Correto. Questão repetida do Cespe. Em 2004, eles utilizaram um enunciado similar a este.
CHIAVENATO (2009: PÁG. 86): A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Assim, em vez de uma relação de causa e efeito entre variáveis Independentes do ambiente e variáveis administrativas dependentes, existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se-então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
Teorias de conteúdo: Estáticas e descritivas
1.Hierarquia das Necessidades de Maslow;
2.Teoria ERG - Aldefer: Existênciais, Relacionamento e Crescimento;
3.Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: Higiênicos e Motivacionais;
4.Teoria para a Realização de McClelland: MC RAP: Realização, Afiliação e Poder.
Teorias de Processo: Complexas e dinâmicas
1.Teoria da Expectativa de Vroom;
2.Teoria da Equidade de Adms;
3.Teoria do Reforço de Skiner;
4.Teoria da fixação de objetivos.
Teorias dos Enfoques Situacionais:
1.Teoria Contingencial de Fiedler: maneira como o líder interage com a equipe eo grau em que a situação gera controle e influência ao líder;
2.Teoria de Hersey e Blanchar: comportamento do líder x comportamento dos seus subordinados: estilo do líder x maturidade do liderado.
Obs: Espero ter ajudado e se tiver errada, aceito sugestões.
Bons estudos a todos: MPU, seu lindo, tô chegando.