SóProvas


ID
1154695
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho do Assistente Social no âmbito da seguridade social é atualmente determinado por uma nova racionalidade que organiza e estrutura as políticas sociais.

Essa “nova racionalidade” é determinada

Alternativas
Comentários
  • O  trabalho  do  Assistente  Social  no  âmbito  da  seguridade  social  é  atualmente  determinado  por  uma  nova  racionalidade preconizada  pela  descentralização,  pela  intersetorialidade  e  pela  territorialidade que organiza e estrutura as políticas sociais. 

  • Está formado um campo de complexidades diante do qual o próprio modelo setorial de gestão irá esgotar-se aos poucos, dando força ao debate da intersetorialidade como um novo paradigma de construção/ implementação de políticas públicas, renovando-se a importância dos conceitos de descentralização e territorialidade. A intersetorialidade como um novo paradigma de gestão para políticas públicas é um caminho já sinalizado pela Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742 de 07 de dezembro de 1993, em seu Art 2ª / Parágrafo Único: A Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando o enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências e à universalização dos direitos sociais. É com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social, em outubro de 2004, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social/ SUAS, que se criam as bases de atuação sob uma perspectiva descentralizada e territorializada, com possibilidades reais para a construção de estudos, planejamentos, e diagnósticos enfatizando a realidade local de cada município.

    DESCENTRALIZAÇÃO / INTERSETORIALIDADE / TERRITORIALIDADE NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • "É dentro dessa perspectiva que o SUAS pretende operacionalizar a Política de
    Assistência Social: em rede descentralizada, numa concepção territorial e intersetorial,
    buscando romper com a fragmentação na prática dessa política".

     

     

     

    A DESCENTRALIZAÇÃO E A INTERSETORIALIDADE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
     
    Adriana Giaqueto