SóProvas


ID
1157050
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as teorias motivacionais, Douglas McGregor desenvolveu Teoria X - Teoria Y com base em suposições a respeito da natureza humana e da motivação do homem. Essa abordagem motivacional apresenta premissas específicas. Nas afirmações a seguir, assinale número (1) para as premissas relacionadas com a Teoria X e número (2) para as premissas relacionadas com a Teoria Y e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Despender esforço físico e mental no trabalho é tão natural quanto o lazer e o repouso.

( ) A maioria das pessoas deve ser coagida, controlada, dirigida ou ameaçada de punição para que se empenhe rumo à consecução dos objetivos organizacionais.

( ) Na média, os seres humanos desejam evitar responsabilidade, possuem relativamente pouca ambição e, sobretudo, querem segurança.

( ) As pessoas praticarão o autocomando e o autocontrole a serviço de objetivos com os quais se sentirem envolvidas.

( ) Imaginação, inventividade, criatividade e capacidade para usar essas qualidades na solução de problemas organizacionais são amplamente distribuídas entre as pessoas.

( ) A dedicação a objetivos é uma função das recompensas associadas à sua consecução.

Alternativas
Comentários
  • A resposta b e e são quase idênticas divergindo a ultima opção.
    A frase "A dedicação a objetivos é uma função das recompensas associadas à sua consecução." não seria teoria Y?


  • Sim, Diego, é a teoria Y  a última alternativa.

  • Pessoa, o gabarito é esse mesmo. Está correto. Vamos entender esmiuçando detalhes sobre a Teoria supracitada. 


    Conceito:  A teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nessa situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.   A ideia é a de que as pessoas buscam assumir responsabilidades e desafios! Desse modo, o próprio empregado se controla, não havendo a necessidade de coerção!   Como o administrador acredita no potencial de seus subordinados, ele busca a participação deles, delega poderes para que eles assumam responsabilidades e cria um ambiente mais democrático e empreendedor no trabalho 

    Resumindo: * Maioria das pessoas não  desgosta do trabalho. * Pessoas são capazes de se autocontrolar e dirigir quando estão comprometidas. * Pessoas buscam desafios e assumir responsabilidades. *Pessoas são, em sua maioria, criativas e ambiciosas.


    Como isso é cobrado em prova?  2. (Cespe/BASA/Administração/2010) A adoção de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes são desmotivados e dependem de uma liderança forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor.

      Como podem ver, as questões sobre a teoria X e Y de McGregor são bem simples! Se você já conhece o assunto, não deverá ter problemas. Como já estudamos, a necessidade de um controle rígido e rigoroso sobre os funcionários se identifica com a teoria X de McGregor. O gabarito é questão correta

    Fonte: Rodrigo Rennó - Administração Geral para Concursos

  • Recompensas pra alcançar objetivos estão relacionadas a Teoria Y?


    Eu hein...

  • Examinador "criou" uma característica nova para os indivíduos da geração Y, porque na teoria eles não precisariam de recompensas para trabalhar, isso me pareceu muito mais uma característica X, estes sim são preguiçosos, desestimulados e precisam de uma "recompensa" ou "comando rígido" para trabalhar. Questão confusa...

  • Creio que a assertiva: " A dedicação a objetivos é uma função das recompensas associadas à sua consecução", esteja correta ao considerar como sendo da teoria Y. 

    Mesmo os funcionários dessa teoria, necessitam de recompensas, mesmo que sejam recompensas sociais, de reconhecimento, etc.

    Estaria errada se especificasse que essas recompensas são materiais. Ninguém trabalha sem objetivar recompensa alguma. Mais alguém analisou dessa forma?

  •  "A Teoria Y propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais. Enquanto a Teoria X é a administração por meio de controles externos impostos às pessoas, a Teoria Y é a administração por objetivos que realça a iniciativa individual. " CHIAVENATO

  • O último item foi retirado do livro "Comportamento Organizacional - Criando uma Vantagem Competitiva (John Wagner)".

    Segundo o autor:

    "A dedicação aos objetivos é uma função das recompensas associadas à sua consecução. As recompensas mais significativas - a satisfação do ego e das necessidades de auto-realização - podem ser resultados diretos de esforços voltados a objetivos organizacionais."

    Minha opinião: decore isso. A única coisa que a banca fez foi tirar uma frase específica do contexto do próprio autor. Quem estudou, claro que iria errar. Não adianta ficar se enganando ou achando que faz sentido porque NÃO FAZ. Exceto se a própria explicação do John Wagner não fosse cortada ao meio.

  • Teoria X

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

    Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

    Os princípios básicos da Teoria X são:

    Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho; Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização; O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança. Teoria Y

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

    Nesta teoria a coisa muda de figura. Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer; O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições; O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura. Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa; Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições; O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.


    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

  • Letra B

    I – Lazer e trabalho no mesmo patamar é Y.

    II – Coação é na X.

    III – Evitar responsabilidades é X.

    IV – Autocomando é Y.

    V – Inventividade é Y.

    VI – Dedicação é Y