-
"No Documento de Teresópolis, o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mais sobre tudo como pauta interventiva" ( Ditadura e Serviço Social, NETTO)
-
Questão errada. Pois documento de Teresópolis foi elaborado no ano de 1970, por profissionais assistentes sociais, que a convite do CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais) dividiram-se em dois grupos para discutir e analisar as seguintes temáticas “Concepção Científica da Prática do Serviço Social” e “Aplicação da Metodologia do Serviço Social”. No documento de Teresopolis, não havia pauta a discussão da profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classe, pois se trata de assunto mais contemporâneo, da década de 90, que vai ser tratado por Iamamoto.
-
No documento de Teresópolis busca-se oferecer OPERACIONALIDADE ao sentido sociotécnico da profissão. Há uma plena adequação do Serviço Social a modernização conversadora.
-
O documento de Teresópolis esteve contido na perspectiva modernizadora, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social no Brasil, processo este que possuiu três expressões: 1- modernizadora; 2- reatualização do conservadorismo; 3- intenção de ruptura. Com relação aquela primeira, a modernizadora, foram suas expressões os documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista. Apesar das singularidades de cada documento, essa perspectiva modernizadora, no geral, não buscou realizar uma análise crítica da profissão, era pautada em teorias conservadoras como o estruturalismo e o funcionalismo, portanto, esteve sempre voltada e corroborando com a modernização conservadora colocada em curso pela autocracia burguesa. O documento de Teresópolis, por sua vez, preocupa-se em formular acerca da prática profissional, de seus instrumentais bem como da eficácia desta, além de definir o profissional como um funcionário a serviço do desenvolvimento. É importante destacar que as duas primeiras perspectiva do processo de renovação não buscaram romper com o conservadorismo na profissão e foram funcionais a autocracia burguesa, e somente a última, a intenção de ruptura, reflete acerca da profissão nos marcos da sociedade capitalista, buscando amparo numa teoria crítica, apesar dos problemas iniciais ao recorrer a fontes equivocadas sobre o pensamento marxista.
RESPOSTA: ERRADO
-
Não foi Teresópolis! Foi BH!
Olhem esse arquivo show:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe3YoAI/os-pressupostos-marxistas-no-servico-social
-
Teresópolis: a cristalização da perspectiva modernizadora.
O Documento de Teresópolis tem características distintas ao Documento de Araxá. Oencontro que aconteceu em janeiro de 1970, contou com a participação de 33 profissionais que tomaram conhecimento previamente da temática do encontro, “a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade Brasileira”. Os organizadores elaboraram um roteirominucioso, mas foi refundido pelos profissionais, que optaram por uma dinâmica diferenciadaacabando por inviabilizar a redação de um texto final.
No texto de Teresópolis, o que se têm é um coroamento do transformismo: nele o “moderno”triunfa sobre o “tradicional”. A perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mas, sobretudo como pauta interventiva.
https://pt.scribd.com/doc/104999743/RESUMO-Teresopolis-J-P-NETTO
-
O documento de Teresópolis esteve contido na perspectiva modernizadora, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social no Brasil, e esta perspectiva não buscava romper com o conservadorismo, mas sim reatualizar ele.
Portanto a questão em análise está: ERRADA.
-
Os documentos de Araxá e Teresópolis foram elaborados com o viés da modernização conservadora, que não busca o rompimento com as bases conservadoras, mas sim a sua reatualização.
-
1- modernizadora - (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) não buscou realizar uma análise crítica da profissão, era pautada em teorias conservadoras como o estruturalismo e o funcionalismo, portanto, esteve sempre voltada e corroborando com a modernização conservadora colocada em curso pela autocracia burguesa.
2- reatualização do conservadorismo;
Obs: as duas primeiras perspectiva do processo de renovação não buscaram romper com o conservadorismo na profissão e foram funcionais a autocracia burguesa.
3- intenção de ruptura= reflete acerca da profissão nos marcos da sociedade capitalista, buscando amparo numa teoria crítica, apesar dos problemas iniciais ao recorrer a fontes equivocadas sobre o pensamento marxista.
O documento de Teresópolis, preocupa-se em formular acerca da prática profissional, de seus instrumentais bem como da eficácia desta, além de definir o profissional como um funcionário a serviço do desenvolvimento.
-
O Documento de Teresópolis é expressão da Vertente Modernizadora, a qual buscou adequar o Serviço Social às requisições do Regime Autocrático burguês, de acordo com Netto (2015).