-
Chiavenato destaca três níveis da organização: institucional, intermediário (gerencial) e operacional.
No nível institucional, o planejamento é estratégico, genérico e sintético, orientado para o longo prazo e com amplitude macroorientada, abordando a organização como um todo. No nível intermediário, por outro lado, o planejamento é tático, menos genérico e mais detalhado, focando o médio prazo e com uma amplitude envolvendo cada unidade ou conjunto de recursos. Por fim, no nível operacional, o planejamento é operacional, detalhado e analítico, com extensão de tempo para o curto prazo, microorientado, abordando cada tarefa ou operação isoladamente.
Vejam, dessa forma, que o primeiro item está errado, pois o planejamento institucional é genérico (não analítico) e foca a organização como um todo.
O segundo item está correto, pois a ideia do planejamento é dar racionalidade às ações da organização.
Por fim, o último item também está correto, pois a viabilidade externa (as condições externas), a capacidade interna (ambiente interno) e a visão compartilhada são parâmetros do planejamento estratégico traduzidos pela definição do que é necessário e possível, demonstrando o que a organização é capaz de fazer e, dessa forma, qual o futuro desejado para a organização.
Gabarito: alternativa B.
-
https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=470
Resposta:
I.
O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem
conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em
separado.
É elaborado no nível institucional, mas ele é o mais amplo e menos detalhado dos três níveis de planejamento. Afirmativa errada.
II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização.
Quando
colocamos no papel, somente isso já nos exige a racionalidade. O mundo
abstrato é infinito e no momento que precisamos colocar esse mundo
abstrato no papel, a racionalidade deve imperar e há uma redução do
“ideal” para o “possível”. Dessa forma, o planejamento formal se torna o
guia da organização. Afirmação correta.
III.
O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos
conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade
interna e visão compartilhada.
Aqui
entra a análise SWOT que estudamos em aula. Essa análise nos permite
enxergar o cenário externo à organização, entender o cenário interno à
organização e fazer uma avaliação entre capacidades, ameaças,
oportunidades e deficiências. Afirmação correta.
Gabarito letra (b).
-
Errei pelo português.. Racionalizar ≠ Racionar
Esse é o problema de ler rápido as questões
-
I)O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo as ações da organizações .
Corretamente,o planejamento propõe um motivo e uma diretriz a seguir com rumo a ação.
II)O planejamento estrategico é definido na a´rea de intersecção dos conjuntos pelos os parametros viabilidade externa,capacidade interna e visão compartilhada.
Corretamente,o planejamento estrategico tem função de visualizar todo o macro ,propondo ir abatendo em miudos o que foi focado em macros,mas iniciando pelo o micro,
-
Quem tem conteúdo detalhado e analítico por cada unidade em separado é o planejamento operacional.
-
I-Falsa. “Planejamento Estratégico é o planejamento mais amplo e abrangente da organização e é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Suaprincipal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. O planoestratégico é genérico e não especifica os meios para sua execução”. Portanto, o planejamento estratégico é genérico: não tem conteúdo detalhado.
II-Verdadeiro. “Planejamento é um processo racional para a tomada de decisão, com vistas a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes, que possibilitarão partir de uma situação atual existente e alcançar uma situação futura desejada … principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização”.
III-Verdadeira. “Regra geral, as organizações dão prioridade para os objetivos e as estratégias que envolvem a combinação de pontos fortes e oportunidades … a visão deve traduzir o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja. Ela deve descrever com clareza um futuro ideal para a empresa e ser flexível às mudanças ambientais”. Pontos fortes (capacidade interna), Oportunidades (viabilidade externa), Visão compartilhada (consenso).
-
Pessoal, não concordo com a alternativa III está correta:
III. O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada.
Nem sempre existe visão compartilhada no processo de definição do planejamento estratégico.
-
6)Gabarito Letra B.
I - Errada. A característica marcante do planejamento estratégico é que ele abrange a organização como um todo, sem considerar cada área separadamente.
II - Certa. Planejar orienta as ações da organização
III - A análise dos ambientes interno e externo, bem como a avaliação da viabilidade das ações, em face à análise ambiental, é elemento integrante do planejamento estratégico.
(*)Fonte: facebbok.com/admfederal
-
I. O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em separado.
INCORRETA.
Segundo Chiavenato (1999), existem três níveis de planejamento: o planejamento estratégico, que é genérico, sintético e abrangente, projetado para longo prazo e que abrange a organização como um todo; o planejamento tático, que é menos genérico e mais detalhado, projetado para o médio prazo e que aborda cada unidade da organização separadamente; e o planejamento operacional, detalhado, específico e analítico, projetado para curto prazo e que orienta tarefas.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização.
CORRETA.
Ainda, de acordo com Chiavenato (1999), o planejamento envolve uma volumosa parcela da atividade organizacional. Toda organização está sempre planejando. O planejamento impõe racionalidade e proporciona o rumo às ações da organização. Além disso, estabelece coordenação e integração de suas várias unidades, que proporcionam a harmonia e sinergia da organização no caminho em direção aos seus objetivos principais.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
III. O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada.
CORRETA.
O planejamento estratégico possui essa característica: integrar os ambientes externos e internos numa visão compartilhada
GABARITO B
FONTE:https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-e-publica-comentarios-afrfb-2014
-
-
I. ERRADO - O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em separado. DE CONTEÚDO SINTÉTICO, OU SEJA, ABORDANDO A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO. ANALÍTICA É A AMPLITUDE OPERACIONAL.
II. CORRETO - O planejamento impõe racionalidade (POIS TRATA-SE DE UM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES) e proporciona rumo às ações da organização (DEPOIS DE DEFINIDO O QUE DEVE SER FEITO, O PLANEJAMENTO DEFINE COMO SERÁ FEITO)
III. CORRETO - O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada. OU SEJA, SUA AMPLIAÇÃO É GLOBAL, HOLÍSTICA, PRODUZ SINERGIA, É GENÊRICO, É VISTO A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO.
GABARITO ''B''
-
Letra B.
Comentário:
Vamos olhar cada um dos itens em separado:
I - Errado. O conteúdo do planejamento estratégico é amplo e geral, abordando a organização como um todo e não cada
unidade/área organizacional.
II - Certo. Realizar o planejamento proporciona uma reflexão prévia sobre o futuro desejado e sobre os caminhos para
alcançá-lo.
III - Certa. Redação confusa e interpretativa. Se houvesse uma opção para apenas o Item II correto essa questão seria
bastante contestada. Como não havia, é possível interpretar que esse item quis dizer simplesmente que o planejamento
estratégico acontece a partir de três coisas consideradas em conjunto: a visão de futuro, o ambiente interno e o ambiente
externo - o que pode ser interpretado como correto sem maiores problemas.
Assim, II e III estão corretas.
GABARITO: B
Prof. Carlos Xavier
-
Complementando:
I – incorreto – Embora o planejamento estratégico seja elaborado no nível institucional, ele é genérico e aborda a organização como um todo;
II – correto – O planejamento estratégico tem por objetivo definir os rumos da organização e é baseado em um processo racional;
III – correto – O planejamento estratégico faz a análise ambiental, avaliando viabilidade externa (predominância de oportunidades), capacidade interna (agrupamento de pontos fortes) e visão compartilhada (visão do todo – abrangendo oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos-, desdobrada em planos táticos).
Gabarito: Letra B
-
I. ERRADO. O planejamento estratégico é elaborado pelo nível institucional, porém, ele é genérico sem conteúdo detalhado e analítico. Ele é sintético, ou seja, foca-se no conjunto de todos os elementos da organização, abordando-os como um todo (amplitude macro orientada), orientado para o longo prazo.
Não podemos deixar de lembrar, que no nível intermediário, o planejamento já é tático, menos genérico e detalhado, orientado para o médio prazo e com uma amplitude envolvendo cada unidade ou conjunto de recursos.
Também não devemos esquecer, que no nível operacional, o planejamento é operacional, detalhado e analítico (o trabalho se desenvolve por meio de análises detalhadas dos índices de produtividade de cada tarefa ou operação isoladamente), orientado para o curto prazo e com amplitude micro orientada (visão de pontos isolados da instituição, que neste caso, seria apenas o operacional).
II. CORRETO. Quando se coloca o planejamento no papel, inicialmente, exige-se racionalidade. E isso, é devido ao mundo
abstrato ser, praticamente, infinito, portanto, o ato de colocá-lo no papel, requer racionalidade para reduzir o
“ideal” para o “possível”. Dessa forma, o planejamento formal se torna o guia da organização.
III. CORRETO. Aqui entra a análise SWOT. Essa análise elucida o cenário de viabilidade externa (oportunidades e ameaças) e capacidade interna (pontos fortes e fracos) à organização. Diante desse cenário, obtém-se a visão compartilhada (consenso), que transparece os parâmetros para otimizar o planejamento estratégico, focando no que é necessário e possível, demonstrando o que a organização é capaz de fazer e, dessa forma, qual o futuro desejado para a organização.