-
Gabarito A.
Primeiro, é necessário montar as proposições:
1- A --> B (“se o artista vai ao museu =A, então ele assiste ao filme =B”)
2- B --> C (“se o artista assiste ao filme =B, então ele se emociona =C”)
3- C -->D ^ E (“se o artista se emociona =C, então ele ri =D e chora =E”)
4- ~D v ~E (“o artista não ri =~D ou não chora =~E”)
Como não há nenhuma proposição simples nem com valor único ( como por exemplo uma conjunção, que só é verdadeira quando todos os termos o são), optei por ver as equivalências, com base nas alternativas da questão:
Equivalência de 1: ~A v B (não vai ao museu ou assiste ao filme). Esta é exatamente a alternativa A, resposta da questão.
Se não fosse a resposta, era só continuar avaliando, até achar.
Em relação as equivalências, só decorei a da condicional, que é A --> B = ~A v B, somente com essa, dá para destrinchar as demais!
Espero ter ajudado.
-
Acho que não é possível afirmar que ele assiste o filme.
O meu deu falso.
-
A proposição "o artista não ri ou não chora" é a negação de "ele ri e chora", levando a uma corrente de negações. Ou seja, todas as alternativas são negativas. Na alternativa a temos que ele não vai ao museu (negativa que é verdadeira) OU assiste ao filme (afirmativa que é falsa). Na tabela verdade disjuntiva, quando há uma verdade e uma falsidade temos uma verdade. Assim, alternativa correta é a "a".
-
Após a questão ter sido resolvida pelas expressões montadas para o raciocínio lógico, terá que fazer um "novo raciocínio lógico" nas alternativas para obter a resposta certa. Transcrevendo as expressões (de forma resumida) temos:
(I) Se museu -> Filme
(II) Se Filme -> Emociona
(III) Se Emociona -> Ri e Chora
(IV) OU ~ ri OU ~ chora
Tomando por base que a expressão (IV) tem valor verdadeiro, ela será:
OU ~ ri OU ~ chora
(V) (F)
Substituindo nas expressões os valores ~ri (verdadeiro) e ~chora (falso) e lembrando que na regra do Se, então não pode ser Verdade na primeira e Falso na segunda, se não toda a expressão é falsa, temos:
(I) Se museu -> Filme
F F
(II) Se Filme -> Emociona
F F
(III) Se Emociona -> Ri e Chora
F F V
Chegamos as condições de que é Falso que foi ao museu ; Falso que assiste ao filme ; falso que se emociona ; falso que ri ; verdade que chora.
Agora, fazendo a interpretação das alternativas, de acordo com as condições acima, temos que É CORRETO AFIRMAR QUE O ARTISTA:
a) não vai ao museu (correto, já que é falso que ele foi ao museu) OU assiste ao filme (falso que ele assiste ao filme). Essa opção é a correta pois para que a expressão seja verdadeira para o OU, basta que uma das partes seja verdadeira.
b) não vai ao museu (correto, já que é falso que ele foi ao museu) e assiste ao filme (falso que ele assiste ao filme). A alternativa é falsa já que para o E, as duas partes precisam ser verdadeiras.
c) assite ao filme (errado, já que é falso que ele assiste ao filme) ou se emociona (falso, ele não se emociona) Alternatiava errada.
d) se emociona (errado, é falso que ele se emociona) ou ri, ou chora (ele não ri e chora)
e) ri e chora (errado, ele não ri e chora)
Espero não ter ficado muito confuso, rsrs.
Bons estudos.
-
Complementando o comentário de Camila, que por sinal ficou muito bom.
Analisando as alternativas com base no que foi encontrado na resolução de Camila:
a) na~o vai ao museu ou assiste ao filme (V v F= V), pois na regra do "ou" a Premissa só será falsa se as duas preposições forem falsas.
b) na~o vai ao museu e assiste ao filme. (V ^ F = F), pois na regra do "E" a Premissa só será verdadeira se as duas preposições forem verdadeiras.
c) assiste ao filme ou se emociona. ( F v F = F)
d) se emociona, ou ri, ou chora.
E) ri e chora. (F ^ V = F)
Lembrando que na preposição “se o artista se emociona, então ele ri e chora”, primeiro tem que encontrar o resultado de "ele ri E chora" que dará falso, logo, a primeira parte da preposição (se o artista se emociona) tbm será falso, pois a regra do "se,Então" diz que a premissa só será falsa se a 1ª for verdadeira e a 2ª for falsa.
Alternativa correta A
-
Nas resoluções postadas vocês afirmaram que é falso que assistiu ao filme e também afirmaram que é falso que o arista foi ao museu. Como poderia ser a letra A então?
-
é a típica questão onde tudo dá errado ....
F: o artista vai ao museu (FALSO)
G: ele assiste ao filme (FALSO)
H: ele se emociona (FALSO)
I: ele ri (FALSO)
J: chora (FALSO)
“o artista não ri ou não chora” = (~I V ~J) = VERDADE
1. “se o artista vai ao museu, então ele assiste ao filme” (F -> G)
2. “se o artista assiste ao filme, então ele se emociona” (G -> I)
3. “se o artista se emociona, então ele ri e chora”, (G -> (I ^ J))
4. “o artista não ri ou não chora” = ( ~I V ~J) = VERDADE, logo os valores prováveis são VV ou VF ou FV
Para qualquer valor que seja ~I (V ou F), bem como de ~J (V ou F), SEMPRE a proposição (I ^ J) vai ser FALSA. A partir disso, a Proposição (G -> (I ^ J)) condiciona o G = FALSO para que ela seja uma Proposição (G -> (I ^ J)) = verdadeira. A Proposição (G -> I), condiciona o G = Falso e, por fim, (F -> G) condiciona F = Falso.
Assim,
a) não vai ao museu ou assiste ao filme = (~F V G) => ~F = VERDADE // G = FALSO => (V ou F) = VERDADE
-
Fiz assim:
Quando ele diz que o artista não ri ou não chora => negação de ri e chora. Mas negar é tornar falso, então:
se o artista se emociona, então ele ri e chora (FALSO). Para que seja VERDADEIRA, "artista se emociona" deve ser FALSO (não pode ser de V->F).
Se "ele se emociona" é FALSO, então " artista assiste ao filme" também o é, pelo mesmo motivo citado acima.
Se " artista assiste ao filme" é FALSO, então e "o artista vai ao museu" também.
Procurando a resposta, temos como correta a letra "A": não vai ao museu (VERDADEIRA) ou assiste ao filme (FALSO), já que para o OU, basta uma afirmação ser correta.
Espero ter ajudado :)
-
Onde tem o "video anterior" a esse "Implicação Lógica - Parte 1 " ?
-
A primeira coisa que se deve saber para resolver a questão é que as proposições são argumentos, portanto, elas são verdadeiras.
1) Vai ao Museu --------> Assiste Filme (V)
2) Assiste Filme ---------> Se emociona (V)
3) Se emociona ----------> (Ri /\ Chora) (V)
Mas, ~Ri V ~Chora (V)
Começando de baixo para cima: Se ele não RI ou não CHORA, por ser V uma disjunção inclusiva, pelo menos uma das proposições tem que ser verdadeira (não tem como saber qual e isso não importa para resolver a questão).
Sabendo disso, vai até a proposição (Ri /\ Chora) e analisa. É uma conjunção e sua condição para que seja verdadeira é que ambas as proposições ocorram, portanto, como sabemos que pelo menos uma das coisas não aconteceu, ela é falsa. Deste modo, a única forma do argumento 3 (Condicional) ser verdadeiro é se a primeira proposição for falsa. Pronto, com isso da pra saber que todas as outras proposições são falsas também.
A letra A é a correta pelo seguinte:
a) Não vai ao museu OU assiste filme. (~PvQ) - O que é necessário para que uma disjunção inclusiva seja verdadeira? É necessário que pelo menos uma proposição ocorra. "~vai ao museu" ocorreu.
PS: Espero que esse comentário ajude alguém que tenha dúvidas, pois sou salvo muitas vezes pelos comentários de alguns...
Abs!
-
Pra mais dicas: https://www.youtube.com/channel/UCCz6r8zizgaJhXpmGYy6mMw?view_as=subscriber
Vixe. Muita gnt perdeu tempo demais nessa. Pra facilitar a vida de vocês, vou explicar de um jeito que gastaria 10 segundos de resolução. Meus alunos sempre demoram quando passo essa questão em sala mesmo.
1º) Lembre de equivalência.
O "se então" tem duas equivalências: o "Teorema contrarreciproco' e a "Lei da dupla negação"
Na Lei da Dupla negação deve-se sempre NEGAR a primeira proposição OU MANTER a segunda.
Faça isso na premissa 1:
Museu --> filme = Lei da dupla negação: Não museu ou filme
Se elas sao equivalentes,devem ter o mesmo valor. Se a premissa é verdadeira, então sua equivalencia pela lei da dupla negação também será verdadeira. E essa já é nossa conclusão (afinal ja dá verdadeira mesmo). E veja que foi isso que ele sugeriu na letra "a".
Viu? nem precisava ter valorado nada nada kk ;)