SóProvas


ID
1146349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os que defendem a tese da liderança situacional advogam que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Parte da premissa de que a liderança eficaz é uma função de três variáveis: o estilo do líder (L), a maturidade do liderado (l) e a situação (s).

    http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/lideranca-situacional-maturidade-e-a-chave.html

    http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

  • PQ o item E está errado? 

  • Gente, algum respaldo para aletra E?

  • Amigos, acredito que a letra "E" esteja incompleta, por não mencionar o fator "maturidade".

  • letra E

    Puro português. A oração cita que o ambiente é o sujeito. Quem é que determina o comportamento do líder? O ambiente.

    agora respondam se é o ambiente que deve ser substituído conforme a situação apresentada? não, o que deve ser substituído é o estilo de liderança (não o líder também), conforme a situação encarada na empresa.

  • A liderança situacional, e principalmente a questão da maturidade dos liderados, foi bastante explorada por Hersey e Blanchard. Tannenbaum e Schimidt também desenvolveram essa teoria.

     A) Correta. Segundo Hersey e Blanchard, orientação e direção são combinados no processo de liderança em um processo com 4 estágios, de acordo com a maturidade do liderado. Resumidamente, a direção será maior para aqueles mais imaturos, aumenta-se a orientação à medida que os liderados maifestam desejo por assumir responsabilidades até o grau máximo onde orientação e direção não são mais necessárias.

    B) A liderança como uma habilidade inata faz parte da Teoria dos Traços. A liderança situacional não faz parte dessa teoria, pois é baseada na Teoria Comportamental. 

    C) A teoria da liderança situacional trata da maturidade dos liderados e não dos líderes. Os líderes apenas adaptam seu estilo de liderança conforme a maturidade dos liderados.

    D) Pelo contrário, se a liderança é situacional ela deve adaptar-se a qualquer nível de maturidade, inclusive nos níveis onde a maturidade é mais baixa onde a liderança será mais diretiva. Também é importante notar que, em uma organização, existem indivíduos com diferentes níveis de maturidade. Por isso a liderança situacional preocupa-se com a liderança indivíduo por indivíduo e não com uma suposta maturidade completa da organização.

    E) O ambiente realmente é o que determina o comportamento do líder. É exatamente isso que diz a teoria da liderança situacional, mas o líder deve adaptar seu estilo às diferentes situações encontradas e não ser substituído. Ou seja o líder adapta seu estilo ao ambiente e não troca-se o líder para se adpatar ao ambiente.

  • Neste modelo o líder ajusta-se às circunstâncias especiais das outras duas forças existindo um continuum de padrões de liderança para cada momento. Quando as tarefas são rotineiras e simples o líder tende a adotar uma atitude autocrática e impositiva. De acordo com o nível da tarefa e das habilidades dos subordinados o líder pode adotar padrões diferenciados de liderança. Ele também pode variar o estilo para um mesmo subordinado de acordo com a situação envolvida. Se o subordinado consistentemente apresenta desempenho eficiente o líder tende a aumentar a autonomia deste empregado. Por outro lado se recorrentemente o subordinado apresenta erros em seu trabalho o líder tende a impor maior controle e reduzir a liberdade do subordinado.

     

    MARCELO CAMACHO

  • GABARITO: B

    a) correta, a liderança situacional defende que não há um estilo único de liderar, pois o líder deve agir de acordo com as contingências que surgirem, de acordo com a situação. Assim, uma das variáveis que o líder pode levar em conta, teoria de Hersey e Blanchard, é a maturidade dos subordinados.

    b) Item errado, pois não se admite mais dizer que a liderança é um dom inato, como era defendido pela Teoria dos Traços.

    c) Errado, não necessariamente. Os líderes são aqueles com poder de influenciar o comportamento das pessoas, podendo até serem pessoas menos instruídas ou maduras. Às vezes pela personalidade do próprio líder, ele inspira os demais.

    d) Errado, pois, principalmente quando não há um ambiente perfeito, é que se precisa de um líder.

    e) Errado, pois o líder deve se adaptar às situações apresentadas, e não ser substituído por outro líder.