-
A literatura recente sobre os fundamentos do trabalho profissional qalifica a atividade profissional, enquanto ação orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais (condensadas nas múltiplas expressões da questão social). Há um consenso de que se trata de uma atividade inscrita predominantemente no terreno político e ideológico, com refrações nas condições materiais da existência dos sujeitos via serviços, programas e projetos implementados pelas políticas públicas, que interferem no padrão de consumo e na qualidade de vida das famílias trabalhadoras...
""Bendizei ao Senhor, todas as suas obras... Sal 103"
-
A literatura recente sobre os fundamentos do trabalho profissional7 vem enfatizando a natureza qualitativa dessa atividade profissional, enquanto ação orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais (condensadas nas múltiplas expressões da questão social) de segmentos sociais das classes subalternas na singularidade de suas vidas: indivíduos e suas famílias, grupos com recortes específicos. Parece haver consenso de que se trata de uma atividade inscrita predominantemente no terreno político e ideológico, com refrações nas condições materiais da existência dos sujeitos via serviços, programas e projetos implementados pelas políticas públicas – com destaque para o campo da seguridade social e, nela, da saúde e assistência – que interferem no padrão de consumo e na qualidade de vida das famílias trabalhadoras.
http://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf
-
Fonte: Livro do CFESS: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Artigo: Os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social - Marilda Villela Iamamoto.
"Parece haver consenso de que se trata de uma atividade inscrita predominantemente no terreno político e ideológico, com refrações nas condições materiais da existência dos sujeitos via serviços, programas e projetos implementados pelas políticas públicas..."
-
Quadrix 2018
Para que o assistente social que trabalha em empresas consiga direcionar o exercício profissional para os valores defendidos pelo projeto ético-político do serviço social, é fundamental que ele compreenda o redimensionamento do mundo do trabalho, que é composto por um conjunto de iniciativas do capital que mobiliza novas formas de consumo da força de trabalho, controle da força de trabalho, reprodução material da força de trabalho e reprodução espiritual da força de trabalho.
Iamamoto fala sobre isso. Gabarito correto!
IBFC 2014
Iamamoto (2006) em uma análise sobre o Serviço Social na Contemporaneidade assevera que a compreensão da profissão demanda, essencialmente, o entendimento das transformações históricas da sociedade presente. Dentre as quais, a autora destaca a importância da reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, compreendida como:
I. Reprodução da força viva de trabalho.
II. Reprodução da vida material e da vida espiritual.
III. Reprodução dos meios materiais de produção.