SóProvas


ID
1146700
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos 1930, quando a economia brasileira deixava de ter predominância agroexportadora e passava a ser também urbano- industrial, a emergência do sistema de seguridade social brasileiro no campo estatal foi marcada pela proteção

Alternativas
Comentários
  • A consolidação da ação social do Estado, realizada na década de 1930, deu-se, assim, pelo trabalho, e teve como modelo o sistema bismarkiano. Caracterizou-se pela constituição de caixas de seguro social, organizadas por setor econômico, financiadas e geridas por empregados, empregadores e pelo Estado, as quais visavam proteger os trabalhadores e seus familiares de certos riscos coletivos. Tal modelo desenvolveu-se articulado com um amplo esforço de regulamentação do mundo do trabalho assalariado. Ao lado da implementação da política de proteção social propriamente dita, ou seja, aquelas medidas destinadas a garantir um fluxo de rendas e de serviços àqueles que, participantes do processo produtivo, se encontravam em condições de impossibilidade de trabalho – por motivos de doença, invalidez ou morte –, realizaram-se regulamentações das relações e condições de trabalho. Assim, todo o sistema de aposentadorias e pensões, consubstanciado em um complexo mecanismo de transferências monetárias, deriva de direitos que se fundam no exercício pretérito do trabalho, mais especificamente do emprego assalariado legal, de acordo com a experiência dos modelos chamados bismarkianos ou meritocrático-contributivos. 

    POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL:ORGANIZAÇÃO,ABRANGÊNCIA E TENSÕES DA AÇÃO ESTATAL

     José Celso Cardoso Jr. Luciana Jaccoud

  • b

    ao trabalho, tendo como inspiração o modelo bismarkiano.

    DEC 30- CARTEIRA DE TRABALHO = PASSAPOSRTE ´POLITICAS SOCIAIS

  • O Modelo bismarckiano apoia-se na lógica do Seguro Social, implantado no Brasil a partir da criação da Lei Eloy Chaves, a qual institui as CAPS. Este modelo associa os direitos de algumas categorias profissionais atrelados ao mundo do trabalho, o que Wanderley G. dos Santos coloca de "Cidadania regulada". Avesso à lógica universalista.

  • Resposta certa letra B, pois o trabalho formal demonstrou as primeiras formas de Seguridade Social como a criação dos CAPs ( Caixas de aposentadorias e Pensões) e IAPs (Institutos de Aposentadorias e Pensões), respectivamente em 1923 e 1933, pautados pela lógica bismarckiana, ou seja, a noção contributiva, ligada ao trabalho formal, de carteira assinada, é a chamada Cidadania regulada. 

     

    Bons estudos, guerreiros. Até a posse. Uhuu