SóProvas


ID
1142515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Nas organizações em que o controle é baseado em elevada autonomia para as pessoas individualmente e para os grupos internos, tem-se uma estrutura de produção frouxamente acoplada e com maior grau de independência.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Definição retirada de Weick (WEICK, K. E. Educational organizations as loosely coupled systems, Administrative Science Quarterly, vol 21, p.1-19, 1976), que define uma estrutura frouxamente acoplada como uma organização com departamentos autônomos, tais como de organizações em redes, capazes de aprender e de se adaptarem mediante cooperação. É um sistema auto organizativo em que elementos conectados compartilham alguns pontos comuns. O processo de decisão é fragmentado, independente, não programável. Caracteriza-se por ser um processo fluído em que há grande autonomia às partes, que se adaptam às contigências ambientais por meio de sistemas complexos.

    Prof. Renato

  • Sistemas frouxamente acoplados 

    O conceito de sistema frouxamente acoplado segundo Weick (1976) refere-se à presença de elementos conectados que compartilham alguns pontos comuns, mas que respondem ou reagem a outros fatores, porém cada elemento mantém identidade ou características próprias. O contrário seria um sistema justaposto, em que os elementos que o integram não atuam de forma independente, facilitando, por exemplo, as respostas aos desafios do sistema. 

    Ainda segundo Weick (1991), um sistema frouxamente acoplado é aquele portador de eventos interligados, mas que preservam suas próprias características. Os elementos que compõem o sistema frouxamente acoplado podem aparecer e desaparecer em função do contexto onde ocorrem e do tempo, podendo assim emergir de forma inesperada e aleatória, por isso traz conceitos nele implícitos da não permanência, da dissolubilidade e de aspectos tácitos das partes em relação ao todo. Ou seja, o sistema caracteriza-se pela autonomia que permite aos departamentos ou subunidades estarem frouxamente ligadas entre si e com a organização maior. O processo de decisão é fragmentado, independente, não programável e é um processo fluído. 


  • Caro  colega Nalu ,
    A Administração se apropria de termos de outras ciências para explicar suas teorias e processos de gestão. Temos a entropia, que é um conceito da termodinâmica e que é amplamente utilizado dentro da Administração.
    Um exemplo de hierarquia fortemente acoplada seria a hierarquia militar. Um exemplo de hierarquia fracamente acoplada seria a Google, na qual cada unidade de negócio dispõe de grande autonomia gerencial, administrativa e de negócios.
    Os demais comentários dos colegas complementam o conceito.

    Espero ter lhe ajudado

  • Eu acredito que a questão quer dizer o seguinte que se cada pessoa da organização for controlar a sua própria tarefa, as coisas não vão andar, por isso o controle para ser efetivo é preciso de outras pessoas específicas para controlar o subordinado, para não haver uma visão parcial e sim imparcial.

  • GABARITO: CERTO. O conceito de sistema frouxamente acoplado, segundo Weick, refere-se à presença de elementos que se conectam, compartilhando alguns pontos, mas que cada elemento mantém identidade ou características próprias. Assim, para esses sistemas frouxamente acoplados, tem-se um grau de maior autonomia de seus integrantes.

    O inverso desse sistema seria aquele fortemente acoplado, interdependente, vinculado a um regramento comum a todos os seus elementos, dito um sistema justaposto, em que os elementos que o integram não atuam de forma independente.

    Fonte: Professor Adriel Sá

  • GABARITO: CERTO

     

    QUESTÃO:

    Nas organizações em que o controle é baseado em elevada autonomia para as pessoas individualmente e para os grupos internos, tem-se uma estrutura de produção frouxamente acoplada e com maior grau de independência.

     

    OU SEJA, SE OS COLABORADORES DEMOSNSTRAM SER RESPONSÁVEIS, TANTO INDIVIDUALMENTE QUANTO EM GRUPO, ACABAM TENDO MAIS LIBERDADE E AUTONOMIA DENTRO DA EMPRESA, SEM NECESSIDADE DE UM CONTROLE RÍGIDO SOBRE OS TRABALHOS, GERANDO UM CONTROLE AUTÔNOMO.

     

    PS:. MINHA INTERPRETAÇÃO.

     

    DEUS NO CONTROLE SEMPRE...

  • Stoner (1982) recomenda que deva existir equilíbrio apropriado entre o controle organizacional e a liberdade individual.

    Elevada autonomia aos indivíduos - organizações caóticas, ineficientes e ineficazes na consecução de seus objetivos. (estrutura de produção frouxamente acoplada e maior independência - como diz na questão)

    Quando há menor autonomia aos indivíduos e há muito controle - as organizações tornam-se sufocantes, inibitórios e desagradáveis.

  • CERTO.

    Tem-se uma cultura frouxamente acoplada e com independência.

  • Vi o comentário da Raylla Neves e achei um tanto radial.

    Pelos conceitos encontrados e comentários dos colegas, não me parece que "sistema frouxamente acoplado " seja algo simplesmente negativo. A questão também não chega nesse ponto. Ela só traz um conceito mesmo.

  • isso não e de Deus, como vc responde questoes assim ? ainda mais C ou E ? deixo tudo me branco