SóProvas


ID
1157953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das características de líderes carismáticos e transacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Liderança Transacional
    O termo transação nos remete à troca. Ela ocorre por meio de um processo de troca no qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles.
    No contexto organizacional, o líder transacional leva seus seguidores a atingir as metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papeis e das exigências das tarefas. Ele inicia a estrutura, proporciona recompensas apropriadas, e tenta considerar e satisfazer as necessidades sociais dos subordinados. A habilidade do líder transacional em satisfazer os subordinados melhora a produtividade.

    Os líderes transacionais são excelentes nas funções administrativas. Eles trabalham duro, são tolerantes e justos. Orgulham-se em manter as coisas funcionando uniforme e eficientemente. Os líderes transacionais geralmente enfatizam aspectos impessoais do desempenho, como planos, horários e orçamentos. Eles têm um senso de compromisso para com a organização e se
    conformam com as normas organizacionais e aos valores. Os líderes transacionais trabalham com contrato de trocas de recompensa de acordo com o esforço, promessas de recompensa por bom desempenho, reconhecem as conquistas. Procuram e observam desvios das regras e padrões, tomam ações corretivas. Intervém apenas quando os padrões não são alcançados. É um tipo de liderança liberal. A liderança transacional é importante para todas as organizações, mas para liderar a mudança uma abordagem diferente é necessária."

    Fonte: Rafael Encinas

  • Segundo Vasconcelos:

    "A liderança transacional caracteriza-se pela troca não duradoura entre o
    líder e o liderado. Essa liderança é marcada pelo comportamento
    condicionado, no qual um indivíduo aceita seguir um líder porque este
    tem os meios para viabilizar essa troca, seja ela por meio de
    remuneração, da influência política etc
    . No processo de liderança
    transacional, o seguidor aceita as ordens do líder por uma questão de
    poder formal. O líder geralmente consegue a submissão das pessoas às
    suas idéias devido a esse poder formal e à prerrogativa da recompensa
    ou da punição. A relação de troca entre o líder e o seguidor desaparece
    no momento em que aquele não pode mais recompensar ou punir os
    liderados
    ."

  • O estilo de liderança transacional contrapõe-se ao estilo carismático: “o líder transacional se utiliza da negociação, manipulação e promessa de recompensas para tentar induzir as pessoas sob seu comando”. Muitas situações de liderança são baseadas num entendimento entre o líder e os seus seguidores. Existe “um contrato social implícito indicando que se concordar com o que o líder deseja fazer, o seguidor terá certos benefícios, tais como remuneração melhorada ou a não demissão”. É o tipo de liderança mais comumente exercido nas organizações.O interesse dos liderados é o foco do líder transacional, que busca, através da necessidade de cada liderado, motivar sua equipe através de recompensas.O carisma, embora seja uma característica importante num líder, não define o sucesso ou não de sua liderança.


    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/lideranca-carismatica-x-lideranca-transacional/71008/
  • Os líderes transacionais são aqueles que apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. A relação entre líder e seguidor, neste caso, caracteriza-se pelo interesse da troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoções, aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido.

    Líder transacional - Características

    Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por esforço, promete recompensas por bom desempenho, reconhece realizações.

    Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios das regras e padrões, toma medidas corretivas.

    Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos. Loissez-foire: abdica-se de responsabilidades, evita tomar decisões.

    O papel do líder transacional assemelha-se mais ao de um gerente. Se observamos as características lídere transacional, percebemos que a liderança transacional utiliza o tipo de "poder manipulativo" que se baseia na promessa e concessão de recompensas, como forma de induzir as pessoas a se comportarem da maneira que a organização espera. Por outro lado, a equipe ou pessoa que espera recompensas para fazer o que a organização pretende comporta-se de maneira calculista e as relações de trabalho se dão pela troca de interesses.

    Valores relativos à liderança transacionaI estão voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, que deve estar em conformidade com os padrões esperados da organização, sem, necessariamente, envolver uma mudança de consciência.



    Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos


  • Líder Tansacional = Transação = Troca
    Líder Carismático = Herói = Inspirador

  • Comentário para descontrair: tem muito líder religioso transacional por aí, rs.

  • Segundo Maximiano, "o líder transacional é aquele que apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos seguidores."


    A. Ribas e C. Ramalho.
  • Na ALTERNATIVA A, tem-se exemplo o líder carismático. Está errada então

    Na ALTERNATIVA B, pode-se fazer uma longa discussão filosófica. A maioria dos GRANDES LÍDERES, principalmente fundadores/reformadores de religiões é carismática. Embora, sim, EXISTAM líderes religiosos transacionais, embora seu tipo de influência só funciona com JÁ fiéis da religião. Portanto, seria mais adequado exemplificar o líder religioso como carismático, a questão estando errada.

    Na ALTERNATIVA C, o líder é transacional. Está errada a questão.

    Na ALTERNATIVA D, é um líder carismático. Está errada, também

    Na ALTERNATIVA E, há a adequada interpretação da teoria. Está correta a questão.

  • Meu dedo coçou p/ marcar a B!

  • Liderança carismática = liderança transformacional

  • Contribuindo: 

     

    Letra "E". Líderes transacionais baseiam-se numa realção de troca. Portanto, conhecem as necessidades de cada um e fornecem o que a pessoa precisa, em troca do trabalho. Letra "a" está incorreta, pois líderes que causam forte impressão inspiradora normalmente são líderes transformacionais. Letra "b" está incorreta, pois líderes religiosos são exemplos de carismáticos. Letra "c" está incorreta, pois ameaçar seguidores não é um tipo de liderança. Letra "d" está incorreta, pois heróis mitológicos são exemplos de líderes transformacionais.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • Liderança Transacional x Liderança Transformacional x Líderança Carismática

     

    Transacional: existe relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos. É um líder tradicional. Funciona bem para ambientes estáveis. Para ser eficaz ambos os lados devem estar "satisfeitos com o negócio", ou seja, equilíbrio entre as recompensas e os esforços.

     

    Transformacional: O líder é um inspirador de seus subordinados. Liderados transcendem seus objeteivos pessoaos em benefício da organização. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados. O líder transformacional é agente de mudanças e inovações. Ele tem características do líder carismático, mas vai além dele.

     

    O líder carismático pode querer que os liderados sigam seu modo de pensar, e nada além disso. O carisma é característica que fariam os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.

     

    Por outro lado, o líder transformacional quer que seus seguidores sejam questionadores e empreendedores, busquem o novo, sejam criativos!

     

     

    (Rodrigo Renno)

  • O caráter transacional depende do líder religioso que estamos tratando..Rsrsrsr

     

    Tem uns bem transacionais. 

     

    Brincadeiras à parte, esta correta a alternativa E.

  • Caique, os líderes religiosos são exemplos de líderes TRANSFORMACIONAIS, líderes que inspiram, motivam, incentivam. Aqueles que inspiram você a ter fé, aqueles que o motivam em meio as adversidades e por ai vai.

  • Ana MK mitou no comentário "tem muito líder religioso transacional por aí" hahaha. Sensacional!

  • ▪ Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).

    ▪ Liderança transformacional - Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

    ▪ Liderança carismática - Esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • essa foi por elminação

  • Comentário:

    a)     ERRADA. Esses são os líderes transformacionais.

    b)     ERRADA. Os líderes religiosos, como citado na parte teórica, a exemplo dos pastores evangélicos, são exemplos de líderes transformacionais, e não transacionais.

    c)      ERRADA. Os líderes carismáticos não agem dessa forma, pelo contrário. Possuem empatia, carisma, amabilidade com os seus subordinados e, por isso, são queridos e seguidos.

    d)     ERRADO. Os líderes transacionais são aqueles que se utilizam da negociação/da troca de benefícios ou recompensas por desempenho. 

    e)     CORRETA. Os líderes transacionais, conforme dito no item anterior, utilizam-se da troca de benefícios por desempenho. Assim, usam das necessidades primárias dos subordinados.

    Gabarito: E

  • Se apela às minhas necessidades, então quer me oferecer algo em troca de algo. Transação = transacional.