SóProvas


ID
1140643
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Elaine Turk Faria 


            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.


[Texto adaptado] 

Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas. 

Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.). 

Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 


No último parágrafo, a autora diz que “esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos”.

Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima sem comprometer o significado original.

Alternativas
Comentários
  • A letra B é a única que mantém a mesma estrutura da frase e mesmo sentido:


    “esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea (que a sociedade contemporânea vivencia), tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades (não só nas escolas de educação básica como nas universidades), já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos” (tendo em vista que este é o novo perfil tanto dos estudantes quanto dos acadêmicos).


    1° vivenciada = que vivencia - oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio foi desenvolvida;


    2° tanto quanto = não só - como - Ambas tornam a oração comparativa em nível de igualdade;


    3° já que = tendo em vista que - Ambas têm sentido de causa.

     

  • A questão demandou, também, o conhecimento das conjunções.

    "..., já que este é o novo perfil dos estudantes e acadêmicos." 

    ( conjunção causal)

    Na letra "b" , além de manter uma estrutura condizente, troca a conjunção causal por outra causal ("tendo em vista que").

  • ótima questão!!


  • ALTERNATIVA B.

    A única alternativa correta, apresentando os preceitos cultos da língua portuguesa e mantendo o teor real e verossímil da frase em tela é a letra B.

  • oração reduzida e oração desenvolvida.


  • A palavra vivencia , na letra B , dá ideia de presente , como o trecho diz: "...vivenciada na sociedade contemporânea..."  esta acontecendo hoje ( no presente )

    Digo isto pois tbm, marcaria a letra D, porém a palavra vivência ( com acento ), me trouxe ideia de passado.

    Ex: O que é vivência: O conhecimento adquirido através da experiência vivida.

  • Ouso discordar da Banca e dos nobres colegas. Creio que a questão deveria ser anulada, senão vejamos:

    A oração diz "(...) vivenciada NA sociedade (...)".

    Ora, não é a sociedade que vivencia, que exerce a ação, mas a ação de vivenciar é exercida NELA (na sociedade). Logo, a alternativa "b" também estaria errada.

    Peço que me corrijam caso eu esteja equivocado.