a) o avanço da fronteira agrícola da soja.
A partir de 1960, o Cerrado foi palco de uma forte expansão da fronteira agropecuária, estimulada por políticas públicas e de crédito nacionais e internacionais voltadas para exploração de grãos e de carnes. A transferência da capital federal para Brasília, em 1960, e a adoção de políticas de desenvolvimento, o surgimento de novas tecnologias e investimentos em infra-estrutura, principalmente durante a década de 1970, foram os principais fatores na geração dessa nova dinâmica econômica , que resultou na abertura e ocupação de grandes áreas de Cerrado através da expansão da agricultura comercial. A explosão da produção de soja no Brasil coincide com o processo de modernização conservadora da agricultura brasileira, que se inicia no final da década de 60 e contribuiu, de forma significativa, para o salto quantitativo e qualitativo da produção de soja na região do Cerrado. O cultivo da soja causa vários impactos ambientais nesse bioma, como: o assoreamento do leito dos rios; a poluição em algumas nascentes de rios das bacias Amazônica e do São Francisco causada pelos agrotóxicos utilizados nas plantações.
Nas últimas décadas, o crescimento econômico do Centro-Oeste deve-se, sobretudo, à expansão da fronteira agropecuária para a região e o seu excelente desempenho. Com mais de 72 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino no Centro-Oeste é o maior do país. Além disso, o desenvolvimento do cultivo de grãos, especialmente da soja, beneficia indiretamente a indústria e o comércio.
Entretanto, a região tem o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. As plantações aumentaram à custa do desmatamento e a cultura de grãos avança perigosamente para o norte do Mato Grosso, rumo à Floresta Amazônica. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado, bioma predominante da região Centro-Oeste, já perdeu 48,8% da sua cobertura vegetal original, em decorrência da ocupação do interior e do avanço da soja e do gado.
Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.