SóProvas


ID
1164055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

No que se refere ao associativismo, ao cooperativismo, às organizações sociais e às instituições representativas de produtores, julgue os próximos itens.


Atualmente, as cooperativas brasileiras possuem como órgãos de representação a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Alternativas
Comentários
  • Existe apenas a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) 

  • A UNICAFES existe desde 2005.

     

    http://unicafes.org.br/quem-somos

     

    O erro seria opontar apenas essas duas como reresentantes, já que devem existir outras?

  • Entendi que pelo texto da questão, se existissem outros órgãos, um deles mencionados deveriam não existir para que a questão se tornasse errada ou só existe um órgão de representação das Cooperativas - a OCB. Creio, pela pesquisa perfunctória feita, só existir a OCB. Abraços.

    Organização das Cooperativas Brasileiras

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa

    A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no Brasil. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

    Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

  • Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)  Órgão máximo de representação do cooperativismo no país. Tem entre suas atribuições, a responsabilidade pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais.