-
A resposta é a letra C, mas acho contestável. Não acho que a administração burocrática via como interessante o desenvolvimento da profissionalização.
-
De fato a letra C está correta, segundo Chiavenato, Idalberto,
Introdução à teroria geral da administração: uma visão
abrangente da moderna administração das organizações
/ Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de
Janeiro: Elsevier, 2003 - 6' reimpressão
Características da Burocracia
Segundo Weber o conceito popular, a burocracia é entendida
como uma organização onde o papelório se
multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas
ou eficientes. O termo também é empregado
com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos
e rotinas, causando ineficiência à organização.
O leigo passou a dar o nome de burocracia
aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema
em si mesmo. O conceito de burocracia para
Max Weber é exatamente o contrário. Para ele, a
burocracia é a organização eficiente por excelência.
Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos
mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes
características:
1. Caráter legal das normas e regulamentos.
2. Caráter formal das comunicações.
3. Caráter racional e divisão do trabalho.
4. Impessoalidade nas relações.
5. Hierarquia de autoridade.
6. Rotinas e procedimentos padronizados.
7. Competência técnica e meritocracia.
8. Especialização da administração.
9. Profissionalização dos participantes.
10.Completa previsibilidade do funcionamento.
No que diz respeito apenas ao item 9, que é a Profissionalização: A burocracia é uma organização que se caracteriza
pela profissionalização dos participantes. Cada funcionário
da burocracia é um profissional, pois:
a. É um especialista. Cada funcionário é especializado
nas atividades do seu cargo. Sua especialização
varia conforme o nível hierárquico.
Enquanto os que ocupam posições no topo da
organização são generalistas, à medida que se
desce nos escalões hierárquicos, os que ocupam
posições mais baixas vão se tornando
gradativamente mais especialistas.
b. É assalariado. Os funcionários da burocracia
participam da organização e, para tanto, recebem
salários correspondentes ao cargo que
ocupam. Quanto mais elevado o cargo na escala
hierárquica, maior o salário e, obviamente,
o poder. Os funcionários são recompensados
exclusivamente por salários e não devem
receber pagamentos de clientes, a fim de preservarem
sua orientação para a organização.
O trabalho na burocracia representa a principal
ou única fonte de renda do funcionário.
c. É ocupante de cargo. O funcionário da burocracia
é um ocupante de cargo e seu cargo é
sua principal atividade dentro da organização,
tomando todo o seu tempo de permanência
nela. O funcionário não ocupa um cargo por
vaidade ou honraria, mas porque é o seu meio
de vida, o seu ganha-pão...
-
Alguém pode me ajudar... Pq a letra B esta errada?
-
Franciele, a letra B está errada pq o primeiro modelo foi o PATRIMONIALISTA.
-
Gabriela fiquei em dúvida pq a professora Giovana do EVP diz que a burocracia foi a 1º forma de administração implementada (Max Weber).
-
estou na dúvida. desde QUANDO patrimonialista é um modelo??????? ele surgiu, ele existiu...mas o patrimonialismo para mim não é considerado modelo de adm não. ¬¬ quero comentários do prof please.
-
@franciele lytton, concordo plenamente com vc e concordo com a professora. modelo mesmo paara mim foi a burocracia , nada desse papo de patrimonialismo ser modelo. ¬¬
-
Inclusive companheiros a própria professora do EVP disse que essa questão cabe recurso. só queria saber se o recurso foi aceito.
vejam: https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=QtQKbT71-O-YSg9sJ7WlA46dZXgbAu_A7-sjKDIXOJ4~
-
quero saber se essa banca maldita trocou o gabarito.
-
O Cespe não alterou o gabarito! É a letra C mesmo!
-
Letra C, CORRETA! Historicamente, em síntese, é possível listar três diferentes modelos de Administração Pública: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Tem como objetivo defender a sociedade contra o poder arbitrário do soberano.
No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.
O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.
Na Administração burocrática, inicialmente não havia controle finalístico ou de resultados, pois o foco era tornar a Administração Pública impessoal. Esses objetivos somente apareceram com o surgimento da Administração gerencial.
Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,os-modelos-de-administracao-publica-patrimonialista-burocratica-e-gerencial,43523.html
-
Na letra A) a teoria burocrática criada por Max Weber é o fundamento do modelo de administração burocrática por ocasião da reforma dos anos 30, alterando toda estrutura e não somente uma organização do gerenciamento da administração pública.
Na letra B) o primeiro modelo é o patrimonialista com sua organização nos moldes da República Velha quando a chefia do executivo era alternada entre mineiros e paulistas - conhecida como república do café-com-leite.
Na letra D), sobre o patrimonialismo, era exatamente o contrário, não havia distinção entre bens/recursos públicos e particulares.
e) o desenvolvimento de ferramentas para o controle dos abusos - confusão entre bens públicos e particulares - se deu na administração burocrática.
Logo, nossa resposta é a letra C), "A ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo e o desenvolvimento da profissionalização constituem princípios orientadores da administração burocrática."
Referência:
COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Rev. Adm. Pública vol.42 nº5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2008.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
Resposta: letra C)
-
ERRADA - a) A organização dos sistemas para o gerenciamento¹ da administração pública fundamenta-se na teoria desenvolvida por Max Weber, excluindo-se, ainda conforme a teoria de Weber, a legitimidade para a prática dos atos de gestão com base na lei.²
Comentário:
¹ A burocrácia é fundamentada por Max Weber.
²: Totalmente o contrário, né galera!Para Weber a Burocracia Racional-Legal é , justamente, aquela em que o Direito - normas legais,ou seja , a lei mesmo - confere legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída.(Toda sua base está na legalidade. Não esqueça!)
ERRADA - b)O modelo de administração burocrático é considerado o primeiro modelo organizado de administração do Estado.
Comentário: A banca considerou como errada no gabarito definitivo. Concordo com os colegas,mas o CESPE falou, então está feito.CESPE é o Quarto Poder do Estado! =O
CORRETA - c)A ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo e o desenvolvimento da profissionalização constituem princípios orientadores da administração burocrática.
Comentário : É a transcrição literal do texto - (PDRAE, 1995, p.15)
"Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal."
ERRADA - d)No modelo de administração patrimonialista, em sua forma desorganizada, havia clara distinção entre bens públicos e particulares.
Comentário: Essa estava de graça! =)
Não havia distinção, era a "confusão" mesmo, entre bens público e particulares.
ERRADA - e)Um aspecto fundamental que contribuiu para a melhoria da administração patrimonialista foi o desenvolvimento de ferramentas para o controle dos abusos e da pessoalidade.
Comentário:
No Administração Patrimonialista, (Era a casa da Mãe Joana , ou melhor) o aparelho de Estado era propriedade do Soberano - A res publica não é diferenciada das res principis. - e evidentemente não havia nenhum tipo de contrapeso que possibilitava o controle .(Que dirá de abusos.Era pessoalidade total )
BONS ESTUDOS !
-
B - O modelo de administração burocrático é considerado o primeiro modelo organizado de administração do Estado. ERRADA! Não concordo!
É o seguinte: no livro do Augustinho Paludo, tá assim:
Mesmo de forma desorganizada, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nelenão havia distinção entre a administração de bens públicos e bens particulares: tudo que existia nos limites territoriais de seu “reinado” era tido como domínio do soberano,que podia utilizar livremente os bens sem qualquer prestação de contas à sociedade. (...)
Mais à frente, o autor diz exatamente assim:
Atenção! A Administração Pública burocrática foi o primeiro modelo estruturado de Administração Pública no Brasil.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
___________________
C - A ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo e o desenvolvimento da profissionalização constituem princípios orientadores da administração burocrática. CORRETA! PERFEITA!
Na teoria de Max
originava-se a definição de sociedade legal, racional ou burocrática, fundamentada em regras
impessoais; no formalismo, na racionalidade, na definição dos meios e dos fins; na
profissionalização do servidor público com carreira e hierarquia funcional. A garantia de
que as normas seriam cumpridas provinha da autoridade institucionalizada pela
lei, visto que o poder legal permite impor obrigações e normas de conduta às pessoas, pois
quem governa/administra detém o poder legítimo sobre seus subordinados. Assim, o
comando derivado das normas legais é tido como legítimo pelos subalternos.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
____________________
Para mim, a questão tem duas alternativas corretas.
-
Na minha opinião duas alternativas corretas. b) e c)
-
Super Concurseira, seu comentário está perfeito!
Obrigado :)
-
gabarito c
-
Quando existir questões duvidosas em relação a mais de uma opção como certa, você deve ter bom senso e marcar a "mais certa" ou que está melhor escrita, que não gera dúvidas, como no caso aqui da letra C em relação a B....A banca ESAF trabalha muito dessa maneira, então é melhor estar atento!!! bjus e bons estudos...
-
O primeiro modelo é o Patrimonialista.
A primeira REFORMA do Estado é a Burocrática, em 1930
-
Concordo com os amigos que a B também talvez poderia estar correta, pois há autores que a consideram como o primeiro modelo de administração do BR. Entretanto, ficamos com a pulga atrás da orelha, pois existe o modelo Patrimonislista, que veio antes do modelo Burocrata. E aí, qual será que a banca está considerando?
Por outro lado, temos a alternativa C que não gera nenhuma margem de dúvidas. A alternativa está toda correta.
Nestes casos, eu sempre vou na "mais correta". Se fosse uma questão de C/E a banca poderia sim considerar a alternativa B como Certa. Porém, como aqui é de múltipla escolha, temos sempre que ir na "mais correta" ou pelo menos na que "menos deixa dúvidas" de que está certa. Este é o método que utilizo. Abraços!
-
Primeiro modelo UTILIZADO ---> PATRIMONIALISMO
Primeiro modelo IMPLEMENTADO ---> BUROCRACIA
-
O MODELO BUROCRÁTICO ESTAVA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL !
-
A professora Giovana fala que primeiro modelo que surgiu foi o patrimonialismo, porém o primeiro a ser IMPLEMENTADO foi a burocracia. Portanto, a alternativa "b" está errada.
-
GABARITO DO PROFESSOR:C
Na letra A) a teoria burocrática criada por Max Weber é o fundamento do modelo de administração burocrática por ocasião da reforma dos anos 30, alterando toda estrutura e não somente uma organização do gerenciamento da administração pública.
Na letra B) o primeiro modelo é o patrimonialista com sua organização nos moldes da República Velha quando a chefia do executivo era alternada entre mineiros e paulistas - conhecida como república do café-com-leite.
Na letra D), sobre o patrimonialismo, era exatamente o contrário, não havia distinção entre bens/recursos públicos e particulares.
e) o desenvolvimento de ferramentas para o controle dos abusos - confusão entre bens públicos e particulares - se deu na administração burocrática.
Logo, nossa resposta é a letra C), "A ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo e o desenvolvimento da profissionalização constituem princípios orientadores da administração burocrática."
Referência:
COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Rev. Adm. Pública vol.42 nº5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2008.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
-
Boa tarde,
Confesso que acertei por considerar a C mais correta que a B, entretanto o livro do Augustinho deixa bem claro que o modelo burocrático foi o primeiro modelo estruturado no Brasil, mas o que o Augustinho pensa não irmporta, o que importa de verdade é o que a banca do seu concurso pensa. E fico feliz de ter ficado sabendo resolvendo exercícios que o Cespe não adota o entendimento do Augustinho rs, melhor descobrir aqui do que na prova;
Cespe entende que o primeiro modelo organizado é o Patrimonialista, quem vai dizer que não ? Tô poco me lixando para os modelos que eram adotados quando eu nem nascido tinha ainda, o nosso objetivo aqui é aprender resolver questões, então ao passar por uma questão Cespe dizendo que o primeiro modelo organizado é o patrimonialista marque certo e seja feliz rs, deixe os doutrinadores brigarem, eu quero é a posse.
Bons estudos
-
GAB: C
a)A organização dos sistemas para o gerenciamento da administração pública fundamenta-se na teoria desenvolvida por Max Weber, excluindo-se, ainda conforme a teoria de Weber, a legitimidade para a prática dos atos de gestão com base na lei.
ERRADO- Weber é da Burocracia e não do gerencialismo.
b)O modelo de administração burocrático é considerado o primeiro modelo organizado de administração do Estado.
ERRADO- O primeiro modelo foi o patrimonialista.
c)A ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo e o desenvolvimento da profissionalização constituem princípios orientadores da administração burocrática.
CERTO
d)No modelo de administração patrimonialista, em sua forma desorganizada, havia clara distinção entre bens públicos e particulares.
ERRADO- No patrimonialismo, não havia distinção entre o patrimônio público e privado.
e)Um aspecto fundamental que contribuiu para a melhoria da administração patrimonialista foi o desenvolvimento de ferramentas para o controle dos abusos e da pessoalidade.
ERRADO- Não houve controle de abusos e da pessoalidade no patrimonialismo, mas sim na burocracia.
-
AGORA NÃO SEI MAIS O QUE DEVO MARCAR, POIS UMA QUESTÃO DO CESPE CONFIRMA QUE O PRIMEIRO MODELO ORGANIZADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FOI O BUROCRÁTICO.
QUANDO ENCONTRAR A QUESTÃO, IREI POSTAR AQUI.
-
PATRIMONIALISTA (PRIMEIRO MODELO ORGANIZADO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO)
BUROCRÁTICO (SEGUNDO MODELO ORGANIZADO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO)
GERENCIAL (TERCEIRO MODELO ORGANIZADO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO)
*************************
PATRIMONIALISTA - NÃO ESTRUTURADO
BUROCRÁTICO - PRIMEIRO modelo ESTRUTURADO de administração do BRASIL
GERENCIAL - SEGUNDO modelo ESTRUTURADO de administração do BRASIL
*****************
Idalberto Chiavenato - Página 97
Tendo em vista as práticas patrimonialistas (rent-seeking ou privatizaçãodo Estado - leia-se: usar a máquina administrativa com fins privados, escusos) correntes em nossa cultura, Vargas optou pela adoção de um modelo que pautasse pelo controle minucioso das atividades-meio. Ou seja, para “colocar ordem na casa”, buscou referências no modelo idealizado por Weber, acreditando que a burocracia, dado seu caráter rígido e hierarquizado, poderia ordenar a máquina administrativa em nosso País. Está, ai, o PRIMEIRO modelo ESTRUTURADO de administração do Brasil.
-
"Doraci MP "...Tb vi essa questão....Cespe é meio louca, cada hora usa uma referencia diferente..
Vi o mesmo problema no poder de regulamentar em dir adm..Ora diz uma coisa, ora diz outra... assim é fod@ saber oq a banca quer..
-
a) A organização da administração pública (incluindo o seu gerenciamento) fundamenta-se na teoria burocrática desenvolvida por Max Weber, incluindo-se a legitimidade para a prática dos atos de gestão com base na lei.
b) o patrimonialismo é considerado o primeiro modelo organizado de administração do Estado.
d) no patrimonialismo não havia distinção entre bens/recursos públicos e particulares.
e) o desenvolvimento de ferramentas para o controle dos abusos se deu na administração burocrática.
-
LETRA C
-
Item C perfeito, mas o B não está errado, o Patrimonialiemo não era organizado, por isso mesmo, podemos considerar a Burocracia o primeiro modele organizado, se bem que o Cespe discorda rsss, pelo menos nessa questão
-
já ouvimos aquela estória do item "mais certo" né, CESPE, mesmo com a polêmica da B, não dava pra errar, a C é muito clara
-
Questão safadinha. Quase marquei a B sem ler as demais alternativas. A letra C está mais correta.
GABARITO: C