-
Herbert Alexander Simon (Milwaukee, 15 de junho de 1916 —Pittsburgh, 9 de fevereiro de 2001) foi um economistaestadunidense.
Foi agraciado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1978. Foi um pesquisador nos campos de psicologia cognitiva, informática, administração pública, sociologia económica, efilosofia. Por vezes, descreveram-no como um polímata.
Recebeu em 1975 o Prêmio Turing da ACM, juntamente com Allen Newell, pelas suas "contribuições básicas à Inteligência Artificial, à Psicologia de Cognição Humana, e ao processamento de listas." Em 1978, foi agraciado com o Prémio Nobel de Economia, pela sua "pesquisa precursora no processo de tomada de decisões dentro de organizações económicas". Recebeu ainda a Medalha Nacional de Ciência, em 1986 e o Award for Outstanding Lifetime Contributions to Psychology, da APA, em 1993.
-
Nunca ouvi falar desse cara, questão sacana essa!
-
O modelo de tomada de decisão de Simon (1960-70) considera a dificuldade do indivíduo em realizar decisões puramente racionais e ótimas.
Fases do processo de tomada de decisão (Simon)
A tomada de decisão encontra-se dividida em três fases:
– Reconhecimento/Inteligência:
• Identificação de um problema ou oportunidade.
– Concepção/Projeto/Design:
• Estudo de alternativas.
– Escolha:
• Avaliação e seleção da melhor alternativa.
obs- As pessoas têm a tendência de tomar decisões satisfatórias no lugar de decisões ótimas (racionalidade limitada)
fonte: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/projetoSI/3-Empresa/TomadadeDecisaoSimon.pdf
-
Porém, o conceito mais difundido nos dias de hoje, pertence ao pesquisador Ernest Archer, que em 1978 afirmou que "a motivação nasce tão somente das necessidades humanas, e não das coisas que satisfazem essas necessidades. Segundo ele, o ser humano possui necessidades interiores que representam a fonte de energia de seu comportamento"
-
"A tese central dos estudos de Simon
Em 1947, com a publicação de Admininistrative behavior, Simon promove a teoria do comportamento administrativo. Suas ideias marcam um novo período na ciência social, cujo foco de atenção recai sobre a preocupação com o comportamento humano no processo de tomada de decisão e resolução de problemas organizacionais. Sua teoria faz uma forte crítica a alguns dos princípios basilares da economia neoclássica e da administração clássica.
Contribuição de Simon à Economia
Simon ganhou o Prêmio Nobel de Economia por ajudar a “empurrar” a economia da convencional teoria da oferta e demanda para a complexidade do mundo real da psicologia e da ciência comportamental. Apresentou a teoria da racionalidade limitada, em que contrapunha a visão clássica de que os administradores sempre tomam decisões que maximizam os lucros e de que os indivíduos sempre fazem a melhor escolha entre várias alternativas. Simon observou que o processamento de informações pelas pessoas é limitado e, geralmente, busca-se uma aproximação satisfatória dos resultados (March e Simon, 1958).
Fonte: http://read.ea.ufrgs.br/read28/artigos/ARTIGO02.PDF
-
Herbert Simon
Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia em 1978 por seu importante trabalho na tomada de decisões corporativas, bem como por suas contribuições básicas à inteligência artificial, à psicologia da cognição humana e ao processamento de listas, entre outras contribuições.
-
A questão quer que identifiquemos o autor descrito no enunciado.
A- CORRETA. Herbert Simon foi um economista que ganhou o prêmio Nobel de economia. Na administração, é comum vermos seu nome sendo citada no tópico relacionado ao processo decisório, no qual o autor é ligado à teoria da racionalidade limitada.
Segundo Herbert Simon, a decisão só será racional até um certo ponto, pois sempre haverá limitações, sejam essas intelectuais, informacionais ou de recursos. Por isso, deve-se buscar a decisão mais satisfatória. Sobre a adoção da racionalidade limitada, Maximiano afirma ser "impraticável obter todas as informações necessárias" e que a total racionalidade é utópica, ou seja, não é possível superar a racionalidade limitada.
B- INCORRETA. Earnest ARcher foi um autor que escreveu, entre outras obras relacionadas, o mito da motivação
C- INCORRETA. Peter Drucker é considerado o guru da administração neoclássica.
D- INCORRETA. Joseph Newman era um autor neoclássico. Von Neumann, por sua vez, era um dos autores da teoria dos jogos.
E- INCORRETA. Frederick Taylor pai da escola da administração científica.
Fontes:
CHIAVENATO, I "Administração geral e pública". 2.ed. Elsevier, 2008.
MAXIMIANO, A. C A. “ Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A