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ID
1165180
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CAU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                           A Sustentável Leveza do Ser



    Brasília é fruto do apogeu do processo criativo de Niemeyer, aquele em que a originalidade superou a teoria e os dogmas de uma escola arquitetônica, permitindo a ele atingir o patamar de arte, com obras que vão ficar para sempre dialogando com as gerações. Arte que faz sentir e faz pensar, que deixa uns perplexos e outros embriagados de prazer estético, arte que produz no observador ansiedade, temor e hostilidade. A Brasília de Niemeyer está longe de ser unanimidade, mas, como o autor de seus prédios, não deixa ninguém indiferente. [...]
    Como ocorreu em Brasília, a Pampulha fora encomendada do amigo e então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek. O futuro presidente desenvolvimentista encontrou seu arquiteto na Pampulha. Seu arquiteto encontrou na Pampulha um estilo. Juntos, e depois na companhia do urbanista Lúcio Costa, estruturaram o modernismo brasileiro, que romperia com o passado colonial e barroco do País. Eles desenharam não apenas uma cidade, mas uma nação, resultado de uma aventura rumo ao centro-oeste que exigiu uma visão de mundo corajosa e ousada, como a que levou o homem às grandes navegações e à conquista do espaço.
    A obra de Niemeyer foi idealizada para flutuar. Para vencer a gravidade, o traço do arquiteto expresso em concreto conseguiu “traduzir em espaços a vontade de uma época” na definição de seu colega alemão Mies van der Rohe. Niemeyer traduziu a vontade de alguns brasileiros de fazer um país maior do que o Brasil. [...] Em Le Corbusier, Niemeyer encontrou a interseção da política com a arquitetura. Corbusier pregava a funcionalidade máxima: a forma deveria subordinar-se à função. A “Carta de Atenas”, manifesto urbanístico redigido pelo franco-suíço em 1933, defendia uma cidade funcional, na qual deveriam predominar a austeridade, a simplicidade, a lógica e a separação dos espaços de trabalho e lazer. A contrapor-se à turma de Le Corbusier, havia os organicistas do americano Frank Lloyd Wright, para os quais todo edifício, tal qual um organismo vivo, embora funcional, precisa crescer a partir de seu meio, do que já existe. Niemeyer, que na questão ideológica era discípulo do europeu, dizia que: “A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples”. Ele escapou de ser um mero seguidor da escola de Le Corbusier por acrescentar à equação dele a beleza. A forma deveria, sim, servir à função desde que ambas criassem beleza. [...] À retidão das linhas do mestre, o brasileiro agregou a curva, que deixava loucos os calculistas escolhidos para enfrentar o desafio de construir a paradoxal leveza feita de concreto e ferro. [...]
    Uma geração de arquitetos que hoje dominam a cena internacional diz ter bebido na fonte de Oscar Niemeyer. Muitos foram influenciados pela arquitetura que se fez arte. Todos os edifícios de Niemeyer, os públicos e os residenciais, marcam as cidades onde foram erguidos. De tão fortes seu esplendor e originalidade, as criações arquitetônicas de Niemeyer teriam, na visão de muitos, tido um efeito congelante sobre a arquitetura brasileira. Quem não podia ter um Niemeyer encomendava um sub-Niemeyer, no tocante à sua exigência de extraordinária beleza e aos complexos avanços da engenharia. [...]


                                                                                        Veja. 12/12/2012. pp. 129-136 (texto adaptado)

Assinale a alternativa que contém uma afirmativa que NÃO pode ser confirmada pelo texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra a) ,CORRETA , Segundo aponta o texto Niemeyer não era obcecado pela funcionalidade em detrimento a beleza, pelo contrário valorizava-a , buscando conciliar ao conceito funcional dado por seu mestre , Le Corbusier. (linhas 17 a 18).

    Letra b), ERRADA, Conforme o texto a arquitetura de Le Corbusier era funcional, com retidão nesse aspecto. Assim, nada se fala de curvas apenas os calculistas que ficavam loucos por enfrentar esse desafio. (linha 19).


  • Letra d) ERRADA, conforme o texto, "Em Le Corbusier, Niemeyer encontrou a interseção da política com a arquitetura." (linha 11)

  • a) Em alguns aspectos a concepção política da obra de Niemeyer confunde-se com os conceitos dos organicistas, sobretudo no que se refere à obsessão pela funcionalidade em detrimento da forma de beleza. Errada.

    Ele (Niemeyer) escapou de ser um mero seguidor da escola de Le Corbusier por acrescentar à equação dele (Corbusier) a beleza.

    b) Embora seja o mestre de Niemeyer, Corbusier não era adepto de curvas em seus projetos. Correta.

    Corbusier pregava a funcionalidade máxima: a forma deveria subordinar-se à função. ... defendia uma cidade funcional, na qual deveriam predominar a austeridade, a simplicidade, a lógica e a separação dos espaços de trabalho e lazer.

    ...

    Ele (Niemeyer) escapou de ser um mero seguidor da escola de Le Corbusier por acrescentar à equação dele (Corbusier) a beleza.

    c) O vanguardismo da construção de Brasília, de certa forma, se mescla com a ideia de um novo projeto de País. Correta.

    Como ocorreu em Brasília, a Pampulha fora encomendada do amigo e então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek. O futuro presidente desenvolvimentista encontrou seu arquiteto na Pampulha. Seu arquiteto encontrou na Pampulha um estilo. Juntos, e depois na companhia do urbanista Lúcio Costa, estruturaram o modernismo brasileiro, que romperia com o passado colonial e barroco do País. Eles desenharam não apenas uma cidade, mas uma nação, resultado de uma aventura rumo ao centro-oeste que exigiu uma visão de mundo corajosa e ousada, como a que levou o homem às grandes navegações e à conquista do espaço.

    d) Os conceitos inerentes ao trabalho de Niemeyer caracterizam-se pelo engajamento político do arquiteto. Errada, mas para banca correta.

    Em nenhuma passagem do texto vejo um envolvimento ativo com as circunstâncias políticas. Extrapola.

    Única passagem que menciona “política” é nesse trecho:

    Em Le Corbusier, Niemeyer encontrou a interseção da política com a arquitetura. Corbusier pregava a funcionalidade máxima: a forma deveria subordinar-se à função. A “Carta de Atenas”, manifesto urbanístico redigido pelo franco-suíço em 1933, defendia uma cidade funcional, na qual deveriam predominar a austeridade, a simplicidade, a lógica e a separação dos espaços de trabalho e lazer.”

    Dessa passagem não há como inferir engajamento. Interseção, nesse contexto refere-se a encontrar.