SóProvas


ID
114886
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma adequada compreensão do processo evolutivo da administração pública brasileira nos revela que:

Alternativas
Comentários
  • a) [item errado] No Brasil o patrimonialismo perdurou até a década de 30 como forma de dominação predominante. De 1821 a 1930, a sociedade brasileira era baseada na produção agrícola destinada ao comércio (café, algodão, borracha) e era dirigida por uma oligarquia patrimonialista, ou seja, um pequeno grupo que se aproveitava do Estado para conquistar vantagens pessoais.b) [item errado] Muitos dos princípios defendidos pela administração burocrática permanecem na administração gerencial. A administração gerencial pode até ser considerada um rompimento, mas princípios como a impessoalidade, a divisão do trabalho, a avaliação de desempenho são mantidos.c) [item errado] A administração pública gerencial emergiu como resposta à crise do Estado oriundas do modelo burocrático-weberiano (racional-legal), como forma de reduzir custos e tornar mais eficiente a administração. Além da administração direta, o modelo gerencialista atingiu também a indireta: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.d) [item correto]e) [item errado] As primeiras idéias administração pública gerencial surgiram na década de 1980.
  • Está corretíssima a letra D

    Administração Pública atual:



    Administração Gerencial        ---->  Modelo Predominante

    Administração Burocrática      ---->  Ainda utilizada

    Administração Patrimonialista --->  Existem traços / práticas

    Demais modelos                       --->  Existem fragmentos





    Força e Fé!
  • Questão que é sempre cobrada nos concursos.

    Veja esse item da Q38293

    e) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo. CERTO

  • a) F - A letra A está errada, pois o patrimonialismo não foi extinto com a fim da dominação portuguesa no Brasil. Infelizmente, muitas práticas atuais da Administração Pública e de seus agentes se enquadram neste modelo. Além disso, o modelo burocrático só terá seu ponto de partida com o governo de Getúlio Vargas.

     


    b) F - A letra B tem uma “pegadinha” muito comum: a afirmação de que os modelos de gestão não coincidem. Não existe modelo de gestão “puro” em aplicação na prática. O Estado brasileiro, por exemplo, apresenta características dos três modelos (patrimonialismo, burocracia e gerencialismo). Além disso, o modelo gerencial “aproveitou” diversos elementos do modelo burocrático, sendo considerado por muitos autores como uma evolução deste.

     


    c) F - A letra C está equivocada, pois a implantação do modelo gerencial não tentou consolidar o modelo burocrático weberiano, e sim alterá-lo. 

     

     

    d) V -  De certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administração contemporânea, pois não existe modelo de gestão “puro” em aplicação na prática. O Estado brasileiro apresenta características dos três modelos (patrimonialismo, burocracia e gerencialismo).

     

     

    e) F - A  letra E está errada, pois o modelo gerencial não se iniciou na década de 50. Muitos autores consideram o Decreto-Lei 200/67 como o primeiro passo do modelo gerencial no país, enquanto outros consideram a reforma de 1995.

     

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.