.: D
Questão dificil, mas bem elaborada. Quanto a I e II o colega acima fez boa colocações, fiquei pensando na III quando a respondi, afinal muitos examinadores tiram conceitos não sei de onde, mas felizmente isso não aconteceu aqui, pois a afirmativa não procede segundo os principais teoricos de motivação : MC Clelland (RAP); Herzberg (Higienico e Motivacional); Maslow (piramide das necessidades); MC Gregor (X, Y),
-
Liderança ≠ Gerencia ≠ Administrador
Chefiar, ocupar algum cargo, é uma situação, liderar e administrar são habilidades. Alguém pode ocupar um cargo de chefia sem ser um bom líder ou sem ter a capacidade de administrar.
Ø Liderar é a habilidade de lidar com gente. É ser capaz de influenciar pessoas a agirem de uma determinada forma. É conseguir resultados através das atitudes e comportamentos de outras pessoas. Líderes têm seguidores. Transformacional: É necessário apelar para elas, mostrando-lhes que o seguindo isso as levará a realizar os desejos que existem em seus corações. Elas devem desejar seguir o líder com uma compulsão suficientemente forte para deixar de fazer o que estiverem fazendo e até mesmo adentrar situações perigosas que normalmente não considerariam valer o risco de correr.
Ø Já administrar é cuidar de recursos tecnológicos, materiais, físicos, financeiros; lidar com papéis, coisas, processos.
Ø Gerenciar e chefiar é função, cargo. Um chefe pode ser nomeado numa hierarquia, independentemente de possuir ou não as habilidades necessárias. Gerentes têm subordinados. O estilo do gerente é transacional, significando que o gerente diz ao subordinado o que fazer e o subordinado o faz, não porque seja um robô cego, mas porque há uma recompensa prometida por essa execução (no mínimo o seu salário).
-
I) Líder é diferente de Gerente
O gerente geralmente é o chefe,ele representa a autoridade formal,sendo o produto de um único de um único fator, seja pelo cargo que ele ocupada,fazendo com que seja obedecido, em relação entre chefia e os subordinados.
Já a liderança é informal,ela emerge do grupo quando a conjuntura social,econômica e política demonstra essa necessidade,sendo um produto de inúmeros fatores,tais como as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada.As pessoas seguem o líder devido a crença dos liderados.
II) A questão deu a definição de liderança liberal, liderança autocrática é aquela em que apenas o líder decide e fixa as diretrizes,sem nenhuma participação do grupo.
III)Não dá pra afirmar que a motivação está diretamente relacionada a esses 3 fatores,sem entrar em detalhes é preciso perceber o erro somente com a gama de teorias sobre a motivação e os diversos fatores que são apontados por cada uma delas.
sendo assim resposta letra D
fonte :Gestão de pessoas para concursos (Andreia Ribas)
-
-
A primeira frase está errada, pois nem sempre o ocupante de um cargo de gerência é também o líder em uma organização. Ou seja, podemos ter líderes que não são chefes e chefes que não são líderes.
A segunda frase também está errada. É a liderança liberal a qual o líder se porta desta forma, não a liderança autocrática. Finalmente, a motivação não está relacionada diretamente com os objetivos organizacionais, mas sim os objetivos pessoais de cada um. Assim, o
gabarito é mesmo letra D.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
-
Essa questão é trabalhosa de entender, porém, depois de compreendê-la não a esqueceremos mais.
I. ERRADO:
Direção é a função administrativa. Atua no nível institucional da empresa, que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
Gerência é o desempenho da direção. Atua no nível intermediário da empresa. Assim, a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. Nesse ponto, os termos gerência e liderança se diferenciam. Nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.
Liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas. Atua no nível operacional da empresa, em direção ao alcance de objetivos.
II. ERRADO: liderança autocrática: o líder é quem decide e fixa as diretrizes, sem participação do grupo; determina qual tarefa que cada um deverá executar e qual a composição dos grupos de trabalho; o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Assim, o líder autocrático, atua sempre independentemente de solicitação (toma decisão por conta própria, sem consultar alguém, portanto, não possui papel de membro em grupo).
III. ERRADO: motivação: é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade pessoal de prosseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. A motivação é um aspecto psicológico, interno ao indivíduo. Assim, envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos da organização é apenas consequência da motivação humana.
-
Essa questão é trabalhosa de entender, porém, depois de compreendê-la não a esqueceremos mais.
I. ERRADO:
Direção é a função administrativa. Atua no nível institucional da empresa, que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
Gerência é o desempenho da direção. Atua no nível intermediário da empresa. Assim, a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. Nesse ponto, os termos gerência e liderança se diferenciam. Nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.
Liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas. Atua no nível operacional da empresa, em direção ao alcance de objetivos.
II. ERRADO: liderança autocrática: o líder é quem decide e fixa as diretrizes, sem participação do grupo; determina qual tarefa que cada um deverá executar e qual a composição dos grupos de trabalho; o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Assim, o líder autocrático, atua sempre independentemente de solicitação, e não possui papel de membro do grupo.
III. ERRADO: motivação: é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade pessoal de prosseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. A motivação é um aspecto psicológico, interno ao indivíduo. Assim, envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos da organização é apenas consequência da motivação humana.
-
Questão objetiva. Vamos analisar as afirmativas:
I – INCORRETO – Apesar de essas três palavras serem utilizadas como sinônimas no dia a dia, conceitualmente, elas são distintas.
Existem diversas definições sobre o conceito de liderança. O autor Robbins (2005) indica: “capacidade de influenciar um grupo a alcançar metas”. Tenham em mente que os conceitos giram em torno de algo em comum: processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos indivíduos levando‐os à realização de determinados objetivos;
A direção é a função administrativa, inserida no ciclo PODC, que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador/gerente/líder com seus subordinados. É a etapa de mobilização dos recursos humanos, ou seja, a condução das pessoas para a execução das atividades.
Por último, temos que a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. A gerência trata do desempenho de uma função formal por um indivíduo do nível tático (intermediário) da empresa. É importante frisar que nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.
II – INCORRETO - Na tríade mais conhecida dos estilos de liderança, idealizada por Kurt Lewin, temos os estilos autocrático, democrático e liberal. O estilo de liderança autocrático é determinado por atitudes dominantes, impositivas. A tomada de decisões permeia totalmente na figura do próprio líder.
III – INCORRETO - Basicamente, podemos indicar a motivação como o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação. Deve-se considerar as relações de forças internas ou externas que fazem o indivíduo se entusiasmar. De acordo com Bergamini (1990):
“[...] o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que tem suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem do seu comportamento motivacional.”
Todas as afirmativas são incorretas.
Diogenes Cosme