SóProvas


ID
1165735
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No encontro de Porto Alegre (1965) emergiu a perspectiva modernizadora como primeira expressão de renovação do Serviço Social. Esta perspectiva é afirmada nos Seminários de Teorização de Araxá e Teresópolis que são reconhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva modernizadora foi a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social brasileiro. Essa perspectiva, apoiada em vertentes funcionalistas, estruturalistas e positivistas compreendia a profissão como uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento das políticas impostas pela autocracia burguesa brasileira. Ela possuiu, como afirmação de suas ideias e perspectiva, dois seminários relevantes, os quais são o Seminário de Araxá e o Seminário de Teresópolis. Ambos seminários de teorização sobre o Serviço Social, os quais resultaram em documentos que expressavam as ideias e formulações apresentadas pelos seus participantes, buscaram reconfigurar a profissão de modo que ela viesse a participar e colaborar com o modelo social, político e econômico imposto pela autocracia burguesa.


    RESPOSTA: D
  • Modernização de teorias e técnicas para responder demadas do desenvolvimento capitalista, ou seja, foi o esforço de conceber o serviço social como suporte e instrumento atraves de tendencias socio-políticas para as políticas de desenvolvimento. Gab. d

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • A partir de José Paulo Netto:

     

    PERSPECTIVA MODERNIZADORA: Araxá traz a afirmação da perspectiva modernizadora (p.167) e Teresópolis:a cristalização da perspectiva modernizadora(p.177);

    A perspectiva modernizadora trouxe "um esforço no sentido de adequar o serviço social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sóciopolíticos emergentes no pós-64. (...).seus grandes monumentos , sem dúvida, são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis". (p.154)

     

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO: Sumaré e Alto da Boa Vista: Representam o deslocamento da perspetiva modernizadora. No Alto da Boa Vista, por exemplo, é perceptível um movimento de abertura a referências distintas do caldo conservador. É de Sumaré e Alto da Boa Vista que ressoam as formulações da vertente renovadora a que denominamos 'reatualização do conservadorismo'.(p.193).

    Essa vertente "recupera os componetentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representa-ção e da prática, e os repõe sobre uma base tóerico-metodológica que se reclama nova, repudiando, simultaneamente, os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana" (p.157)

     

     

    INTENÇÃO DE RUPTURA: Belo Horizonte: alternativa global ao tradicionalismo. O Método que ali se elaborou foi além da crítica ideológica, da denúncia epistemológica e metodológica e de recusa das práticas próprias do tradicionalismo; envolvendo todos estes passos, ele coroou a sua ultrapassagem no desenho de um inteiro projeto profissional, abrangente, oferecendo uma pauta paradigmática dedicada a dar conta inclusive do conjunto de suportes acadêmicos para a formação dos quadros técnicos e para a intervenção do Serviço Social (p.276-277).

    "Possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desempenho "tradicional" e aos seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.Com efeito, ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador (a tradição positivista), quer com seus paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador).(p.159)

     

     

     

    Fonte: PAULO NETTO, José. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64.10.ed.São Paulo. Cortez, 2007