SóProvas


ID
1161715
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Grupo de segurança para a Copa do Mundo realiza simulação tática no metrô de BH

          A CBTU Belo Horizonte recebeu na madrugada de domingo (30/3) o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo realizado na Estação Gameleira do Metrô, que dá acesso ao Expominas, onde ocorrerá a Fan Fest.
           Mais de 70 profissionais participaram da simulação comandada por agentes do Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial. Duas ambulâncias, três caminhões, uma tenda de descontaminação e cerca de 20 figurantes também participaram do evento.
          Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.”
          O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente. “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera.

                                                               (Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/operadoras/sites/menuprincbh.htm.)


Em relação às citações apresentadas do coronel Wilson Chagas e do superintendente Jorge Vieira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab B, mas pq complementares?? Ele diz o msm, só q resumido!

  • Marquei letra D. Não entendi.

  • Gostaria que alguém me explicasse essa questão, pois eu marquei também a letra D achando que as duas estão dizendo as mesmas coisas.


  • Fiquei na dúvida entre a B e a D. Acabei errando, pois escolhi a D. 

    Enfim, acho que podemos talvez buscar a ideia de se complementarem quando: apesar de ambos falarem na questão de treinamentos para ocorrências no sistema de metrô, o Superintendente da CBTU, Jorge Vieira, diz: "Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza...". Vejo como um desejo do Superintendente, que mesmo com todo treinamento, tem esse desejo de que nada aconteça. (Sei que é meio viagem, forçado, mas é a única coisa que há de diferente). Como não trocaram o gabarito, acho que eles queriam algo nesse sentido).

    Bons estudos a todos!!

  • Para fazer prova, tem observar todos os detalhes das assertivas.

    Após ter errado a questão, acabei percebendo que a informação fica completa quando o texto acrescenta:  ' este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente'.

  • Me dá muita preguiça questões assim... a gente perder ponto porque pra banca algo é complementar  e pra gente é uma opinião comum é o fim, né não?! Fala sério!!!! Me dá um ódio! kkkk

  • Na dúvida entre B e D, acabei marcando D. Mas agora, relendo, concordei com o gabarito. São complementares mesmo. Fica mais fácil perceber a complementaridade quando lemos as duas citações num contínuo.

  • 1- “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.” 

    ele fala da importância de trabalha de forma integrada para que cada um saiba o que fazer quando necessário.

    2-  “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”

    esse fala que quer estar preparado para "agir de forma rápida e eficaz, sendo assim, treinar é requisito para "agir de forma rápida e eficaz" coisa que o coronel não havia falado, é uma ideia que, assim, complementa a citação do coronel.


    simples assim.

  • Na letra D, está errada porque é o assunto que é comum (não a opinião deles) e se complementa>>> Veja:

     

    Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. >>> O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente.

  • Resposta B)
    Não pode ser a D) pois eles emitem apenas 1 opinião!

     

    Wilson Chagas->  os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes.

    Jorge Vieira -> destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente.

  • .... em casos de ataques.. é aqui que aprimoramos a atuação das forças de segurança envolvidas.

    + (e, conjunção integrante aditiva)

    ... esperamos que não haja ocorrencias dessa natureza. 

    RESPOSTA: letra B. São complementares.

  • Atentar para o comando da questão, que faz um pedido em relação às CITAÇÕES. Se fosse em relação ao parágrafo inteiro que contém as citações a letra D estaria correta, mas não é o caso. Quem quiser testar o que eu falei é só ler as duas citações em sequência para ver que se complementam perfeitamente. 

     

    Gab B

  • Não existe meio termo para a Consulplan. Ou muito fácil, ou muito difícil... algumas são tão óbvias que dá medo de marcar e ser pegadinha da banca.