SóProvas


ID
1146739
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social, enquanto profissão, insere-se na divisão sociotécnica do trabalho. Segundo Iamamoto (2005), a atuação profissional

Alternativas
Comentários
  • a) Não é exclusivamente às demandas do capital;
    b) Certa
    c) A profissão é produto histórico, não pode de nenhuma maneira pensá-la fora do contexto da divisão sociotécnica do trabalho;

    d) Acima da contradição KxT - Impossível! O Serviço Social reproduz as relações sociais, assim esta inserido neste contexto de contradições.

    e) A conquista de direitos é fruto da luta de classes, ou seja, os movimentos sociais reivindicam e ganham visibilidade perante ao Estado, assim alteram o modo como as relações entre os indivíduos se estruturam.

  • Quanto à alternativa D, a relação Capital x Trabalho não pode ser desconsiderada. Isso, pois, a profissão compreende que a questão social decorre dessa relação: a apropriação do trabalho pelo capital. Lembro também que o usuário não pode ser visto como o 'responsável pela sua pobreza', o que está implíicito no final desse ítem.


  • Analisando a questão:

     

    a) ERRADO. Não responde exclusivamente às demandas do Capital. Iamamoto afirma que a atuação do assistente social responde tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto.

     

    b) CERTA.

     

    c) ERRADO. Segundo Iamamoto, “a profissão de Serviço Social não está deslocada deste contexto, pois as produções de conhecimento na área começam a mostrar a necessidade de abordar o serviço social como trabalho e isso “[...] supõe apreender a chamada ‘prática profissional’ profundamente condicionada pelas relações entre Estado e Sociedade Civil, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade”

     

    d) ERRADO. Não é possível o profissional se colocar acima das contradições do sistema capitalista, pois a sua prática depende da apreensão da realidade social que decorre da contradição entre o capital e o trabalho; tampouco os usuários conseguem suspender essa contradição do seu cotidiano no âmbito dessas relações.

     

    e) ERRADO.  À medida que o os direitos se realizam, alteram o modo como as relações entre os indivíduos sociais se estruturam, contribuindo na criação de novas formas de sociabilidade, em que o outro passa a ser reconhecido como sujeito de valores, de interesses, de demandas legítimas, passíveis de serem negociadas e acordadas. (Iamamoto, 2005).

     

    Resposta: B

     

    IAMAMOTO, Marilda Vilella. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

  •  a)

    responde, exclusivamente, às demandas do capital, pois não há saídas profissionais a este modelo econômico, não permitindo a possibilidade de fortalecer o capital e o trabalho na mediação do seu oposto.

     b)

    supõe apreender a chamada prática profissional profundamente condicionada pelas relações entre Estado e Sociedade Civil, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade. (Compreenda que o SS está inserido na contradição capital x trabalho e por isso é necessário um compreensão acerca)

     c)

    está deslocada deste contexto, pois as produções de conhecimento na área começam a mostrar a necessidade de não abordar o serviço social como trabalho.

     d)

    deve permitir que os profissionais coloquem-se acima da contradição capital - trabalho, para que os usuários dos serviços a suspendam de seu cotidiano e busquem formas de superação de sua pobreza.

     e)

    deve reforçar os direitos sociais, no entanto, estes não podem e não alteram o modo como as relações entre os indivíduos sociais se estruturam.

  • O Serviço Social assume, neste contexto, um lugar no quadro das profissões justificado e legitimado particularmente pelo crescimento das instituições públicas geridas ou subsidiadas pelo Estado, que, conforme pesquisas recentes, até os dias de hoje, mantém a posição de maior empregador dos assistentes sociais no país. Cabe ainda assinalar que essas condições históricas concretas que possibilitam o exercício profissional do assistente social no Brasil, no contexto da divisão social e técnica do trabalho, é que vão demarcar as possibilidades do projeto profissional, apontando seus limites e suas especificidades no interior do processo de reprodução social da vida dos segmentos mais empobrecidos da sociedade. Neste processo é que vão se constituindo as particularidades da profissão, decorrentes seja das respostas formuladas pelos profissionais às demandas, dos grupos e classes sociais, que configuram o mercado de trabalho do assistente social, seja das formas de organização socioprofissional da categoria, ou das formulações teórico-metodológicas construídas sobre e a partir do Serviço Social. Ou seja, no decurso de sua trajetória, o Serviço Social profissional vai construindo referências que expressam sua identidade profissional, derivada do modo de inserção objetiva da profissão nas relações sociais e de seu modo de pensar e efetivar o exercício profissional