SóProvas


ID
1150120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os processos de trabalho relacionam-se a questões de poder e saber, que configuram um campo de possibilidades e limites de ação definidos em estratégias subjetivas e objetivas. O que está em jogo na intervenção não são manifestações isoladas, mas questões complexas, que para serem compreendidas implicam a consideração do reconhecimento legal, da disponibilidade de recursos, das relações inter e intrainstitucional e das condições de trabalho e vida da população. Nesse sentido, é importante trabalhar o empowerment ou o fortalecimento do oprimido.


Acerca da análise institucional e das estratégias de resolução de conflitos, julgue os próximos itens.


A conciliação tem sido cada vez mais utilizada como estratégia para resolução de conflitos, muito embora implique o risco de uma ditadura da harmonia — o que geraria uma sociedade, que se preocupa mais em reprimir a manifestação da discórdia, do que em evitar suas causas.

Alternativas
Comentários
  • Na conciliação as pessoas envolvidas em algum conflito possuem como mediador um terceiro, no caso o conciliador, com a finalidade de encontrarem uma solução para o desentendimento. Na conciliação, ambas as partes possuem também um advogado, os quais irão buscar as melhores propostas para seus clientes. Deste modo, a conciliação é um processo de entendimento entre as partes envolvidas que visa propor alternativas que dêem resolutividade no presente, sendo que estas propostas serão apontadas também pelo conciliador. No entanto, a conciliação não se preocupa em analisar o que ocasiona essas discórdias para tentar evitá-las futuramente. Assim, observando que na conciliação as propostas para sanar os conflitos não são construídas coletivamente entre aquelas pessoas que estão envolvidas, pode ser também que isso, no futuro, ocasione novos conflitos. Já que aquilo que foi decidido na conciliação pode vir a causar outros danos a um dos envolvidos, suscitando novamente desentendimentos. Portanto, talvez seja mais produtivo procurar as fontes dessas hostilidades entre as pessoas relacionadas, elaborar junto à elas propostas satisfatórias para ambas de modo que seja evitado posteriores adversidades, do que meramente "reprimir" essas relações conflituosas.


    RESPOSTA: CERTO
  • Precisamos de explicações por video.....

  • Eu interpretei a questão assim:

    A conciliação tem sido cada vez mais utilizada como estratégia para resolução de conflitos,(a utilização, por exemplo, da mediação de conflitos dentro de uma familia, entre outros mecanismo que valorizam a interretação da realidade)

    muito embora implique o risco de uma ditadura da harmonia ( quando utilizada sem sabedoria, de forma inaquedada ou acrítica, corre o risco de se tornar algo rigido e traumática dos vínculos enfraquecidos do sujeto ou familiar)

    — o que geraria uma sociedade, que se preocupa mais em reprimir a manifestação da discórdia, do que em evitar suas causas. (isso geraria uma sociedade que dá maior atenção aos conflitos em si, e não ao que causa esses conflitos, para assim evitá-los. Exemplo é os aparelhos ideologicos, os quais contribuem para a destruição de vinculos famiiares de forma alienante, sem deixar que os individuos percebam essa destruição).

     

    obs: foi o que minha mente pensou para resolver esta questão. kkkkkkk