SóProvas


ID
1150441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção em que o fragmento de comunicação oficial apresentado atende aos atributos de impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Alternativas
Comentários
  • a) correta

    b) Solicitamos que Vossa Senhoria compareça ao Departamento de Pessoal para assinatura dos documentos referentes a sua nomeação.

    c) Encaminham-se, em anexo, cópias dos processos administrativos contra servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.


  •  a) Realizou-se, semana passada, reunião para deliberar a respeito do recesso de fim de ano deste departamento, bem como da escala de servidores de plantão nesse período. [CERTA]

     b) Solicitamos que Vossa Senhoria compareça ao Departamento de Pessoal para assinatura dos documentos referentes a vossa [sua] nomeação.

     c) Encaminha-se [Encaminham-se], em anexo, cópias dos processos administrativos contra [não há apreciação de valores] servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.

     d) Submeto à consideração de Vossa Excelência projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste estado, uma vez que há carência de vagas nas escolas, pois a demanda local por matrículas está maior que a capacidade de oferta das instituições de ensino, prejudicando a população  [comentário desnecessário e repetitivo]. 

     e) Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o bom trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado irremediávelmente [juízo de valor e erro de português] o cumprimento dos prazos.



  • Achei subjetivo demais a pergunta .. 

  • Isso que é questão! 

    Requer um nível alto.


    errei :X

  • A questão pede que seja marcado o fragmento de comunicação oficial apresentado que atende aos atributos de impessoalidade, uso do padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. 

    Analisando as informações, percebemos que algumas alternativas apresentam erro quanto às alternativas apresentadas. 

    A letra B está incorreta, pois se usa "sua" e não "vossa". A letra C deve concordar sujeito com verbo. Logo o verbo "encaminha-se" deve estar no plural. A letra D apresenta excesso de informação a partir de "pois". Se observarmos bem, o oração anterior já mostra o motivo para a ampliação dos recursos. A letra E apresenta rebuscamento desnecessário de palavras, tais como "celeridade" e "irremediavelmente", o que contraria a regra da clareza. 


    A resposta é a letra A. 

  • C)  Encaminham-se, em anexo, cópias dos processos administrativos contra servidores deste departamento para análise pela autoridade competente.

    OBS: Partícula "se"(partícula apassivadora) junto a VTD  - transforma o O.D em sujeito passivo, ou seja, cópias serão encaminhadas. Por isso, o verbo fica no plural concordando com o sujeito.

  • meia hora analisando para no final errar

  • Anexo, apenso e incluso - como adjetivo, concordam com a palavra determinada em gênero e número.

    EX: correm anexos aos processos vários documentos

          vai anexa a declaração solicitada


    OBS: Usa-se invariável em anexo, em apenso

    EX: vai em anexo a declaração

          vão em anexo as declaroções


    Fonte: Evanildo Bechara

  • Pessoal, desculpem a ignorância, mais por que a alternativa A está certa? No trechinho: "... deste departamento...", não deveria ser "...desse departamento..."?

    Fiz uma questão anterior (Q432751), que falava dessa troca, onde justamente pelo fato do texto na questão usar "desta", ao invés de "dessa", tornou a alternativa errada. Será que é algum caso específico? (To perdidinha nessa parte...)

    Alguém poderia me dar uma luz??? :(

  • Para dar uma mãozinha à Gisely e à galera que tem dúvidas, consegui identificar os seguintes erros:

    A) alternativa correta, tanto gramaticalmente, quanto com relação à adequação ao Manual. Aqui, Gisely, o pronome "deste" está correto, pois indica proximidade do emissor da mensagem com o local (o departamento). No caso, se o emissor se encontrasse longe do departamento, seria então utilizado "desse";

    B) os pronomes possessivos não concordam com o pronome de tratamento, mas sim vão para a 3ª pessoa, ou seja, não seria "vossa nomeação", mas "sua nomeação";

    C) aqui o erro está na concordância verbal, pois há a voz passiva: "encaminhaM-se cópias" = cópias são encaminhadas;

    D) nesta alternativa, só encontrei um único erro, qual seja, a palavra "estado" no contexto se refere a Estado-membro (GO, AP, SP, etc) e deveria ser escrito com inicial maiúscula;

    E) aqui o erro seria a ortografia de "irremediávelmente", pois não há acento gráfico nesta palavra.


    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, mandem mensagens ;)

  • maior erro que encontrei na letra D. submeto (Eu, total pessoalidade).

  • A assertiva "D" também faltou com clareza e concisão, repare que a redundância domina o fragmento apartir de (EJA).

  • D) Errada

    Vossa excelência = com quem se fala.

    Sua excelência = de quem se fala.

    Não é este o erro?

  • "imprescindível para".... 
    o correto nao seria imprescindível a???

  • a) CORRETA

    b) ERRADA - sua nomeação e não vossa nomeação.

    c) ERRADA - "encaminhaM-se cópias"

    d) ERRADA - SUBMETEMOS......

    e) ERRADA -  IRREMEDIAVELMENTE não tem acento.

  • Tudo bem, a alternativa A está certa, mas convenhamos: Dizer que "realizou-se, semana passada, reunião para deliberar..."

     

    Usar "Semana passada" em uma comunicação oficial, é linguagem culta? É clara? Deveria informar a data exata da reunião!!! 

     

    Mas tudo bem....é a CESPE né...

  • "Solicitamos" e "submeto" não se usa em comunicações oficias. Estou certo?

  • Olá João Mello, respondendo à sua pergunta  ""Solicitamos" e "submeto" não se usa em comunicações oficias. Estou certo?""

    Apesar desses verbos estarem na primeira pessoa do plural e na primeira pessoa do singular, respectivamente, não se considera lesão ao principio da impessoalidade,pois no contexto da frase não há impressões individuais/pessoais.

    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos!!!

  • Letra E

    Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o bom trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado irremediávelmente o cumprimento dos prazos. 

    Além de "Irremediavelmente" não ter acento, o termo em si, fere a impessoalidade.

    "Bom" também fere a impessoalidade

    Solicitamos maior celeridade no envio do material requerido por este departamento, uma vez que tal material é imprescindível para o trabalho dos servidores e o atraso em sua entrega tem prejudicado o cumprimento dos prazos. 

  • O erro da letra D

    Submeto à consideração de Vossa Excelência (o) projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste estado (Estado)...

    Quem submete, submete algo (o projeto) a alguém (à consideração de Vossa Excelência) VTDI

    Além disso, termos desnecessários devem ser evitados.....

    Submeto à Vossa Excelência o projeto normativo que prescreve a ampliação dos recursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste Estado...

    Claro que se você está submetendo, estará submetendo para ele considerar algo...