SóProvas


ID
1152310
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre os direitos do servidor público e a acumulação de cargos públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais é CORRETO o que se firma em:

Alternativas
Comentários
  • O texto atual da CMG -- constante do site da Assembleia Legislativa -- contém um erro de digitação no Art. 27 §3º: III. O certo seria "servidor ESTÁVEL", pois o não estável já entrou no inciso II (Como poderia ser exonerado duas vezes?) e ficaria sem lógica. 

             fonte: videoaula Constituição Estadual MG parte II da Professora Elisa Faria (disponível no Youtube)

    Mas para efeito de prova, vale o que está escrito, pois nem o examinador deve ter se dado conta disso, já que gosta de elaborar provas na base do "copia-cola".

  • Samuel Sá, tb vi essa aula dela.

  • A) Errada: É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, permitida, se houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor, a de um cargo de professor com outro técnico ou científico, a de dois cargos e empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas, independentemente do valor da remuneração.

    O art. 25 da Constituição do Estado de MG estabelece: " É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, permitida, se houver compatibilidade de horários e observado o disposto no §1° do art. 24:

    I-a de dois cargos de professor

    II- a de um cargo de professor com outro técnico ou cientifico

    III- a de dois cargos  e empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas."

     

    B) Errada: A despesa com pessoal ativo e inativo do Estado e dos Municípios não pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Para o cumprimento dos limites estabelecidos na lei complementar, o Estado poderá dispensar ou exonerar servidor estável, observados os critérios de menor tempo de efetivo serviço e de avaliação de desempenho, na forma da lei

    Observe o art. 27,§3°, III da Constituição do Estado de MG, o qual estabelece que a dispensa ou exoneração de servidor NÃO estável, observado os critérios de menor tempo de efetivo serviço e de avaliação de desemprenho, na forma da lei.

    C) Errada: A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista, exceto se subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público. 

    Dispões o art. 25, parágrafo único: " A proibiçção de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações e empresas públicas, sociedade de economia mista, bem como suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

    D)Correta: Observar o art. 27, §3°, incisos I, II, III.