SóProvas


ID
1141252
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

                                                                                                                                    Elaine Turk Faria


             O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13.

Uma fonte citada no texto denomina os jovens de nossos tempos como “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. O neologismo “homo zappiens” combina as formas “homo sapiens” e “zap”, com o intuito de

Alternativas
Comentários
  • Zap, em inglês, significa "trocar de canal", por isso da associação com o controle remoto e, consequentemente, com a tecnologia.

  • como eu ia saber que zap significa trocar de canal. Zap pra mim é de whatsapp

  • eu sempre ouvi dizer "zapiar" referindo-se ao ato de trocar de canal com o controle remoto.nem sabia que era inglês

     

  • O gabarito está errado. Não importa o significado da palavra zap. Porque a questão não trata da tradução de língua, porque não é mencionada a tecnologia de televisores, mas a de computadores e porque o contato com a tecnologia logo após o nascimento, se com televisores, é antiga, não cabe o prefixo neo. Logo, e) é a questão correta, embora mal formulada. 

  • Mal elaborada, zap com controle remoto não faz sentido.
  • Essa banca é bem ruizinha!

  • Eu acho que o mais correto seria letra E., Porém letra B se encaixaria também , exceto pelo finalzinho que deixa a resposta bem vaga. Agora letra A, aqui é português ou tradução de texto em inglês?. Essa questão tá ligada a tradução do que a interpretação de texto, e neo não tem nada a ver com trocar de canal que por sinal é coisa de tecnologia antiga, hoje em dia nem controle usamos mais, tudo é comando de voz.