SóProvas


ID
1149226
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    As verdades da razão

            Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. “Conversar” não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. Por isso o hábito filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis. [...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.
            [...]Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam “onde estamos e quem somos”. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.
            [... ]A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também - e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda - devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

                                                 (Fernando Savater. “As verdades da razão”. In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.)


Considerando que o texto é construído a partir de sequências argumentativas, assinale a afirmativa compatível com o posicionamento do autor acerca do tema abordado.

Alternativas
Comentários
  • Dan lana, Belíssimo comentário...

  • FALA SÉRIO!!!


  • FALA SÉRIO!!!


  • FALA SÉRIO!!!


  • Estou falando sério............Gabarito letra "c"!!!! rsrsrs

  • A alternativa é C.

    Pelo o que entendi a alternativa c esta presente no trecho final do último parágrafo do texto; tive que ler mais de uma vez  para perceber. Vejam:

      c)  Através da exposição de opiniões e sua confrontação, busca-se a verdade como resultado. 

    "...A  partir  da  perspectiva  racionalista,  a  verdade  buscada  é  sempre  resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. "

     

     


     

  • Texto e questão muito difíceis. 

  • Letra C Correta 

    3º parágrafo - ...A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida...

  • Elton Coelli, na 1ª vez que eu o li eu também achei muito difícil, mas quando eu o reli, cheguei às seguintes conclusões:
     

     

    a) Expor opniões não as torna válidas. 

    b) A conversação e o raciocínio são ações que NÃO se opõem , veja o que diz a 1ª e 2ª linha do texto: Raciocinar ..., mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação

    c) CORRETA: 3º parágrafo - ...A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado,...caminho para alcançar uma verdade objetiva...

    d) Em nenhum momento do texto diz que o diálogo aberto se torna um agente transformador. Muito pelo contrário, acho que este trecho do 1º parágrafo refuta isso: ...ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis.

     

    ----

    "No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."

  • "A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. "

    OÔOO TEXTINHO. LI RELI QUASE NÃO COMPREENDO. Putz...


    Gab letra C

  • A resposta está nesse trecho:


    A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

  • Ao meu ver, a ALTERNATIVA C está fundamentada no seguinte trecho ao final do 1º parágrafo: "(...) Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras. (...)"

  • " a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades. "

    Gabarito: C

  • Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, MAS ALGO QUE INVENTAMOS AO NOS COMUNICAR E NOS CONFRONTAR COM OS SEMELHANTES: toda razão é fundamentalmente conversação.

     

    Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.

     

    A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

     

    GABARITO -> [C]