A- O monumento tem se mantido conservado e intacto desde a sua inauguração, em 1743, e é um dos mais significativos exemplares da arquitetura neoclássica no Brasil.O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca. (ERRADA)
"O Paço Imperial representa um dos poucos, e o mais significativo exemplo remanescente da arquitetura civil colonial carioca"
As outras questões podem ser extraídas da continuação do texto:
Inaugurado em 1743 como lugar de trabalho e residência dos governadores das capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o edifício abrigou também o Tribunal da Relação e a sede central dos Correios e Telégrafos. Em 1763 o local se transforma na sede político-administrativa do Brasil Colônia (Paço Real) e em 1822 do Brasil Império (Paço Imperial), perdendo essa função somente em 1889 com a proclamação da República.
Após restauro (1985), a arquitetura atual do Paço Imperial recupera suas características do início do século XIX. Elementos estruturais e compositivos visíveis em suas fachadas fazem referência ao estilo empregado à época em Portugal. Entre estes elementos destacam-se os cunhais de cantaria (quinas em pedra) e a sequência ritmada de janelas (simples no piso térreo e avarandas nos pisos superiores) marcadas por vergas e sobrevergas curvas. A relativa uniformidade do exterior do edifício não é seguida, porém, em seu interior cuja planta se desenvolve ao redor de dois pátios internos e cujas alas mais nobres estão voltadas para a Baía e para a Praça.
Atualmente, o Paço Imperial abriga um centro cultural com espaços para exposições e eventos, além da biblioteca Paulo Santos, com acervo especializado em história da arte, arquitetura e urbanismo, e no Rio de Janeiro.
(FONTE: http://arqguia.com/obra/paco-imperial/?lang=ptbr )