SóProvas


ID
1156822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à lei orgânica municipal e à autonomia municipal, julgue os itens subsequentes.

Será constitucional lei municipal que dispuser sobre a organização dos serviços funerários locais, pois tais serviços constituem necessidades imediatas do município.

Alternativas
Comentários
  • Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local

    Avante!!

  • ADI 1221 / RJ - RIO DE JANEIRO
    AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
    Relator(a):  Min. CARLOS VELLOSO
    Julgamento:  09/10/2003  Órgão Julgador:  Tribunal Pleno
         

    EMENTA: CONSTITUCIONAL. MUNICÍPIO. SERVIÇO FUNERÁRIO. C.F., art. 30, V.

     I. - Os serviços funerários constituem serviços municipais, dado que dizem respeito com necessidades imediatas do Município. C.F., art. 30, V.

    II. - Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente.

    (ADI 1221, Relator(a):  Min. CARLOS VELLOSO, Tribunal Pleno, julgado em 09/10/2003, DJ 31-10-2003 PP-00013 EMENT VOL-02130-01 PP-00023) 

  • De acordo com o art. 30, I, da CF/88, compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local. E compete a eles também, nos moldes do art. 30, V, organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial. O STF já apresentou entendimento de que será constitucional lei municipal que dispuser sobre a organização dos serviços funerários locais, pois tais serviços constituem necessidades imediatas do município. Veja-se:

    "(...)
Os serviços funerários constituem, na verdade, serviços municipais, tendo em vista o disposto no art. 30, V, da Constituição: aos Municípios compete 'organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial'. Interesse local diz respeito a interesse que diz de perto com as necessidades imediatas do Município. E não há dúvida que o serviço funerário diz respeito com necessidades imediatas do Município. Leciona Hely Lopes Meirelles que 'o serviço funerário é da competência municipal, por dizer respeito a atividades de precípuo interesse local, quais sejam, a confecção de caixões, a organização de velório, o transporte de cadáveres e a administração de cemitérios'. (Hely Lopes Meirelles, 'Direito Municipal Brasileiro', 10ª ed., 1998, atualizada por Izabel Camargo Lopes Monteiro e Célia Marisa Prendes, Malheiros Editores, pág. 339). Esse entendimento é tradicional no Supremo Tribunal Federal, conforme se vê do decidido no RE 49.988/SP, Relator o Ministro Hermes Lima, cujo acórdão está assim ementado:

'EMENTA: Organização de serviços públicos municipais. Entre estes estão os serviços funerários. Os municípios podem, por conveniência coletiva e por lei própria, retirar a atividade dos serviços funerários do comércio comum.' (RTJ 30/155).
(...)." (RE 387990/SP)

    RESPOSTA: Certo






  • Só para descontrair , é a história do Bem Amado:


    Baseado na obra homônima de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladmir, dono do jornaleco da cidade. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta. Nem mesmo a chegada de Ernesto - um moribundo que não morre - e a contratação de Zeca Diabo, um cangaceiro matador, lhe proporcionam a realização do sonho. Odorico arma situações para que alguém morra, mas o primeiro corpo a ser sepultado em Sucupira será o do próprio prefeito, que de caçador se torna caça e passa de vilão à mártir.

  • Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

  • Certo



    "EMENTA: CONSTITUCIONAL. MUNICÍPIO. SERVIÇO FUNERÁRIO. C.F., art. 30, V.

    I. - Os serviços funerários constituem serviços municipais, dado que dizem respeito com necessidades imediatas do Município. C.F., art. 30, V.
    II. - Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente." ("DJ" de 31.10.2003).


    http://www.stf.jus.br/arquivo/informativo/documento/informativo347.htm

  • Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;


  • Cuidado com alguns comentários abaixo.
    A justificativa não está somente no Art. 30, I (legislar sobre assuntos de interesse local) e sim no V (organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial).
    Serviço funerário é SERVIÇO PÚBLICO LOCAL e, portanto, regulado pelo município e prestado DIRETAMENTE ou por CONCESSÃO ou por PERMISSÃO. Logo não é simplesmente um "assunto de interesse local", tem mais a ser observado quando esse assunto local for a prestação de serviços de carater público como é, nesse caso, o serviço funerário e que, como bem disse a questão, constituem necessidades imediatas do município.

    Vide: ADI 1221 / RJ - RIO DE JANEIRO.

  • Galera, já que o assunto é cemitério público, o certo é: CATACUMBA ou CATATUMBA?

  • Klaus, CATACUMBA!!!!!! 

  • CERTO

     

    "Será constitucional lei municipal que dispuser sobre a organização dos serviços funerários locais, pois tais serviços constituem necessidades imediatas do município."

     

    Palavra Chave

    MUNICÍPIO ----> LOCAL

  • Em relação à lei orgânica municipal e à autonomia municipal, é correto afirmar que: Será constitucional lei municipal que dispuser sobre a organização dos serviços funerários locais, pois tais serviços constituem necessidades imediatas do município.

  • CF/88:

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;