SóProvas


ID
1151824
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a

Alternativas
Comentários
  •  b) Tricomoníase.


    Hepatite B: 

    º Causas: é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

    º Modos de transmissão: sexual, sanguínea (por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado) e vertical (é quando a contaminação acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto).


    Tricomoníase

    º Causas: é causada por um protozoário unicelular chamado "Trichomonas vaginalis" ou "T. vaginalis", um tipo de parasita minúsculo que se transmite entre as pessoas durante a relação sexual. O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias.

    º Modos de transmissão: sexual.


    Sífilis:

    º Causas: é causada por uma bactéria chamada "Treponema pallidum", 

    º Modos de transmissão:  geralmente é transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.


    Aids

    º Causas: a infecção da Aids se dá pelo HIV vírus que ataca as células do sistema imunológico destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

    º Modos de transmissão: pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.


    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas