-
GABARITO "A"
A seguridade social é definida na Constituição Federal, no artigo 194, caput, como um “conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.
É, portanto, A Seguridade Social brasileira por definição constitucional é integrada pelas políticas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social e supõe que os cidadãos tenham acessoa um conjunto de certezas a seguranças que cubram, reduzam ou previnam situações de risco e de vulnerabilidades sociais.
#BONS ESTUDOS
-
• a Seguridade Social, em construção no país, após a Carta Constitucional de 1988, que afirma o direito dos cidadãos rasileiros a um conjunto de direitos no âmbito das políticas sociais (Saúde, Previdência e Assistência Social). A noção de Seguridade supõe que os cidadãos tenham acesso a um conjunto de certezas e seguranças que cubram, reduzam ou previnam situações de risco e de vulnerabilidades sociais. Essa cobertura é social e não depende do custeio individual direto. A inserção do Serviço Social brasileiro nos debates sobre essa cobertura social marcou a década; Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/16617443/22_fundamentos_historicos_e_teoricometodologicos_do_servico_social_brasileiro_na/5
-
A questão é a palavra "Certeza", trás dúvidas, não tenho certeza, certeza se serei atendido pelo Sus, pela assistência quando precisar, todas as nossas políticas são fragmentadas, tem mais de 20 milhões de brasileiros que se enquadram no perfil de serem inseridos no programa bolsa família, porém estão de fora deles, não trás "certezas".
-
Gente, fiquei na dúvida tbm da assertiva "C". Porém, a lógica de modelo de seguro social não fora criada anteriormente à CF 88. Acho que é isso...
-
Gabarito: a
--
Vejam a importância de se resolver questões:
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: FCC - 2014 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Serviço Social
A Constituição Federal estabelece no artigo 194 que a Seguridade Social pode ser compreendida como
A) conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à segurança alimentar e à assistência social.
B) sistema de cobertura eventual de diferentes contingências sociais que podem alcançar a população em seu ciclo de vida, sua trajetória laboral e em situações de renda insuficiente.
C) conjunto de direitos e seguranças que os cidadãos tenham acesso, para dar cobertura, reduzir ou prevenir situações de risco e de vulnerabilidades sociais. ( GABARITO )
D) uma cobertura que não depende do custeio individual direto, mas é estabelecida a contrapartida como responsabilidade do usuário como “forma de pagamento” pelo serviço público prestado gratuitamente.
E) uma cobertura que depende do custeio individual indireto.