SóProvas


ID
1163872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos  princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue o  item  a seguir.


De acordo com a metodologia COSO em uma organização, o modo como o conselho de administração e a alta administração atuam em relação à cultura de controle e a atenção por eles dada a esse aspecto integram o componente denominado ambiente de controle.

Alternativas
Comentários
  • COSO é uma organização sem fins lucrativos que visa à melhoria dos relatórios financeiros. É patrocinada pelas cinco principais entidades relacionadas à área financeira e contábil nos Estados Unidos. As recomendações do COSO são reconhecidas internacionalmente, servindo de referência para avaliação do controle interno de empresas em todo o mundo, visto que é fundamental ter um modelo confiável para confrontar com o controle interno existente na empresa, a fim de verificar sua eficiência ou melhorá-lo se necessário. 

    Ambiente de Controle: O ambiente de controle constitui a base para os demais componentes, diz respeito aos conceitos básicos de controle interno instituídos pela organização e envolvem fatores como a ética, a responsabilidade, a competência e a integridade. De acordo com Padoveze (2010, p. 299) o ambiente de controle de uma empresa é a “atitude geral da administração e dos funcionários com relação à importância dos controles”. Sendo assim o ambiente de controle se configura eficaz quando os integrantes da organização conhecem e executam suas responsabilidades. 





  • COSO:

    Ambiente Interno – A administração estabelece uma filosofia quanto ao tratamento de riscos e estabelece um limite de apetite a risco. O ambiente interno determina os conceitos básicos sobre a forma como os riscos e os controles serão vistos e abordados pelos empregados da organização. O coração de toda organização fundamenta-se em seu corpo de empregados, isto é, nos atributos individuais, inclusive a integridade, os valores éticos e a competência – e, também, no ambiente em que atuam.

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    De acordo com o item 2 da edição 2013 do COSO, “O Conselho de administração demonstra independência de gestão e

    exerce a supervisão do desenvolvimento e desempenho do controle interno”.

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Segundo o COSO (Gerenciamento de Riscos Corporativos - Estrutura Integrada), o ambiente interno abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura. Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu pessoal.