SóProvas


ID
1149154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A propósito do orçamento público, julgue o seguinte item.

Em um programa de atenção básica à saúde, atender determinado número de pacientes não é a forma mais adequada para expressar os objetivos maiores do programa. As indicações acerca dos seus resultados substantivos devem estar relacionadas à redução das faltas ao trabalho e à diminuição no uso de medicamentos, entre outros critérios passíveis de adoção.

Alternativas
Comentários
  • 23. (Cespe – Analista Administrador – TJ-ES/2011) De acordo com o grupo de natureza da despesa, as despesas com amortização, juros e encargos da dívida pública são grupos das despesas de capital, enquanto as despesas de custeio pertencem ao grupo das despesas correntes.


    24. (Esaf – Analista Tributário-RF/2009) Assinale a opção correta, em relação à classificação programática e econômica da despesa, no âmbito da Administração Federal.
    a) Os programas são compostos por ações que, articuladas, concorrem para o cumprimento de um objetivo comum, enquanto que a classificação econômica define objeto do gasto.
    b) Os programas delineiam as áreas de atuação e a classificação econômica define a origem dos recursos a serem aplicados.
    c) A classificação programática constitui-se na definição das áreas de atuação do Governo e a classificação econômica define os critérios de pagamentos da despesa.
    d) A classificação econômica se preocupa com a origem dos recursos, enquanto os programas definem as prioridades do ponto de vista macroeconômico.
    e) A classificação programática tal como a classificação econômica pode ser mensurada por indicadores de desempenho.

     

    Gabarito Certo.

  • Não entendi nada dessa questão

  • Eu errei , porém parei pra pensar e percebi que realmente faz sentido oque foi proposto , é muito mais eficaz a adm. medir por conta da eficácia ( uma meta estabelecida um pouco subjetiva, no exemplo a redução da abstinência ao trabalho e a redução no uso dos medicamentos ) , ao invés da eficiência ( que seria o tanto de pessoas que foram vacinadas com um número de recursos estabelecido).

    Espero que meu entendimento ajude alguém , que assim como eu tentou entender .

    Abçs!!

  • Não entendi essa questão

  • Para além dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, o avaliador quis saber se o candidato está por dentro do novo paradigma da Administração Pública. Não basta mais ao Poder Público atingir os objetivos traçados (caso em que chamamos a política pública de eficaz; caso não alcançados, dizemos que foi ineficaz). Os tempos são outros. Agora, em face da escassez de recursos é preciso ser eficiente (atingir resultados usando menos insumos, como o $$$). E, sobretudo, o gestor público deve focar na indução de sentimentos de mudança nas pessoas impactadas por uma dada política pública, isto é, deve gerar na população uma sensação de que a política pública - não apenas construiu 20 escolas como previsto em seu planejamento (tangenciando a eficácia) - surtiu efeito prático, como a redução da criminalidade em comunidades extremamente vulneráveis (tangenciar a efetividade).

    Em um programa de atenção básica à saúde, atender determinado número de pacientes não é a forma mais adequada para expressar os objetivos maiores do programa (não basta dizer que foram atendidos mil pacientes como inicialmente planejado - o que é eficácia). As indicações acerca dos seus resultados substantivos devem estar relacionadas à redução das faltas ao trabalho e à diminuição no uso de medicamentos (reflexão da efetividade), entre outros critérios passíveis de adoção.

    Resposta: Certo.