SóProvas


ID
1150264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange aos aspectos históricos da constituição da categoria profissional do serviço social e à sua dimensão organizativa, julgue os itens a seguir.

Os postulados filosóficos tomistas que marcaram o serviço social incluem a noção de dignidade da pessoa humana, sua perfectibilidade, a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral.

Alternativas
Comentários
  • O tomismo, oriundo do pensamento de São Tomás de Aquino, orientou a prática dos assistentes sociais na emergência da profissão no Brasil. Os postulados filosóficos tomistas, conforme C. N. da Silva (A presença de postulados tomistas na gênese do Serviço Social. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, V. 24, Pag. 87-100, set., 2003), afirmavam que os homens eram naturalmente sociais e políticos, visto que não conseguiriam sobreviver sozinhos e sem a ajuda mútua; apontavam também a noção de que a sociedade deveria ser harmônica e que os indivíduos desajustados, através da intervenção do assistente social - por exemplo - , se readequariam ao ambiente, evitando assim conflitos e com interesse ao bem comum. Também faziam parte do tomismo a noção de dignidade da pessoa humana e a perfectibilidade do homem, observando que para esse pensamento o homem foi idealizado por um ser supremo (no caso, Deus) e por isso esses homens são dignos de respeito. Caso esses homens também não fossem respeitados, entraria em ação o assistente social, visando compreender as causas desse desrespeito (por exemplo: fome, miséria, desemprego) e assim, interviria de modo a "reinserir" esse indivíduo na sociedade e adequá-lo. Ademais, o tomismo sustentava que era necessário, diante da vida em sociedade, uma autoridade exercida pelo escolhido entre os homens que busque manter harmônica e coesa a sociedade bem como a justiça geral.


    RESPOSTA: CERTO
  • "É,  pois,  na  relação  com  a  Igreja  Católica  que  o  Serviço  Social  brasileiro  vai  fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se  por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal  e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face  à "questão social". Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente  Serviço  Social  temos  a  noção  de  dignidade  da  pessoa  humana;  sua  perfectibilidade,  sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser  social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o  bem  comum  (como  bem  de  todos)  e  a  necessidade  da  autoridade  para  cuidar  da  justiça geral. "

    http://www.prof.joaodantas.nom.br/materialdidatico/material/2_-_Fundamentos_historicos_e_teoricometodologicos_do_Servico_Social_brasileiro_na_contemporaneidade_.pdf

  • Gabarito correto,

    A questão diz exatamente como Yasbek...

    " Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente  Serviço  Social  temos  a  noção  de  dignidade  da  pessoa  humana;  sua  perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser  social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o  bem  comum  (como  bem  de  todos)  e  a  necessidade  da  autoridade  para  cuidar  da  justiça geral. "

  • De acordo com José Paulo Netto, no livro Ditadura e Serviço Social: os postuladosdignidade da pessoa humana, sociabilidade essencial da pessoa humana, perfectibilidade da pessoa humana, derivam diretamente do neotomismo, com seu eticismo inteiramente abstrato e a-histórico.

    p. 169

    Olá, concurseiros!

    Me acompanhem no instagram : @estanteservicosocial e no YouTube : Nai Rocha - Estante Serviço Social

    Ano: 2011 Banca:  Órgão:  Prova: 

    !

    A noção de dignidade da pessoa humana e a natural sociabilidade do homem são consideradas postulados filosóficos tomistas, que marcaram a gênese do serviço social brasileiro.