ITEN D:
Art.97 - Concessão: O servidor poderá ausentar-se do serviço por 1(um) dia, para doação de sangue.
Art 68 - Adicional de insalubridade: O servidor que trabalha com habitualidade em local insalubre faz jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo
Art 41 . Remuneração: Vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
Art 87 . Licença de Capacitação : Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Gabarito: d) 3, 4, 1 e 2.
Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).
O conhecimento exigido diz respeito à remuneração, afastamento, concessão e adicionais.
Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato relacione as colunas com os respectivos temas, passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:
1. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (art. 41).
2. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional (art. 87).
3. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, para doação de sangue (art. 97, I)
4. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo (art. 68).
Logo:
(3) Concessão.
(4) Adicional de insalubridade.
(1) Remuneração.
(2) Licença para capacitação.
GABARITO: D.