-
Acho que o Cespe viajou só "um pouquinho".
Teoria Caminho-Objetivo (Path-Goal) - Dentro do enfoque contigencial, surge mais uma teoria ressaltando a importância do liderado como um reduto motivacional dentro do processo da liderança. A teoria Caminho-Objetivo (Path-Goal) é pouco conhecida no Brasil, mas muito valorizada dentro dos contextos americano, canadense e europeu. Segundo Smith, P. B. & Peterson, M. F.(1989):.
“A teoria do Caminho-Objetivo muito claramente deriva das teorias que se baseiam na expectância, que se tornaram populares no campo do comportamento organizacional nos anos 60 (por exemplo, Vroom, 1964). Na sua essência, ela propõe que os subordinados farão aquilo que desejarem os líderes, caso eles façam duas coisas. Primeiro, devem assegurar que os subordinados compreendam como atingir os objetivos do líder. Segundo, esses líderes devem prever que os subordinados cheguem aos seus objetivos pessoais nesse processo (House, 1971). A tarefa do líder é, então, diagnosticar a função do ambiente e selecionar aqueles comportamentos que assegurarão que os subordinados estejam motivados ao máximo no sentido dos objetivos organizacionais”
Então, segundo essa teoria, os subordinados se sentirão motivados cada vez mais motivados com o comportamento do líder, na medida em que esse mesmo comportamento comprovar, de forma objetiva, que traz uma contribuição decisiva em favor do atendimento das e
Encontrei neste site:http://www.academiadetalentos.com.br/novo/revista2%20_artigos_lideranca.htm
Gabarito Certo.
-
Resposta: "Certa"
A questão depende de interpretação. Vejamos:
Teoria do caminho-meta ou objetivo - o propósito é motivar os seus seguidores, esclarecendo as metas e os melhores caminhos para alcançá-las, usando como base a teoria da expectativa da motivação.
Segundo a teoria do caminho-meta ou objetivo, os líderes devem aumentar o número e os tipos de recompensas aos subordinados e proporcionar orientação e aconselhamento para mostrar como as recompensas podem ser obtidas. O líder deve ajudar os subordinados a terem expectativas realistas e a reduzir as barreiras que impedem o alcance das metas.
As pessoas estão satisfeitas com o seu trabalho quando acreditam que ele levará a resultados desejáveis e trabalharão mais se sentirem que esse trabalho dará frutos compensadores. A consequência desses pressupostos para a liderança é que os liderados serão motivados pelo comportamento ou pelo estilo do líder à medida que esse estilo ou comportamento influencia as expectativas (caminhos para a meta) e as valências (atratividade da meta).
Essa teoria pressupõem quatro estilos de comportamentos, que podem permitir aos líderes manipular as três variáveis motivacionais: liderança diretiva, encorajadora, participativa e orientada para a realização.
Fontes: Chiavenato, Idalberto - Administração Geral e Pública e Carranza, Giovanna - Administração Geral e Pública.
-
Segundo Spector:
"Teoria do caminho/objetivo
A teoria do caminho/objetivo (House & Mitchell, 1974) é uma teoria da contingência mais complexa que a de Fiedler, postulando que o desempenho do subordinado e sua satisfação no trabalho resultam da inter-relação de características situacionais, características do subordinado e estilo do supervisor. A ideia subjacente, que se fundamenta na teoria da expectativa, é que o supervisor pode melhorar a motivação e a satisfação dos subordinados proporcionando recompensas pelo bom desempenho e facilitando para eles atingirem suas metas. Os líderes podem fazer isso adotando um dentre quatro estilos de liderança, cuja eficácia é determinada por características situacionais e do subordinado. Os quatro estilos de liderança são:
▶Estilo de apoio. Esse estilo é similar ao de consideração do Ohio State Leadership Studies, envolvendo demonstrar interesse pelas necessidades e bem-estar dos subordinados;
▶ Estilo diretivo. Esse estilo é similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies, envolvendo estruturar as tarefas para os subordinados e esclarecer o que se espera deles;
▶ Estilo participativo. Esse estilo envolve consultar os subordinados e permitir que eles participem do processo decisório;
▶ Estilo de realização. Esse estilo envolve enfatizar a realização e o bom desempenho, incluindo determinar metas desafiadoras e salientar padrões de alto desempenho."
-
Cespe não viajou não colega. Há embasamento teórico claro para esta questão, que consta nos comentários dos colegas Eduardo e jsanches.
-
Vejamos:
Robert House (apud, ROBBINS) desenvolveu essa teoria com a principal ideia é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. Dessa forma, o líder deve auxiliar os liderados a alcançarem objetivos, orientando-os e apoiando-os para garantir que esses objetivos sejam compatíveis com os organizacionais.
4 comportamentos de liderança:
- líder diretivo
- líder apoiador
- líder participativo
- líder orientado para conquista.
conforme colegas já fundamentaram.
fonte: A. Ribas
GAB CERTO
-
CORRETA.
TEORIA DO CAMINHO - House
Apoiador: é amigável e sensível às necessidades dos subordinados.
Fonte: Renato Fenili, pág. 23, 2ª Edição.
-
Certo. Segundo a Teoria caminho-meta ou caminho- objetivo proposta por Robert House, o Líder Apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados. Fonte: A.Ribas e Cassiano Salim.
-
se essa questão está classificada como fácil, nem quero ver as difíceis!!!
-
O líder apoiador é amigável e demonstra sensibilidade às necessidades de seus subordinados. Chiavenato
-
Contribuindo...
CORRETO. Conforme o autor da teoria, existem quatro estilos de líderes. Um deles é o líder apoiador, que possui esta característica de estar atento ao que o subordinado precisa e de manter o melhor clima possível no ambiente de trabalho.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
bons estudos
-
Teoria Caminho-Meta de Liderança por Hobert House (1971).
“A teoria do caminho-meta (ou meios-objetivos) afirma que a responsabilidade do líder é aumentar a motivação dos subordinados para atingir objetivos individuais e organizacionais.” (CHIAVENATO, 1999, página 578).
Trata de como os líderes devem ajudar os empregados a encontrar o caminho correto para atingir uma meta. O líder deve esclarecer quais são os caminhos preferenciais, reduzir o número de obstáculos e armadilhas, além de aumentar as oportunidades de satisfação durante o percurso do atingimento de uma meta. A teoria enfatiza o relacionamento entre o estilo do líder, as características dos subordinados e o conjunto do trabalho. De acordo com a teoria do caminho-meta, o líder precisa escolher entre QUATRO diferentes estilos de liderança para lidar com as demandas contingenciais de uma dada situação: Diretivo, Apoiador, Participativo e Orientado pela Realização.
Estilo Diretivo: envolve estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativa.
Afeta positivamente a satisfação dos liderados que trabalham em tarefas ambíguas, como as de relações públicas ou comunicação interna; e negativamente aos que trabalham em tarefas claramente definidas, como as de uma linha de produção.
Estilo de Apoio: dá ênfase a demonstrar a preocupação com o bem-estar dos membros do grupo e desenvolver relacionamentos mutuamente satisfatórios.
Afeta positivamente a satisfação dos liderados que trabalham em tarefas insatisfatórias, estressantes ou frustrantes, como as atividades de atendimento ao público.
Estilo Participativo: envolve a consulta aos membros do grupo para solicitar suas sugestões e então usá-las para tomar decisões. Afeta positivamente a satisfação dos liderados que estão envolvidos pelo ego em tarefas não repetitivas, como as de um centro de pesquisa ou atividades de criação ou estratégicas.
Estilo Orientado pela Realização: o líder estabelece metas desafiadoras, promove a melhoria do trabalho, cria expectativas altas e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.
Afeta positivamente a confiança de que o esforço levará ao desempenho eficaz dos liderados que trabalham em tarefas ambíguas e não repetitivas, como as atividades que envolvem projetos ou vendas.
-
TEORIA CAMINHO-META (ou caminho-objetivo)
→ é uma teoria situacional
→ os líderes são FLEXÍVEIS (eles irão adequar o estilo de liderança à situação)
→ o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como FONTE DE SATISFAÇÃO, imediata ou futura
→ o líder deve AUXILIAR os liderados a alcançarem objetivos, ORIENTANDO-OS e APOIANDO-OS para garantir que esses objetivos sejam COMPATÍVEIS com os objetivo organizacionais
→ o comportamento do líder será motivacional: à medida que o comportamento ou o estilo do líder INFLUENCIA:
-> as EXPECTATIVAS (caminhos para a meta) e
-> as VALÊNCIAS (atratividade da meta)
→ essa teoria pressupõem 4 estilos de comportamentos:
a) líder DIRETIVO: -> deixa claro o que espera dos liderados
-> organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas
-> é indicado para realização de TAREFAS AMBÍGUAS
b) líder APOIADOR: -> demonstra interesse pelas necessidades e bem-estar dos subordinados
c) líder PARTICIPATIVO: -> consulta os subordinados e
-> permite que eles participem do processo decisório
d) líder orientado p/ a CONQUISTA (ou REALIZAÇÃO): -> estabelece desafios e
-> espera que os liderados demonstrem desempenho máximo
-
TEORIA CAMINHO - META OU CAMINHO OBJETIVO - Robert HOUSE
O líder será aceito pelos liderados como líder, qdo estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. Segundo essa teoria, os líderes são flexíveis: adequam o estilo à situação.
> 4 COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA:
Líder DIRETIVO
Líder APOIADOR - é receptivo e sensível. Há melhor desempenho e satsifação qdo tarefas são estruturadas.
Líder PARTICIPATIVO
Líder ORIENTADO PARA A CONQUISTA OU PARA A REALIZAÇÃO
FONTE: LIVRO DE A. RIBAS
-
-
pergunta-se existem mais teorias de adm ou areia na praia?
-
Gabarito: CERTO.
Nunca nem ouvi falar nessa teoria! Tá pior que o caviar do Zeca Pagodinho, que ele pelo menos ouviu falar.
-
Correta. Conforme vimos na explicação teórica, a Teoria do Caminho-Meta/Caminho-Objetivo/Passos Gradativos de House divide a liderança em 4 (quatro) tipos:
1 - Líder diretivo: deve dar direção aos trabalhos, com uma comunicação objetiva e estruturação das tarefas a serem realizadas.
2 - Líder apoiador: desenvolve um ambiente agradável de se trabalhar, apoiando os subordinados e preocupando-se com suas necessidades.
3 - Líder participativo: incentiva a participação dos subordinados na tomada de decisões, consultando-os sempre que possível.
4 - Líder orientado para resultados: fixa metas, controla resultados e visa o alcance de altos padrões de desempenho, buscando sempre pela excelência. Seu comportamento é de confiança nos subordinados, ajudando-os para melhorar o desempenho através da melhoria contínua.
Assim, podemos perceber que a questão retrata justamente o tipo apoiador de House, o qual se preocupa com o bem-estar do subordinado, com o bem-estar no trabalho e satisfação de necessidades de toda a equipe. Portanto, correta a afirmativa.
Gabarito: C
-
Para a Teoria do Caminho-Meta, o líder pode adotar 04 tipos de liderança:
Líder apoiador: O líder se preocupa com as necessidades e com o bem-estar de seus subordinados.
Líder diretivo: O líder se preocupa em explicar detalhadamente “o que” e “como” deve ser feito. Ele define metas, os padrões, e indica a direção a ser seguida. Para isso, utiliza uma comunicação clara e objetiva.
Líder participativo: O líder encoraja e incentiva os subordinados a participarem da tomada de decisões.
Líder orientado para resultados: O líder se preocupa em atingir os melhores resultados possíveis. Ele define metas desafiadoras.
-
Para a Teoria do Caminho-Meta, o líder pode adotar 04 tipos de liderança:
Líder apoiador: O líder se preocupa com as necessidades e com o bem-estar de seus subordinados.
Líder diretivo: O líder se preocupa em explicar detalhadamente “o que” e “como” deve ser feito. Ele define metas, os padrões, e indica a direção a ser seguida. Para isso, utiliza uma comunicação clara e objetiva.
Líder participativo: O líder encoraja e incentiva os subordinados a participarem da tomada de decisões.
Líder orientado para resultados: O líder se preocupa em atingir os melhores resultados possíveis. Ele define metas desafiadoras.
-
Teoria caminho objetivo? Poxa vida poderiam se basear em teorias que conhecemos.
-
CERTO
É teoria que não acaba mais, pelo amor de Deus!