-
Resolvi a questão pelo critério de eliminação, pois são sou conhecedora do termo "onipotência"...
As cracterísticas mais comuns são:
a) Inicial – dá origem a uma nova ordem
constitucional;
b) Ilimitado ou autônomo – não se submete a
nenhuma ordem jurídica, podendo dispor sobre qualquer assunto;
c) Incondicionado
– não tem fórmula preestabelecida para sua manifestação.
-
B) Onipotência. Constituição outorgada: é
aquela que resulta de uma vontade pessoal e ONIPOTENTE de um detentor
eventual do poder, não resultando portanto de uma manifestação soberania
Nacional.
-
Características do poder constituinte originário: inicial, autônomo, permanente, ilimitado, soberano, inalienável....
-
Questao extremamente errada pois o PCO não é onipotente, há sim limitações a seu exercício, não há no campo juridico apenas!
-
Onipotente? Que isso é um devaneio religioso? Daqui a pouco, vamos ver pessoas fanáticas falando línguas de E.T.s!
-
GABARITO:B
É chamado de Poder Constituinte Originário pelos estudiosos do Direito aquele poder atribuído a um número determinado de seres humanos, que irão exercer um poder soberano em nome de todos os demais integrados numa sociedade política, estável, de âmbito geral e de base territorial tendo por fim governar pessoas e administrar os meios segundo os fins dessa associação, a qual conhecemos como Estado. Será este poder, então, capaz de estabelecer uma nova ordem constitucional, sendo assim responsável pelas leis fundamentais de sua respectiva nação. É dotado deste poder todo o indivíduo a quem se atribui a tarefa de criar as leis fundamentais do Estado, que servirão de orientadoras para todas as leis infraconstitucionais, ou seja, aquelas subordinadas e convalidadas pela Constituição. [GABARITO]
O Poder Constituinte Originário pode assumir duas formas, que são:
Poder Constituinte Originário Histórico - refere-se ao poder atribuído àqueles que pela primeira vez elaboram a Constituição de um Estado, responsáveis por sua primeira forma estrutural.
Poder Constituinte Originário Revolucionário - é todo o poder responsável pela criação de constituições que se sobrepõem à primeira. É revolucionário todo o poder constituinte que rompa com um poder constituinte previamente estabelecido em uma determinada nação soberana.
-
A onipotência refere-se à forma de expressão do poder constituinte originário, no caso, na forma de outorga. A outra mais comum seria na forma de Assembleia Constituinte.