SóProvas


ID
1164028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

A respeito das políticas agrícolas para o Brasil, julgue os itens a seguir.


A mudança da política cambial pode prejudicar os produtores rurais, considerando-se, por exemplo, um cenário em que o câmbio do final de uma safra seja maior do que o observado no início da época de plantio.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito bem essa questão, mas taí um texto que pode explicar

    ______

    O que muda para o setor agro?

    As mudanças na condução da política macroeconômica mudam pouca coisa para o setor agro. Um esforço maior ou menor por parte do Governo para atingir a meta de superávit fiscal pouco afetará os recursos disponíveis para a política agrícola, afinal esta consome uma fração pequena de todo o orçamento (em torno de 2%). No máximo, talvez dificulte a negociação para ampliação de algum benefício.

    Já a mudança na política cambial pode prejudicar momentaneamente os produtores, pois o câmbio do final da safra será maior do que aquele observado no início da época de plantio. Ou seja, os produtores compraram insumos quando o câmbio estava mais depreciado e terão que vender sua produção com um dólar mais apreciado. Todavia, esse movimento será compensado pelo nível dos preços agrícolas no mercado doméstico e no mercado internacional.

     

    Fonte: http://www.agroanalysis.com.br/3/2013/mercado-negocios/macroeconomia-o-agronegocio-e-o-tripe

  • A mudança da política cambial pode prejudicar os produtores rurais, considerando-se, por exemplo, um cenário em que o câmbio do final de uma safra seja maior do que o observado no início da época de plantio.   Pelo que entendi dessa questão, a palavra deveria ser menor  no lugar de maior para que a questão se torne verdadeira. Vejam bem: se no início do plantio o agricultor gasta com investimentos altíssimos pela alta cotação cambial e, no final, na safra, época de venda dos produtos agrícolas, a cotação cambial não compense com os gastos despendidos com o plantio, justamente pela queda do câmbio. Espero ter ajudado.

  • Que blza! Fico muito feliz ao perceber que o CESPE resolveu deixar de retirar suas questões dos livros e da jurisprudência para começar a retirá-las de links aleatórios do google.

     

    Viva a meritocracia!

  • GARITO : ERRADO 

    Se o câmbio no final de uma safra for maior que no começo implica em dizer que nesse meio tempo a nossa moeda ficou mais ''barata'' e que o dólar ficou mias caro, sendo assim esse caso é "bom" para o produtor que produz gastando em real e vende em dólar, uma vez que hoje o um dólar está valendo mais de cinco reais.