SóProvas


ID
1140178
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.
II. As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas.Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou baseada em incerteza.
III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.

Alternativas
Comentários
  •  a tomada de decisão é a escolha de um curso de ação para solucionar um problema. Dessa forma, o primeiro item está correto.

    As decisões podem ser:

    > Decisão programada – uma decisão tomada em resposta a uma situação que ocorre com frequência para permitir que as regras da decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro. Elas também são conhecidas como decisões estruturadas. Por exemplo, a decisão de recompor o papel e o cartucho de tinta quando os estoques estão baixos são decisões programadas.> Decisão não programada – uma decisão tomada em resposta a uma situação isolada, mal definida, e, em grande parte, desestruturada, com importantes consequências para a organização. As decisões estratégicas da organização, por envolverem incertezas, podem ser consideradas decisões não programadas. Por exemplo: construir uma nova fábrica? Desenvolver um novo produto? Trocar uma unidade de sede?

    São somente estes dois tipos. Vejam que as decisões imprevisíveis são decisões não programadas. Logo, o item II está errado.

    Finalmente, o terceiro item está correto. O planejamento é uma antecipação do futuro. Assim, as decisões são tomadas de forma antecipada. Quando a situação ocorrer, bastará colocar em prática o que já foi decidido.

    Assim, os itens I e III estão corretos.

    Gabarito: alternativa C.


  • https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=470

    Resolução

    I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.

    É isso mesmo. A tomada de decisão é baseada em ferramentas que ajudam o administrador a entender o problema e saber qual o curso de ação tomar a partir das informações coletadas. Afirmação correta.

    II. As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas. Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou baseadas em incerteza.

    Nada disso. As imprevisíveis e as que há muita incerteza estão dentro das não programadas.

    III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.

    O planejamento é o guia da organização. Ele antecipa muitas ações dos administradores e serve como base para que estes administradores tomem decisões em situações não programadas. Afirmação correta.

    Gabarito letra (c).


  • I)A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar um curso de ação para lidar com um problema especifico.

    Corretamente,pois toda tomada de decisão é supostamente um caminho para realização de um ato,para resolução de um problema.

    II)O planejamento consiste na tomada antecipada de deciões sobre o que fazer que a ação seja necessaria.

    Corretamente,todo planejamento tem possibilidades de prêve alguns equivocos antes,não em sua totalidade,mas em sua parcialidade.

    Gabarito C

  • O alternativa II está errada, pois as decisões não programadas são justamente aquelas imprevisíveis ou baseada sem incerteza.

     

    A alternativa errou quando colocou elas (decisões imprevisíveis ou baseada sem incerteza) em um terceiro grupo, dizendo que elas não são PROGRAMADAS nem NÃO PROGRAMADAS. 

  • I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.

    CORRETA.

    Segundo Chiavenato (2004), tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.

     

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 

     

    II. As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas. Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou baseadas em incerteza.

    INCORRETA.

    Existem dois tipos de decisões administrativas: decisões programadas (estruturadas) e decisões não-programadas (não-estruturadas). As decisões programadas são medidas que se tornam repetitivas e rotineiras e a partir do momento em que se tenha elaborado uma abordagem específica para lidar com elas. As decisões não-programadas são decisões singulares e não-recorrentes. Elas são necessárias quando respostas padronizadas não solucionam o problema e precisa-se de outras soluções mais criativas e inovadoras.

     

    As decisões baseadas em incertezas são classificadas como decisões não-programadas.

     

    III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.

    CORRETA.

    O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir agora o que fazer antes da ocorrência da ação necessária. Não se trata simplesmente da previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras.

     

    Gabarito: C.

     

    FONTE:https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-e-publica-comentarios-afrfb-2014

  • Os tipos de decisões são OU programadas (seguem um padrão) OU não programadas (de surpresa).

    Não tem outra classificação

  • A primeira frase é uma definição correta de tomada de decisão: a escolha entre as alternativas disponíveis para a resolução de um problema.

    Já a segunda frase tem uma pegadinha: a classificação de decisões programadas e não programadas não inclui estas “decisões imprevisíveis”.

    Finalmente, o planejamento realmente busca antecipar decisões futuras, ou seja, busca preparar a organização para as possíveis contingências e oportunidades que podem aparecer. O gabarito é mesmo a letra C.


    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó

  •  Chiavenato,

    associa decisões programadas a dados adequados, repetitivos, condições estáticas, certeza, previsibilidade e rotina. Decisões não programadas, por sua vez, possuiriam como elementos: dados inadequados, únicos, condições dinâmicas, incerteza, imprevisibilidade e inovação

  • Jeito meio diferentão de conceituar planejamento né? Quando vi a frase, achei que era uma pegadinha, porque no sentido do senso comum essa definição parece razoável, mas achei que para a Administração o conceito fosse diferente.